Saltar para o fórum
Atalho Matemático –...

Notificações
Limpar tudo

Atalho Matemático – Dica: Outs em segundos – Qual sua probabilidade?

6 Mensagens
4 Utilizadores
1 Reações
1,121 Visualizações
carlosijr2010
Membro desde: 04.06.2010
Poker Player

Atalho Matemático – Outs em segundos – Qual sua probabilidade?

Olá a todos!
Dica para calcular suas reais probabilidades.
* Sem máquinas, sem softwares ... na "chapa". como antigamente ... e super eficiente!

Creio que a um dos assuntos mais importantes é saber a probabilidade de sua mão completar uma mão vencedora. Para isso, resolvi compartilhar algumas dicas para em segundos vc calcular suas chances, nas situações mais comuns.
Não abordarei pré-flop aqui, porque o range (as mãos de vc vai decidir jogar) depende de posição, tamanho do stack e outras situações.
O caso é “ qual minha chance de ganhar ou melhorar minha mão quando abre o flop?
Então vamos direto ao assunto:
• Para completar o Flush (ou “pedida de Flush”)
Existem 13 cartas de cada naipe. 4 já foram distribuídas no pré-flop
Sobraram 9. Então são 9 Outs

Qual sua chance de completar o flashdraw no turn ou river?

Calcule: Numero de outs x 4 para o Turn e x 2 para o River
Então...
Se vc segura um par do mesmo naipe, abre o flop e vem 2 do mesmo naipe da sua mão e 1 outro naipe.

Atalho: pense “9 outs x 4 para o Turn = 36%” (exatos seriam 36,4%)
“9 outs x2 para o River = 18% (exatos seriam 20,5%)

• Para completar uma sequência (straigh) de 2 pontas
• Essa situação é chamada de OESD (open-ended Straightdraw - Straight draw de 2 pontas
São 8 Outs ( 4 cartas de cada que faltam para cmpletar a mão, a sequencia ou straigh
Atalho : pense “8 outs x 4 para o Turn = 32%” (exatos seriam 32,7%)
“8 outs x 2 para o River = 16% (exatos seriam 18,5%)

• Para completar um par forte (Over Pair) – Tendo na mão duas over cads /”Altas”
Ex; Na mão está : AQ – Flop vem 6J2 – Então, para que !”melhorra sua mão formando um par de Ases ou Damas;
São 3 Ases e 3 Q no baralho que faltam sair = 6 Outs
Atalho : pense “6 outs x 4 para o Turn = 24%” (exatos seriam 25,2%)
“6 outs x 2 para o River = 12% (exatos seriam 13,6%)
• Para completar 1 trinca ou 2 pares
Ex: Vc tem K8 e “abre” no flop – 8Q2
Para “trincar” faltam 3 cartas “8” e 2 cartas “K” . Então 5 Outs
Atalho : pense “ 5 outs x 4 para o Turn = 20%” (exatos seriam 21,2%)
“5 outs x 2 para o River = 10% (exatos seriam 11,6%)

• * Para completar uma sequência (straigh) e falta 1 carta ( “Broca”)
Essa situação é chamada de “Gunshot”

Ex:
Voce tem na mão A4 – o flop vem – 853
Para a sequencia ( o gunshot) vc precisa de uma carta 2 - (tem 4 cartas “2”)
Atalho : pense “ 4 outs x 4 para o Turn = 16%” (exatos seriam 17,2%)
“4 outs x 2 para o River = 8% (exatos seriam 9,1%)

É isso ai.

As vezes duas situações se somam ( uma pedidia de flush e de sequncia ...então, some os outs e faça as contas rápidas de x4 para o Turn e x 2 para o River.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Abração a Todos!

Pokerstars : carlos7364

Responder
Citar (Quote)
5 respostas
asantos2
Membro desde: 13.11.2015
Poker Player

Oi Carlos bom post! esta abordagem do phil gordon de multiplicar por 4 os outs no turn so e realmente valida se nao houver apostas no turn ao meu ver. Eu prefiro pensar 9outs com 38 cartas restantes 23% no caso do fator 4 teriamos 28%.
boas festas

Responder
Citar (Quote)
carlosijr2010 Autor do tópico
carlosijr2010
Membro desde: 04.06.2010
Poker Player

Eu também tenho vários ajustes outros; (posição na mesa principalmente) ... Mas acredito que vale para começar. Boas Festas para vc também!

Responder
Citar (Quote)
Leonardoxxll
Membro desde: 02.07.2014
PokerStrategist

Oi, bom post! Você por acaso sabe qual seria a probabilidade em razões (ex: 8:1, 15:1, etc) de aparecer 3 cartas do mesmo naipe no flop e em um segundo caso aparecer 2 cartas do mesmo naipe? Gostaria de calcular melhor o meu range suited com essa informação. Obrigado desde já, abraços e boa sorte!

Responder
Citar (Quote)
Renanluiz
Membro desde: 11.01.2010
PokerStrategist

Original de Leonardoxxll
Oi, bom post! Você por acaso sabe qual seria a probabilidade em razões (ex: 8:1, 15:1, etc) de aparecer 3 cartas do mesmo naipe no flop e em um segundo caso aparecer 2 cartas do mesmo naipe? Gostaria de calcular melhor o meu range suited com essa informação. Obrigado desde já, abraços e boa sorte!

Leonardoxxll, a probabilidade em odds, quando resolvemos ir pro flop com uma combinação suited é:

De aparecer 3 cartas do mesmo naipe (flush): 118:1 (ou 0,84%).
De aparecer 2 cartas do mesmo naipe (flush draw): 8,17:1 (ou 10,9%).

Você pode encontrar isso no artigo chamado "Probabilidades em Texas Hold'em" aqui do site mesmo:

https://pt.pokerstrategy.com/strategy/various-poker/texas-holdem-probabilidades/1/

Dentro do artigo na parte: Probabilidade de melhorar a mão no flop

Uma última coisa pra te falar, é sobre ter atenção em relação as terminologias usadas. Isso vai te poupar de muitas vezes entender e ficar vagando, quanto a certas coisas, de forma errada. Por exemplo, no caso, você pediu as "razões", só que razões é uma forma de representação, "odds" é outra forma e "porcentagem" é outra.

Pra sua resposta, existem muitas forma de responder em razões. Por exemplo, para bater 3 cartas de mesmo naipe no flop poderia ser 1 / 119, poderia ser 3 / 357, também poderia ser 0,2 / 23,8 e todas essas respostas são a mesma coisa e estão certas, já em "odds", só existe uma resposta (118:1) e em porcentagem também (0,84%). Falo isso porque muitas vezes tratar o poker em "odds" ou em "porcentagem" é melhor, só que as vezes a gente mistura "razão" nesse meio. Por exemplo, pra tratar de tamanho de aposta (hero apostou 3/4 do pote, etc.).

Responder
Citar (Quote)
Leonardoxxll
Membro desde: 02.07.2014
PokerStrategist

Vlw mesmo pela ajuda, vou conferir o artigo que você me passou, abraços.

Responder
Citar (Quote)