Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Quiz da Semana.. 44

7 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
650 Visualizações
zekaroz
Membro desde: 20.12.2007

Preflop: Hero is BU with 4:c, 4:h
3 folds, Hero raises, SB 3-bets, BB folds, Hero calls.

Flop: (7.00 SB) T:s, 7:s, 5:c (1 players)
SB bets, You?

Nesta situação, fizeste raise no botão com 44 e a small blind, que é um desconhecido, fez uma 3-bet. Ele no flop fez a continuation bet. O que é que fazes a seguir?

fold (0 Pontos)
raise (1 Pontos)
call (2 Pontos)

A tua resposta: fold (0 Pontos)

Temos um par no flop, o que quer dizer que fazer fold está fora de questão, porque basicamente ele na maioria das vezes tem cartas altas que não melhoraram. A questão que se coloca agora é saber porque é que não devemos fazer raise do nosso par para proteger a nossa mão, mas sim apenas o call.
Vamos dar uma vista de olhos à equity contra o seu presumível range de 3-bet:

equity win tie pots won pots tied
Hand 0: 53.396% 53.14% 00.25% 115742 553.50 { 33+, A5s+, KTs+, QJs, A6o+, KJo+ }
Hand 1: 46.604% 46.35% 00.25% 100951 553.50 { 4c4h }

Como podemos ver, nem sequer temos uma vantagem em termos de equity. Mesmo que tivessemos uma pequena vantagem, deviamos inicialmente apenas fazer call do flop. O problema é que não podemos fazer fold contra uma 3-bet de um desconhecido no flop, uma vez que ele pode fazer uma 3-bet com um flush draw na mão ou mesmo um bluff. O que qeur dizer que pagariamos desnecessariamente 2 SB extra.
Outra vantagem é que recebemos outra aposta das suas cartas que não melhoraram no turn e que poderiamos fazer fold com um ás. É por tudo isto que mantemos o nosso investimento pequeno, com apenas 1 SB, e conseguimos assim preservar uma boa jogabilidade da nossa mão ao fazer apenas o call. Podemos decidir o que fazer a seguir no turn.

Se fizermos raise no flop, vamos depois ter que apostar no turn de qualquer forma, e colocámo-nos assim numa situação dificil se formos confrontados com um check-raise. Teriamos que fazer fold muitas das vezes sem sabermos se teriamos ou não a melhor mão em nosso poder.

não concordo com este ponto de vista.. não sei se será por não perceber, mas se for, gostaria que me elucidassem.. :)

pra mim via aqui um fold mais que fácil.. então, na maior parte das vezes mesmo estando confrontados com um bluff, muitas vezes não vamos resistir a uma segunda c-bet no turn e segundo a lógica do flop teríamos de fazer calldown até ao showdown com bottom pair a menos que apareçam cartas más?

a maior parte das no turn só vão aparecer mais overcards ao nosso PP. O que é que nos leva a crer que a nossa mão se possa aguentar ou melhorar?

e mais diria, que seria mais rentável foldar a melhor mão que fazer calldown com a pior.. será um mau pensamento?

6 respostas
fabiosnarf
Membro desde: 14.08.2008

Não jogo FL, porém acredito que deva considerar a possibilidade do vilão não apostar no turn, além da c-bet. Isto porque você já pagou um 3-bet dele e uma c-bet no flop.

Agora pensando na matemática:

antes do flop, temos: 3BB (seu) + 3BB (do sb) + 1BB (do bb) = 7BB

no flop, suas odds são de 8-1, ou seja, tem que ganhar apenas 11% das vezes para ter lucro no longo prazo.

agora vamos pensar nas cartas:

Vamos supor que ele apenas faça essa 3-bet com JT+ e JJ+, ele tem 76% de chances de ter overcards, contra 24% de par maior ou igual a TT.

contra os pares, temos 11% de chances de ganhar a mão até o showdown

contra overcards, temos no pior caso (A e K de espadas) 43% de chances de ganhar a mão.

Portanto, chegamos a:

Chances de levar a mão = 76%*43% + 24%*11% = 35%

11% é bem menor que 35%, o que torna esse um call correto.

Como jogo apenas no limit, não sei se o que fiz está válido, mas eu daria call.

abraço

Bakano
Membro desde: 21.01.2006

jup, eu também dou call aí. A probabilidade de estarmos à frente é boa, e vou pelo menosver o turn para tomar uma nova decisão. Qualquer igual ou menor que um T vai significar um raise da minha parte.
raise já no flop não acho bom porque não criamos boa fold equity. Mais vale esperar por um bom turn, para ter mais FE. caso o turn seja demaisado mau, temos um fold fácil epoupamos dinheiro.

gabrielct87
Membro desde: 22.01.2007

Acho que a análise da equity já é argumento suficiente para pagar. Concordo com fabio quando ele diz que você não deve esperar por um novo bet no turn.

ATs973
Membro desde: 09.05.2007

Bem Zekaroz, a grande diferença que temos aqui é o fato de estarmos jogando SH. Nessas situações o call é correto mesmo, equity prova isso. Como bem disse o Bakano, temos um raise para freeshowdown no caso de uma carta abaixo do T.
Em limites maiores(acima de 2/4) acredito que praticamente todas as vezes será confrontado com um bet no turn. Entâo se passares a fazer call no flop esperando por uma free car no turn pensas errado.
O call no flop está relacionado a questão de fazer raise no turn com uma boa carta.
O mesmo acontece com A3 num flop 963 por exemplo. A jogada aqui, pra mim é call flop e raise turn para freeSD.

Faz me confusao olhar para estas maos sem saber o limite e stats xD
0.25/0.50 onde agora jogo nunca vi nenhum jogador regular dar 3-bet SB vs BTN menos de AQ mas vejo tipo com 66 , nao sei como dizem que podem estar a frente..

ATs973
Membro desde: 09.05.2007

Bem Vio, se o vilão que faz open raise é um TAG ou mais agressivo ainda o range dele no BU é algo em torno de:33+,A2s+,K5s+,Q7s+, J8s+,T8s+, 98s,87s,A2o+,K9o+,QTo+,JTo. É contra esse range que você etm que se preocupar. Então coloque isso no equilator e calcule o range de mãos para poder dar 3bet por valor no SB. Não esqueça que essa equity(SB) deve ser de no mínimo 40%. Uma outra questão a ser verificada para esse tipo de jogada é o BB. Se ele for muito loose tome cuidado, pois sua equity tende a diminuir bastante, por consequência diminua seu range de 3bet. tabela de preflop avançado