Saltar para o fórum
[NL10 Zoom] AK 4-be...

Notificações
Limpar tudo

[NL10 Zoom] AK 4-bet pot IP em bordo pesado

13 Mensagens
4 Utilizadores
4 Reações
473 Visualizações
Lucianomb
Membro desde: 18.05.2009
PokerStrategist

Sem infos do vilão, mas aparentemente parecia ser regular.

Flop ele saiu donkando, eu com GS dei apenas call, no turn, apesar de acertar um TP, não acho que seja uma boa opção betar, pois se tomo um c/r fico em situação complicada. River mesmo com 2p, minha mão se tornou apenas um bluff catcher, porém o vilão mandou uma bet forte. Fold fácil? Alguém jogaria diferente?

Poker Stars, $0.05/$0.10 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

SB: $10.88 (108.8 bb)
BB: $2.75 (27.5 bb)
UTG: $10.30 (103 bb)
MP: $13.36 (133.6 bb)
CO: $10 (100 bb)
Hero (BTN): $12.47 (124.7 bb)

Preflop: Hero is BTN with A♣: K♠:
3 folds, Hero raises to $0.22, SB raises to $0.54, BB folds, Hero raises to $2, SB calls $1.46

Flop: ($4.10) Q♣: 7♦: T♠: (2 players)
SB bets $2.50, Hero calls $2.50

Turn: ($9.10) K♣: (2 players)
SB checks, Hero checks

River: ($9.10) A♠: (2 players)
SB bets $6.38, Hero ??

Responder
Citar (Quote)
12 respostas

Voce que se colocou nessa situação dificil....Bom, na minha opinião voce teria que ter dado apenas call no re-raise pre-flop, alem de ter posição sobre o vilão, seria mais prudente da tua parte, pois pensa se ele te volta 5bet all in, e voce ter que foldar com dor no coração seu AK, podendo estar dominado por AA, KK... e se for um dos viloes mais loucos te "blefaria" com JJ mesmo. Se tu resolveu da 4-bet blz, não é errado, mas tenha um plano no pos flop. Quando ele deu aquela donkey bet, se tu volta volta a 4bet e ele mostra resistencia, era fold facil... Oque não faz sentido é tu ser um ogro no pre-flop e uma flor no pos-flop. Se voce deu 4bet, não deveria mostrar passividade, pois o agressor da mão é voce... É aquele ditado ou caga ou sai da moita rsrsrs... Se voce tinha um plano para o turn dando só o call, blzzzz e esse plano veio que foi o K, então era tua chance de betar para extrair de mãos piores como AQs, QJs, JJ, mas preferiu controlar o pote, dando odds ao vilão. Se tu aposta no turn e o vilão te volta all in, poderia foldar tranquilamente pois estaria dominado por trincas, 2 pares e até mesmo uma sequencia que se formou. Geralmente oque acontece e que quando apostamos o turn e levamos um call, os vilões tendem a dar check e a ação volta para nós no river. Pagar ou não o river dependeria de qual range voce colocou o vilão desde o pré flop. Resumindo, eu jogaria assim: 1º call preflop\não acertou nada FOLD. 2º alternativa daria 4-bet pre flop\ 3-bet pos flop e analisaria o turn, se levasse call e dependendo da ação do vilão eu foldaria meu AK tranquilamente. Com essa aposta atravessada do vilão, isso significa muita força, era bem provavel que esteja perdendo essa mão!

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb Autor do tópico
Lucianomb
PokerStrategist

Original de Gavinha
Voce que se colocou nessa situação dificil....Bom, na minha opinião voce teria que ter dado apenas call no re-raise pre-flop, alem de ter posição sobre o vilão, seria mais prudente da tua parte, pois pensa se ele te volta 5bet all in, e voce ter que foldar com dor no coração seu AK, podendo estar dominado por AA, KK... e se for um dos viloes mais loucos te "blefaria" com JJ mesmo. Se tu resolveu da 4-bet blz, não é errado, mas tenha um plano no pos flop. Quando ele deu aquela donkey bet, se tu volta volta a 4bet e ele mostra resistencia, era fold facil... Oque não faz sentido é tu ser um ogro no pre-flop e uma flor no pos-flop. Se voce deu 4bet, não deveria mostrar passividade, pois o agressor da mão é voce... É aquele ditado ou caga ou sai da moita rsrsrs... Se voce tinha um plano para o turn dando só o call, blzzzz e esse plano veio que foi o K, então era tua chance de betar para extrair de mãos piores como AQs, QJs, JJ, mas preferiu controlar o pote, dando odds ao vilão. Se tu aposta no turn e o vilão te volta all in, poderia foldar tranquilamente pois estaria dominado por trincas, 2 pares e até mesmo uma sequencia que se formou. Geralmente oque acontece e que quando apostamos o turn e levamos um call, os vilões tendem a dar check e a ação volta para nós no river. Pagar ou não o river dependeria de qual range voce colocou o vilão desde o pré flop. Resumindo, eu jogaria assim: 1º call preflop\não acertou nada FOLD. 2º alternativa daria 4-bet pre flop\ 3-bet pos flop e analisaria o turn, se levasse call e dependendo da ação do vilão eu foldaria meu AK tranquilamente. Com essa aposta atravessada do vilão, isso significa muita força, era bem provavel que esteja perdendo essa mão!

Não concordo muito com algumas coisas que você falou. Pré-flop, BTN x SB, eu nunca vou largar AK para uma 5-bet e também não gosto de dar call em 3-bet com AK. Não faz sentido jogar assim o topo do meu range, em situações onde a maioria dos vilões estão light e vão me voltar com muita mão pior.

No flop, não acho que o raise seja a melhor opção, pois geralmete para o vilão sair donkando em um 4-bet pot, ele acertou algo como TP+ ou tem um draw. Não acho que temos muita FE dando raise. Na minha opinião, um raise só iria descontrolar o POT.

No turn concordo, poderia ter betado. Mas não tenho certeza se seria a melhor opção, porque melhora minha mão, mas melhora parte do range do vilão também, além de ser uma carta boa para ele blefar.

Responder
Citar (Quote)

Então se voce mesmo ta falando que melhora sua mão no turn e melhora a mão do vilão tambem com o K, a resposta é simples para a situação do river... É fold. No mais gl gl!

Responder
Citar (Quote)
josecarneiro032
Membro desde: 05.01.2013
PokerStrategist

Pelo size de 3bet o jogador é fish. Podes dar um size mais pequeno de 4bet, estás IP vs um mau jogador, ele só deu raise de 5.5x, não precisas de fazer 4x.

Flop, gutshot e duas overcards, acho que temos um call.

Turn é ok o check behind.

River, podes foldar.

No geral, :nh:

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
PokerStrategist

Original de josecarneiro032
Pelo size de 3bet o jogador é fish. Podes dar um size mais pequeno de 4bet, estás IP vs um mau jogador, ele só deu raise de 5.5x, não precisas de fazer 4x.

Flop, gutshot e duas overcards, acho que temos um call.

Turn é ok o check behind.

River, podes foldar.

No geral, :nh:

Geralmente qual o size de 4-bet você utiliza? Você acha que 2,5x é bom pra balancear como uma freqüência maior de 4-bet light?

Responder
Citar (Quote)
josecarneiro032
Membro desde: 05.01.2013
PokerStrategist

Sim, 2,5x está ok.

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
PokerStrategist

Original de josecarneiro032
Sim, 2,5x está ok.

Valeu! :)

Responder
Citar (Quote)
LeoMaxNatal
Membro desde: 29.10.2016
Legacy Member

Pré flop eu acho 0,22 muito baixo, no mínimo 0,25 que já dá pot odds muito boa pra o Bb dar call. 0,22 já da odds pra o BB dar call com any two cards, claro que se você tem o costume de abrir esse site não tem como ficar mudando porque pegou uma mão prêmium,

Ainda PF acho a 4bet ou o call close nessa situação mas tendo em vista que seu AK não é suited e devido às pot odds serem muito boas 27% eu prefiro o call com esse AKo porque você vai estar em posição e quando você da o call vc deixa ele te blefar com todo o range dele de 3bet que pode ser algo como 99+ ATs+ KTs QJs T9s ou até mãos suited como 76s 54s dependendo do vilao, e contra esse range seu AK tá crashando aí em equidade, quando você faz a 4 bet você faz ele foldar boa parte desse range e ele só vai dar call aí com TT+ AK talvez AQ dependendo do vilao e então ele pode voltar allin com KK + e nesse caso seu AK vai tá flipando ou perdendo muitas vezes.

Outra coisa que não gostei foi o size da 4bet você fez 4x, quando você faz uma bet você tem que pensar no que o adversário daria call com uma aposta de x tamanho!? Uma 4bet de 2,5x aí seria o suficiente pra seu vilao dar call com um range mais Amplo que seu Ak vai tá na frente e sem contar que você economiza fichas quando seu adversário vai allin e vc sente que ele só faria isso com Kk e ak. Imagina que você aumenta do botão 2,5x seu Adversário 3bet 9x você pode fazer 22 ou 23 blinds, vamos imaginar que você faz 4 bet pra 25bbs se seu advogado for allin e vc achar que ele só faz isso com Aa e KK você economiza cerca de 5 bjs cada vez que essa situação aparece. No turn o Check behind é ok pra controlar o valor do pot e a mesa cada vez mais perigosa esse river é osso porque qualquer J completa uma sequência

No river sua situação tá cada vez mais difícil e com esses dois pares que você tem você vai se colocar numa situação de alta variância, AA e KK provavelmente ele não tem pois teria aumentado all in PF. Mas estas
Perdendo pra sets e J que situação chata hein. Acho o call ou o call close nessa situação mas o que você tem que corrigir são os tamanhos das apostas

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
PokerStrategist

Original de LeoMaxNatal
Pré flop eu acho 0,22 muito baixo, no mínimo 0,25 que já dá pot odds muito boa pra o Bb dar call. 0,22 já da odds pra o BB dar call com any two cards, claro que se você tem o costume de abrir esse site não tem como ficar mudando porque pegou uma mão prêmium,

Ainda PF acho a 4bet ou o call close nessa situação mas tendo em vista que seu AK não é suited e devido às pot odds serem muito boas 27% eu prefiro o call com esse AKo porque você vai estar em posição e quando você da o call vc deixa ele te blefar com todo o range dele de 3bet que pode ser algo como 99+ ATs+ KTs QJs T9s ou até mãos suited como 76s 54s dependendo do vilao, e contra esse range seu AK tá crashando aí em equidade, quando você faz a 4 bet você faz ele foldar boa parte desse range e ele só vai dar call aí com TT+ AK talvez AQ dependendo do vilao e então ele pode voltar allin com KK + e nesse caso seu AK vai tá flipando ou perdendo muitas vezes.

Outra coisa que não gostei foi o size da 4bet você fez 4x, quando você faz uma bet você tem que pensar no que o adversário daria call com uma aposta de x tamanho!? Uma 4bet de 2,5x aí seria o suficiente pra seu vilao dar call com um range mais Amplo que seu Ak vai tá na frente e sem contar que você economiza fichas quando seu adversário vai allin e vc sente que ele só faria isso com Kk e ak. Imagina que você aumenta do botão 2,5x seu Adversário 3bet 9x você pode fazer 22 ou 23 blinds, vamos imaginar que você faz 4 bet pra 25bbs se seu advogado for allin e vc achar que ele só faz isso com Aa e KK você economiza cerca de 5 bjs cada vez que essa situação aparece. No turn o Check behind é ok pra controlar o valor do pot e a mesa cada vez mais perigosa esse river é osso porque qualquer J completa uma sequência

No river sua situação tá cada vez mais difícil e com esses dois pares que você tem você vai se colocar numa situação de alta variância, AA e KK provavelmente ele não tem pois teria aumentado all in PF. Mas estas
Perdendo pra sets e J que situação chata hein. Acho o call ou o call close nessa situação mas o que você tem que corrigir são os tamanhos das apostas

O PFR tenho usado como padrão. A 4-bet realmente estava meio exagerada no value, mas já corrigi isso. É que eu estava usando o botão pot size bet, por preguiça de ficar ajustando o valor certinho LOL.

Sobre a mão, acabei dando o call no river. Ná minha opnião, não faz sentindo donkar flop com JJ. Então eu acho que o range dele no flop tem mais AQ, QKs, AJ, TT, QQ! JK ou QJ é menos provável de ter. Com o A no river, diminui as combs de AJ e AQ no range do vilão.

Acho que frequência com que ele vai ter str8 aí não é alta, e 2p ou set é bem sick de betar neste river, acho que o range do vilão tá polarizado quando ele manda este bet forte no river.

O que acham?

Responder
Citar (Quote)
LeoMaxNatal
Legacy Member

Acho que depende muito do vilão, tem dois tipos de vilão que fazem donk bet, aqueles que não tem nada ou tem um valor baixo e querem expulsar o vilao da mão e tem aqueles que realmente tem valor mas não entendem o conceito de check procedural pra dar a vez ao agressor de continuar vetando pra só aí fazer o check raise ou o call. Primeiro vc tem que identificar que tipo dê vilao ele é

Responder
Citar (Quote)
LeoMaxNatal
Legacy Member

Sobre o size do BTN eu analiso da seguinte forma vamos ver 4 possíveis cenários abrindo 3x, 2,5x 2x e 2,2x que foi o tamanho que você fez.

Com um size de 3x você tá dando pot odds de 30% pro BB e 35% pro SB o que faz com que restrinja bastante o range de defesa dessas posições, porém é um size alto atualmente e temos uma tendencia a fazer sizes menores no BTN pra economizar blinds, e continuar com uma fold equity descente.

Com um size de 2.5x que atualmente é o size que eu uso tanto pra BTN quanto pra SB, você tá dando pot odds pro BB de 27% e de 33% pro SB

com um size de 2x você dá pot odds de 22% pro bb que só tem que por 1 blind, e de 30% pro SB

Com um size de 2.2 fica 24% pro BB e 31% pro SB.

Colocando uma mão como 72o contra um range descente pro BTN de 46% como 22+, A2s+, K2s+, Q2s+, J6s+, T6s+, 96s+, 86s+, 75s+, 65s, 54s, 43s, 32s, A2o+, K7o+, Q8o+, J8o+, T8o+, 98o
o 72o ainda vai ter 29% de equidade contra esse range ou seja, mesmo com um size de 2,5x 72o ainda tem equidade no BB pra dar call, claro que um jogador descente não vai ficar fazendo um call com mãos tão lixo assim mas fazer um size tão pequeno como 2.2x ou 2x é um convite pra o SB e pro BB entrar na mão e diminui muito sua fold equity, se você estiver fazendo um range muito wide e tá fazendo esse size mesmo assim acho ruim pq quando tiver mãos boas vai tá construindo um pote muito pequeno, além de que esses sizes eu tenho como sendo um tapa na cara dos blinds, ou seja eu to dizendo pro blind "ei cara, eu não tenho nada na mão mas eu vou roubar teu blind com esse aumento pequeno aqui blz?" eu no blind contra um aumento de 2x defendo quase tudo e aumento muito meu range de 3bet. Talvez nos limites mais altos como NL50+ isso seja uma tendencia mas na NL10 a galera ainda dá muito call então acho que valor +ev nesse limite seria o minimo de 2,5x que cumpre o papel tanto de começar a construir um pot descente quanto fazer foldar mãos piores. claro que essa é só minha linha de pensamento e a gente sabe que o poker não é receita de bolo.

Responder
Citar (Quote)
Lucianomb
PokerStrategist

Sobre o size de pfr, tenho visto que a tendência tem sido entre 2bb - 2,5bb do UTG ao BTN e 3bb na SB. Nos microlimits, a maioria dos jogadores não se preocupa com as odds para dar call pf, eles dão o call pensando apenas na mão deles. A mão que ele dá call no pfr de 2,5bb é a mesma que dá call no de 3bb.

Eu vejo este size como uma vantagem. Pois na Nl10+ a frequência de 3-bet já é bem maior que a nl5. Se você faz um pfr de 2,2bb com wide range no btn, por exemplo, fica mais barato pra defender dando call e deixa menos valor na mesa quando tiver que foldar. Pode parecer pouco, mas no longo prazo você tá economizando blinds. Além disso, quando estou com um range forte, não me preocupo com o call de mãos piores vs vilões na sb ou bb, pois além do meu range destruir o deles, ainda tenho a vantagem posicional ao meu favor.

Sobre construção de pot com mãos boas, você pode ajustar isso contra donk no pré-flop ou até mesmo no pós-flop, pois você não precisa manter um padrão contra donk. Bordo drawy com uma mão forte, pode mandar logo 80% do pot no flop, donk não larga. No turn pode mandar outra pedrada, e dependendo do bordo, mais uma no river.

Hoje em dia, tenho reavaliado os meus conceitos de bets-sizes. Acho que a gente não deve se basear muito em padrões, como aquela ideia de usar um padrão de 66% do pot pra dar c-bet por value ou por bluff. Acho que é muito mais vantajoso você ajustar os sizes de acordo com o vilão e o tipo de bordo. Por exemplo, em um bordo seco, pode betar tranquilo um valor menor como 48% do pot por bluff ou por value no flop. Por value, se ele tem mão pior, você não quer expulsar ele do pot, então deixa o cara dar call de 3rd pair achando que tu não tem nada.

E por bluff, uma c-bet de 48% do pot no flop, mesmo que o vilão tenha de 35% de fold pra c-bet, no longo prazo ainda é vantagem dar c-bet nele. Já betando 66% do pot, para sua c-bet ser lucativa o cara tem que foldar mais que isso.

Sei lá, não estou fazendo os cálculos agora, mas acho que tá bem próximo do que eu disse. É tudo uma questão de equilíbrio.

Responder
Citar (Quote)