Skip to forum
Debate: Volume x Lu...

Notifications
Clear all

Debate: Volume x Lucro

26 Posts
15 Users
0 Reactions
5,968 Views
damaquina

Olá a todos. Gostaria de trazer um assunto para que, saudavelmente, seja debatido por nós aqui da PS.

Uma notícia recente informou que Tom “durrrr” Dwan ganhou US$2.2 milhões em mais de 20 mil mãos jogadas. Fora ele, Alex “Alexonmoon” Luneau ganhou mais de US$1 milhão em fevereiro, em um total de 12.8 mil mãos jogadas.

A questão é: Em um momento do poker mundial onde os regs (de NL100 a NL1k) fazem multitables insanas (Elky :baby: ) para que o fator "sorte" diminua e para que se realize o lucro contra a sala (RB), será que não seria hora de nós, as pequenas sardinhas aqui embaixo dessa cadeia alimentar (NL2-NL50) começarmos a focar em aprender ao máximo o poker e tentar sair dessa zona horrível que é SSNL utilizando todo conhecimento em 2-4 mesas?

----------------------------------

Minha experiência: Como todos sabem, não jogo nada. Sou o "Tiranosaurodonkey" (by Rafael) da PS.
Ano passado, cheguei a jogar 16 mesas MSS na FTP.
Do meio de fevereiro para cá, criei até tópicos onde a variância me atordoou. Nem tanto a variância, mas o tilt, com vontade matar todos os vilões (rs). Então, coloquei a cabeça no lugar e comecei jogando NL5 BSS 2 mesas zoom. Nossa. Realmente, aquele meu jogo mecânico não tem sentido
Acho que nunca evolui tanto meu jogo como nos últimos dias (Assistindo treinos, videos e tentando aplicar nas mesas)

Agora, se você leu até aqui, parabéns! (Que post grande)

Abraço

Reply
25 replies
Xapovsk

Há mais de 6 meses que venho batendo nesta tecla do volume x qualidade.

Sempre que joguei +6 multitable, me quebrava. Saía BE e olhe lá. Isto em STT/SNG.

Quando comecei a jogar menos mesas (2-4), o meu jogo melhorou muito e comecei a pegar vários tells e perceber spots lucrativos que antes eu não percebia.

Não sou pró do poker, bem pelo contrário, me considero extremamente recreativo. Não me importo de perder x$ fazendo a jogada correta e não me emociono quando ganho y$ com qquer jogada, certa ou não.

Gosto de jogar pela diversão. Se não houver diversão, apenas pressão das mesas saltando na tela, não há prazer em jogar (isto é para mim) e isto me desmotiva ainda mais.

Gosto de jogar olhando todas as mesas ao mesmo tempo, por isto coloquei o máximo de 4 na tela (pq colocar 10 mesas minúsculas tbém não é prazeroso) e é assim que gosto.

Volume pode reduzir a variância. Concordo 100%!!

Mas e a qualidade do jogo, como fica? Jogar como um robô não me interessa, pq jogo por prazer e o método "Bot" não há diversão nenhuma.

Inclusive, uma das coisas que mais faço nas mesas é identificar os jogadores multitable e pressioná-los sempre que possível qdo as blinds estão baixas. Eles foldam 90% das vzs e qdo voltam o meu raise, é só largar que estou no lucro. Pode acontecer dele identificar que eu identifiquei esta característica dele (multi table -- mode bot on), mas isto é difícil de acontecer e qdo acontece eu consigo me adpatar pq estou jogando poucas mesas e com muito mais atenção do que ele.

Só há de se ter paciência com a variância negativa, pq ela demora um pouco para passar jogando poucas mesas. Mas passa _biggrin:

(nossa, post mais grande que do OP!)

:sdrink :sdrink

Reply
Orochimaro

primeiro você melhora seu jogo e depois você mete volume! Simples!

Reply
Moderator
aedigao

Original de Orochimaro

eu ia escrever EXATAMENTE ISSO :sdrink

"1º o A game, depois o volume"

Reply
brunomp

se vc joga 4 mesas jogando 100% do seu game, ótimo, se vc tem capacidade de jogar 6, 9 12 com a mesma qualidade, por qual razão não faria? não existe motivo.

Eu jogo zoom, então o meu máximo um dia deve ser jogar 6 mesas, bem tranquilo, foi até um motivo para eu mudar para o zoom, pois me senti um retardado jogando 12 mesas hauahuah fico louco em 10 min haha

Quem consegue ótimo, cada um é cada um, vide nanonoko, mas ele não conta, é oriental... :coolface: rsrsrsrs

Mas eu acho errado a questão Volume X Lucro porque uma coisa acompanha a outra, vc não pode olhar para o Durr jogando 20k hands, e sim as ultimas 200 300k

O que acontece é que site de noticias vai ficar falando desse jeito mesmo, mas nós como jogadores que estudamos o jogo com nosso conhecimento não devemos dar importância a isso pois sabemos como o jogo funciona.

Reply
pinhero

Acontece é que os caras jogam poucas mãos mesmo, porque não tem tanta ação como nos micro e small stakes. Fora que o durrrr tira $$$ mesmo é no live ;D

Reply
LeoJose

Original de Orochimaro

disse tudo

Reply
damaquina

Mas o cerne da questão que quero propor aos senhores, é a seguinte:

Player 1 - Tem bank confortável, joga NL10 12 mesas reg (ou 4 zoom).

Será que se ele fizer um session, com concentração total em NL25 em 4 mesas reg (OU 1 zoom) não teria este player um aproveitamento do tempo (com relação ao conhecimento) melhor? Não estaria ele, pensando melhor nas jogadas, em um limite superior ao que ele joga, e assim, postando as dúvidas no fórum, videos, etc.. em um caminho que trará base sólida, sem ter de fazer 500k hands/mês em um nível que ninguém sabe nada?

Não sei se me fiz entender.

Reply
Mennck

isso depende do foco do jogador

quando é evoluir jogar poucas mesas é melhor

se o jogador já se sente seguro e tem um jogo sólido pra bater o limite q se encontra e seu objetivo for a lucratividade é melhor colocar o máximo de volume possível, vc perde um pouco em roi ou bb/100 mas ganha em $/hr

Reply
Mennck

Original de damaquina
Mas o cerne da questão que quero propor aos senhores, é a seguinte:

Player 1 - Tem bank confortável, joga NL10 12 mesas reg (ou 4 zoom).

Será que se ele fizer um session, com concentração total em NL25 em 4 mesas reg (OU 1 zoom) não teria este player um aproveitamento do tempo (com relação ao conhecimento) melhor? Não estaria ele, pensando melhor nas jogadas, em um limite superior ao que ele joga, e assim, postando as dúvidas no fórum, videos, etc.. em um caminho que trará base sólida, sem ter de fazer 500k hands/mês em um nível que ninguém sabe nada?

Não sei se me fiz entender.

isso aí você pode calcular fazendo algumas estimativas. fazendo umas estimativas aleatórias (como meu foco não é cash chutei os numeros mesmo), digamos q o player qndo joga:
1) 12 mesas de nl 10 faz 5bb/100
2) 4 mesas de nl 25 faz 10bb/100

e q cada mesa corresponde a 60 mãos hora

no caso 1 ele faz 720 mãos por hora, e nessa winrate de 5bbs ele faria 36bbs/hr, ou $3,60/hr

no caso 2 ele faz 240 mãos hora, e na winrate de 10bbs ele faria 24bbs/hr, ou $6/hr (se fosse nl 10 seria $2,4/hr)

enfim, nesse caso específico de um limite superior com menos mesas e com uma diferença gigante na winrate o jogador realmente pode ser mais lucrativo jogando menos mesas, mas se desconsiderar a troca de limite quase sempre é mais lucrativo jogar a quantidade de mesas q o jogador aguente sem prejudicar demais o skill

Reply
brunomp

mas se ele joga nl10 ele tem bank para nl10 e não nl25, sendo assim ele não pode jogar nl25 pois estaria fazendo uma gestão de banca errada.

Na minha opinião não faz muito sentido essa situação.

Reply
damaquina

Mas Bruno, ele tem bank confortável para 12 mesas.

Reply
jukitas

bank para 12 mesas é ter 12 BI?

Reply
Mennck

tem situação q isso se aplica, muitos players q fazem multi table massivamente tendem a jogar com um bank mais conservador de 50BI+ nos casos de sng 100BI+

mas deixei claro que isso é exceção, normalmente o mais lucrativo é fazer multitable. sem contar q eu dobrei a winrate oq acho muita coisa... ainda mais pra alguém que faria mudança de limite. pra quem tem curiosidade é só usar a mesma fórmula e ir estimando winrates mais legítimas

Reply

vou dar a minha opinao!
eu jogo 16+ mesas, e tenho 100BI do limite!
é o seguinte, eu sou apologista de que primeiro de tudo é preciso estudo estudo e mais estudo, só depois podes colocar um bom volume, quando tu jogas 16+ mesas tens que saber o que vais fazer em qualquer situação, as stats que olhar, a melhor estratégia contra este ou aquele... e por ai em diante!
começa por jogar 4 depois vais aumentando o numero de mesas, agora uma coisa é certa, se nao colocares volume, nao vais obter resultados no curto/medio prazo, apenas no longo prazo! a variancia é enorme!

Reply
Pr0teus

Boas,
Embora tenha 2 monitores, 1 de 19" e um de 17", só consigo jogar até 4/5 mesas ao mesmo tempo.
Como já disseram aqui, as linhas que tens de seguir para mecanizar o jogo, ler as stats, etc, são bem complicadas.
Pra mim o melhor mesmo são 3 mesas pois gosto de ir tirando notas dos jogadores (há coisas que o notecaddypremium não assimila ;) )
Esses pros que falaste tens que perceber que são mesmo jogadores de outro nível.

gl

ps: para não falar no cansaço que uma sessão de 3 horas faz.

Reply
brunomp

Original de damaquina
Mas Bruno, ele tem bank confortável para 12 mesas.

um bank é analisado pela quantidade de BI e não em quantas mesas joga.

em micro esses move up precisam ser mais rápidos, então com 20 ou 25 bi ja da pra subir, mas isso independente do numero de mesas, o cara pode jogar 4 ou 24, isso não importa.

Lembre que BR é formado por BI do limite e não quantidade de mesas jogadas.

Reply
brunomp

Original de Mennck
tem situação q isso se aplica, muitos players q fazem multi table massivamente tendem a jogar com um bank mais conservador de 50BI+ nos casos de sng 100BI+

mas deixei claro que isso é exceção, normalmente o mais lucrativo é fazer multitable. sem contar q eu dobrei a winrate oq acho muita coisa... ainda mais pra alguém que faria mudança de limite. pra quem tem curiosidade é só usar a mesma fórmula e ir estimando winrates mais legítimas

mas SNG a variância é gigante, nem da para comparar, quem grinda esse tipo de jogo precisa mesmo de um BR mais confortável, agora cash não, com 20 15 BI ta tranquilo. isso pelo menos até nl50.

Reply
igorferrreira

Eu resumiria o tópico no que foi falado:

Gosto de jogar pela diversão. Se não houver diversão, apenas pressão das mesas saltando na tela, não há prazer em jogar (isto é para mim) e isto me desmotiva ainda mais.

O que importa para o jogador que quer tirar dinheiro do poker tem que ser volume com um "bom jogo", aumentar o volume diminui sim o edge mas compensa em $/hr que é o mais importante. Faça suas contas e priorize $/hr. Agora se quer diversão esqueça isso e jogue "cada mão de cada vez"

Reply
Orochimaro

acho que isto que o binhoeiji (MTT highstakes grinder) postou no blog dele ajudará o OP:

Spoiler

O que quero dizer é: supomos que em torneios de $10 eu tenha um ROI (retorno esperado sobre o investimento) de 30%. Ou seja, cada torneio de $10 que eu jogue, eu ganho $13 e tenho um lucro de $3. Mas esse ROI é uma estimativa baseada no meu melhor jogo! Quando estou jogando 1, 2 ou até 4 torneios de $10, eu consigo manter um nível de maneira que meu ROI que esteja muito próximo aos 30% estimados.
Mas, quando eu jogo 12 torneios simultâneos, a coisa muda de figura. Eu tenho menos tempo pra processar informações, tomar as decisões e agir. Aqui, certamente não estarei percebendo aspectos da dinâmica das mesas que antes eu percebia e, portanto, meu ROI certamente será menor. Talvez, próximo aos 20%.
E se eu resolver jogar 24 mesas? Meu nível de jogo certamente cairá e, conseqüentemente, meu ROI também. Nesse cenário, ele deve estar no máximo em 10%, mas muitas vezes será muito menor.
agora? Vale a pena abrir mão do ROI em troca do volume?

A resposta, apesar de objetiva, não é tão simples. Vejamos: se analisarmos os 3 cenários, nós teremos uma resposta matemática muito satisfatória. Supondo que jogando 4 mesas simultâneas, consigamos jogar 20 torneios ao todo em um dia. Logo, nosso dia rende 20 x 3 = $60 de lucro. No segundo cenário, nosso ROI baixou, mas nosso volume triplicou! Logo, 60 x 2 = $120. Já no terceiro cenário, com 6x mais volume, conseguimos jogar 120 x 1 de lucro, que rendem os mesmos $120 do segundo cenário.
A grande dificuldade consiste em ter uma noção real do quanto estimar de ROI. Poucos jogadores tem uma auto-crítica e até mesmo uma amostragem suficientes para tomar como base no momento de se decidir quantos torneios jogar simultaneamente ou até mesmo quanto tempo passar registrando. Em geral, nos baseamos na simples idéia de que volume é importante, mas nos esquecemos da qualidade do nosso jogo. E isso, nas mãos de jogadores pouco preparados, é um perigo! No exemplo que usamos, nosso Herói é um bom jogador, com um ROI bastante decente. Mas muitos jogadores ainda não tem experiência suficientes pra ter 30% de ROI como no primeiro cenário, porém, insistem em jogar o volume do terceiro cenário, fazendo com que sua estimativa de retorno chegue a ficar até mesmo negativa.
Alguns jogadores tem a habilidade/capacidade de jogar competentemente dezenas de telas simultaneamente mantendo um excelente nível de jogo. Me espelho muito, pra citar apenas os brasileiros, no Rafael “GM_Valter” Moraes, Caio Pessagno e Rodrigo “seijistar” Seij, por exemplo. Apesar de talentosos, garanto que nenhum deles começou jogando muitas mesas de uma vez e que, ao contrário, foram aprendendo a fazer isso com o tempo.
Cabe ao leitor decidir o ponto de convergência entre o ROI e o volume que melhor lhe convir. Mas não se esqueça de duas coisas, principalmente: 1) tente ser o mais honesto possível sobre seu desempenho e sua habilidade quando jogando diversas mesas; 2) não tenha pressa, pense primeiro em melhorar seu nível de jogo para depois colher seus frutos.

Reply