Skip to forum
O andar do bêbado

Notifications
Clear all

[Closed] O andar do bêbado

62 Posts
26 Users
0 Reactions
6,234 Views
rafaelaugustop

Tem um tempinho que li (na internet) uma matéria sobre esse livro, acho que ela é originalmente da Veja, não sei se desse mês ou do mês passado. Esse livro não fala de poker, não até a parte que eu li até o momento, mas aborda assuntos muito relevantes principalmente ligados a psicilogia envolvida no jogo.

O tema central é o aleatório e principalmente como o cérebro lida com probabilidades que não podemos controlar. Como eu disse apesar de não ser sobre poker, memória seletiva, variância e longo prazo é o que o autor que é físico e matemático está sempre falando.

Um dos exemplos que ele cita é o sistema aleatório de seleção da próxima música do ipod, por vezes acontecia que a música exatamente abaixo seja pela classificação que fosse que o usuário colocava tocava. Vários usuário reclamaram dizendo que aquilo não era possível, que o sistema não era aleatório. A apple então teve que mudar o sistema fazendo com que ele deixasse de ser aleatório e excluindo as músicas que o cérebro entenderia como não sendo de um sistema aleatório.

A variância também é boa parte do estudo, ele usa alguns exemplos como futebol em que em situações de muito equilibrio seriam necessários pelo menos 250 partidas para determinar um melhor.

É bem interessante enteder essas questões na minha opinião, não só o que isso vai reflete na cabeça dos adversário mas também o que se passa na nossa.

O livro é baratinho.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2658080&pac_id=20502&gclid=CPaHkcb05JwCFeFM5QodxCWAFw

61 replies
Sczcepanik

Boa indicação... tá na waiting list!

Livros são sempre bons... :f_thumbsup:

Você ja leu, rafael?

vou shipar,

to com 50 conto aki, como n vou poder sair esse fds vou comprar.

pqp, vo perder uma festa massa...

rafaelaugustop

Original de ratex
Você ja leu, rafael?

Chegou hoje aqui.

jonisgamble

boa,

to esperando blink e ja vo shipar esse ae também.

gabrielct87

Original de rafaelaugustop
A apple então teve que mudar o sistema fazendo com que ele deixasse de ser aleatório e excluindo as músicas que o cérebro entenderia como não sendo de um sistema aleatório.

hahaha... é tipo um paradoxo né. Pro shuffle funcionar melhor (no nosso entendimento) ele tem que não funcionar.

Parece ser legal mesmo o livro. Vou ficar de olho nas livrarias.

savioo18

Até que não tá tão caro mesmo...pensando em comprar aqui também, parece bem interessante!

Orochimaro
Nhoca

Só por curiosidade, o título refere-se ao exemplo clássico de movimento browniano em que um bêbado anda dando cada passo numa direcção aleatória e a sua distância em relação à origem tende para a raiz quadrada do tempo?

(heh, estou só a ser gabarolas, esta pergunta é mais para exibir este conhecimento que propriamente para saber se esse exemplo vem no livro, embora eu esteja genuinamente curioso se é esse o motivo do título ou não. sim, humildade ficaria muito bem, mas estou a descompensar - ah, as saudades que eu tenho do tempo em que tinha tempo para ler livros sobre física...)

LgWz

Tenho quase certeza que é isso Nhoca =p

Tem um tempinho que li (na internet) uma matéria sobre esse livro, acho que ela é originalmente da Veja, não sei se desse mês ou do mês passado. Esse livro não fala de poker, não até a parte que eu li até o momento, mas aborda assuntos muito relevantes principalmente ligados a psicilogia envolvida no jogo.

O tema central é o aleatório e principalmente como o cérebro lida com probabilidades que não podemos controlar. Como eu disse apesar de não ser sobre poker, memória seletiva, variância e longo prazo é o que o autor que é físico e matemático está sempre falando.

Um dos exemplos que ele cita é o sistema aleatório de seleção da próxima música do ipod, por vezes acontecia que a música exatamente abaixo seja pela classificação que fosse que o usuário colocava tocava. Vários usuário reclamaram dizendo que aquilo não era possível, que o sistema não era aleatório. A apple então teve que mudar o sistema fazendo com que ele deixasse de ser aleatório e excluindo as músicas que o cérebro entenderia como não sendo de um sistema aleatório.

A variância também é boa parte do estudo, ele usa alguns exemplos como futebol em que em situações de muito equilibrio seriam necessários pelo menos 250 partidas para determinar um melhor.

É bem interessante enteder essas questões na minha opinião, não só o que isso vai reflete na cabeça dos adversário mas também o que se passa na nossa.

O livro é baratinho.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2658080&pac_id=20502&gclid=CPaHkcb05JwCFeFM5QodxCWAFw

Ganda texto!

rafaelaugustop

Original de Nhoca
Só por curiosidade, o título refere-se ao exemplo clássico de movimento browniano em que um bêbado anda dando cada passo numa direcção aleatória e a sua distância em relação à origem tende para a raiz quadrada do tempo?

(heh, estou só a ser gabarolas, esta pergunta é mais para exibir este conhecimento que propriamente para saber se esse exemplo vem no livro, embora eu esteja genuinamente curioso se é esse o motivo do título ou não. sim, humildade ficaria muito bem, mas estou a descompensar - ah, as saudades que eu tenho do tempo em que tinha tempo para ler livros sobre física...)

Sim, isso mesmo. Questão matemática de como provar que você pode tomar todas mas vai chegar em casa, desde que consiga andar.

Pirao78

Original de Nhoca

Sim, isso mesmo. Questão matemática de como provar que você pode tomar todas mas vai chegar em casa, desde que consiga andar.

Bem, lembro-me de uma vez que sai com uns amigos para ir no Café Pinhão( quem já passou férias aqui em Santa Catarina ou é daqui já deve ter ouvido falar) e naquela noite tomei todas literalmente, cheguei mesmo a perder a consciência de onde estava. Já fazem uns 8 anos que isto ocorreu e até hoje eu não sei quem me levou para casa, já que tive de voltar na tarde do dia seguinte para buscar meu carro.
Como veêm, para chegar em casa não é necessariamente preciso conseguir andar, já que mesmo um deficiente momentâneo sempre pode contar com a caridade de alguém!

Obs: Isso foi só para contrariar! :]

rafaelaugustop

Falando sobre o livro, li boa parte.

Tem bons exemplos onde a probabilidade é/foi empregada, onde por exemplo o longo prazo é ruim. Ele cita por exemplo erro no exame de DNA que a chance é pequena de dar errado, mas acontece devido aos vários que ocorre e fala dos vários exemplos de pessoas que ficaram anos na cadeia por isso. Um exemplo fou um réu condenado a 3,1K anos por estrupo ficou 4 anos na cadeia, mesmo tendo 11 testemunhas dizendo que ele estava em outro estado, mas o teste de dna errado o manteve preso.

Uma parte bem interessante também é sobre memória seletiva. Tem um teste feito por psicológos americanos com a seguinte pergunta:

O que existe mais, palavras com 6 letras cuja a 5º letra é n ou palavras com 6 letras terminadas em ing?

A maior parte responde que são as terminadas com ing. Tem vários testes desse tipo

Fala também sobre memória seletiva sobre memória seletiva. Tipo assim. Quando você acha que toma mais bad beat na full tilt que na party poker, aí vai lá na full tilt e toma uma bad beat, seu cérebro não só lembra da marca que já tinha na sua cabeça de que você acha tomar mais bad beat na full tilt como lembra também que você disse ou escreveu isso, aumentando ainda mais a impressão de que você toma mais bad beat na full tilt. LOL.

Tem uma história também sobre probabilidades no judiciário, um julgamento decidido por probabilidades e depois também cancelado pela probabilidade (mas a história é muito grande estou com preguiça).

Fala também sobre regressão à média, que é um tema muito comum em palestras de lideranças. Tipo quando alguém faz um excelente trabalho, e é elogiado o seu trabalho subsequente não é tão bom, e quando faz um mão trabalho e é xingado o seu trabalho seu próximo trabalho é bem melhor. Isso na mão de uma mal chefe é uma zona. A questão não é o elogio ou o xingamento, é a volta a média.

Poxa, que livro da hora... Acho que vou comprar!

rafaelaugustop

Bleh

Esqueci de falar das partes que não goste. Depois vão comprar e me xingar.

Tem uma parte considerável que fala sobre esporte, cinema e literatura. Fala sobre o sucesso. Achei bem superficial muitos assuntos abordados, muitas vezes foi forçado o que foi dito. Vou dar dois exemplos:

1º Ele fez um estudo que prova que a mudaça de técnico de uma equipe não muda significativa o desempenho da mesma no longo prazo. Que no curto prazo a questão até pode dar uma melhorada, mas no longo prazo isso não muda.

Bem óbvio né. Se o longo prazo de um técnico acaba quando ele é demitido, isso acontece pq os resultados dele começaram a cair, seja por problema de relacionamento, motivação ou outras coisa setimentais que a matematica não pode ser aplicada. Ele faz uma pergunta assim. Se ele era bom antes, pq não é mais agora?

Bleh. Tem tantas resposta pra isso e ele coloca como se fosso a pergunta do século. Os adversários podem ter adaptado à aquela forma de jogar, os adversários podem ter se reforçados, etc...

Ele usa isso também para justificar demissões de grandes executivos, e coloca como a pergunta do século.

Outra coisa, uma troca de técnico envolve uma série de coisa e não só o aumento de rendimento. Quando o presidente troca o técnico e coloca aquele que a torcida quer ou que a imprensa mais especula ele tira o dele fora, ele se garante, tira a pressão dele. Repare nos programas esportivos o espaço destinado aos times que trocam de técnico, ou um time grande que está sem técnico. Tem uma manchete muito maior que os outros.

Ele faz questionamentos como: Se os dirigentes olhassem as estatísticas e probabilidades iriam trocar menos de técnicos. Não concordo.

2º Ele insinua que os livro de J.K. Rowlings são sucesso por um mero acaso, foi rejeitado 9 vezes e se por um acaso ela tivesse desistido na oitava vez não teríamos conhecido Harry Potter e diz que por um mero acaso, podemos não ter conhecido alguém tão bom que acabou desistido na primeiro vez que foi rejeitado por uma editora.

Bleh, acho no mínimo discutível, pra mim ser persistente é uma virtude não um acaso.

rafaelaugustop

Tem um capítulo muito interessante, que ele fala e prova matematicamente exatamente o contrário do livro, questões que parecem ser totalmente do acaso mas que não são, que o pensamente lógico cria um edge gigante.

Ele cita uns artigos de uma mulher dos EUA que foi considerado por muito tempo o maior QI do mundo, ela colocava questões lógicas no jornal em seus artigos e no outro dia dava a resposta.

Um deles é esse.

Imaginem a porta dos desesperados do Sérgio Malandro. LOL. Assistia todo dia.

3 portas. Uma com uma bicicleta e duas com vazias.

Tendo como objetivo abrir a porta que tem a bicicleta, o participante escolhe a porta de número 1, 2 ou 3. Ele então tem claramente 1/3 de chance de escolher a porta correta. Supondo que o participante escolheu a porta número 1, o apresentador, que sabe em que porta está a bicicleta, manda abrir a paorta número 3 que se revela vaiza. O apresentador então pergunta ao participante se ele quer ou não mudar de porta.

É interessante para o participante mudar de porta?

Sim, não ou irrelevante?

Sczcepanik

Opa!!

Esta questão do Malandro é clássica.. tem inclusive no filme 21...

Sim, trocar de porta, não vou falar o porque, para dar oportunidade aos demais... :f_p:

Pirao78

Essa é uma das questões mais discutidas em qualquer fórum de enigmas ou lógica.
Mesmo que uma porta for aberta ela não altera a decisão inicial, ao menos em porcentagem, agora qto a questão do apresentador conhecer a porta já não sei dizer, pelo simples fato que nunca havia visto esta questão ser colocada desta forma.