Saltar para o fórum
STT - Quando eu sei...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] STT - Quando eu sei que sei jogar????

8 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
814 Visualizações
mrsouza3008
Membro desde: 10.12.2009

Pessoal

Queria propor uma discussão.

Será que SNG é tão dificil assim? Será que é apenas uma pequena parcela que é capaz de ser lucrativo neles?

To vendo a minha dificuldade de apresentar resultados nos STT, voltei a jogar sério e estudar dia 08 de Abril, não consigo colocar muito volume que todos sabemos que é essencial no STT, porque estou tentando focar em eliminar meus erros, ter um jogo sólido e depois começar a colocar volume.

Desde 08 de Abril estou com :

380 STT jogados
ROI: 5.1%
ITM: 40.0%
120.2 horas jogadas
Lucro: $43.45

Dai eu paro e penso comigo mesmo:" Esses resultados estão horríveis, não sei jogar isso. E isso me desmotiva muito."

Dai gostaria de ouvir opiniões sobre:

- Não dá pra saber se sabe jogar com esse volume??? Precisa continuar jogando poucas mesas e estudando mais um monte.

- STT realmente é muito dificil e exige muito empenho??? (por isso que no Desafio do Lobo vimos praticamente Lobo e Tempolivre se destacando, outros foram bem mais devagar nos resultados, muitos desistiram, outros mudaram de modalidade, outros patinaram)

Vejo tambem o caso do Pironeski que há muito tempo sempre achei que é um jogador excelente e vejo ele lançando um blog dele, tá certo que ele esta em um patamar muito mais avançado que eu, mas me surpreendi de ver ele falar que é um mini ganhador.

Eu vejo que sofro muito com os resultados pequenos, de curto prazo.

Do dia 08 de Maio até 24 de Maio mantive uma sequencia ótima.

102 jogos
ITM 50%
ROI 37.1%
Lucro: $84.75

Depois do dia 25 de Maio até hoje estou totalmente patinando.

65 jogos
ITM 33.8%
ROI: -2.2%
Lucro: 3$ negativo

Dai eu fico pensando aqui comigo:

- Será que meu jogo mudou quando fiz aqueles 102 jogos e quando fiz esses 65????

- Será que isso é a tão famosa variância e é algo absolutamente normal???

- Sera que os 102 jogos foi apenas um upswing onde bateu tudo pra mim e não condiz com o meu jogo????

- Como que eu faço pra saber se estou sabendo jogar, se posso me preocupar apenas em colocar volume (sem perder a qualidade de jogo que estou) ou se eu não sei e devo continuar estudando e estudando até aprender pra depois começar a colocar volume?

Como é que obtenho essa resposta?

Estou em um ponto que preciso decidir se vou continuar investindo meu tempo em tentar aprender isso ou se o negócio vai ser assumir que não tenho capacidade e dai jogar apenas por diversão. (meu objetivo não é viver de poker, mas gostaria de continuar investindo um bom tempo, mas pelo menos chegar no fim do ano e ter um dinheiro pra sacar pra fazer algo, ver realmente resultado palpável desse tal de poker)

Perceberam que estou ficando louco com isso??? :f_biggrin:

7 respostas

Não estou com muito tempo para dar uma resposta rápida, mas vou tentar responder a tudo.

Eu jogo stt na FTP à uns meses atrás tenho cerca de 2000 torneios jogados e tenho noção que estou longe de ter um numero credível em relação aos meus lucros.

É preciso ter uma amostra muito grande, e com variáveis constantes (nivel de buy in, nivel do field, etc..) para se poder ter um ROI +/- real.

Original de mrsouza3008Desde 08 de Abril estou com :

380 STT jogados
ROI: 5.1%
ITM: 40.0%
120.2 horas jogadas
Lucro: $43.45

Original de mrsouza3008Dai eu paro e penso comigo mesmo:" Esses resultados estão horríveis, não sei jogar isso. E isso me desmotiva muito."

Horríveis? Apesar de a amostra ser minúscula um ROI de 5% está longe de ser muito mau, vou dar um exemplo: em níveis como 16$, turbo stt na pokerstars, os melhores jogadores conseguem no máximo 6% de ROI (amostragem grande)

Mas o importante é continuar a grindar e estudar bastante, porque mais importante do que os resultados é saber que se está afazer o correcto, porque por vezes o longo prazo ainda demora.

Ás vezes há fases em que parece que nada corre bem e que somos péssimos jogadores, já passei por isso, mas chega sempre o momento em que o rapaz da sala de poker carrega lá no botão misterioso e a sorte volta a estar do nosso lado _biggrin:

Abraço e boa sorte nas mesas :f_thumbsup:

LgWz
Membro desde: 26.05.2007

Você tá dando muita importância a amostras minúsculas.

Vou mostrar um gráfico meu para dar uma ideia. São os tais STTs de $16, todo o volume que botei esse ano (joguei pouco eles, e agora nem existem mais - viraram $15). Peguei o gráfico desse limite de propósito para mostrar que mesmo com winrate alta coisas bizarras podem acontecer em amostras pequenas:

Apesar do roi de 10.0% em 1300 jogos, eu fiquei breakeven nos primeiros 600 (55 bi abaixo do ev), e durante essa amostra perdi 20 bi váááárias vezes. Mesmo a linha do ev tem uns períodos grandinhos breakeven. O que eu quero dizer é que em 100 jogos qualquer coisa pode acontecer, seja você um bom jogador ou não.

-----------------

O que você tem que fazer é tentar aumentar o número de mesas e/ou o tempo que você joga, aos poucos, sem deixar de lado a parte de melhorar o jogo. E subir de limites durante o processo, sempre respeitando a banca.

Uma coisa que dá muita confiança para mim é perceber erros nas estratégias dos adversários. Quando você sabe porque tem um edge sobre o field, fica mais fácil suportar os períodos em que ficamos breakeven ou um pouco down.

mrsouza3008
Membro desde: 10.12.2009

Ambas respostas foram válidas e dentro do que eu esperava...

em resumo estou vendo que o problema esta no meu medo e no meu psicológico..... como pra mim está sendo uma ultima tentativa pra ver se vai dar pra levar o negócio a sério, estou realmente com medo de falhar... (sim, sou um bundão..kkk)

E com tudo isso, essas quedas que podemos considerar, normal, variancia ou o nome que for, acaba me afetando muito e eu fico com medo de continuar na idéia de botar volume e quebrar mais ainda.

Acho que estou botando uma pressão grande em mim mesmo, mas não sei como resolver isso e o meu maior problema é querer ver resultado em pelo menos um prazo médio e ao mesmo tempo ter medo de querer aumentar as mesas sem saber onde estou pisando, se é o caminho certo ou se nao é...

Bom, vamos ver como eu vou lidar e trabalhar isso, sei que ainda tenho muitos erros e muita coisa a aprender.... vamos ver no que vai dar.

A primeira coisa que tenho que tentar focar é não me orientar em resultado de poucos jogos.... mas vejo que pra ganhar $10 é um parto, pra perder é um espirro....

E que nem foi citado, em jogos mais altos, 6% de ROI é muito, mas poxa... eu jogo Stt de 2.25....
:(

Mas vamos que vamos.... sei lá eu como tratar isso.... mas qualquer coisa logo mais uma camisa de força me servirá...

rs...

Valeu

Pironeski
Membro desde: 19.11.2008

Acho que outra coisa para pensar é parar de se comparar com os outros. Baseado em que afirma que os seus resultados são horríveis? Concordo com o que já foi dito sobre amostras pequenas, mas também acho que pode ter criado uma expectativa exagerada.
Pra usar a mim mesmo como exemplo: Criei o desafio de bater limites e tudo não porque eu ache que não sei nada do jogo, ou porque quero ganhar $. Criei porque sei que não estou aproveitando ao máximo o conhecimento que está acessível a mim e se eu conseguir internalizar os conceitos e passar a tornar o estudo uma parte inseparável do dia-a-dia vou me tornar um jogador melhor e consequentemente ganhar mais dinheiro. Mas de forma alguma me sentiria bem em colocar como objetivo atingir um certo valor de ROI ou um determinado lucro. Isso deve ser consequência, e não a causa, na minha opinião. Então o que estou querendo dizer é: estabeleça metas que te estimulem a melhorar, não que coloquem pressão por resultados.

LgWz
Membro desde: 26.05.2007

Original de Pironeski
Acho que outra coisa para pensar é parar de se comparar com os outros. Baseado em que afirma que os seus resultados são horríveis? Concordo com o que já foi dito sobre amostras pequenas, mas também acho que pode ter criado uma expectativa exagerada.
Pra usar a mim mesmo como exemplo: Criei o desafio de bater limites e tudo não porque eu ache que não sei nada do jogo, ou porque quero ganhar $. Criei porque sei que não estou aproveitando ao máximo o conhecimento que está acessível a mim e se eu conseguir internalizar os conceitos e passar a tornar o estudo uma parte inseparável do dia-a-dia vou me tornar um jogador melhor e consequentemente ganhar mais dinheiro. Mas de forma alguma me sentiria bem em colocar como objetivo atingir um certo valor de ROI ou um determinado lucro. Isso deve ser consequência, e não a causa, na minha opinião. Então o que estou querendo dizer é: estabeleça metas que te estimulem a melhorar, não que coloquem pressão por resultados.

Nice post.

LOBORJ
Membro desde: 05.03.2008

Opa mrsouza3008,

vou focar primeiro na pergunta do título do post:

STT - Quando eu sei que sei jogar????

Resposta: Talvez nunca. O que quero dizer é que por mais que você jogue e entenda bem o jogo, sempre haverão falhas. Até hoje me questiono se realmente domino o jogo.
Então acho que o ideal é não fazer esse tipo de questionamento, e sim:

STT - Em que eu posso melhorar????

Aí sim _wink:
STT é um jogo de detalhes, e cada um deles vale $$$. Se ater a esses detalhes, buscar falhas em seu jogo e no de seus oponentes, pesquisar e analisar spots lucrativos que você não tem aproveitado, reduzir seus erros (eliminá-los por completo é quase impossível), enfim, cada ponto desses te torna a cada dia um melhor jogador, e como o Poker é um jogo que envolve dinheiro, é muito provável que o aumento de sua qualidade técnica se reflita em seus resultados.
Mas pelamordedeus, não se preocupe com resultados de curto prazo, como já foi demonstrado, eles pouco nos dizem.

Conclusão: cobre menos de si mesmo e continue estudando. _thumbsup:

Espero ter ajudado.
Grande abraço

PS. 5% para STT não é horrível _ugly:

RafaelQke
Membro desde: 04.02.2010

Original de Pironeski
Então o que estou querendo dizer é: estabeleça metas que te estimulem a melhorar, não que coloquem pressão por resultados.

Eu sempre me mantive em metas para lucros.
Isso me tiltava muito fácil, e ainda tilta nos períodos difíceis.
Apesar de sempre estudar e ver vídeos eu sempre dou mais importância aos lucros do que ao aprendizado.
Vou tentar aprender mais e dar menos importancia para os lucros.

Ótimo post Pironeski ^^