Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Reads e notes

6 Mensagens
5 Utilizadores
0 Reações
383 Visualizações
pguest
Membro desde: 01.04.2009
PokerStrategist

Vamos ver se alguém opina. Estou jogando sem s/w de estatística ou HUD, logo, observação e notes são o que eu tenho para jogar FR. Queria saber o que vocês costumam anotar?

Encontrei isso no fórum:
O que escrever nos notes ?( FL 6max)

E isso (que só vejo parcialmente):
http://pt.pokerstrategy.com/strategy/fixed-limit/1184/1

Eu costumo anotar se o vilão parece "tight" ou "loose" e se é "agressivo" ou "passivo". Também tento anotar algo que me ajude a determinar melhor o range do vilão, mas começo a acumular muita informação. Alguns vilões tornam-se mais loose se a mesa é assim, ou tem um range diferente de open limp em posições finais e inicias. Há também os que jogam de forma completamente aleatória. E quando eu digo aleatória é aleatória mesmo. Não jogam de uma forma óbvia, como demonstrando fraqueza em mãos fortes e força em mãos fracas (alguns fazem isso e se acham a última bolacha do pacote).
Já pensei em anotar sequências de ações ou padrões de apostas, mas também é muita coisa.
Vale a pena anotar com que tipo de mão o vilão faz calldown ou donk bet em pote contra apenas 2 adversários, etc e etc?

Idéias? Sugestões?

5 respostas
smkaos
Membro desde: 28.04.2009
PokerStrategist

Bom, vc começou bem classificando os oponentes.
Normalmente, posterior a isso, descrevo sucintamente uma ação e vou acrescentando ações dele com pontos a serem explorados e q comprovam a classificação..
Ex: Caling Station (loose passive)
Call 3Bet PF OOP com JTs e Call bet 2/3pot flop e turn com oesd
(nesse exemplo acho legal tb ter uma anotação de como ele joga suas mãos fortes, mãos feitas). Assim vc conseguirá identificar seus padrões..

Acho q deu pra entender.. rs :f_thumbsup:

racpxt
Membro desde: 29.03.2009
PokerStrategist

Original de smkaos
Call 3Bet PF OOP com JTs

Como isto é o fórum de FL, isso é uma jogada standard demais em FL para nota. A não ser que tenha dado limp/call ou cold call nas bb. O mais normal é ele abrir raise e a call há 3bet é standard. Um exemplo standard seria MP3 abre com JTs, recebe 3bet do BTN e obviamente, mesmo estando atrás do range de 3bet, tem odds de 6,5:1 para dar aquele call, não há fold possível.

Outra diferença é que jogar essa mão caso se acerte algo cm valor, mas um pouco marginal, é que em FL podemos calcular quanto nos vai custar o showdown, enquanto que em NL tudo depende muito dos bet sizes.

Excelente exemplo para demonstrar as diferenças entre ambas as variantes.

Original de smkaos
Call bet 2/3pot flop e turn com oesd

Como disse atrás isto é o fórum de FL, logo não há bet sizes, logo qualquer call com OESD muito raramente é errado.

Mas são bons exemplos de notas. O objectivo de escrever notas é registar jogadas atípicas que podem ajudar a determinar o leque de mãos com que ele faz determinado tipo de movimentos. E essas notas, apesar de serem de outra variante, mostram situações mais atípicas.

smkaos
Membro desde: 28.04.2009
PokerStrategist

Eu não jogo FL.. e dei exemplos na minha variante.. na verdade nao tinha percebido q o post era de FL.. de qqer forma foi só um exemplo de como coloco minhas notes.

makinazero
Membro desde: 02.09.2008
Oldschool Grinder

bem eu agora só tenho jogado 2/4 mesas e ai da para fazer muita nota.
quando jogo mais mesas a mão que me pareceu estranha ou que a quero rever marco-a para depois avaliar ou anotar algo no vilão.

sim uma das primeiras notas é que tipo de vilão temos a frente, como muitos já usamos HUD isso e uma das coisas que não temos, pois as estatísticas na mesa nos dizem isso.

as notas nos adversários loose que nós as vezes também chamamos de peixinhos ou call stacion penso que muitas vezes são desnecessárias pois nos não os devemos encontrar muitas vezes mas mesmo assim faço nota de jogadas típicas tipo

só tiram valor no river com grandes mãos, procuram gunshots, procuram blackdoors flush mas isso já nos sabemos que eles fazem normalmente.

contra os regulares costumo fazer notes de jogadas padrão, tentar aperceber o range de UTG, MP e LP tanto para limp como para raise, e também estabelecer um range para defesa de blinds.

o tipo de abreviaturas acho que depende de cada um.

gusma
Membro desde: 07.10.2007
BlackMember

Ideal para FL é anotar como o vilão joga em determinada situação, obviamente se esta jogada se repete constantemente.

p. ex :

DB/c f/t/r 2ndpair flop w/ improve - T9 board A92 6 3 rainbow

Este note seria :

Vilão dá DB/call , obviamente agredido pré-flop, em todas as streets com 2nd par, sendo que este bateu no flop , e não melhorou nas streets seguintes;

Gosto de anotar tambem a mão e o board em que o vilão faz este tipo de ação;

Com este note você consegue se adaptar facilmente às Db's do vilão;

Outro seria :

r f IP agr - cb turn - c river nut FD flop s/ acertar

Raise flop em posição e agredido pré-flop com nut FD , check behind turn sem acertar , call A high river.

São idéias que caracterizam o jogo do vilão em determinadas situações;

E é claro que estas jogadas devem ser constantes para tentar "padronizar" o jogo do adversário.