Ontem, no blog BRB Challenge FL, rappvader postou a seguinte frase: "Ontem fiz meu maior numero de maos num unico dia chegando a 801 maos jogadas e com um belo retorno de 4,33 BB /100."
Tenho como base de que, se rappvader está aqui nesse forum, está aqui para aprender e deve jogar levando em conta a tabela de mãos iniciais e as tabelas bronze. Dessa forma ele deve se encontrar um pouco a frente da grande maioria de lags, fishes, maniacs, etc das mesas de poker. E dessa forma, ele deve jogar mais ou menos como a maioria dos que se dispõe a jogar poker de uma forma dita correta.
Estou tomando esse exemplo porque para jogar 801 mãos, ele deve ter gasto bem mais de uma hora, dependendo do número de mesas em que jogou. E essa taxa de retorno é muito baixa em termos de horas que gastamos jogando poker de uma forma que seria a correta.
Como diz um dos artigos do estatuto bronze: No começo, qualquer valor positivo da sua winrate é bom. Para os limites $0,02/$0,04 e $0,05/$0,10, 4BB/100 é muito bom. Para os limites de $0,10/$0,20 até $1,00/$2,00 algo em torno de 3 BB/100 é bom, e para o limite $2,00/$4,00 2 BB/100 já está de bom tamanho.
Você gastar horas do dia tentando praticar seu A-game para ter um retorno de 4BB/100 é pouco.
Aí dizem que o problema é a variância. Como ele comentou, perdeu com AA para 82. Triste, acontece, mas como minimizar esse problema?
Eu estou tentando algo um pouquinho diferente. Estou jogando por limite de lucro a ser atingido/limite de perda suportável.
Explicando na prática:
Jogo em mesas 0,02/0,04, 0,05/0,10 e 0,10/0,20. Minha meta de lucro a ser atingida é 0,25, 0,50 e 1,00 respectivamente para as mesas citadas. Isso corresponde a 6BB/100 para a primeira mesa e 5BB/100 para as outras duas.
Quando atinjo esse valor, saio da mesa e realizo lucro. Independente se joguei 2 mãos e tive sorte, ou tive que jogar uma hora até achar uma mão salvadora que me recompensou com o valor esperado, eu saio. Se estou jogando em duas mesas iguais, o valor a ser obtido é o dobro. Se forem em mesas de valores diferentes, faço a soma das duas, e no momento em que eu atinjo o valor previamente estipulado, numa combinação de valores das duas mesas, saio.
Claro que você sempre tem a chance de conseguir bem mais, as vezes uma mão numa mesa 0,05/0,10 lhe dá um retorno de mais de um dólar, então fico mais feliz ainda, e saio da mesa.
Quanto as perdas, também estipulo um valor um pouco maior de perdas. Para 0,02/0,04, no momento em que fico negativo em 0,40, saio. Para as de 0,05/0,10, uma perda de 0,80 aproximadamente. E nas de 0,10/0,20, uma perda de entre 1,50 a 2,00 seria o aceitável.
Porque sabemos que tem dias que não vira nada, ou sabe-se lá por que razões, para algum outro jogador está batendo tudo, o cidadão pode ir com 82o e acabar com quadra de 8, e seu par de ases vira em nada.
Aí, espero uns 10 minutos ou vou fazer alguma coisa pendente, dar uma lida no fórum, etc, depois volto e começo do zero novamente.
Isso me faz jogar de uma forma muito mais concentrada, porque cada centavo que eu perco me faz ficar mais longe da meta. Então, por exemplo, larguei uma mão QQ numa mesa AKKxx no river, depois que dei continuation bet e o vilão pagou, dei call no turn, no river ele apostou e eu larguei. Claro que depois paguei para o mesmo vilão numa mesa 3355x, eu tendo um A na mão. Ele tinha J8. Mas eu comecei a jogar apenas quando tenho certeza de que estou na frente ou tenho grande possibilidade de estar.
Estou diminuindo os riscos ao máximo, para tentar extrair lucro.
Isso pode parecer uma atitude não aconselhável, mas talvez eu esteja evitando que na próxima mão eu tome uma bad beat e perca o lucro já obtido. Porque todos aqui estamos jogando por lucro,não é? Se fosse por diversão pura e simples, podíamos jogar play Money.
Coloquei essa minha idéia para gerar discussão. Isso, que estou tentando agora, pode ser que não funcione por muito tempo, pode ser que eu mude de idéia, pode ser que funcione para mim e não funcione para outro, etc.
Mas a minha idéia é obter lucro. Não ficar rico, mas ganhar uns 50 dólares por mês para que eu possa comprar aquele vinilzão de rock clássico sem ter que tirar um centavo do bolso.
Comentários, por favor...