Saltar para o fórum
Se o Usain Bolt jog...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Se o Usain Bolt jogasse Poker

286 Mensagens
46 Utilizadores
0 Reações
34.3 K Visualizações
GavezDois
Membro desde: 16.08.2009
Poker Player

Se o Usain Bolt jogasse Poker e o fizesse com a mesma qualidade com que corre os 100 e 200 metros, modalidade nas quais é considerado por muitos como o melhor de sempre, eu, um mero mortal, teria a mesma possibilidade que ele, sentado numa mesa de Poker.

Se me pusesse a correr lado a lado com o jamaicano, e se o fizesse 100 vezes, eu perderia as 100 porque ele é neste esporte definitivamente melhor do que eu. Poderia considerar que numa dessas 100 vezes, por obra do acaso, ele tropeçasse e caísse ao chão, dando-me a chance de vence-lo uma vez. Mas esta vitória seria um acaso absurdo, que em outras condições não aconteceria de forma alguma.

Se eu jogasse nos próximos dias 100 partidas contra um Grande Mestre de Xadrez, por mais que eu me dedique a estudar a arte e a ciência do Xadrez a partir de um ponto qualquer e nos seguintes dois anos, eu perderia as 100 partidas, porque há um conjunto de conhecimento cumulativos que eu não seria capaz de reunir neste tempo de forma a supera-lo, caso o tal campeão se mantivesse ativo e a estudar no mesmo período que eu. Ele partiria na frente e sempre estaria a minha frente inexoravelmente.

Mas no poker, que alguns querem faze-lo esporte, tudo é muito diferente. Há uma componente de sorte muito marcante que faz com que situações inacreditáveis, e este é o ponto fulcral da questão, possam acontecer com uma frequência determinante.

O que se faz perder na corrida dos 100 metros é um conjunto de capacidades físicas e técnicas absolutamente mensuráveis que determinam de forma segura que o Usain Bolt vá me vencer sempre, dentro das condições físicas que ambos temos neste momento.

O que se faz perder no xadrez é um conjunto de conhecimentos estratégicos que se forem aplicados com precisão pelo adversário não me darão a menor hipótese de vitória caso não as conheça a todas e saiba como evitá-las e transformar-las em possibilidade de contra-ataque. E poderia continuar a falar assim de outros esportes.

Mas o que faz perder no poker é a presunção, a esperança, a crença de que aquilo que temos, ou poderemos vir a ter num determinado momento, é superior ao que o nosso adversário tem ou terá. Mas aí a sorte tem uma influência muito grande para permitir ser absolutamente mensurável a capacidade de uns e de outros.

Tenho a certeza que se o maior jogador de Poker jogar contra mim 100 mãos, e se nessas as cartas me privilegiarem, sou capaz de ganhar algumas vezes dele e, se calhar, com um pouco de sorte, até mesmo mais vezes.

Sim é verdade. Sinto-me capaz de vencer ao Doyle Bruson algumas vezes, mas sei que seria impossível vencer o Usain Bolt ou o Garry Kasparov, nos esportes que praticam.

Este pensamento veio a partir do, a meu ver improvidente, debate do Leo Bello com o Jô Soares a cerca de ser o poker esporte ou não.

A meu ver o Poker não é um esporte e nunca será, não passando de um jogo onde a componente sorte tem uma importância muito grande e onde a consciência deste factor imponderável é condição definitiva para se obter sucesso neste jogo.

285 respostas
ERPSARS
Membro desde: 28.01.2009
PokerStrategist

e o kiko?

izaiasalmeida
Membro desde: 17.12.2008
PokerStrategist

Sorte pra mim é um conceito ainda mais vago do que a fé. Sorte não existe, determinada pessoa não tem x ou y de sorte.

Infelizmente seus exemplos com apenas 100 mãos não são suficientes. No Poker existem 2652 mãos iniciais, alguns matemáticos consideram que, para obter o equilíbrio em casos aleatórios você precisaria de ao menos 100*(número possível de resultados), neste caso esta conta daria 265200.
Ou seja, matemáticamente falando, para provar a maior ou menor habilidade de uma pessoa no Poker, seriam necessárias mais de 250 mil mãos.
A gente sabe que não precisa de tudo isso, com 20 mil mãos já temos um resultado substancialmente concreto.

Abraço.

GMCristiano
Membro desde: 12.11.2007
PokerStrategist

se o real madrid jogar contra o atletico de madrid 100 vezes nao vai ganhar todos os jogos e muitos deles vai perder por azar.

no poker a diferença é que o melhor jogador tem de jogar contra o outro 20k+ maos

GavezDois Autor do tópico
GavezDois
Poker Player

Jogo contra o melhor jogador do mundo 250.000 mãos e vou fatalmente ganhar muitas delas. Corro contra o Isain Bolt 250.000 vezes e não vou ganhar nenhuma, mantendo-se a normalidade dos fatos.

Das muitas mãos que ganharei, muitas serão condicionadas pelo acaso (ao que chamamos em português de sorte, caso nos seja favorável este acaso).

A fé é outra coisa que passa pelo que a pessoa acredita e não tem absolutamente nada a ver com acaso ou habilidade, mas sim com fatos objetivos que levam as pessoas a crerem em coisas subjetivas. Até mesmo na vitória.

GavezDois
Poker Player

Original de GMCristiano
se o real madrid jogar contra o atletico de madrid 100 vezes nao vai ganhar todos os jogos e muitos deles vai perder por azar.

no poker a diferença é que o melhor jogador tem de jogar contra o outro 20k+ maos

Não há nada objetivo que possa garantir que o Real Madrid seja melhor que o Atlético de Madrid.

O factor sorte existe em todos os desportos e todas as modalidades. A bola que bateu no poste, lesões , etc.

GavezDois
Poker Player

Original de r000ki3
O factor sorte existe em todos os desportos e todas as modalidades. A bola que bateu no poste, lesões , etc.

Concordo absolutamente. Porém em uns mais do que outro. O que afirmo aqui, e que acredito ser importante perceber, principalmente aos iniciantes, é que no Poker este factor imponderável é bastante grande. Como no futebol é bastante grande, bastando lembrar que são 3 os resultados possíveis, e avaliar as odds das casas de aposta nestes jogos.

Por exemplo num RM x AM as odds contra o Real, mesmo jogando em casa e com um time presumivelmente superior, são bastante altas, significando isto que o tal factor imponderável conta muito neste caso.

Mas num jogo do Federer contra um tipo menos que top 10 da ATP, as odds são de 1,01, o que significa que existe 0,01 % de probabilidade do acaso determinar a vitória do adversário.

Mas acho que se os jogos de Poker fossem avaliadas por uma casa de apostas, sempre as odds seriam próximas da igualdade em todos os jogos. Alias é uma boa pergunta a ser respondida: porque os jogos de Poker não são passíveis de aposta nas casas de aposta, pelo menos as online que jogo?

Sczcepanik
Membro desde: 17.01.2009
PokerStrategist

Se eu corresse 100x contra ele, eu estaria morto...

Não tenho pulmão para isto... :f_frown:

--------------------------

Mas parabéns pela discussão levantada, creio que existem duas coisas diferentes na comparação. Uma a qual você depende de utilizar a sua inteligente e tomar uma decisão baseada em um fundamento de estatística e probabilidade ao qual aprendeu...

E outra seria puramente física... (sem entrar em detalhes)

Não acho que um jogo de habilidade mental, cálculo e psicologia possam ser comparados com um "jogo" ou esporte que exigem condicionamento físico, treinamento e uma habilidade fundamental de outras jogadas...

E concordo com o que foi citado sobre ter um número de mãos bem maior para comparações mais realistas. :f_thumbsup:

Abraços,

pedroluizms
Membro desde: 19.03.2009
PokerStrategist

Original de Sczcepanik
Se eu corresse 100x contra ele, eu estaria morto...

Não tenho pulmão para isto... :f_frown:

2...
esse jô é chato pra pow

Lachesis
Membro desde: 17.10.2007
PokerStrategist

Numa das 250K corridas, eu ia dar um bicudo na canela do Bolt, bem na hora da largada... só para ganhar uma! Viu como não precisa de sorte e sim habilidade? :f_p:

Abraço

só um comentario?
que grande merda que tu acabou de falar!
HAHAHAHHAA
lol, não tem nada pra fazer vá jogar poker

cozaro
Membro desde: 15.07.2009
Elite Grinder

que bosta que tu tah falando gavez, ve se vai estudar que vc ganha mais!

se vc joga 250k hands com qualquer jogador melhor que vc, eh claro que muitas mãos vc vai ganhar, mais que grande bosta que eh ganhar algumas mãos se no final das 250k hands vc vai ter perdido tudo que tem e mais um pouco! Pelo menos se Usain Bolt tropeçar e eu ganhar uma corrida dele eu jah vou estar no lucro.

se vc tivesse estudando ao invez de ficar falando que poker eh sorte vc iria saber disso, o que importa no poker eh o longo prazo e habilidade neste soh vai ser percebida depois desse longo prazo.

Vai estudar kara _thumbsup:

rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

Então seu conceito de esporte é quando o melhor vence sempre?

Tipo, futebol, salto com vara, maratona, vôlei, basquete e outros nada disso é esporte?

LgWz
Membro desde: 26.05.2007
BlackMember

Original de rafaelaugustop

Tipo, futebol, salto com vara, maratona, vôlei, basquete e outros nada disso é esporte?

Meh, as chances do pior/menos preparado vencer em qualquer esporte é desprezível, acontece muito pouco...

Exceção: juiz ladrão e caganeira.

Original de GavezDois
Jogo contra o melhor jogador do mundo 250.000 mãos e vou fatalmente ganhar muitas delas. Corro contra o Isain Bolt 250.000 vezes e não vou ganhar nenhuma, mantendo-se a normalidade dos fatos.

Das muitas mãos que ganharei, muitas serão condicionadas pelo acaso (ao que chamamos em português de sorte, caso nos seja favorável este acaso).

A fé é outra coisa que passa pelo que a pessoa acredita e não tem absolutamente nada a ver com acaso ou habilidade, mas sim com fatos objetivos que levam as pessoas a crerem em coisas subjetivas. Até mesmo na vitória.

Poker é um esporte a longo prazo (ponto final)

Mennck
Membro desde: 25.06.2008
Oldschool Grinder

Depende muito do esporte, futebol não é anormal umas zebras acontecerem... agora o xadrez por outro lado é algo que pode ser jogado próximo da perfeição, tem aquele russo muito louco lá que disputava de igual pra igual com um computador fudido.

O poker me parece que é o jogo em que o fator sorte está mais presente... estamos sujeitos a uma variância enorme no curto prazo. Mas acreditar que trata-se de um jogo de azar também é ignorância, temos muitos exemplos de jogadores bem-sucedidos temos só na nossa comunidade.

GavezDois
Poker Player

Original de ratex

Original de GavezDois

Poker é um esporte a longo prazo (ponto final)

Respeito a sua opinião (e a tua vontade), mas continua a não ser esta a minha. Ainda não obtive os argumentos necessários para modificar meu raciocínio.

rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

Original de LgWz

Original de rafaelaugustop

Meh, as chances do pior/menos preparado vencer em qualquer esporte é desprezível, acontece muito pouco...

Exceção: juiz ladrão e caganeira.

Por isso que eles não conseguem jogar 250K partidas em um mês.

O poker é um jogo que no exige uma questão de longo prazo, e isso exige tempo. Mas nem é tanto assim.

Vamos colocar por exemplo uma final de campeonato. Um time pior ganha do melhor. Vai ser necessário 1 ano para que isso se reverta, vai ter que esperar 1 ano até que o favorito venha e vença o pior. No poker não. Em um ano são jogadas bilhões de partidas o longo prazo é maior em número de jogos mas muito menor em número de tempo.

É simplesmente ridículo comparar um sistema com o outro. Em mais de 100 anos de futebol por exemplo nenhum clube enfrentou o outro mais de 1K vezes no mundo, Bolt não correu contra o Tyson Gay ou o Asafa 500x. Carl Lewis e Donovan Bailey não tinha a tecnologia que Bolt tem hoje para melhorar o desempenho.

Eu acho impressionante a capacidade do ser humano de tentar tirar dele um possível fracasso, repassando para outras questões. É muito mais fácil acreditar que perdeu pela sorte e não pela falta de capacidade.

Poker não é uma partaida, por isso não como outros esportes que se joga poucas partidas por mês.

Bleh nem sei pq eu perco meu tempo em tópicos como esse.

pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

Poker nao é esporte, isso nao tem o que discutir.

+ no longo prazo o melhor jogador obtem mais lucros q os donkeys isso é indiscutível tb!