Saltar para o fórum
Fold equity e cálcu...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Fold equity e cálculo pot odds duvidas

7 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
3,448 Visualizações

Boas pessoal .tou a iniciar me no poker.tenho jogado sng e tenho me safado bastante bem mas tenho algumas dúvidas basicas.tou com dificuldades em perceber o conceito de fold equity.
Alguém me pode explicar o conceito ou fornecer me material co
exemplos.ficava muito agradecido.

Odds e outs: embora já domine minimamente este tema as vezes tenho dificuldade em calcular as pot odds rapidamente.para os outs uso a regra dos outs*4 no tun e *2 no tiver obtendo a % de completar o meu draw.o meu problema e calcular em % as por odds para saber se o call e lucrativo no long run.alguém tem uma fórmula que me permita calcular as pt odds em% rapidamente ?o meu problema as veEs e o tempo que tenho para as calcular .

Se me conseguissem ajudar nestes 2 temas ficava muito agradecido.

6 respostas
racpxt
Membro desde: 29.03.2009
PokerStrategist

Fold equity é a probabilidade de fazeres um adversário largar a mão com uma aposta. Contra um jogador tigh tens uma fold equity alta por isso podes ganhar ao jogar mais agressivamente contra ele pois ele larga muitas mãos, contra um jogador loose a fold equity já é baixa pelo que tens que avaliar bem a situação caso o queiras fazer largar a mão. Contra um calling station é bom que apostes com uma mão feita, pois quase não tens fold equity, ou seja, ele vai-te pagar quase tudo o que é aposta desde que tenha uma mão fraca.

Quanto à regar do 4 e 2 e de calcular odds em % não gosto nem recomendo. Acho mais simples calcular sempre no formato X para 1 (X:1). Outra coisa, o multiplicar por 4 só é válido se souberes que ao pagar garantes que vês por esse preço o turn e o river. Imagina que usas a regra do 4 e vês que tens um call correcto, pagas, mas depois o teu adversário volta a apostar no turn, não te dando odds para ver o river, fazes fold e cometeste o erro de pagar odds favoráveis para ver 2 cartas e só pudeste ver 1. Nestas situação deverás usar antes a regra do 2 tanto no flop como no turn, pois vais receber odds correctas para ver a próxima carta, que é a única garantida. A regra do 4 é correcta quando o call te põe All In ou o teu adversário já está nessa situação.

O melhor é leres os artigos sobre esse assunto cá na PS. A regra do x:1 é simples, tens um projecto de sequência em que falta uma das cartas da ponta, tens 8 outs. Com 8 outs tens aproximadamente odds de 5:1 para completar na próxima carta. Tens um pot de 60 onde tens que apostar 10 logo tens pot odds de 6:1. Como tens pot odds melhores que as odds para completar o call torna-se correcto. Agora experimenta calcular isso em % e vê o que achas mais fácil.

Para saber as odds de completar a mão recomendo que uses uma tabela de outs e odds, fornecida nos artigos, e com o tempo decorarás as situações que realmente valem a pena jogar pelas odds. Ou então calcular [cartas desfavoráveis não vistas] : [cartas favoráveis não vistas] que no caso da sequência daria 39:8 que seria aproximadamente 5:1. Mas o mais fácil é usar a tabela, pois não precisarás dela assim que souberes as odds das situações mais frequentes.

Chopps
Membro desde: 19.10.2007
PokerStrategist

Sim, tb nao gosto de usar x2 e x4...

Primeiro, pq o resultado é muito aproximado, e pra chegar às odds, pode chegar em valores distorcidos...

Segundo, pq o resultado dessa conta é dado em %, e pra comparar com o pot odds fica bem ruim...

Exemplo: Tem um flush draw no flop. Ou seja, 9 outs.

Segundo a regra do x2, teria 18% de acertar o flush... pra chegar às odds, teria q fazer 82:18 (chance de nao acertar:chance de acertar), que daria 4,5:1.

Esse resultado ja foge um pouco do valor usado, 4:1.

Pra achar o pot odds, pega-se o valor total do pot (incluindo as apostas anteriores na rodada) e divide pelo valor a pagar. Nesse formato, podemos até calcular em blinds se for mais simples (no caso de FL), mas é uma conta rapida pra chegar em valores aproximados...
Com o uso de x2 e x4 essa comparação realmente fica mais complicada...
Sugiro ter a tabela de outs e odds em maos, q em pouco tempo vai decorar os valores mais usados...

_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Fiquei muito mais esclarecido com as vossas respostas! ja vi essas tabelas! mas vou olhar para elas com olhos de gente! em relacao ao fold equity fiquei esclarecido. Obrigado pela vossa ajuda. :)

Para calcular as Odds com relação aos outs, eu deixo uma tabelinha aberta. Aí nem preciso calcular nada. :D

Quanto às Pot Odds, quando a vantagem ou desvantagem do call não é muito evidente, eu recorro ao exel. Deixo uma planilha aberta com a fórmula que calcula a pot odd. Aí é só pôr o valor do pot e quanto teria que apostar para continuar nele.

_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

chico.por acaso nao me podes fornecer esse excel? ajudava me muito! obrigado. se puderes o meu email é paulo.duarte@webfiles.pt

ps: essa tabelinha que falas está no forum?

obrigado.

racpxt
Membro desde: 29.03.2009
PokerStrategist

Não está no forum, mas sim nos artigos de estratégia:

http://pt.pokerstrategy.com/strategy/no-limit/258/