o porque de fazer Fold é simples, pois eu tenho que colocar o meu oponente em um range de mãos, se por acaso chegar no river e esse range de mãos, quando o vilão faz um bet ou faz um raise, eu tenho que pensar se esse range de mãos que ele faz isso está a minha frente ou não, se estiver, tenho que foldar, se não estiver, temos que pagar/apostar.
Existe duas coisas que nos fazem não foldar, a primeira é não pensar no range do adversário e agir de acordo, a segunda é psicológico, pois na nossa cabeça nós não aceitamos que aquela carta do river deixou nosso vilão na frente do nosso AA por ex, e damos um call ridículo por não querer acreditar que estamos atras.
Eu tinha muito esse problema, e posso dizer que ja diminui em 70% isso, simplesmente pelo fato que eu aceitei isso que eu disse acima.
Para jogar poker temos que ser racionais, deixar o ego, a ganancia, etc tudo de lado. Caso contrario a evolução será muito mais demorada.
Eu não quero perder todo meu BR para aprender isso, vc quer? então comece desde já a pensar racionalmente nas suas jogadas, estipule um tempo minimo antes de agir, tipo 10 segundos, mesmo que a decisão seja fácil, vc vai ver como isso vai mudar seu jogo.