Saltar para o fórum
[ARTIGO #2] Paguei ...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [ARTIGO #2] Paguei minha inscrição, sentei, e ai?

15 Mensagens
11 Utilizadores
0 Reações
2,324 Visualizações
pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

Olá pessoal, agora vou explanar um pouco sobre o início do torneio, que postura devemos tomar? O que e como devemos jogar, quando devemos raisar, entre outros aspectos.

*IMPORTANTE* - Sua posição

Não podemos comentar nada sobre o poker, sem saber os dados da mesa, e em especial as posições, muitos sabem por exemplo que o botão é a melhor posição no poker, e muitos desses não sabem o porque.
Bem, sua posição determina sua hora de agir, e te dá inúmeras vantagens em relação as ações em todas as etapas da mão em questão.

Alguns exemplos clássicos de quão bom é estar no botão:

- Você pode dar raise com mãos não tão fortes com intenção de causar o fold nos blinds.
- Por ser mais barato pagar nos blinds, algum blind pode pagar com uma mão pior que a sua, não acertar nada e ter que tomar uma decisão difícil no pós-flop.
- Algum jogador pode tentar blefar fora de posição, e fica muito mais fácil dar apenas call, e sentir a reação do jogador na outra etapa.
- Do mesmo modo, um jogador pode tentar blefar e você aplicará o reraise, e esse jogador foldará a mão.
- É muito mais fácil controlar o pote estando em posição.
- Seus blefes/semi-blefes são mais aceitos.

Do mesmo modo, segue os exemplos clássicos, do porque devemos evitar jogar nas blinds.
- Somos os primeiros a falar, em relação a quase e/ou todos os jogadores, o que nos dificulta tentar ganhar o pote na "marra".
- Nosso kicker sempre parece ser o pior possível, aumentamos e logo tomamos um reraise.
- Em muitas etapas damos check, onde, se tivessemos no botão por exemplo deveriamos dar o raise para causar o fold.
- Ficamos espantados do tamanho de "bad beats" que tomamos nessa posição, já que os jogadores costumam jogar mais loose quando estão em posição em relação a mesa.

Dessas 2 argumentações sobre posição tiraremos 2 coisas básicas e fundamentais no jogo em MTT.
1 - Aproveitaremos as oportunidades e seremos mais "loose" em posição, ou seja, aumentaremos com mais mãos que nosso arsenal básico de jogador tight, e iremos agredir os blinds, para que o call dele seja muito difícil, ao ponto de ganharmos a mão sem ir até o showdown, do mesmo modo, iremos valorizar nossos suited connectors, connectors, A suiteds e nossos pocket pair, ou seja, num pote sem raise, ao menos iremos dar limp, quando estivermos em posição.

2 - Evitaremos ao máximo jogar nas blinds, exceto casos onde temos uma premium hand muito forte, e, em geral, se não for AA, KK, QQ, iremos dar mais calls em raise, do que reraises. Com AA, KK, QQ, iremos dar reraise na maioria dos casos.

Análise 1 - Início do Torneio

Muitas pessoas batem na tecla que em um torneio devemos "sobreviver", essa visão é TOTALMENTE errada, em SNG de 1 mesa sim, temos que sobreviver para chegar com fichas na fase de push/fold, mas em MTT não devemos sobreviver, devemos ficar grandes, iremos ganhar o torneio se tivermos fichas suficientes para chegar na mesa final, não se ficarmos sempre pot commited tendo que dar pushes loose para não sermos comidos pelas blinds.
Nossa intenção no início do torneio é dobrar, triplicar, quadruplicar e assim sucessivamente, de modo que cheguemos nas blinds intermediárias com fichas suficientes para controlar a mesa em que jogamos.

Daí vem a pergunta, e como dobraremos?

Vejo em muitos fóruns a pergunta de sempre e que nunca cala, "Se não vier uma mão boa, eu irei perder o torneio né?", essa visão é totalmente errada, não devemos esperar sempre por uma mão milagrosa, onde colocaremos toda a nossa stack e se der uma bad beat iremos dar um soco no gabinete do pc e uma porrada bem grande no teclado e falar: "espero o torneio todo por esse AA e olha o que acontece...".
Mudemos nossa visão, não ficaremos esperando pelo AA, KK, QQ milagroso, se eles vierem, ótimo, vamos utilizá-los da melhor forma possível, se não vierem, temos que usar de alguns artificios para tornar jogáveis nossas mãos. Iremos jogar as mãos de boa equidade em posição, ou seja: suited aces, connectors, suited connectors, e premium hands.

Vamos dividir esse modo de dobrar em 2 subtipos: o estilo loose e o estilo tight.

No estilo loose, iremos dar limp em posição com as mãos citadas: qualquer par, qualquer connectors 56+, qualquer suited connector, Ases e Reis naipados, e se tomarmos um raise, iremos observar os jogadores envolvidos e analisar se o call é bom ou ruim, em geral se o pote ficar pequeno, o call com pares ou suited connectos se torna bastante interessante.
Mas, já o call com A suited pode não ser tão bom, já que em geral nossos oponentes possuem um A com o kicker maior.
No pós flop, como estamos em posição nossas decisões são mais fáceis, mas é algo como: investir em 2 pares ou maior, dar calls ou raise em draws, e foldar os lixos caso não tenha jeito de melhorar a mão, um ou outro blefe/semiblefe é muito bem vindo. E obviamente que vamos aumentar com as premium hands pré-flop, jogaremos loose, mas não que nem donkeys.

No estilo tight, ao inves de dar limp com essas mãos, restringiremos um pouco nosso range, e daremos raise, algo em torno de 78s+, A7s+, AT+, KJ+, KTs+ QTs+, QJ+, 77+, em posição, daremos limp com os outros pocket pair, e as vezes com um ou outro suited connector, para variarmos nosso jogo.
Seremos muito agressivos pré-flop com essas mãos, mas seremos cautelosos, de modo de quanto mais limpers, mais restrito nosso range será, pois, não queremos por exemplo dar raise com A7s se temos 4 limpers antes de nós.
Devemos aproveitar nossas oportunidades e dar raise, mas não daremos raise com qualquer lixo, temos que dobrar, mas não podemos acabar tendo uma imagem de donkey na mesa.

Fora de posição iremos jogar com um leque mais restrito em ambos os estilos: Jogaremos com AK, KK, QQ, AA, JJ, sempre dando raise, e indo pro chão na maioria das vezes com AA, KK, QQ, e dando mais calls que reraises com AK e JJ.

*OBSERVAÇÃO* - Quando uma bad beat te reduz a chance de ganhar um torneio?
Quando você tem menos fichas que seu oponente, pois, você será eliminado e não tera chance alguma de ganhar o torneio, enquanto você tiver ficha, você pode ganhar o torneio, pense nisso.

Bem, essa é a 2a parte dos artigos, espero que tenham gostado, em breve escreverei a próxima parte, abraços.
Pokemaobr

14 respostas
travessorio33
Membro desde: 22.07.2008
PokerStrategist

Fala Pokemão, achei interessante a parte que diz que MTTs não são jogos de sobrevivência. Pois é, eu sou um que jogava MTTs com esse pensamento, não entrava em jogos com mãos marginais, e quase sempre chegava nas FT ou até mesmo ITM com pouquíssimas fichas.

Vou tentar abrir mais o meu leque de mãos... Vou jogar um torneio hj do Desafio universitário HOLD'EM e foi bom eu dar uma lida aqui antes, ou jogo pra vencer ou melhor economizar meu tempo jogando SNGs...

Abraço... e que venham os próximos artigos.

Fala pokemao, beleza?

Achei muito interessante o que li, parabéns.

Um cometário: você afirma sobre o início do torneio, de tentar crescer e talz. Penso que é muito também da estrutura do torneio. Normalmente, um torneio mais deep ou com uma estrutura de blinds lenta, é ainda mais válido o que falou. Outra coisa interessante é ao inves de decidir jogar tight ou loose, primeiro ver como a mesa está se comportando, para tentar ir contra, ou seja, jogar mais loose contra tights e tight contra muitos loose, principalmente LAG.

Sucesso ai com seus artigos, mais uma vez, parabéns!

Abraços!

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de JMNJ
Fala pokemao, beleza?

Achei muito interessante o que li, parabéns.

Um cometário: você afirma sobre o início do torneio, de tentar crescer e talz. Penso que é muito também da estrutura do torneio. Normalmente, um torneio mais deep ou com uma estrutura de blinds lenta, é ainda mais válido o que falou. Outra coisa interessante é ao inves de decidir jogar tight ou loose, primeiro ver como a mesa está se comportando, para tentar ir contra, ou seja, jogar mais loose contra tights e tight contra muitos loose, principalmente LAG.

Sucesso ai com seus artigos, mais uma vez, parabéns!

Abraços!

Sim, é essa abordagem que vou passar nos próximos artigos, antes de escolher o que seguir, veja a mesa...

Eae Pokemao, tudo bem?
Eu era adepto do "sobreviver", mas lendo seu segundo artigo vou tentar variar um pouco meu jogo e me espero sair melhor hoje.

:D

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de G1llz
Eae Pokemao, tudo bem?
Eu era adepto do "sobreviver", mas lendo seu segundo artigo vou tentar variar um pouco meu jogo e me espero sair melhor hoje.

:D

É aquilo, sobreviver não é mau, mas temos que buscar a vitória, e nos arrastando com poucas fichas, não faz muito sentido.

travessorio33
Membro desde: 22.07.2008
PokerStrategist

Quando sai o terceiro artigo???

Joguei um torneio ontem (Freeroll de 1k garantido, na fulltilt), utilizando a estratégia Tight que você citou...

O torneio era de 1400...

joguei MUITO bem o torneio, muito tranquilo e talz...
Só que o animal aqui fez um donkisse tremenda com um K9s na mão, e caí em 300 +-
Foi uma pena, pois nesse torneio já havia levado bad beat de AK, AA e KK, fora um outro KK que ninguém entrou no pot.

Ou seja, pareceu-me muito agradável jogar torneios desse jeito...

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Agora percebo...eu tenho jogado MTT da mesma maneira que SNG. Jogo a espera de cartas monstros só para sobreviver.
Pensava sempre que os outros eram malucos a jogar com mãos ridículas. Afinal quem está errado sou eu.
Pokemao estarias interessado em fazer um quadro-resumo de mãos que se devem jogar em cada posição?
Cumprimentos

Tudazul
Membro desde: 09.03.2007
Elite Grinder

Bom, to lendo aos poucos teus tópicos, pokemao. Até pq eu não ando jogando MTT.

Gostei da idéia de crescer e jogar com mãos marginais em posição. Incomodava um pouco ter a idéia de sobreviver e chegar quase sempre pequeno perto de ITM. É horrível quando sua mão premium só ganha blinds.

Vo tentar aplicar um pouco disso que eu li aqui adaptando ao contexto do torneio.

ckirk
Membro desde: 25.06.2008
PokerStrategist

Como s sempre o pokermao arrassa.

só queria acrescentar que:

Ao contrario do STG a fase pusch ou fold nao é taoi pushc assim.

SE VC TEM 1K DE STACK e a BB é de 800 com 75 de pingo numa midle posição vc pode apoistar apenas 2200 com AX que ja é o suficiente pra roubar o pote.

Se alguém tyem uma mao premium ela vai dar reraise (excessão AA que o povo adora dar slowplay e perder) e podemos descartar ou nao nosassa mao conforme for nossa leitura do oponente e como a mesa se comportou.

Exemplo raise de 2000 um cal e um reraise. S eu tenho A2 nao penso duas vezes em largar. Se é A9 eu vejo:

1. o tamanho da stack dos meus oponentes.
2. como ele tem se comportado na mesa
3. Falta quando pra blind chegar nele.

Outra coisa que queria falar é:

Dá sim pra jogar a mtt como se fosse um STG, mas os aumentos devem ser muitos maiores e não dá pra ter medo de ir all in depois do flop.

Valeu por mais este artigo e peço desculpas pela digitação , mas meu tecladio esta desconfigurado e duro

Mennck
Membro desde: 25.06.2008
Oldschool Grinder

cara, senti que ler teus artigos voltou a melhorar meu jogo nos mtts 100%, não sei quando começei a seguir bem certinho a estratégia de sit and gos e boa partes das vezes sempre chegava fraco nas fases intermediárias e finais, jogar mais loose no começo vai me dar um ânimo a mais :D

Tava lendo um artigo que traça duas estratégias..

1) Se quer caminhar para lugares pagos.

Vc tem que se concentrar no longo prazo, evitando riscos excessivos para ganhar um pote.

2) Se vc está a caminho para o primeiro lugar.

Terá que jogar de forma muito agressiva, tomando riscos significativos para chegar nos lugares mais lucrativos.

Muito bom mesmo... Eu estou a começar a minha banca do 0 e ia com a ideia de que nos MTT's deveria sobreviver, eu já estava a pensar que era mal pensado, pois ia chegar à parte do fim com poucas fichas pa pagar as blinds, está a ajudar imenson esse artigo.

Obrigado!

CCoelhoKiLL
Membro desde: 16.11.2010
Poker Player

Muito bom mesmo !