Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] calcular odds durante o jogo

16 Mensagens
11 Utilizadores
0 Reações
219 Visualizações

Boas:

Já há bastante tempo que ando com esta curiosidade.
Uma coisa é eu estar a rever uma sessão onde tenho o tempo todo para fazer contas. A outra é eu ter um minuto que seja quando estou numa mão.
Como é que voçes fazem?

Outra questão que tenho, é que não percebo como é que odds para draws são diferentes entre short stack e fullstack, afinal joga-se com o mesmo numero de cartas...ou percebi alguma coisa mal?

15 respostas

Psimon

O tamanho da stack interessa por representar o quanto se pode extrair, criando odds implicitas maiores diretamente proporcionais ao tamanho da stack do vilão

PASTERTEK
Membro desde: 17.12.2008
Oldschool Grinder

Original de Psimon
Boas:

Já há bastante tempo que ando com esta curiosidade.
Uma coisa é eu estar a rever uma sessão onde tenho o tempo todo para fazer contas. A outra é eu ter um minuto que seja quando estou numa mão.
Como é que voçes fazem?

Outra questão que tenho, é que não percebo como é que odds para draws são diferentes entre short stack e fullstack, afinal joga-se com o mesmo numero de cartas...ou percebi alguma coisa mal?

Boas Psimon....

Respondendo à primeira parte da tua questao...com a pratica vais ver que consegues calcular as odds mesmo estando numa mao,,,começa por uma mesa...com certeza que ao inicio podes cometer um ou outro erro...tranquilo,,,,mas a pratica faz o monge e vais ver que la xegas mais rapido do que pensas:)
Eu tenho ao meu lado a tabela de maos iniciais e a tabela de odds e outs!!
Respondendo à segunda....Sim é verdade que o numero de cartas é o mesmo....o que varia é o tamanho das stacks....e por isso tem odds implicitas maiores ou menores!!

Espero ter ajudado!!

Abraçao

Cumprimentos Pokerianos!!!!

_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Bom, é que eu vi num dos artigos algo como: tabela de outs e odds para shortstack. Lá vejo por ex. que para flush tenho 9 outs. O que me fez confusão é que suponho que esses outs vão ser os mesmos quer eu tenha 2 ou 20 BB, ou seja tinha a ideia que essa tabela seria igual....

mmoreira7
Membro desde: 30.04.2009
PokerStrategist

Original de Psimon
Bom, é que eu vi num dos artigos algo como: tabela de outs e odds para shortstack. Lá vejo por ex. que para flush tenho 9 outs. O que me fez confusão é que suponho que esses outs vão ser os mesmos quer eu tenha 2 ou 20 BB, ou seja tinha a ideia que essa tabela seria igual....

Exacto os outs vão ser sempre os mesmo independentemente da tua stack.
O que muda é a quantidade de dinheiro que podes ganhar com esses outs que ainda tens.
A diferença entre a probabilidade de acertares a mão e o dinheiro que podes ganhar qd acertas é que vai defenir se é lucrativo ou não fazeres determinada jogada. Acho que é isto.

Original de mmoreira7

Original de Psimon

Exacto os outs vão ser sempre os mesmo independentemente da tua stack.
O que muda é a quantidade de dinheiro que podes ganhar com esses outs que ainda tens.
A diferença entre a probabilidade de acertares a mão e o dinheiro que podes ganhar qd acertas é que vai defenir se é lucrativo ou não fazeres determinada jogada. Acho que é isto.

Para mais detalhes é só ler/reler os artigos:
A Matemática do Poker - Pot Odds Implícitas
ou
Conceitos Matemáticos para No-Limit Holdem (2) - Combos & Odds Avançadas
que tem um exemplo na 2a pagina deste artigo

rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

Fazendo revisões as contas durante o jogo se tornam mais tranquilas, mas na grande maioria das vezes é tranquilo fazer durante a sessão mesmo.

mawaykid
Membro desde: 28.11.2009
Oldschool Grinder

tbm tenho pouca pratica, durante a sessão ainda atrapalha. Que eu faço é pe, tenho um FD(4:1) então multiplico 4 x o valor a pagar e comparo com o pot.. ( se for inferior ao pot tens odds mais que suficientes, se não ja tenho que pensar mais em implicitas..) mas assim tens um calculo bastante simples visto que é sempre uma única conta com números bem fáceis(2,3,4,5..)

mkapt
Membro desde: 31.03.2010
PokerStrategist

Alguns números para ajudar a coisa a ficar mais rápida e mecânica durante a sessão:

Bet 1/2 pote = 25% de pot odds

Bet 2/3 pote = 28% de pot odds

Bet pote = 33% de pot odds

Mini-raise = 18% de pot odds

Espero que lhes ajudem.

Vê se eu entendi esta tabela que fez ai

Então se eu tiver 25% de pot odds eu posso pagar até meio pote, é isso?

por exemplo FD 4:1

rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de frankdam
Vê se eu entendi esta tabela que fez ai

Então se eu tiver 25% de pot odds eu posso pagar até meio pote, é isso?

por exemplo FD 4:1

Você está confundido. Pot odds é uma coisa, odds é outra.

Um bet de 1/2 pote você pode pagar se tiver 25% ou mais

Explica melhor por favor! rsrs

rafaelaugustop
Elite Grinder

Você quando usa % tem o seguinte calculo.

Pote tem $2 vilão aposta $1, para ficar no 0 a 0 você tem que ter mais de 25% de equidade. Para chegar nesse valor faz o seguinte:

Valor do seu call / (Valor do pote + Valor da aposta do vilão + Seu call) * 100

tô entendendo
Lembrei desse calculo que vc fez agora, no artigo ele é expresso assim se não me engano:

Equity = Investimento/(ganho + investimento)

Stringlord
Membro desde: 10.11.2009
Oldschool Grinder

Acho que responderam muita coisa (e bem) acerca das pot odds.

Em relação ao cálculo das odds que tens para sair um dos teus outs não reparei em nenhuma resposta.

Eu uso o seguinte cálculo:

Se for para fazer call no flop para ver o turn (sem ir all in), ou call no turn para ver o river, multiplico o número de outs por 2 (outs x 2)

Se for para dar um call no flop para ver o turn e river (em situação de all in), multiplico o número de outs por 4 e adiciono mais 1 (outsx4 + 1).

O resultado é expresso em percentagem, e acho que é bastante fiável. Se estiver enganado, alguém corrija, sff.

:f_thumbsup:

Original de Stringlord
Acho que responderam muita coisa (e bem) acerca das pot odds.

Em relação ao cálculo das odds que tens para sair um dos teus outs não reparei em nenhuma resposta.

Eu uso o seguinte cálculo:

Se for para fazer call no flop para ver o turn (sem ir all in), ou call no turn para ver o river, multiplico o número de outs por 2 (outs x 2)

Se for para dar um call no flop para ver o turn e river (em situação de all in), multiplico o número de outs por 4 e adiciono mais 1 (outsx4 + 1).

O resultado é expresso em percentagem, e acho que é bastante fiável. Se estiver enganado, alguém corrija, sff.

:f_thumbsup:

Yup, essa "conta" é feita "arredondando" o número de cartas no baralho para 50.

2 outs seriam 2 em 50 cartas; ou 4 em 100; ou 4%.

O exato é 2 em 47, ou 4.25%. Perto o suficiente.

Se forem 10 outs já temos uma diferença dos 20% arrendondados para os "verdadeiros" ~21.27% - mas definitivamente esse 1.2% não vai ser a ruína de ninguém quando calculando pelo "atalho" durante o jogo.