A revista The Economist publicou mais uma matéria que fala o óbvio: poker é um jogo de habilidade.
Muito bom! Pode ser que seja o início da aceitação mundial do poker como jogo que envolve muito mais do que pura sorte
imagina se eu tiver 55 vs Ak no heads up da mesa final all in os dois....o que vai decidir a mao ? ....o savoir fair do as rei ou os 53 % de probabilidade de ter a sorte de o adversario nao acertar nada . e quantas vezes isso acontece ao longo de um torneio..... é melhor mudar o titulo...a sorte faz parte....e grande parte.
Mais um passo para a legalização, espero que com uma possível legalização aconteça um segundo BOOM para ficarmos todos a ganhar
Olá bogaminator,
Sendo o poker um jogo essencialmente de cartas a sorte tem algum peso no jogo em si.
Se lançares uma moeda ao ar tens 50% de probabilidade de acertar cara ou coroa(isto se a moeda não for viciada
). Este valor é teórico, nem sempre acontece por ser uma probabilidade, não se pode confundir é probabilidade ser igual a sorte são dois conceitos que não têm nada a ver.
No poker funciona exactamente igual está mais que provado que em 100 vezes AK vs 55 , o 55 vence 53 vezes e perde 47 vezes. Este é o valor teórico da probabilidade mas como já deves ter reparado muitas das vezes estes 53% 47% não são certos, muitas vezes vês o AK ganhar 5 vezes ou mais seguidas aos Small Pairs. Porque? Sorte? Existem outros factores que podem determinar isto como a variância, confiança e em parte a sorte também.
Em suma penso que não devemos generalizar como sendo só sorte.
Deixo também aqui uma questão no ar.
Como é que é possível por exemplo o Erick Seidl, Phil Ivey,Doyle Bruson,Johnyy Chan,Daniel Negreanu e tantos outros ter tantas braceletes em tão diversos jogos, penso que não seja "só sorte".
Eu quero acreditar mesmo muito que poker não é sorte mas realmente é difícil porque o que acontece várias vezes no jogo está à nossa frente. Não estou a falar de badbeats (que pode ser considerado como AZAR) pois também damos badbeats. Alguém no POKER tem que ganhar e alguém tem que perder.
Podemos considerar o longterm play, que diminuí como alguns dizem a probabilidade de ter "sorte" mas não signfica que isso aconteça.
O poker pode não ser um jogo de "sorte" matematicamente mas existe sempre o outro lado da %.
Enfim, isto é o que eu acho.
Original de ricardovan
Olá bogaminator,Sendo o poker um jogo essencialmente de cartas a sorte tem algum peso no jogo em si.
Se lançares uma moeda ao ar tens 50% de probabilidade de acertar cara ou coroa(isto se a moeda não for viciada
). Este valor é teórico, nem sempre acontece por ser uma probabilidade, não se pode confundir é probabilidade ser igual a sorte são dois conceitos que não têm nada a ver.
No poker funciona exactamente igual está mais que provado que em 100 vezes AK vs 55 , o 55 vence 53 vezes e perde 47 vezes. Este é o valor teórico da probabilidade mas como já deves ter reparado muitas das vezes estes 53% 47% não são certos, muitas vezes vês o AK ganhar 5 vezes ou mais seguidas aos Small Pairs. Porque? Sorte? Existem outros factores que podem determinar isto como a variância, confiança e em parte a sorte também.
Em suma penso que não devemos generalizar como sendo só sorte.
Deixo também aqui uma questão no ar.
Como é que é possível por exemplo o Erick Seidl, Phil Ivey,Doyle Bruson,Johnyy Chan,Daniel Negreanu e tantos outros ter tantas braceletes em tão diversos jogos, penso que não seja "só sorte".
Concordo contigo, é uma questão que tem bastante sentido.
Haverá sempre jogadores que se destacam...
Original de srCuco
Mais um passo para a legalização, espero que com uma possível legalização aconteça um segundo BOOM para ficarmos todos a ganhar![]()
Não sei se é mais um passo para legalização, pois os responsáveis pela criação das leis não estão muito interessados se o jogo é sorte ou habilidade, para eles parece me que estão sendo considerando é o quanto irão ganhar e como arrecadar o máximo possível com a legalização.
Como já foi dito em alguns posts: " É difícil mudar a mentalidade de quem tem uma opinião formada no estilo : o tio do primo do amigo do meu amigo, perdeu tudo com o jogo ."
Original de bogaminator
imagina se eu tiver 55 vs Ak no heads up da mesa final all in os dois....o que vai decidir a mao ? ....o savoir fair do as rei ou os 53 % de probabilidade de ter a sorte de o adversario nao acertar nada . e quantas vezes isso acontece ao longo de um torneio..... é melhor mudar o titulo...a sorte faz parte....e grande parte.
Mas se você já chegou até o HU e deixou vários jogadores pra trás, tenha certeza que a sorte foi um fator pouco significativo de você chegar até lá....
(Pense nisso)
Original de RAimi
Original de srCuco
Mais um passo para a legalização, espero que com uma possível legalização aconteça um segundo BOOM para ficarmos todos a ganhar![]()
Não sei se é mais um passo para legalização, pois os responsáveis pela criação das leis não estão muito interessados se o jogo é sorte ou habilidade, para eles parece me que estão sendo considerando é o quanto irão ganhar e como arrecadar o máximo possível com a legalização.
Como já foi dito em alguns posts: " É difícil mudar a mentalidade de quem tem uma opinião formada no estilo : o tio do primo do amigo do meu amigo, perdeu tudo com o jogo ."
Para tu ganhares tem que haver quem perca, é como no futebol
os melhores sempre vão sair a ganhar
E nós temos que ser melhor que os outros !!
sim.....os unicos torneios que ganhei foram sempre na bet 365 ... e foi daqueles torneios...em que foi o dito jogo limpo ...joguei bem na minha opiniao menos na ultima mao ....por duas vezes par de ases e aguentaram se na mesa final. e no final top tres fiz um call estupido de k9 suited porque achei que ele estava apenas a fazer me roubo de blind ...azar o dele tive um trio. e ainda arrumei o segundo na mesma jogada. ams quantas vezes equantas vezes e quantas vezes nao bate mesmo jogando certo. e em resposta ao facto do phil ivey e etc... da lhe actualmente cinquenta dolares.... e ve o que ele consegue fazer deles num ano.
Original de bogaminator
sim.....os unicos torneios que ganhei foram sempre na bet 365 ... e foi daqueles torneios...em que foi o dito jogo limpo ...joguei bem na minha opiniao menos na ultima mao ....por duas vezes par de ases e aguentaram se na mesa final. e no final top tres fiz um call estupido de k9 suited porque achei que ele estava apenas a fazer me roubo de blind ...azar o dele tive um trio. e ainda arrumei o segundo na mesma jogada. ams quantas vezes equantas vezes e quantas vezes nao bate mesmo jogando certo. e em resposta ao facto do phil ivey e etc... da lhe actualmente cinquenta dolares.... e ve o que ele consegue fazer deles num ano.
actualmente o factor sorte aumentou em muito , porque ha muita gente que faz calls " fora da logica " e para que tudo te corre bem : tem que se ler muito bem o adversario.... e só mesmo mas só mesmo o flop te correr bem ....porque a longo prazo em dez vezes que que tens par de ases....nao vais ganhar os 80 por cento....nao acredito....porque ha mais gente a fazer call estupidos e a alterar a logica.
cada vez sao mais os donks com call e all ins com nada e bate-lhes sempre qq coisa....
Original de bogaminator
Original de bogaminator
sim.....os unicos torneios que ganhei foram sempre na bet 365 ... e foi daqueles torneios...em que foi o dito jogo limpo ...joguei bem na minha opiniao menos na ultima mao ....por duas vezes par de ases e aguentaram se na mesa final. e no final top tres fiz um call estupido de k9 suited porque achei que ele estava apenas a fazer me roubo de blind ...azar o dele tive um trio. e ainda arrumei o segundo na mesma jogada. ams quantas vezes equantas vezes e quantas vezes nao bate mesmo jogando certo. e em resposta ao facto do phil ivey e etc... da lhe actualmente cinquenta dolares.... e ve o que ele consegue fazer deles num ano.actualmente o factor sorte aumentou em muito , porque ha muita gente que faz calls " fora da logica " e para que tudo te corre bem : tem que se ler muito bem o adversario.... e só mesmo mas só mesmo o flop te correr bem ....porque a longo prazo em dez vezes que que tens par de ases....nao vais ganhar os 80 por cento....nao acredito....porque ha mais gente a fazer call estupidos e a alterar a logica.
os 80% são válidos quando se tem apenas um adversario a disputar o pote. Se houverem mais jogadores, os 80% descem bastante... O grande problema, como já foi dito, é que há cada vez mais idiotas a dar calls estúpidos, fazendo descer a probabilidade de ganharmos com uma boa mão.
Original de bogaminator
Original de bogaminator
sim.....os unicos torneios que ganhei foram sempre na bet 365 ... e foi daqueles torneios...em que foi o dito jogo limpo ...joguei bem na minha opiniao menos na ultima mao ....por duas vezes par de ases e aguentaram se na mesa final. e no final top tres fiz um call estupido de k9 suited porque achei que ele estava apenas a fazer me roubo de blind ...azar o dele tive um trio. e ainda arrumei o segundo na mesma jogada. ams quantas vezes equantas vezes e quantas vezes nao bate mesmo jogando certo. e em resposta ao facto do phil ivey e etc... da lhe actualmente cinquenta dolares.... e ve o que ele consegue fazer deles num ano.actualmente o factor sorte aumentou em muito , porque ha muita gente que faz calls " fora da logica " e para que tudo te corre bem : tem que se ler muito bem o adversario.... e só mesmo mas só mesmo o flop te correr bem ....porque a longo prazo em dez vezes que que tens par de ases....nao vais ganhar os 80 por cento....nao acredito....porque ha mais gente a fazer call estupidos e a alterar a logica.
Então na bet365 ganha-se sempre? Ninguém perde? Ah, e afinal sempre ganhaste lá umas mãos também com sorte. Para o teu lado já é "azar o dele", quando bate para o outro lado é roubado.
O Phil Ivey com $50, num ano, chegava a qualquer lado. Um génio em qualquer jogo não deixa de ser um génio se tiver que começar de novo.
E não acho que actualmente haja muita gente a fazer maus calls. Pelos contrário, com tanto material estratégico, o nível médio de jogo aumentou e muito!
Mas tudo, bem, deu para perceber pela parte final que não acreditas na matemática do poker. É uma má abordagem ao jogo, isso significa que ainda não compreendeste uma parte muito importante: o dinheiro vem dos jogadores que fazem "calls fora da lógica".
Eu acredito q poker nao seja soh sorte, assim como tb nao eh soh estrategio.
Creio q seja, 70% estrategia e 30% sorte.
Mas as vezes me pergunto, como ganhar dinheiro em limites mt altos ??
Onde existam um numero minimo de jogadores, onde todos se conhecem e todos sabem jogar mt bem ????
Me parece q chega num ponte onde no longo prazo ngm vai ganhar nada. Pois durante um tempo um cara leva dinheiro, durante outro tempo ele perde esse dinheiro e no fim das contas termina como tudo começou...
"
Então na bet365 ganha-se sempre? Ninguém perde? Ah, e afinal sempre ganhaste lá umas mãos também com sorte. Para o teu lado já é "azar o dele", quando bate para o outro lado é roubado.
"
eu nao disse roubado.... eu disse que o ultimo que la ganhei ganhei as ultimas tres maos com sorte ...sobretudo na ultima....e dsse que os que ganhei foi praticamente 95 % limpo...sem bad beats....que tenha assistido ate entre adversarios....
o que eu disse...o factor sorte tem aumentado na minha opiniao....matematica nao se altera...factos sao factos....o teu par de ases vai ganhar 80 por cento das vezes contra um adversario. sim....mas quantas vezes fazes raise para isolar apenas um adversario e aparecam te tres ou quatro...vao me dizer que toda a gente respeita as regras basicas do poker....so se for mais em cash do qe mtt ou torneios.
Original de bogaminator
"
Então na bet365 ganha-se sempre? Ninguém perde? Ah, e afinal sempre ganhaste lá umas mãos também com sorte. Para o teu lado já é "azar o dele", quando bate para o outro lado é roubado.![]()
para o nuno
"eu nao disse roubado.... eu disse que o ultimo que la ganhei ganhei as ultimas tres maos com sorte ...sobretudo na ultima....e dsse que os que ganhei foi praticamente 95 % limpo...sem bad beats....que tenha assistido ate entre adversarios....
o que eu disse...o factor sorte tem aumentado na minha opiniao....matematica nao se altera...factos sao factos....o teu par de ases vai ganhar 80 por cento das vezes contra um adversario. sim....mas quantas vezes fazes raise para isolar apenas um adversario e aparecam te tres ou quatro...vao me dizer que toda a gente respeita as regras basicas do poker....so se for mais em cash do qe mtt ou torneios.
Original de raphaelrop
Eu acredito q poker nao seja soh sorte, assim como tb nao eh soh estrategio.
Creio q seja, 70% estrategia e 30% sorte.Mas as vezes me pergunto, como ganhar dinheiro em limites mt altos ??
Onde existam um numero minimo de jogadores, onde todos se conhecem e todos sabem jogar mt bem ????Me parece q chega num ponte onde no longo prazo ngm vai ganhar nada. Pois durante um tempo um cara leva dinheiro, durante outro tempo ele perde esse dinheiro e no fim das contas termina como tudo começou...
E os profissionais que vivem só do poker? Não creio que haja meses em que eles pagam as contas (tempo de ganhar dinheiro) e outros não (tempo de perder o dinheiro).
Realmente basta analisar os grandes jogadores. Eles dominam absurdamente o jogo e estão sempre jogando com as estatísticas a seu favor. Phil Ivey, até onde eu sei, nunca terminou 1 ano no vermelho, faturando furtunas por ano. Será que ele tem mais que 30% de sorte ou a sua habilidade destrói a sorte a longo prazo?
Se analisarmos qualquer esporte veremos que a sorte influencia, mas não sempre de maneira decisiva. Afinal, vc nunca viu uma partida de futebol em que o time superior faz 1000 ataques e não marca nenhum gol e o inferior, por uma felicidade do destino, acerta uma bola de fora da área indefensável para o goleiro levando assim a vitória pra casa? Porém temos a certeza que se fosse repetido o mesmo jogo 1000 vezes o time superior vencerá a grande maioria das partidas.
Respeito a opinião de todos mas pra mim já é fato que o poker é um jogo de estratégia, de pessoas, e não de sorte.
Willian
eu fico besta como existe gente sortuda no mundo.
Nao existe mais sortudos que Phil Ivey, Erick Seidel, Alexandre gomes, Gus H.
A sorte escolhe a dedo os mais bem-sucedidos jogadores. Ela nao é besta de escolher um lascado como eu.