Skip to forum
Jogando um SnG (dis...

Notifications
Clear all

[Closed] Jogando um SnG (discussões e estratégia)Participe de nossos treinos semanais!!!!

139 Posts
24 Users
1 Reactions
14.9 K Views
lelinhou

Olá pessoal estou aqui começando com um blog sobre SnG.

O intuito desse blog eh ajudar qm está começando nos SnG e também receber críticas sobre como encaro um SnG. Sendo assim .. transmitindo e recebendo informações sobre essa variância do poker que construi minha banca e onde mais me divirto jogando

Bom.. um pouco da minha história para quem nao me conhece:

comecei a jogar por diversao ha algum tempo. Aqueles torneios que todos fazemos com os amigos com buy in simbólico.
Um ddia comecei a jogar na Everest poker, com os SnG free rolls consegui ir aumentando a banca até 4,50 mas sem a mínima noção de odds, pot odds, tipos de jogadores e muito menos GESTÃO DE BANCA.

Até que um dia fui procurar em um site de busca alguma escola de poker. Foi aí que conheci um membro da PS (jomajero) que me indicou e me angariou na PS.

Estudei a SSS e passei no teste.
Apesar disso sempre joguei o SnG

Foi entaum que em Setembro de 2008 comecei a trabalhar e a fazer faculdade a noite e nao tinha tempo para mais de um Sng por dia.Meu jogo ficou no Break even por um bom tempo.

Foi quando decidi Ir Para a Full Tilt Poker pois gostei mais do software e da estrutura de blinds.

Apos um bom tempo de break even, saí do trabalho pois decidi abandonar o curso que fazia para fazer o curso de Engenharia Agrícola na Unicamp pois o Campus de campinas estava mais perto de casa. com esse período de apeenas estudos sem trabalhar, tive mais tempo de estudar o poker pois comecei a ficar apaixonado por esse jogo.

Hoje jah possuo US$343 Dolares (desde Agosto de 2009) começando com 50 dolares.

Nos proximos topicos tentarei explicar alguns conceitos de Sng que fui aprendendo com o tempo por experiência e também por muitos estudos.

Venho já avisando .. o que vou escrever aqui pode estar errado ou algumas pessoas discordarem do meu tipo de jogo. Não sou tão bom quanto Pokemao para fazer os próprios artigos mas uma dia chego lah Poke :D.

Espero ser ajudado e , o mais importante, ajudar, pois a comunidade é para crescer junta.

Abraços e GL.

138 replies
lelinhou

Bom... como dito .. vou colocar algumas idéias de como começar um SnG:

Mãos: AA, KK, QQ

com essas mãos quase sempre jogarei dando raise, reraise, all in no pre flop no começo de um torneio pois é bem provável que elas ganhem no show down.

AA é um pouco mais facil pois ou vc tem um overpair ou uma trinca an maioria das vezes entaum raras vezes irão desistir dessa mão.

KK contra a maioria dos jogadores eu tentarei ir all in PF mas tem uma situação que ainda acho complicada pois jogo limites baixos:
abro raise com KK e um jogador ateh então Tight(jogou Poucas mãos) dah um mini reraise(aumentou o mínimo) mesmo essa jogada nao ser muito correta caso a pessoa tenha um AA, nesses limites é bem possivel que façam isso pois já encarei muitas situações dessas.Mesmo assim ainda dou all in pois estarei na frente na boa parte das vezes pois tambem fazem esse tipo de raise com cartas ruins (jogadores loose)

QQ também depende do oponente:

Tight; Reraise pois ele tambem pode largar varias maos frente a um reraise como : AJo+, KQ, entre outras outras que podem oferecer um flop com over cards e tentar aumentar o pote antes do flop sendo sempre o agressor.

Caso um reraise feito por este oponente tento jogar Por Set Value ou até mesmo jogador por valor de overpair pois ele pode dar Reraise com AK e nao acertar nada no flop .. e caso apareça um A ou K.. seria um fold .

Loose: esses jogadores eu sempre vou dar raise e reraises frente às suas apostas pois estaremos e sempre tentarei ir all in com QQ+(as vezes até JJ)

Mão: AK

Muitas pessoas têm dificuldades de largar essa mão. mas ela eh um pouco complicada de ir all in PF num começo de SnG pois vc enfrentará um coin flip(50% de chance de ganhar e 50% de chance de perder) contra 22-QQ .

Um conceito importante aqui:
Vc deve estar pensando: Ah, se eu tiver 50% de chance de ganhar vou ficar no break even e nao perder nem ganhar sendo assim até interessante ir all in com AK"
tem um erro neste pensamento: num SnG nas 50% das vezes que vc perder vc perderá o seu Buy in, mas nas 50% das vezes que vc ganhar não é garantido que vc chegará ITM. portanto uma maneira que achei tranquila de jogar AK eh a seguinte:

Dou Raise, caso tenha um reraise, na grande maioria das vezes darei fold.(pense em quais mãos você daria um Reraise e quais destas estariam atras do AK)
Se um oponente der Call , estarei pronto para uma Continuation Bet( aposta no flop após vc sendo o agressor no pré flop)em duas situações:

Tenho posição (decido depois do meu oponente no flop):

Caso o oponente der Check, aposte 1\2-2\3 do pote. Esta aposta tem a intenção de ganhar o pote sem ir para o show down caso eu nao acerte nada no flop ou de aumentar o valor do pote caso acerte algo no flop.(evite slow Play)

Não tenho posição (decido antes do meu oponente no flop):

Neste caso de desvantagem se eu não acertei nada no flop darei uma Cbet dependendo de duas variantes:

1- o tipo de oponente. Ele dará fold bastante vezes à minha Cbet ou na maioria das vezes ele vai dar call sendo assim me colokando em situação dificil no turn pois o pote estara relativamente grande.

2- A textura do flop. Será que eu consigo representar que acertei alguma coisa forte no flop(estou sem ponto de interrogação)

Mãos: JJ, TT

JJ:
Dei raise:

se um oponente dah call jogarei agressivamente com Overpair ou melhor

Se um oponente der Reraise : darei call jogando por Set Value(apostarei minhas fichas no flop caso eu acerte a trinca) se o jogador for tight e se o jogador que fez o reraise for loose darei all in PF na maioria das vezes

farei fold caso tenha mais um de raise antes de mim ou mais de um reraise depois de mim.. largo a minha mão sempre.

com TT evito jogar em posições iniciais e quase sempre jogarei por set value quando tiver um raise antes de mim por um simples motivo:

caso o meu TT me dê um over pair.. ele sera baixo e o board estará com cartas próximas . Jogo com overpair de TT nas fases mais finais do torneio.

Mãos:AQ, AJ, KQ

Com essas mãos jogo em posições medias e Finais. Caso tenha um Raise antes de mim jogarei estas mãos fora. Caso tenha um Reraise depois de mim também largarei sempre essas mãos.

a forma de Jogar essas mãos no flop é igual ao que jogamos com AK fazendo Cbet em posição com o intuito ou de levar o pote com um blefe caso nao acerte nada no flop(ou um par que nao seja o maior da mesa ex.:mão AJo Flop K :diamond:J :heart:2 :club:) ou de aumentar o tamanho do pote caso tenha uma mão forte.

No próximo tópico explicarei como jogo Pocket pairs e mãos marginais.

Abraço e que venham as críticas^^

É isso ai carinha!!To acompanhando desde já!!

Se ta procurando criticos ja achou um de mão cheia.Não vou te dar sossego em nenhuma mão q vc postar aki...hhhahauha

Lets go grind!

lelinhou

valeu truta pelo apoio

espero ensinar e aprender muito com esse blog^^

GL nos seus MTTs ae

incentivando sempre o pessoal que foge da linha nl cash game holdem...

gl, mano!

lelinhou

Mão:99

Com esta mão costumo dar raise se eu for first in(td mundo antes de mim deu fold) em MP2 até BTN.
Tento sempre jogar 99 nestas posições mais finais pois vantagem posicional é mais que conhecida por todos os jogadores q estudaram um pouco.

Vou tentar explicar as diversas situações:

1- Sou First in em MP3 e dou raise de 3BB
esta situação é bem particular pois se nas jogadas anterioes vi que tem um jogador que da muitos calls a raises e nao costuma desistir de suas maos considero nao fazer esse move.

Nesse caso se o jogador fizer um check\raise largarei minha mao pois esta jogada demonstra muita força na maioria das vezes.

caso o jogador seja loose agressive, ou seja, nao desiste facil de um pote, a sua Cbet com intenção de levar o pote jah no flop nao eh aconselhável pois a longo prazo nao sera rentavel.Lembrando que estamos no começo de um Sng onde nao compensa arriscar todas as suas fichas com mãos vuneráveis.
Caso acerte a trinca, aposte e encha o pote de fichas o maximo que puder.

Mãos:22-88

estas mãos vc também jogará na maioria das vezes por set value pelo mesmo problema de ter um overpair baixo como no exemplo do 99.

dê um call que nao represente mais do que 1\15 dee sua stack .

caso vc seja first in numa mão e encontra-se no BTN e os jogadores que estão nas Blinds são tights, aposte 3xBB com a intenção de roubar as blinds pois eles largarao a maioria das mãos. Desista frente a resistência.

Para todas essas mãos vale falar que quando tem dois ou mais limpers(jogadores que entram na jogada mas não aumentam) e estou em CO BTN ou SB dou call com esses pares pequenos jogando também por set value. Se aumentarem a aposta depois de mim, largo a mão sem arriscar mais fichas.

Grande abraço agora vou sair me divertir um pouco^^

lelinhou

valeu rex

se tiver alguma duvida ou critica é soh postar aqui^^

grande abraço

bypacheco

Vou acompanhar também,grande iniciativa;;

jomajero

Valeu lelinhou...tb vou acompanhar teu blog...

desculpa ter saído assim do MSN da ultima vez que estavamos a teclar...mas como te disse a net estava ruim e caiu :(...ainda tentei apanhar mas não consegui...;)

um abraço e força ....

lelinhou

valeu bypacheco pela força^^ qualquer critica eh soh colokar aqui no blog

jomajero obrigado pela força e como disse no primeiro post .. por me mostrar a PS q me fez ver o poker de outro angulo^^

grande abraço

lelinhou

_ugly:Que tipo de mão eu estou falando??

At, KJ,J9, 9T, QJ, 56s... entre outras

esse tipo de mão eu evito jogar em começo de torneio pios raramente entrarei dando raise com elas .. e isso me diminui a minha fold equity no flop opis já nao mostrarei fora no pre-flop e dificilmente conseguirei levar o pote no flop com algum blefe.

Quando jogo estas mãos eu prefiro olhar para as pot odds.
Por exemplo:
Blinds 20/40
Estou na SB com 9 :diamond:T :diamond:
3 pessoas são limp . Então o pote fica com o valor de 90 fichas.
Quando é a minha vez de jogar eu dou call com esse tipo de mão pois tenho pot odds de 9:1 ou seja: preciso pagar apenas 10 fichas para disputar um pote de 90.

Vc deve estar pensando agora:"Mas dificilmente eu acertarei alguma coisa significativa para conseguir levar o pote."
Sim. Porém , o NLHE eh um jogo de pot odds implícitas,ou seja: se vc acertar um monstro com essa mao que você deu call vc muitas vezes nao vai ganhar apenas aquelas 90 fichas, dependendo do seu adversário vc pode até dobrar .
Continuando o exemplo:
Flop(100 fichas): A :heart:T :club:T :spade:
Num flop desses na grande maioria das vezes vc esta na frente dos seus oponentes. Vc pensará então:"Vou dar check e apenas pagar quando alguem apostar"

Não. NUNCA FAÇA SLOW PLAY. Se vc apostar ôs seus oponentes não saberão se vc está blefando ou nao. E aposte sempre por valor, encha o pote de fichas o maximo que puder. Alguns jogadores adoram dar limps com Ax (sendo x 9 ou menor) e muitos deles não largarão o par de ases no flop e vc coseguirá todas as fichas dele(viva as pot odds implícitas :D)

Nunca dê limp de first in nem em posições finais (CO ou BTN). suas pot odds serão 1.5:1 muito pequenas e nao valerão a pena a longo prazo.

Então , jogue poucas vezes esas mãos marginais ou com força menor que as outras nesse começo de torneio pois você dando muitos limps sem odds com essas mãos você irá gastar fichas que poderiam ser dobradas quando você tiver uma mão forte ou para a fase push or fold que chegaremos lah.

No próximo tópico falarei um poouco da Continuation Bet.

Lembrando que o que escrevo aqui não é verdade absoluta e nem 100% correto, é apenas uma maneira de como encaro um SnG e tentando passar o conhecimento que tenho adquirido nesses meses de estudo.

Espero estar ajudando

Grande abraço a todos _ugly:

lelinhou

Vou falar agora um pouco sobre esse tipo de jogada que é muito usada por todos os jogadores de poker.

Exemplo:

Blinds 20/40
Vc está em CO
Pré Flop:Cards A :heart:Q :spade:
5 Folds, Hero raises to 120, fold, SB calls, BB folds

Flop(280 fichas): K :club:3 :heart:5 :diamond:
SB checks, Hero...?

Nesse caso você tem um spot muito bom para dar uma Cbet por três motivos:
1- Seu oponente já demonstruo fraquesa e deu check. Como vc já aumentou antes do flop demonstrando força, continue mostrando essa força.

2- O Board veio sem dar possibilidades de flush draw e vc estará representando o K no flop que provavelmente ele nao acertou pois apenas 1/3 das vezes acertamos alguma coisa no flop.

3- Vc não acertou nd no flop e fificilmente ganhará no showdown. Entaum faça uma aposta entre 1/2-2/3 do pote e tente levar o pote já no flop.

Vale ressaltar que uma Cbet em forma de blefe como este exemplo deve-se cnosiderar o tipo de jogador com qm você está jogando.

Se ele for tight , dê Cbet na maioria das vezes.
Se ele for Loose Agressive, dê apenas em flops muito bons pois raramente ele vai largar as suas mãos e dará call em qualquer draw ou par que ele tiver nas mãos.

Então, quais flops são bons para dar cbet?

Flops com uma carta alta e duas cartas baixas iguais:
Flop: A :heart:3 :diamond:3 :spade:

Com uma carta alta e duas baixas sem conectividade
Flop: K :diamond:2 :heart:7 :club:

Flops ruins de dar Cbet:

Flops com muitas cartas conectadas dando possibilidades de muitos draws:

Flop:A :diamond:K :diamond:T :heart:
Flop:9 :heart:T :heart:Q :club:

Flops como estes são péssimos para blefar pois pagarão muitas vezes com draws principalmente nos limites baixos que ainda jogo.

Uma outra situação também é quando nós é que acertamos o nosso draw.O que fazer??

Vou usar o exemplo acima mudando o flop:

Blinds 20/40
Vc está em CO
Pré Flop:Cards A :heart:Q :spade:
5 Folds, Hero raises to 120, fold, SB calls, BB folds

Flop(280 fichas):J :diamond:T :heart:2 :club:
SB checks, Hero...?

Nesse caso eu costumo também a dar check.Porque?

Como eu tenho posição em cima do meu oponente usarei esta posiçao para receber uma carta de graça e ver c o meu draw se completa evitando também dar uma Cbet e o oponente dar um check/raise e me obrigar a foldar a mão.

E por último , quais oponentes devo dar Cbet?

Tight: São ótimos para dar Cbet oprque largarão sua mão na maioria das vezes.

Loose Agressive: Péssimos para dar Cbet em forma de Bluff, eles largarão poucas mãos e tentarão roubar o pote fazendo um reraise ou mesmo apostando no turn.

Loose Passive: Estes também são bons, pois darao calls no PF e largarão no flop quando não acertarem nd.

Calling station: ^Péssimos para dar Cbet como bluff, dê Cbet neles por valor eles vão dar call muitas vezes com quaisquer cartas fazendo com q vc dobre facilmente pois esses jogadores nao desistem de suas mãos mas também nao gostam de apostar. se ele fizer check/raise em vc, cuidado, ele pode ter uma carta muito forte.

Confunda os seus adversários.

Dê Cbet blefando ou por valor do mesmo tamanho sempre para confundi-los e forçar eles a tomar decisões erradas.

Grande Abraço e GL a todos.

Críticas serão sempre bem vindas

lelinhou

Agora vou falar um pouco de como enfrento uma fase intermediária de um SnG

Considero esta fase quando alguns jogadores já saíram do torneio mas ainda não me encontro na bolha.

Nesse estágio, geralmente, possuo por volta de20BB. Acho um pouco delicado aqui pois os moves podem me custar boa parte da stack caso acontecça algo que dê errado.

Nesta altura do torneio jah deu para ter algumas reads dos meu oponentes e eu sempre presto atenção aos que estao à minha esquerda pois c forem tights, roubarei bastante as suas blinds o que é muito importante nessa fase para aumentar a stack ou apenas nao deixar que as blinds nao diminuam muito minha stack.

Se os jogadores à minha esquerda foram muito loose ou serem dificeis de roubar os blinds, jah nao tentarei fazer esse move pois como disse acima, os erros custam uma parte muito grande de nossa stack. Um Exemplo:

Blinds 50/100 (6 jogadores)

Stacks:
Hero: 2150
BB:2300

Estou no BTN e recebo KJo
3 folds, Hero raises to 250, fold, BB calls.

Flop(550 fichas): A :diamond:7 :heart:7 :spade:
BB checks, Hero...?

Aqui temos um flop perfeito para dar uma Cbet porém se o jogador for loose e vc teve reads para ver que ele nao desiste muitas vezes a uma Cbet, a sua Cbet como forma de blefe t custará muito caro e caso ele dê um reraise vc perdeu 1/4 de sua stack. Por isso a read de um jogador nessa fase se torna importante, vc terá mais certeza de quando fazer esse move e , na maioria das vezes vc nao perderá essas fichas.

Não estou falando que eu paro de jogar nesse estágio e que nao se deve fazer mais Cbets. Mas o range de mãos deve dar uma apertada e evitar blefar contra jogadores desconhecidos ou looses.

Um outro ponto também importante eh pensar com que mãos os outros jogadores irão jogar nesta fase.

Exemplo:

Stacks:
Hero:2150
CO:1900

Estou em MP3 e recebo 88
Fold, Hero raises to 250, CO Raises to 750, 3 folds, Hero...?

Bom vamos pensar o seguinte:
Eu num estágio desse daria um reraise de mais de 1/3 da minha stack com quais mãos?
òbvio que eu daria reraise com cartas realmente boas como um JJ+ e não foldaria.

O jogador no CO mostra-nos isso, apostando 750 fichas sobrando apenas 1150 ele nao desistirá se vc virar all in nele e com ceretza estará dominado ou na melhor da situações enfrentará um coin flip o que nao será muita vantagem. Nesse caso aprendi que dar fold eh a melhor opçao pois estarei ainda com 19BB e esperarei por uma melhor situação.Se opr outro lado vc der call e jogar por set value no longo prazo eh muito -EV pois vc precisaria de odds de 8.5:1 aproximadamente e com a certeza de conseguir dobrar em 100% das vezes o que nao acontece nesse momento onde vc vai gastar muitas fichas para em apenas 12% das vezes acertar a trinca.Caso nao acerte, o opte estará com 160 fichas e se vc quiser apostar alguma coisa terá que ir diretamente all in e estará sem posiçao sobre o oponente.

Espero ter dado alguma ajuda nisso e por favor alguem que discordar ou achar os erros desta estrategia deixe um post.

GL nas Mesas Ateh o Próximo Post^^
Stack atual:US$345,79

muito bom lelinho favoritado o blog esperando os proximos posts _thumbsup:

lelinhou

2:35 da manha do Brasil acabei minha ultima sessão se SnG de 2 dolares na tilt.

1 fiquei em terceiro e outro grindei aeaeae!! _biggrin:

Banca Atual:US$353.89

Abraços

bypacheco

lelinhou você joga sit and go normal ou turbo?

lelinhou

Original de bypacheco
lelinhou você joga sit and go normal ou turbo?

Fala pacheco ^^

entaum eu jogo SnG normal.

Quando jogo turbo jogo SH mas apenas por diversão.Não gosto muito de torneios turbos.

Valeu por acompanhar o blog^^

Abraço cara

lelinhou

Quando estou jogando um SnG e chego na fase intermediária começo a prestar mais atenção se poderei roubar facilmente as blinds dos jogadores que estão à minha esquerda.

Atualizado

As Mãos q costumo fazer steal são:
A2s+, A7o+, KTo+,K9s+, 22+

Caso a SB ou o BB dê reraise, largue a sua mão pois sua intenção era apenas roubar as blinds.Se vc não conseguiu, dê fold e bola pra frente :D

Atualizado

Durante os pirimeiros níveis de blinds eu evito roubar blinds por três motivos:

1- Se eu conseguir roubar uma blind por exemplo de 20/40, será uma parte muito pequena da minha stack de 1500 iniciais, nao compensando as 120 fichas que apostarei.

2- Num começo de torneio, nao tive ainda sólidas reads do oponente para saber se ele largará boa parte de suas blinds ou não.

3- Vc evitando fazer estes steals no começo de um torneio(entre outras coisas), sua imagem será de um jogador que possui um range um pouco mais apertado de mãos e quando as blinds aumentarem e realmente compensar roubar elas, os seus steals serão mais respeitados gerando uma fold equity maior.

Mas como saber se o meu oponente vai foldar quando estiver nas blinds?

Bom, como eu evito dar steals em começo de torneio, espero que os outros jogadores dêem o move e verei c os jogadores irão largar. Assim consigo informação sem arriscar minhas fichas.

Uma coisa importante que eu tomo de partido é:
Se eu for roubar as blinds o tamanho do meu raise vai ser o mesmo de quando aumentei com mãos fortes pois se todas as vezes que eu for aumentar com cartas fortes eu aumentar 3x BB e quando eu for roubar blinds o aumento for de 2.5x BB a maioria dos jogadores que estejam um mínimo atentos irão dar reraise e perderei muitas fichas e quando eu aumentar para 3xBB irão foldar.

Faça do mesmo jeito o move para raise por valor e por steal confundindo assim os adversários e forçando eles a cometerem erros.

Portanto, roube blinds de jogadores tights, e evite ao maximo tentar roubar dos looses ou calling stations.

Espero ter ajudado e se alguem tiver críticas ou comentários deixem um post.

Grande abraço^^

dhigo

vc é meu idolo _love:

UIAHuiahauiHuiahiUAHuiAHuih

aprendi mtoO com ele galera, manda super bem, apesar de ser cabeça dura que nem eu as vezes uiahuiaHuiahuiah, mas um jogador q tem um futuro pela frente.
euu dei forças pra ele nao para quando ele tilto UAHuAHuHAuH se nao ele tinha abandonado :(

otimOoo blog trutaa!
eh noiS!
abraço!
_grin:

Lunitis

Estou a gostar dos teus artigos lelinhou, continua :f_thumbsup: