1º- Compensa nesta altura ja pagar um curso particular? visto que meu conhecimento é praticamente nulo?
a) Particular seria um coach. Isso só é necessário quando você tiver batendo os micros, mas com necessidade/dificuldade de subir de limites e eliminar erros no seu jogo.
2º- Se existir algum curso online para este meu nível (que seria algo como "café-com-leite" da época do pique-pega), qual seria o mais recomendado?
a) Curso online não existe. Você tem alguns materiais que podem ajudar a começar muito bem. Vou falar no final do que eu te indico.
b) Te adianto que ara SNG MT (que são SNGs com mais de 9~10 jogadores) aqui temos vídeos de dois treinadores que são o Alverine e o VinnyCout.
3º- Quanto tempo diário acham necessários entre estudo/jogos são necessários para que a coisa realmente flua?
a) Isso depende muito do que joga e qual seu objetivo. E de inicio você vai ter ganhar aprender muito e jogar também e eu acho que uma proporção de 2 pra 1 já é um bom começo e depois se ajusta a necessidade (sendo 2 porções de tempo para grindar e 1 para estudar).
4º- Em relação a galera do Brasil, qual o investimento mensal financeiro que vocês gastam por mês em estudos com o poker?
a) Eu não gasto nada. Já assinei uma ou outra escola, mas como começaram com muito material e depois a quantidade e o nível foi caindo parei de assinar. Não compensa hoje em dia.
5º- Agora uma questão que gostaria da resposta sincera dos usuários do PS (sem ser equipe). O material disponível para as categorias Prata pra cima, é realmente valido o custo da mensalidade?
a) O custo mensal (se você for comprar estatuto) não compensa.
b) Compesa você jogar numa sala afiliada para gerar SPs se a sala afiliada tem action no jogo que você vai jogar.
c) Não compensa jogar para gerar SPs quando a sala afiliada não tem action no seu jogo ou se o field for muito duro. Sua prioridade deve ser qualidade e volume.
Voltando as indicações de estudo do ponto 2. Estude tudo o que puder e encontrar na internet. Para SNGs multi table tem muito material bom aqui na Strategy e é um material atualizado, pois, o VinnyCout e o Alverine estão produzindo atualmente. Tem alguns vídeos do treinador LOBORJ que são mais antigos mas são bons e você pode ver alguns mais novos dele e comparar as mundanças.
Quanto a artigos sobre estas modalidades, esqueça! Os vídeos são muito mais dinâmicos e os artigos não acompanham, criando uma brecha que vai te confundir.
Para SNGs Single Table (que são os STTs) tem bastante coisa aqui também. Muita coisa produzida pelo LOBORJ. Aqui o problema é a atualização. Faz tempo que não há treinador/produtor de conteúdo de STTs. Esta modalidade é marcada pelo uso exaustivo do ICM que na teoria não muda em nada, mas é usado em maior parcela no late game. Eu sei que o early game mudou um pouco nos STTs só não sei o quanto.
Te indico para começar o livro do brasileiro Roberto Riccio que você pode pesquisar na internet e comprar barato junto com o SNGWizard. E você pode recorrer ao SNG BluePrint (pesquise na internet) que é uma série de artigos que formam um "e-book" tratando de STTs em todas as fazes inclusive com tabelas, exemplos com o SNGWizard, etc.
Em geral aqui na Strategy vai ter sempre mais treinos e conteúdos para cash games, atualmente BSS SH e a MSS. Vale a pena você dar uma olhada ou experimentar. Todas as modalidades te ajudam a evoluir e isso depende do que você deseja para seu futuro.
Dependendo da modalidade que for escolher vou dando mais alguns pitacos.
gl man