Sinceramente, nunca pensei escrever ou pensar sobre este assunto, mas depois de ler o artigo de uma pessoa tão conceituada no mundo do poker fiquei a pensar bastante sobre esta possibilidade e a causa de tanta variância.
Sempre defendi que as casas de poker nada tinham a ganhar com manipulação de software, também sei bem que, onde há dinheiro envolvido mais tarde ou mais cedo, o querer mais mais dinheiro deixa as pessoas cegas, sei também, que essas empresas têm sede em paraísos fiscais inacessíveis para a defesa do consumidor em caso de litígio, mas é certo que se jogamos aceitamos as regras do jogo, ponto final.
Agora depois de ler o artigo, a ser verdade em caso dos MTT a % de ITM ser manipulada os jogadores saberem disso e aceitarem as regras do jogo, até conseguem ajustar as downs como baixar o buy-in durante essa fase e subirem quando o gráfico o permitir, deixa-me com imensas dúvidas em relação ao resto. Quem está por exemplo em NL2 e lhe acontecer a down não há Nl1, ok há gestão de banca, mas não se esqueçam que a grande maioria são jogadores inexperientes.
Se assim for vou pensar seriamente se vale a pena jogar micro stakes, perder tanto tempo de estudo e jogo para alimentar terceiros, jogar hight stakes claro que vale sempre a pena.
Será que ganhamos o que realmente era justo ganhar no poker online?
Será que (nunca tinha pensado nisto desta maneira até ler o artigo) as salas manipulam a variância de maneira a manter o "cardume"?
Vale sempre a pena estudarmos e estarmos à frente dos outros, para quando decidirem colocar tudo normal possamos ganhar. Ganhamos o que realmente devíamos de ganhar?
Vemos tantas bads bizarras, pessoas sem a mínima noção do jogo a ganhar com tudo, fases que até nos podem pagar só com uma carta que fazem poker, etc...
de repente tudo nos corre bem e ganhamos novamente ficando up na sessão (mas nao o justo) e mantendo todos felizes.
Mas será que ganhámos o valor justo nessa sessão?
Se os jogadores são perdedores têm perder e tentar melhorar, se desistirem azar.
Ok estou a ser demasiado ingénuo não vendo o jogo pelo lado empresarial.
Estive a pensar se escrevia sobre isto, visto ser um assunto delicado e nem sempre bem visto e aceite por todos, mas decidi escrever para pelo menos as pessoas que se interessam saibam e fiquem alerta porque tudo o que parece um mar de rosas, pode não o ser.
Eu gosto de jogar, perder e ganhar é desporto. Perder com justiça é uma coisa perder com manipulações é outra e não gosto nada.