Saltar para o fórum
Heads Up NLH Estrat...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Heads Up NLH Estratégia

4 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
497 Visualizações

Versão para download:
http://localhostr.com/files/1bd523/Sng HU NLH estratgia.doc

Seleccionar o link todo pois fica só ate metade :/

Heads Up NLH

Para ganhar um Torneio & SnG temos obrigatoriamente de levar a melhor nesta fase, o confronto directo com o adversário. Com este artigo pretendo dar a conhecer estratégias para melhorarem o vosso jogo e assim extraírem mais valor do tempo que despendem.
(Tentarei utilizar uma linguagem simples para todos perceberem)

Começemos por avaliar e identificar os jogadores:
Tight – Este tipo de jogadores dão fold +/- 50% das SB e 80% das mãos que têm na BB quando há um raise por parte da SB.
Na minha opinião são os melhores jogadores que podemos encontrar num HU, pois a leitura fica bastante simplificada, permitindo-nos jogar de forma mais agressiva, uma vez que quando forem a jogo têm geralmente uma boa mão. Contra este tipo de jogadores espere jogar mais tempo do que com qualquer outro.
Muitas das vezes estes jogadores são iniciantes no HU, e não sabem muito bem como jogar, logo aqui teremos uma enorme vantagem, pois se são jogadores Tight jogarão maioritariamente Premium Hands, pares e a sua “mão preferida”. Valorizar sempre a nossa mão.
Passivo – Estes jogadores nao têm o botão “raise”, entram em quase todas as mãos a fazer limp, ou call após mini-raises.
Principal conselho contra estes jogadores, Paciência, não adianta ficar descontrolado e começar a entrar all in porque eles estão sempre a fazer limp e calls às suas apostas.
Mas também temos vantagens perante este tipo de jogadores. Como regularmente não aumentarão pre-flop, poderemos na BB ver flops baratos com mãos mais fracas. Paciência e auto-controlo são a chave para a vitória.
Agressivo – 80% das vezes faz raise quando está na SB, e quando está na BB check após limp, na tentativa de ver o flop barato, ou raise quando quer proteger a mão (Premium, Par) e construir o pot.
São os jogadores mais dificeis contra quem temos de jogar. Perante estes jogadores é fundamental diminuir o nosso range de mãos e optar por uma atitude Tight/Agressive.
Conseguir manter-se em jogo é essencial, esperar que as blinds subam e tentar ver flops baratos, não entrar em limps na SB com medo de levar re-raise, tentar sempre mostrar força na nossa mão, são pontos essenciais neste género de confronto.
Contra jogadores agressivos, não valerá a pena entrar nas Cbet’s sem qualquer tipo de projecto para tentar levar o pot; AK com um flop 267, é diferente de um flop Q108. o AK falhou o flop? Observe e veja se vale a pena continuar em jogo, ou se vai optar por fold após bet que irá acontecer 80% contra estes jogadores.
Maniacos – Jogadores que não dão muita margem de manobra e criatividade, o seu jogo passa por raises, re-raises e all in’s. Contra estes jogadores é fulcral esperar por boas mãos para decidir o torneio; Deixe-o levar as blinds inicias se tiver mãos fracas/medias, não vale a pena entrar em “guerra” no nivel inicial com este jogador, pois praticamente irá jogar qualquer tipo de mãos.
Avaliar os jogadores é a chave para se ser bem sucedido no poker, e nada melhor que jogar 1-1 para aumentar essa caracteristica.
Outra caracteristica importante no Heads up é a posição. Quando está no botão (small blind) será o primeiro a jogar Pré-Flop, mas Pos-Flop será o ultimo a tomar a decisão, ou seja poderemos agir de forma mais agressiva, uma vez que teremos posição perante o adversário. Avançar Pre-flop, pressionar depois do flop.
Ao explorar as fraquezas do oponente, verificas que ele faz muito calls fora de posição? Aproveita para extrair o maior valor possivel disso, pois maioritariamente irá fazer check, vai falhar o flop, e nessa altura atacamos com Cbet.
Pagar para ver (inicio) – Imaginemos que temos 33, acção pre-flop... flop 8KA o nosso oponente é o primeiro a agir e faz mini bet, provavelmente 20, call, turn 6, outra mini bet, 20, call, river A, ai ele aposta outra vez 20, aqui não podemos foldar, provavelmente estamos completamente batidos mas pagar 20 para extrair uma informação para o resto do torneio é importantíssimo. Ele mostra por exemplo, 84, ficamos a saber que jogou o seu par de uma forma desconfiada, com algum receio que tenhamos um A ou K. Mais a frente se ele optar novamente por este tipo de jogada já poderemos “fingir” ter uma mão melhor com raise à mini bet dele.

Estrategia

Uma das estratégias que mais uso é a que eu costumo chamar “Estrategia FDP”.
O que mais considero nesta estratégia é a posição, é essencial para mim, no botão vou jogar praticamente todas as mãos, connectors, suited, e claro premium hands, pares, com mini raises, salvo algumas mãos como AA, KK e QQ em que vario as bets 2,5BB e 3BB. Boa parte das vezes vou levar call da BB e nesse caso tenho o tal factor principal “Posição”. Provavelmente a BB vai dar check, pois 1/3 das vezes acerta o flop, observo o flop e faço a habitual bet ½ do pot, aí ou levo call ou trazemos logo o pot. Se levar call, turn e river continuo com a cbet ½ do pot.
Atenção: Após o call do nosso oponente no flop, só devo fazer Cbet no turn com algum género de projecto, MAS se este se mostrar fraco, sou agressivo no turn e river, pois boa parte das vezes irá foldar a sua mão. Factor importante, avaliação pre-flop e do board. Se ele fez call ao meu mini raise pre flop, não terá uma mão muito boa, mas é uma mão jogável. No flop, a maior parte das vezes irá falhar e fazer check, mas tambem pode acertar um par ou um Flush Draw (FD) ou Straight draw, e neste caso irá pagar, fará check/call as minhas bets até ao river esperando que o projecto se concretize. Se os draws não se concretizam ou saem cartas maiores que o seu par, vai foldar 90% das vezes, e é aí que trago um bom pot e continuo com o sistema.
Quando sou a BB, estou 70/80% das vezes a levar limp contra jogadores tight, passive, weak. Nessas situações aproveito para ver flops baratos com mãos mais fracas. O mais importante a realçar é que estes jogadores não se apercebem que aos poucos estão a perder fichas, pois ao fazer call aos meus mini raises PF e bets ½ do pot no flop turn e river, estão a foldar duas em três vezes que vão a jogo, e ao fazer limps pré-flop não estão a extrair o máximo valor que deviam, e se ainda por cima acerto o flop com a mão fraca Pre-Flop, vão continuar a perder. Manter este tipo de estratégia até estes jogadores ficarem shorts é extremamente lucrativo, uma vez que quando se virem nesta situaçao vão começar a entrar em all in pré-flop e no flop para levarem o pot, e o que faço é diminuir o range de mãos com o qual vou a jogo continuando a colocar pressão. Nesta fase final a melhor estratégia é leva-los a cometer erros e assim ganhar o torneio.

Importante: Para utilizar esta estrategia temos de estar à vontade com o nosso jogo e avaliar em primeiro lugar o jogador. Com este tipo de sistema, e considerando que estamos num nível agressivo, só a poderemos utilizar contra jogadores Tight, passive, weak, tight/middle agressive. Se a usarmos contra jogadores igualmente agressivos estaremos a entrar numa batalha grande por blinds e neste caso o HU não durará muito tempo.

Nota: Este é um tipo de estratégia com que me sinto muito à vontade, pois já a utilizo à bastante tempo. Este artigo foi escrito com base nos jogos HU que fiz ao longo da minha “carreira” como jogador, não sendo obrigatóriamente um artigo fundamental para jogar HU, mas que aconselho a ler.  gl and gg.

Artigo um pouco longo e escrito por mim, mas espero que ajude todos aqueles que jogam HU NLH, deixem feedback :))

3 respostas

Bacana o texto cara, nunca tinha lido algo aki de heads up.

Parabens ae

GMCristiano
Membro desde: 12.11.2007
PokerStrategist

Muito bom

É sempre bom reler aquilo que já se sabe principalmente quando se anda stressado, em tilt e sem paciência

O artigo é sobre SNG HU 1v1 certo? é que esta estratégia não se aplica na fase final de um sng com blinds muito altas

juliocab
Membro desde: 29.12.2008
Oldschool Grinder

Gostei DaWay !!!

Muito interessante seu artigo aqui no fórum!!! :)

E tentando responder a pergunta do Cristiano, eu acho que é isso mesmo. Esse artigo é para ser aplicado para SnG de Heads-up, porém na fase inicial da competição quando os blinds estão pequenos/médios.

flw! :D