Minha família é budista. Eu não tenho religião mas meus pais são sim. Mas não praticam muito, tem um ou outro objeto aqui em casa que representa isso. Quando há algum templo shintoista, vão lá e reza também nele também. Não sei exatamente o que cada gesto significa mas como faço desde que nasci, é algo bem natural.
Vou falar os símbolos, artefatos visíveis que tem na minha casa. Tem objetos que dão características ou pistas de como é a tal cultura seja religiosa, nacional ou organizacional. fonte: Edgar Schein
Em casa temos 2 butsudan ("仏壇") que é altar, um móvel que se pode abrir e fechar. O de casa é de madeira e não tem nada de ouro ou que imite o dourado do ouro. A primeira letra 仏 lê-se hotoke ou butsu que vem de budda. Tem uns com imagens do buddah.
É algo assim:

Normalmente tem a foto do ente já falecido ou o chamado Ihai ("位牌") é um objeto de madeira de uns 15, 20 cm de altura onde está escrito o nome do falecido, nome dos pais, data nascimento e morte. Pode ser preto ou branco. Representa o falecido. o da foto que peguei no google é de um cachorro chamdo John.

Aí tem incenso e uma vazilha para colocá-lo de pé.
Tem também uma oferenda, normalmente uma comida, uma fruta. Ou dependo do local, o produto típico ou produto principal.
Tem um negócio chamado suzu "鈴" = sino. Tocamos nela com esse bastãozinho.

Procedimento em enterro é cumprimentar a família, cumprimentar o falecido, colocar as incenso ou as cinzas do incenso, juntar as mãos e depois cumprimentar (como se fosse de saída) denovo a família e o falecido.
Nos enterros escuto muito sobre o Buddah, que o falecido foi para um lugar melhor e falam como se fosse algo natural, um ciclo. Uma prática comum é dos parentes darem uma quantia em dinheiro para os mais próximos do falecido, uma das intensões é cobrir despesas de enterro, velório, etc. Tem a missa de sétimo dia e também do 49°. Essa do 49º dia é o dia que os mais próximos retribuem os parentes que ajudaram a pagar despesa de enterro, com algum objeto, algo material.
Sei que os japoneses são bem mais não-rigorosos em relação a prática do budismo. Tem monte de monge do Japão que tem na dieta dele carne, álcool (saquê).