Eu não vejo lucro nessa situação de negar capital inicial ou TAF. Dois cenários:
1) Membro ser honesto.
Ele falará mal da empresa para todos os amigos, há possibilidade dele não jogar mais pela conta afiliada e nunca mais voltar para o site. Perde possibilidade negócios futuros com ele e ele poderá fazer propaganda negativa.
2) Membro ser fraudulento.
A empresa deixa de encher o bolso do rapaz que angariou 5 pessoas inexistentes. Essas contas falsas não iriam ser mais utilizadas para gerar pontos e a empresa não ganhou 5 novos clientes.
Lembrando que em ambos os casos, no caso de não ser banido, o membro ainda tem a possibilidade de usufruir o conteúdo do site como vídeos, artigos, treinos e promoções.
Sei que em 2010 eram cerca de 6 mil novos registros por dia. Não sei continua nesse ritmo. Há um departamento especializado com 20 empregados (se não me engano) em combater fraudes e fazer verificações. Logicamente que há erros no sistema, como já disse ele não é perfeito, podem ter fraudadores que ganhem o capital inicial e ganhem dinheiro pelo TAF como também membros honestos que são lesados nessas questões.
Por que dar informações para que estes fraudadores mal sucedidos saberem aonde erraram e corrigirem o "leak" ? E para no futuro conseguirem realizar com sucesso os fraudes? Não se deve facilitar nessa questão de evitar fraudes.
Não é apenas o site afiliador (como a PokerStrategy.com) que toma essa medida de não dar mais informações a possíveis fraudadores. Sei que em casos de salas de poker e ewallets (como MoneyBookers e Neteller) fecharem contas sem dar maiores motivos. E também erram e acertam, logicamente com a intensão de sempre acertar e errar o mínimo possível.
Uma solução seria não oferecer mais capital inicial e por consequencia não oferecer o programa Tell-A-Friend. Ou apenas oferecer o TAF para quem angariar pessoas a fazerem depósito nas salas afiliadas. Seria mais fácil para todos mas nesse caso eu e muitos outros que receberam capital inicial, mais de 1 milhão de membros, não estaríamos aqui.