Saltar para o fórum
Tópico de discussão...

Notificações
Limpar tudo

Tópico de discussão: Ranges & Equidade

64 Mensagens
30 Utilizadores
5 Reações
20.2 K Visualizações
guto15
Membro desde: 10.05.2007
Poker Player

Ranges & Equidade

Neste módulo vais aprender...
• ...o que são ranges e como escrevê-los
• ...como dividir ranges em combos
• ...o que é equidade
• ...em que situações podes usar a equidade como base para a tua decisão

Lição 1 - Introdução aos Ranges
Artigo
Quiz
Vídeo
Exercícios

Lição 2 - Combos & Remoção de Cartas
Artigo
Quiz
Vídeo
Exercícios

Lição 3 - Introdução à Equidade
Artigo
Quiz
Vídeo
Exercícios

Lição 4: Equidade: Calls Finais
Artigo
Quiz
Vídeo

Responder
Citar (Quote)
63 respostas
guto15 Autor do tópico
guto15
Poker Player

Exercícios e discussão para a lição "Introdução aos Ranges"

• Escreve em texto o seguinte range:

• Se colocas o teu adversário neste range, quais os top pairs, dois pares e sets que ele terá na seguinte board: A :heart:J :spade:4 :heart:?
• Qual o range que contém todos os possíveis gutshots em: 6 :heart: 4 :spade:K :diamond:J :spade:? Escreve esse range!

Tarefa extra:

Assiste ao vídeo e toma nota das 6 melhores mãos possíveis no river. Quantas dessas mãos são representadas neste vídeo?

Questões para discussão
• Quando é que o conceito de ranges te pode ajudar?
• Como podes praticar o conceito de ranges?
• Já estás a aplicar o conceito de ranges nas mesas? Em que situações?

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

Essa lição de ranges é muito importante principalmente para quem está começando, leitura obrigatória, se tiverem alguma questão, basta postarem que responderei.

Responder
Citar (Quote)
Evolutionsk
Membro desde: 30.09.2009
PokerStrategist

Postaremos as respostas aos exercícios aqui no tópico ou após um determinando tempo será postada as respostas para conferirmos?

Aproveito e deixo aqui meus parabéns! sensacional! :sdrink

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Nice! :megusta

Responder
Citar (Quote)
thegreatmazinga
Membro desde: 29.02.2008
Oldschool Grinder

Original de Evolutionsk
Postaremos as respostas aos exercícios aqui no tópico ou após um determinando tempo será postada as respostas para conferirmos?

Aproveito e deixo aqui meus parabéns! sensacional! :sdrink

Podes postar aqui no tópico ;)

Responder
Citar (Quote)
aafrancis
Membro desde: 10.01.2011
PokerStrategist

Excelente ideia da strategy !

:nh :nh :nh

Responder
Citar (Quote)
rgs78
Membro desde: 19.07.2009
PokerStrategist
Responder
Citar (Quote)
aafrancis
Membro desde: 10.01.2011
PokerStrategist

Ao definir range PF dos viloes

Na Àrea de avaliçao de hands por exemplo.

Muito pouco ainda ..basicamente e tendo em conta que jogo 8+ tables :) só consigo mesmo aplicar este conceito em situaçoes de PF.

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008
Oldschool Grinder

Estas lições e vídeos vão todos valer muito a pena pessoal, aproveitem e façam perguntas.

Responder
Citar (Quote)
EMCM1
Membro desde: 17.02.2012
PokerStrategist

Esta lição também é aplicável a SnG? Ou é só para NL BSS?

Responder
Citar (Quote)
BlackMeteor
Membro desde: 10.09.2010
PokerStrategist

Lembrando que não tenho certeza se acertei, mas ja que ninguem ainda se pronunciou vou tentar.

Pergunta 1: Se colocas o teu adversário neste range, quais os top pairs, dois pares e sets que ele terá na seguinte board: A heart J spade 4 heart ?

R: TP: A2,A3,A5-AT,AQ,AK
Dois pares: AJ, A4, J4
Sets: AA,JJ,44

Pergunta 2: Qual o range que contém todos os possíveis gutshots em: 6 heart 4 spade K diamond J spade ? Escreve esse range!

R: 25,37,58,Q9,AT,AQ

Responder
Citar (Quote)
Evolutionsk
PokerStrategist

Minha resposta:

• Se colocas o teu adversário neste range, quais os top pairs, dois pares e sets que ele terá na seguinte board: A :heart: J :spade: 4 :heart:?

Resposta:
Sets: AA, JJ, 44
Two Pairs: AJ, A4 e J4
TP: AK, AQ, AT-A5,A3, A2

Qual o range que contém todos os possíveis gutshots em: 6 :heart: 4 :spade: K :diamond: J :spade: ? Escreve esse range!

Resposta: AQ, AT, Q9, T9, 87, 85, 73, 52, 32

Assiste ao vídeo e toma nota das 6 melhores mãos possíveis no river. Quantas dessas mãos são representadas neste vídeo?

Resposta:

Melhores mãos possíveis no River = 75s, AA, A8 ,A6, A4, 88

Mãos representadas no vídeo = 75s, A6 e 88

Responder
Citar (Quote)
Alau
Membro desde: 26.01.2008
Elite Grinder

Original de guto15
Exercícios e discussão para a lição "Introdução aos Ranges"

• Escreve em texto o seguinte range:

22+, A2s+, A9o+, K8s+,K9o+, QTo+, Q9s+, JT, 76s-T9s

• Se colocas o teu adversário neste range, quais os top pairs, dois pares e sets que ele terá na seguinte board: A :heart:J :spade:4 :heart:?

A9, AT, AQ, AK, A2s, A3s, A5s-A8s, AJ, A4s, AA, JJ, 44

• Qual o range que contém todos os possíveis gutshots em: 6 :heart: 4 :spade:K :diamond:J :spade:? Escreve esse range!

87s, T9s, AQ, AT, Q9s

Tarefa extra:

5♠7♠, AA, A8, A6, A4, 88. 3 Mãos

Questões para discussão

Podem ajudar a uma melhor tomada de decisões, pois poderemos colocar o vilão em um leque de mãos específicas

Podemos praticar em revisões de sessões, avaliação de mãos no fórum ou analisando em softwares específicos como equilab, flopzilla, etc

Sim. Em várias situações como por exemplo, quando temos que tomar decisões em um dado momento da mão. Olhando stats no holdem manager, etc. Colocar o adversário em um range é um dos aspectos mais importantes no poker e devemos a todo momento fazê-lo.

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Elite Grinder

Original de aafrancis

Ao definir range PF dos viloes

Na Àrea de avaliçao de hands por exemplo.

Muito pouco ainda ..basicamente e tendo em conta que jogo 8+ tables :) só consigo mesmo aplicar este conceito em situaçoes de PF.

1 - Olá, essas questões é para trabalhar a interpretação do seu jogo, o conceito de ranges está para ajudar não somente PF e sim durante toda a mão, todas as streets.

2 - Para a prática de conceito de ranges a área de avaliação do fórum é apenas uma das opções, você pode fazer em revisões de sessões e inclusive durante suas sessões, colocando os vilões em ranges.

3 - O número de mesas deve ser uma questão tratada com equilíbrio, reduzir a qualidade de jogo e o tempo de raciocínio deve ser com cuidado, muito cuidado, eu lhe recomendo diminuir o número de mesas e aplicar esses conceitos em todas elas e todas situações.

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Elite Grinder

Sobre as questões do range, vocês tem que ter atenção ao range definido PF, vi por exemplo colocando J4 como possível 2 pares, mas não é. J4 não está no range PF, assim como 58, 32 que vi como possível GS.

Responder
Citar (Quote)
sarvam
Membro desde: 28.12.2009
PokerStrategist

Muito boas estas lições :fdrink

Responder
Citar (Quote)
guto15 Autor do tópico
guto15
Poker Player

Exercícios e discussão para a lição "Combos & Remoção de Cartas"
• Depois da SB dar cold-call ao teu mini-raise do BU, ficas perante a seguinte situação:

Este é o range de call pré-flop do teu adversário:

O teu adversário vai dar raise no flop com flush draws, OESDs, top pair-top kicker, dois-pares e sets. Quantos combos destas mãos existem? Quantos combos para draws existem no range do teu adversário? Quantos combos de mãos por valor?

• Estás na mesma situação e com a mesma board, mas agora estás a segurar AdAc em vez de QsJc. Quantos combos para draws e quantos combos de mãos por valor existem no range do teu adversário?

Mais questões para discussão
• Como podes praticar o conceito de contar combos?
• Para que decisões é especialmente importante saber quantos combos existem de uma determinada mão? Quando é insignificante?
• Já estás a aplicar o conceito de combos nas mesas? Ou só usas para discussões de mãos nos fóruns?

Responder
Citar (Quote)
Evolutionsk
PokerStrategist

O teu adversário vai dar raise no flop com flush draws, OESDs, top pair-top kicker, dois-pares e sets. Quantos combos destas mãos existem? Quantos combos para draws existem no range do teu adversário? Quantos combos de mãos por valor?

Combos: #22

Combos para Draw: #1

Combos por valor: #21

• Estás na mesma situação e com a mesma board, mas agora estás a segurar AdAc em vez de QsJc. Quantos combos para draws e quantos combos de mãos por valor existem no range do teu adversário?

Combos #24

Combos para draw: #0

Combos por valor: #24

Mais questões para discussão
• Como podes praticar o conceito de contar combos?

Analisar mãos postadas no fórum e rever nossa sessão.

• Para que decisões é especialmente importante saber quantos combos existem de uma determinada mão? Quando é insignificante?

Acredito que seja muito útil quando queremos saber se podemos apostar por valor, colocando que o range do vilão seja composto por muito mais combos de mãos que nos pagam. situações onde pensamos que estamos a cobrar de draws, quando na verdade os combos possíveis de draws no range dado ao vilão são bem menores em relação ao range de valor do mesmo.
Acho que em situações de all in pré flop é inútil contar os combos, visto que irei all in de qualquer forma com QQ+, AK.

• Já estás a aplicar o conceito de combos nas mesas? Ou só usas para discussões de mãos nos fóruns?

Nas mesas muito pouco, ainda estou me esforçando em colocar o vilão em um range e tentar jogar de acordo de forma mais simples. Nos fóruns eu acho que nunca utilizei, mesmo porque eu apenas via os treinadores a falar sobre isto e eu não me arriscava por não ter certeza se estava correto. Nas minhas revisões já tentei aplicar.

Responder
Citar (Quote)
pokermou3
Membro desde: 27.01.2013
PokerStrategist

Boas pessoal, sempre ouvi falar de combos mas ainda não tinha bem a noção da contagem, o artigo esclareceu-me bastante, porem inda tenho uma duvida, vou dar um exemplo para ser mais facil explicar.

Supondo que a B é Q64r e ponho o vilão em OESD, então teriamos 16 combos de 35 e 16 combos de 57. o facto de ambas as combos terem o 5 tem que se descontar? como se faz por exemplo no FD+OESD em que descontamos as 2 do OESD por já terem sido contabilizados para o FD...

Eu penso que o total de combos aqui serão as 32 que são todas as possíveis, no entanto prefiro esclarecer para não tar a interpretar mal a contagem...

Se alguem me puder esclarecer agradeço, basta que me digam sim ou não a esta pergunta de donkey :coolface: obrigado

Responder
Citar (Quote)