Saltar para o fórum
[Artigo 1] Não seja...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [Artigo 1] Não seja um robô em torneios - O poder do Any Two

47 Mensagens
20 Utilizadores
0 Reações
6,082 Visualizações
pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

Olá amigos, estou meio que de volta a escrever um pouco mais sobre as estratégias de mtt e hoje começo mais uma série de artigos: "Não seja um robô em torneios".

Recentemente voltei ao mundo dos torneios online, e queria agradecer ao pessoal que me incentivou e que me proporcionou esse retorno, e nada melhor do que escrever o que tem sido pra mim esse retorno.

Primeiramente e novamente percebi o quão rápido as coisas no poker evoluem, e hoje parece que o conceito de bet por valor até o mano mais donkey já absorveu, em termos isso dificulta, é muito mais dificil fazer um 3 bet light quando as blinds estão pequenas, e em partes isso é ótimo, já que os 3 bet sao por valor, isso não quer dizer que a mão do vilão é algo potencial, mas algo que tem algum valor para aquele jogador, temos por grandes exemplos os pocket pairs baixos que hora ou outra vemos em um showdown de shove pré-flop. Sendo assim para alguns jogadores quaisquer mãos que consigam 50% de equidade no pré-flop são válidas para shove no pré-flop.

Outra coisa importante é como o Holdem Manager e o Poker Tracker tem influenciado nos jogos dos que denominamos "robôs" (jogadores com pouco raciocínio em relação a leitura, e que são guiados por tabelas ou apenas por leitura dos números dos HUDs), a maioria dos jogadores confia plenamente nos números dos HUDs e isso ajuda o trabalho que desenvolveremos a começar por este artigo, tanto os jogadores que são guiados apenas por tabelas de mão, quanto os que se baseam simplesmente em números cometem falhas graves de leitura, nós nos artigos dessa série iremos explorar essas falhas.

Espero que o conhecimento contido nesse artigo ajude a você e que você faça muito dinheiro jogando poker.

[Artigo 1] O poder do Any Two

Pode parecer besteira, mas a maioria dos jogadores de torneios não entende o valor que é jogar com mãos totalmente fora do padrão. "Sabemos" jogar AK, AQ, AJ, KQ, AA, KK, QQ, JJ e os outros pares, mas quando fugimos um pouco desse range "pré construído" pelos grandes autores do poker, embaralhamos totalmente a nossa mente, e simplesmente foldamos mãos que tem um incrível potencial no pós flop. Sim, indiscutivelmente no pré flop a maioria das mãos são um lixo, mas já percebeu o quanto de mãos horríveis que foldamos e acertariamos coisas até decentes, trincas, quadras, flushs com mãos totalmente inúteis no pré-flop?

Agora pergunto ao leitor qual mão é mais dificil de largar: um AK com um A no flop, ou um QTs com uma Q no flop?... Enquanto com o AK forçaremos o jogo para termos o top pair + top kicker em ambos os casos, A ou K no flop, com as demais mãos exploraremos o valor de mãos mais fortes que o simples top pair, buscaremos 2 pares, trincas, straights, flushs, ou seja, mãos dificilmente dominadas. Uma indagação fica no ar: Por que continuamos a forçar para obter um top pair + top kicker quando podemos partir em busca de mãos realmente fortes? O AK é uma mão de muito potencial, mas de potencial no pré-flop, bem como o JJ; QQ; AQ, KK e AA são indiscutívelmente boas e raramente iremos foldá-las até mesmo no flop, temos que pensar se realmente o poker se resume a AK AQ AJ KQ e pares, que são próximas a 10% das mãos.

Outro fato interessante, é que esperamos nosso maravilhoso AA damos aquele raise maroto e todos foldam, o que há de errado com esses donkeys? Os caras pagam tudo, porque não pagaram meu raise? Aí nos esquecemos que durante 60 mãos deixamos o nosso fold button ativo e esse é o nosso primeiro raise, os HUD vicious estão mais vermelhos que pimenta forte, obviamente só irão te pagar com par de ases naipados. Em contrapartida aquele maluco calling station e que da raises 35% das vezes é pago toda vez q sobe, algumas vezes ele recebe até um fold no cbet, outras vezes simplesmente controla o pote e acaba levando com qualquer lixo no showdown. POR QUE O MALDITO DONKEY RECEBE O MALDITO CALL QUANDO ELE ESTÁ COM AA?

Cada jogador recebe 2 HOLE CARDS, cartas que ele só mostra em showdown, ele tem 4 chances de tirar os oponentes da mão ou simplesmente foldar sua mão se achar que ela não é tão boa assim. Ele não precisa mostrar a mão toda vez que dá um raise no pré-flop, ele não precisa mostrar a mão que não acertou seu draw no turn, bem como ele não precisa mostrar a mão se seu bet no river surtiu efeito. Use o poder das suas cartas serem ocultas, dê mais raises em posição com quaisquer suited cards, broadways, corra mais riscos.

Em um torneio cada jogador geralmente começa com de 75 a 250 BBs, pra que será que serve isso? Para você jogar com suas fichas, devemos entender que perder 2,5 big blinds quando estamos com 75 é muito mais tranquilo do que quando estamos com apenas 10, vamos usar as fichas, elas não foram feitas para ficarem sendo jogadas ao pote somente quando estamos nos blinds, elas foram feitas pra ser usadas, para completar o pote, para fazer pressão nos oponentes, para ganharmos o torneio.

Quando damos um raise com mãos diferentes da "tabela do iniciante" aumentamos nosso PF Raise %, tomamos mais calls quando temos mãos realmente decentes, podemos fazer grandes mãos, podemos causar o fold (caso não acerte o par dos "tabeleiros", ou simplesmente perder 2,5 bbs e esperar uma próxima oportunidade; mas com certeza os "HUD vicious" irão computar esse raise para sua porcentagem e dar um call com um range maior da próxima vez que você der o raise e o melhor sem nenhuma leitura prévia do seu range de mãos.

Posições boas para RAISE com any 2 sem limpers: Middle Position em geral

Posições boas para RAISE com suited e/ou broadways: BU, CO e Hijack

Posições boas para LIMP com suited e/ou com 2+ LIMPERS: BU e CO

Posições boas para RAISE com any 2 com LIMPERS: BU e CO

O que fazer no pós-flop?

Acertou 2 pares ou melhor? Bet ou check/raise se o bordo não tiver draws

Possui draw? check/call o pote geralmente vai estar bem pequeno se dermos um raise de 2,5 bbs pré flop

Top pair? check/call se o pote estiver pequeno para um segundo par

Pior que top pair? Precisa responder?

Ainda pode-se fazer as cbets nossas de cada dia a induzir um fold do oponente em bordos com uma High card, tal como A, K, Q e com outras 2 baixas nãos conectadas.

Bem, na verdade o pré-flop e o pós-flop não são tão fáceis assim, mas se você já tiver a coragem de mudar o seu jogo do ABC para algo onde você deve pensar antes de tomar suas atitudes no pós-flop você já está em um bom caminho como jogador de poker.

Até a próxima.

46 respostas
tempolivre
Membro desde: 27.06.2009
Oldschool Grinder

Original de pokemao
mas já percebeu o quanto de mãos horríveis que foldamos e acertariamos coisas até decentes, trincas, quadras, flushs com mãos totalmente inúteis no pré-flop?

WTF pokemao? Memória seletiva?

Pow, e dar raise com any2 de MP é osso.

Já li uns textos interessantes que você escreveu, mas pelo amor, este está complicado. Possui um draw? Vai de check/call oop machucando a sua stack em busca dos milagrosos outs.... Podia pelo menos fazer uma referência a odds ou pot odds, pq implícita em torneio é osso.

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de tempolivre

Original de pokemao
mas já percebeu o quanto de mãos horríveis que foldamos e acertariamos coisas até decentes, trincas, quadras, flushs com mãos totalmente inúteis no pré-flop?

WTF pokemao? Memória seletiva?

Pow, e dar raise com any2 de MP é osso.

Já li uns textos interessantes que você escreveu, mas pelo amor, este está complicado. Possui um draw? Vai de check/call oop machucando a sua stack em busca dos milagrosos outs.... Podia pelo menos fazer uma referência a odds ou pot odds, pq implícita em torneio é osso.

Não falo em memória seletiva nao, eu falo em relação a jogar em posição. Fazer uma mão é consequencia e não objetivo. A questão que abordo não influencia odds/outs pq a ideia realmente não é acertar e sim modificar o range pré-flop.

Bem, entendo que não é qualquer um que tem essa visão, tem que entender de analise de bordo para jogar um pouco diferente do "padrão", mas, é aí que está o lucro da brincadeira.

Pensa comigo: é errado um NIT 4/4 dar raise com 22 no UTG sendo que todos os oponentes da mesa só o viram dar showdown com AA, KK?

A questão é: temos que pensar no final de tudo, não jogarmos que nem robôs, e induzir nossos oponentes a definir um range para nós. Alguns muitos já estão usando o Holdem manager, e não tem a mínima ideia do que estão fazendo com ele ligado. Eles sabem que se os numeros são altos o kra é mais loose, se são baixos o kra é mais tight. E mudando o range pré-flop vc irá investir "poucas fichas" para simplesmente atordoar o oponente. E sim, isso é válido.

Mas, infelizmente não é uma adaptação para iniciantes, bem, acho que aqui não tem só iniciantes, nesse ano que passei fora muitos dos mesmos jogadores de MTT continuam postando, e esse artigo é mais direcionado a essas pessoas.

Eu acho que tem uma hora q vc tem q se desapegar a odds e outs e focar totalmente no padrão de jogo do oponente. A chance de uma jogada em situação parecida no meio do torneio acontecer infinitas vezes é muito reduzida em relação a SNG e Cash. E sua perfeita distinção dos oponentes acaba que é muito mais lucrativa que simplesmente sua mão.

Tá na hora de parar de jogar só a mão e jogar o kra que te dá as fichas.

Um grande abraço

tempolivre
Oldschool Grinder

Original de pokemao

Bem, entendo que não é qualquer um que tem essa visão, tem que entender de analise de bordo para jogar um pouco diferente do "padrão", mas, é aí que está o lucro da brincadeira.

Pokemao, de boa..... você tem essa visão? Consegue resultados com ela?

Eu creio que pra jogar um pouco fora do padrão, você precisa jogar contra vilões pensantes. Outra coisa, é que pra colar, você precisa de imagem de jogador padrão, e não será abrindo raise com any2 de MP que terá essa imagem.

Não sou jogador de MTT, aliás, não sou jogador de nada, apenas continuo experimentando as variantes e vendo onde me encaixo melhor. Mas não creio que a coisa seja tão simples como você coloca no seu artigo, embora concorde que jogar o oponente seja interessante, mas volto no que disse anteriormente, precisaria de um oponente pensante.

Em que limites você tem jogado ultimamente? Lembro que você puxou um bele prêmio no ano passado, deu sequência com outras vitórias?

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Em relação a visao, esse ano nao joguei nada, mas continuo no lucro de 1000 BI do meu average BI 3,30 no long run. Em 1000 torneios. Continuo estudando que para mim é mais vantajoso.

E tem alguns amigos meus que frequentam a strategy e que vem mudando bastante a visão deles, e forrando. Loro1234 que forrou aquele freeroll que teve na stars é um desses meus amigos. Que inclusive forrou + 3k nesse final de semana jogando em uma sala da cake.

Tem outras pessoas que estão envolvidas nisso, e tiram proveito da visão.

Eu não jogo mais poker como antigamente, então acho mto mais valido ajudar os kras. E quero ajudar o pessoal da strategy a melhorar.

A questão não é dar raise any2 em qualquer spot, mas abrir o range com o passar do tempo. Tem que estar seguro do que está fazendo. Tem que entender que muitos estão jogando com Holdem Manager, e a maioria desses não consegue ler o número. Tem que se sentir como se estivesse jogando no oponente.

As pessoas esquecem que um dia ja foram um completo donkey, e esquecem como pensavam na época em que eram donkeys. E aí está o lucro. Tem gente que até hj não sabe porque cbeta com AK num bordo em que não acertou nada.

Donkeys podem ser os mais imbecis, mas eles pensam, eles tem uma ideia sobre o que acham. Podem acreditar na sorte, sim, podem. Mas cada um tem seu estilo. E estudar esses estilos que de dão dinheiro. Depois peço pra que alguns amigos meus comentem sobre o artigo para elucidar melhor.

Original de tempolivre

Original de pokemao

Bem, a idéia é analisar o artigo e tirar as coisas boas, as coisas que você pode aproveitar. O que vc achar que não faz sentido, despreze.

O que não fizer sentido pra você, debata

Encontre a sua maneira de jogar própria. Não é bom seguir uma linha unica de pensamento, mas sim diversificar o que se pensa.

Outra pergunta. Contra quem vc se sentiria mais seguro em jogar um A9? contra um kra que nunca deu raise, ou contra um que dá raise toda hora? O donkey também tem a resposta para essa pergunta.

A idéia não é dar raise sempre em MP, mas entender que vc aumentando o range de raise nessas posições será pago mais vezes em que tenha uma mão realmente forte.

tempolivre
Oldschool Grinder

Original de pokemao

Bem, a idéia é analisar o artigo e tirar as coisas boas, as coisas que você pode aproveitar. O que vc achar que não faz sentido, despreze.

FYP.

De resto, sucesso aí pra você e pros seus pupilos.... eu ví que você estava com um projeto de coaching free em micro limites.

tenho um amigo que usa essa ideologia , entra com any2 de qualquer posiçáo e tem mesmo um pos flop impecavel, joga muito o garoto, e soh esse mes teve um lucro de quase 30k , detalhe ele é membro aqui bronze , frequenta bastante o forum e passa despercebido , mas se olharem no hall da fama dos ultimos dois meses tem alguns resultados dele por la, se ele quiser falar o nome dele ele vem aqui e fala, otimo artigo pokemon , mas é pra gente bem avançada ja

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de tempolivre

Original de pokemao

FYP.

De resto, sucesso aí pra você e pros seus pupilos.... eu ví que você estava com um projeto de coaching free em micro limites.

Adorei a resposta tempo livre :D
Tem que debater mesmo. Pensei que vc ia deixar isso passar despercebido.
Mas,,, vc nao respondeu minhas 2 parguntas :D

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Pasqueta a idéia é pegar o pessoal que já tem o básico na cabeça e fazer os manos ganharem ainda mais dinheiro.

Vale lembrar que tem situações que são específicas para microlimits e outras pra highstakes, por exemplo não tem como dar 4-bet light, 5 bet light com mto lucro em microlimits, o que é bem diferente em highstakes

tempolivre
Oldschool Grinder

Original de pokemao

Mas,,, vc nao respondeu minhas 2 parguntas :D

Apesar de eu ver que você usou a seguinte frase:

Outra pergunta. Contra quem vc se sentiria mais seguro em jogar um A9? contra um kra que nunca deu raise, ou contra um que dá raise toda hora? O donkey também tem a resposta para essa pergunta.

Qual pergunta veio antes desta, que você dividiu em duas partes?

A sua pergunta não tem resposta, está muito genérica. Não é pelo fato do cara dar raise toda hora, que ele nunca receba uma mão boa. Acho que mais importante do que saber se ele abre muito PF ou não, é saber a maneira que ele joga as suas mãos no pós flop.

Outra coisa, o fato do cara ser nit não impede que encontremos lixo na mão dele, é normal ele tentar usar da sua imagem quando as blinds sobem, dificilmente de HJ, mas normalmente do CO, BU e SB quando encontram GAP. Fora que não é de todo ruim dar call em um nit abrindo de MP pra frente, tem diversas maneiras de levar a mão contra eles no pós flop, é comum o jogo pós flop de um nit ser horrível. E ainda tem a vantagem de que eles usam o botão de fold com boa frequência, e MUITOS tem size bet tell, então são boas vítimas pra float ou dar uma balugada num momento de necessidade de juntar fichas.

É infinitamente melhor fazer move contra nit do que contra donkey, então resumindo, cada caso é um caso, não dá pra ser tão genérico assim.

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

A outra pergunta era essa: Pensa comigo: é errado um NIT 4/4 dar raise com 22 no UTG sendo que todos os oponentes da mesa só o viram dar showdown com AA, KK?

Bem, a questão é, vc estava falando que esse tipo de jogo apresentado no artigo é apresentado para jogar contra jogadores pensantes.

E a resposta da pergunta que vc respondeu entra nesse pensamento. Se o kra é donkey, não pensa, ele não tá nem ai pro jogo pós flop do oponente, está ai para a mão dele. E para proteger o A9 dele, ele prefere um jogador que entra em mais mãos. Que um que escolhe melhor as mãos.

Contra um kra que entra em tudo ele acredita que o 9, que para qualquer um pensante é um kicker nojento, é um kicker muito bom. Quando chegamos perto da mesa final, pressionamos mais os shorts e os oponentes que abrem toda hora, ainda mais com mãos com alguma equidade (like pares).

E outra coisa, vc mesmo falou, não é pq o kra abre muito PF que ele não tem uma mão boa. Basta analizar a palavra ANY 2, bem, o AA se enquadra no any2.

Bem, a questão que isso que estamos fazendo não é um move, e sim um ajuste de ranges. Move de fold vc da contra nits, Move de Valor vc dá contra donkey. Se vc pensar em aprender a jogar somente contra o nit, vai ficar anos e anos sem ganhar fichas, pq as mãos do nit tem uma incrível força pré-flop e sim, eles são péssimos no pós-flop, mas se ele te atola pré-flop vc só vai se encontrar em situações perdidas com outras mãos.

arnaldo17
Membro desde: 15.10.2009
PokerStrategist

Bem,

Acho que o conteúdo desse artigo realmente é pra quem já tem um jogo mais desenvolvido, se um kra que começou ontem a jogar MTT for jogar de uma maneira mais loose vai se levelar demais.
Mas a idéia principal do artigo é blefar com a sua imagem, isso deve ser feito de uma forma pensada, de preferencia em fases iniciais de torneios com as blinds ainda bem baixas aí você poderá gastar pouco com a sua "verba de propaganda" e trabalhar com a imagem loose que você construiu, pra se fazer isso obviamente se deve observar a mesa, estrutura de blinds, stack inicial, nivel dos jogadores a mesa e jogar em função das informações que tiver e deixar de encarar os numeros que aparecem no HUD como uma verdade absoluta.
Não é pra vc sair dando raise em todas as mãos em uma mesa pra construir uma imagem de LAG em todos os torneios q vc jogar, isso vai depender da mesa que vc está jogando, eu acho um erro ficar pensando que vai jogar com tal estratégia, tudo vai depender da mesa, da leitura que você tem, nenhuma estratégia ou livro vai te dizer oq vc tem que fazer em todas as situações, o que está escrito nesse artigo pode ser usado em algumas mesas, contra alguns adversários, mas naum dá pra se jogar exatamente igual sempre, as informações que vc tem é que vão fazer que vc se adapte, eh bem legal isso de ver as tabelas pra o kra ter uma ideia da foça da mão de acordo com a posição em que está mas jogar somente com tabela vai ser a mesma coisa que jogar com as cartas viradas para cima, não se deve ignorar a inteligencia que a pessoa tem de se adaptar as situações, se ela ainda naum se acha firme o suficiente pra usar sua leitura no jogo, continue usando tabelas até pegar a confiança adequada e poder se adaptar melhor as situações.
Ultimamente tenho jogado MTTs e tenho tido bons resultados, mas oq acho que me ajudou bastante foi jogar de um jeito contra cada adversário. Não existe uma verdade absoluta, ainda mais se tratando de mtt, o ideal eh estudar as estratégias e aplicá-las de acordo com a mesa, se o oponente não estiver atento aos movimentos, pelo menos vc vai estar atento aos dele, oq eu entendo entendo desse artigo já pode ser entendido por qualquer um claramente no seu titulo: Não seja um robô em torneios - O poder do Any Two

Ou seja, se vc naum jogar com as informações que consegue extrair seu jogo fica muito obvio, o fato de aumentar com any two de mp é obvio que isso é usado de acordo com a leitura.Se em todas as mesas, todas as mãos, todos os torneios vc sair fazendo isso, vai ser eliminação atrás de eliminação. não ignore o que está acontecendo na mesa, se adapte a ela.

TUFATIFA
Membro desde: 13.05.2008
Elite Grinder

Olá a todos,

Interessante esse artigo aí.

Parabéns Pokemao pela iniciativa!

Quando lemos uma artigo temos que filtar a informação!

A pergunta que eu coloco é que any 2 é que estamos a falar?

Com certeza que não estamos a falar de 72o ou de T2, só porque o Doyle Brunson ganhou um título com essa mão.

Podemos acrescentar ao titulo Playable, ou seja o poder de "Any 2 playable"

Quando decidimos fazer um raise ou mesmo uma cold call devemos pensar qual o alvo que a nossa mão poderás atingir.

Mãos como suited conectors jogam bem para str8, flush, 2 pares, trios. Mas existe alguns requisitos para o jogo pós flop.

Em breve, irá sair o 1º video de uma serie de videos sobre o cold call em mtt. Sendo que no primeiro abordo o tema de odds para o flop de determinadas mãos. Outro ponto focado é quais as nossas possibilidade de acção no pós flop.

Penso que este artigo vêm na altura certa para aumentarmos a nossa range de cold call e de open raise.

Mas para já não gostaria que os membros que estão iniciar-se no poker fiquem com a ideia que devem jogar "any 2".

A tabelas da Pokerstrategy.com são fruto de estudo intensivo por parte dos seus profissionais. O objectivo é de vos ensinar a estratégia e que depois de compreender possam evoluir.

Abraço

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de TUFATIFA
Olá a todos,

Interessante esse artigo aí.

Parabéns Pokemao pela iniciativa!

Quando lemos uma artigo temos que filtar a informação!

A pergunta que eu coloco é que any 2 é que estamos a falar?

Com certeza que não estamos a falar de 72o ou de T2, só porque o Doyle Brunson ganhou um título com essa mão.

Podemos acrescentar ao titulo Playable, ou seja o poder de "Any 2 playable"

Quando decidimos fazer um raise ou mesmo uma cold call devemos pensar qual o alvo que a nossa mão poderás atingir.

Mãos como suited conectors jogam bem para str8, flush, 2 pares, trios. Mas existe alguns requisitos para o jogo pós flop.

Em breve, irá sair o 1º video de uma serie de videos sobre o cold call em mtt. Sendo que no primeiro abordo o tema de odds para o flop de determinadas mãos. Outro ponto focado é quais as nossas possibilidade de acção no pós flop.

Penso que este artigo vêm na altura certa para aumentarmos a nossa range de cold call e de open raise.

Mas para já não gostaria que os membros que estão iniciar-se no poker fiquem com a ideia que devem jogar "any 2".

A tabelas da Pokerstrategy.com são fruto de estudo intensivo por parte dos seus profissionais. O objectivo é de vos ensinar a estratégia e que depois de compreender possam evoluir.

Abraço

Muito obrigado Tufa, vou curtir o video sim, temos muito o que aprender juntos kra.

Um grande abraço

CALLIBAN
Membro desde: 27.09.2007
PokerStrategist

Olá! Não me lembro de ti, mas sê benvindo de volta à pokerstrategy.
Não estou tão "contra" o teu artigo como o tempolivre, alias ate devo dizer que gostei bastante de o ler, no entanto venho aqui escrever por causa de um pormenor que li teu... (e também pq discussões como estas são MUITO BEM-VINDAS ao forum de MTT. Obrigado em nome de todos).

Original de pokemao
(...)

E tem alguns amigos meus que frequentam a strategy e que vem mudando bastante a visão deles, e forrando. Loro1234 que forrou aquele freeroll que teve na stars é um desses meus amigos. Que inclusive forrou + 3k nesse final de semana jogando em uma sala da cake.

Aqui está algo que em nome da ps alguém tem de dizer algo em defesa. Calhou-me a mim! :)
Tu e os teus amigos tinham (têm?) uma ideia errada da PS. E muitos mais têm. A ver se nos entendemos: a PS é uma escola especializada para iniciantes. As tabelas que por aqui se encontram são para ser utilizadas por iniciantes! Se a tabela me disser para eu não jogar AJ utg achas mesmo que eu vou fazer isso? Não! E porque não? Porque não estou a aprender a jogar poker hoje! As tabelas bem como os artigos de estatuto mais baixos são dedicados a iniciantes e têm um objectivo muito simples mas de louvar: guiar o ambicioso jogador nos seus primeiros passos e tudo é feito de forma a que eles - os iniciantes - cumpram desde o início O OBJECTIVO NÚMERO 1 NO POKER: "MAXIMIZAR OS LUCROS; MINIMIZAR AS PERDAS". Com as tabelas e conselhos existentes, o jogador seguirá pelo caminho mais seguro e raramente se encontrará em spots que ele não sabe como agir, nomeadamente (e lógico) no pós-flop, street essa que vai demorar anos a dominar...
A pokerstrategy não pode abrir a cabeça do novato donkey e despejar lá para dentro conteúdo de décadas de estudo e adaptação, isso seria impossível e a taxa de sucesso da escola baixaria a um ritmo vertiginoso já que sem resultados os jogadores começariam a perder crença no método de ensino.
Existem muitos caminhos para atingir o mesmo fim. A PS escolheu o seu e se estivesse errada, não seria considerada pelo segundo ano consecutivo a melhor comunidade online nem nos continuaria a brindar com os resultados dos seus membros em torneios online ou ao vivo. (assim de repente, lembro-me de que o Negreanu perdeu o WSOPE para um pokerstrategista...). Agora, é preciso é que os jogadores entendam bem o método de estudo aqui patente! E esses jogadores/membros da PS têm também uma responsabilidade em mãos que é a de passar correctamente a mensagem aos amigos que para cá traz. Dessa forma estará a contribuir para uma melhor comunidade e melhor do que tudo, está a ajudar o amigo, prevenindo que ele se desiluda no futuro por DESCOBRIR QUE SE PODEM JOGAR SUITED CONECTORS 2 GAP, coisa que não vem nas tabelas :)

Se tu e os teus amigos estavam a cometer esse erro, lamento. Mas deixa-me dizer-te que existe MUITA gente por aqui a fazer o mesmo erro. E porque? Porque não são activos no forum, não perguntam, não pesquisam, não procuram saber e assim evoluir. Tristemente, ficam a pensar que poker é só isto e pronto! Tudo preto no branco!

Mas agora respondendo mais concretamente ao teu artigo e também a algumas questões que te foram colocadas...
Eu concordo, sim senhor, contigo, quando referes o "any two". Só não concordo que o faças em posições médias, porque vais correr o risco de levar 3-bet as posições finais várias vezes. Agora, mais uma vez isto vai depender da mesa, da acção anterior, das stacks....
Como exemplo, posso te dar algo que tenho usado mto.
Estou no botao e um jogador QUE NÃO ESTEJA NAS POSIÇÕES INICIAS open raise. Eu, desde que tenha stack confortável, dou 3-bet com any two! Isto se tiver a Jogar sem stats que no meu caso é o que acontece a maior parte das vezes, uma vez que 85% do meu jogo passa pelo rush poker.
Agora, se estiver com stats, ainda se torna mais bonito de jogar!! Ele tem uma "fold-to-3-bet" de 90% ? Óptimo! uso mesmo any two para 3-bet!
E se ele tiver esse valor mto baixo? É razão para não dar 3-bet? Depende! Imagina que ele tem uma stat "FOLD-TO-C-BET EM 3BETPOT" de 95%. Então neste caso, lá está: 3-beto com any two e aposto no flop independentemente da textura! :)

Essas "regras" que escreveste que definem posições boas para os varios tipos de cartas parece-me muito quadrada...Não queiras cometer o erro de voltar a standardizar tudo, tal como a ps o fez (e mto bem). No teu caso que já não és um iniciante, a tua mentalidade não pode estar sujeita a regras/tabelas....

Em jeito de conclusão: claro que sim, claro que temos de fugir ao convencional se queremos ser especiais no mundo do poker. Essa é que é essa!

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de CALLIBAN
Olá! Não me lembro de ti, mas sê benvindo de volta à pokerstrategy.
Não estou tão "contra" o teu artigo como o tempolivre, alias ate devo dizer que gostei bastante de o ler, no entanto venho aqui escrever por causa de um pormenor que li teu... (e também pq discussões como estas são MUITO BEM-VINDAS ao forum de MTT. Obrigado em nome de todos).

Original de pokemao
(...)

......

Essas "regras" que escreveste que definem posições boas para os varios tipos de cartas parece-me muito quadrada...Não queiras cometer o erro de voltar a standardizar tudo, tal como a ps o fez (e mto bem). No teu caso que já não és um iniciante, a tua mentalidade não pode estar sujeita a regras/tabelas....

Em jeito de conclusão: claro que sim, claro que temos de fugir ao convencional se queremos ser especiais no mundo do poker. Essa é que é essa!

Tudazul encurtou o quote, 5 Dez 2010

Bem, é engraçado pq eu me lembro de vc.

Eu não cometi o erro citado por você, mesmo pq na epoca que eu frequentava nem artigos MTTs em portugues o site tinha.

Mas eu não deixava de frequentar a comunidade, nem de discutir ideias, já que os próprios instrutores de outras comunidades (tais como espanhola e inglesa) já tinham uma ideia melhorada.

A questão é, realmente não adianta ensinar o iniciante a jogar MTT, pq ele não entende o PORQUE das coisas. Ele é mecanizado nas tabelas (o que é muito comum e muito correto ao meu ver).

E o artigo acima é para as pessoas que já passaram da epoca de ver tabelas, se estamos aqui para discutir estratégias, vamos discutir pensando.

Sobre as posições médias, temos 3 assentos: MP1, MP2 e Hijack. Bem, obviamente iremos dar mais raises em Hijack que em MP2 e mais em MP3 que MP1. Roubos em BU e CO já são muito vulneráveis. Se vc começa a tomar 3 bet simplesmente pare de dar raise sem mão. E na próxima vez que tiver algo util, jogue contra o vilão que te da 3 bet.

O final não foi tabelado, msm pq aquelas jogadas ali são padrões contra jogadores sem leitura, com uma boa leitura da mesa, não existe range padrão.

+ a ideia do artigo é passar uma visão diferente, e não padronizar atitudes. Muito bem colocado por vc.

Um grande abraço

arnaldo17
Membro desde: 15.10.2009
PokerStrategist

Calliban, quanto ao fato de ser ativo no forum, pesquisar, procurar analisar se alguem procurou ou não, procura falar sobre quem você sabe. tenho meus motivos pra não postar em foruns e acho que me esforço bastante de várias formas, as quais não preciso ficar dizendo aqui, opine sobre as estrategias aew que vc sabe , discorde de tudo oq for, mas fale de quem vc conhece.

eu gosto da abordagem que o andre akkari da nos videos dele para mtt micro limits... ele sugere jogar muitas maos e punir os adversarios mais fracos , que dao limp e muitos calls... e tbm punir aqueles "flopeiros" que largam sempre para as cbets quando nao acertam. Isso sempre se aproveitando da posiçao e da leitura dos adversarios.. e foge daquela ideia de apostar sempre flop pra tentar fazer o adverdario largar a mao... muitas vezes ele sugere um check behind mesmo com flops conectados ou com pedida pra flush, ja que nao eh sempre que o adversario vai estar no draw.. assim voce controla os potes e induz a blefes... colocando suas fichas no pote com uma segurança maior de estar a frente e nao simplesmente descendo o braço pra tentar fazer o vilao foldar antes do showdown

redkillaa
Membro desde: 23.07.2010
PokerStrategist

Eu entendi o espirito do artigo.

Embora eu nao jogue assim, mas esta estrategia é ideal para nao se chegar arrastando ao late game, tendo que viver de push..

Claro que muitas das vezes vc vai machucar a stack e cair, mas vendo mais cartas e acertando, consequentemente vc toma rumo ao CL..

Particularmente estou tentando me adaptar a um jogo mais loose em mtt, estou acostumado com sng, que vc vira uma maquina tight/push

e tendo um pós flop OTIMO, mesmo nao acertando com seu "any2" acaba levando..

Parabens pela iniciativa! _thumbsup:

tempolivre
Oldschool Grinder

Original de CALLIBAN
cumpram desde o início O OBJECTIVO NÚMERO 1 NO POKER: "MAXIMIZAR AS PERDAS; MINIMIZAR OS LUCROS

ou QUASE isso... :f_ugly:

(só pra não deixar a piada passar)