Pois bem, a imagem acima não mente, mostra o cumprir de um objectivo que eu nem tinha realisticamente definido quando comecei a jogar poker, mas que tive sempre esperança de alcançar. Acho que é um marco significativo o suficiente para justificar o início de uma secção dedicada ao poker aqui no blog – algo que eu já tinha pensado fazer várias vezes, mas que nunca encarei como relevante já que o poker não passa de um hobby e eu nem tinha nada de especial para mostrar senão que – como muitos outros – também jogo.
Realmente, aquele valor redondo e bonito cai muito bem, mas a verdade é que continua a não ser nada de especial. Jogo poker (através da PokerStrategy) desde Novembro de 2008, o que perfaz um ano e picos, pelo que mil dólares (~700 €) em tanto tempo, e com tanta dedicação investida, não compensariam se eu fosse pensar nisso como uma fonte de rendimento mesmo que secundária. Como hobby, por outro lado, tendo em conta que é um jogo que ainda me consegue desafiar e entusiasmar constantemente, bem, o lucro não interessa senão como fonte de medida, de mim para mim, do meu sucesso enquanto jogador – que é o principal estímulo para o meu ego.
Quero ressalvar, então, que o poker continua a ser uma actividade secundária, um passatempo, e ao contrário de muitos não pretendo fazer disto vida. A minha aposta de futuro está no curso que estou a tirar, e o meu sentimento de realização está na convicção de que virei a tornar-me um bom e competente médico!
Apesar disso, não deixa de ser verdade que o poker ocupa ainda assim um lugar de destaque nos meus interesses, e no tempo que a ele dedico (~1 hora/dia, quase todos os dias!). É um hobby exigente, porque para tirar dele o máximo rendimento é necessária a dedicação de fazer planos a longo prazo, cumprir metas para fazer render ao máximo os bónus que os sistemas de lealdade das salas oferecem, e investir bastante tempo e dedicação.
É este o aspecto que eu acho interessante e que pode ser giro de ir divulgando neste blog, e portanto é disso que planeio ir falando ocasionalmente. Estou aberto a comentários, dúvidas, discussão de todo o tipo – provavelmente, se tiver participação dos leitores, vocês é que tornarão esta secção do blog interessante.
Para já, vou falar da minha situação actual:
A Full Tilt Poker introduziu uma nova modalidade de poker, super rápida, o Rush Poker. Na mesma actualização, aumentou o valor mínimo de entrada nas mesas de 20 para 35 BB, o que deitou por terra a estratégia SSS. Ora, sendo esse o tipo de jogo que eu dominava, fiquei um pouco atrapalhado. Tendo ainda que fazer algum volume de jogo pelos objectivos que tinha definido, resolvi experimentar o Rush.
Até ver, acho que o facto de eu nunca ter usado um HUD de estatísticas me dá um grande à-vontade no Rush, estou a jogar como sempre joguei, mas mais depressa e com a vantagem de os adversários não me conhecerem. Para já (e esta é uma afirmação de curto prazo, porque ainda só joguei 4 dias, umas 2 a 2,5k mãos no máximo) estou a safar-me extremamente bem, já ganhei uns buy-ins valentes e a verdade é que me divirto mais.
Por outro lado, pela estrutura inerente ao jogo, também é verdade que não estou a aprender nada nem a melhorar o meu poker, mas a bem dizer, também não o fazia muito antes, era só grind grind grind…
Por isso agora vou jogar mais 4 dias para fazer o ouro no Iron Man e acabar de desbloquear o bónus de fim de ano, e depois faço uma pausa na FTP para estudar e aprender a jogar BSS como deve ser, e voltar quando for altura do Mid-Year Bonus para sacar mais uns 150$ em bónus, se tudo correr bem.
Ainda não decidi se depois continuo a jogar só o suficiente para fazer bronze mensalmente e assim aumentar o bónus de continuidade do iron man, ou se devo parar mesmo por completo para estudar. Logo vejo, aceito conselhos (provavelmente não vou conseguir ficar longe).
Entretanto, independentemente do que faça na Full Tilt, tenho sempre o grind de 2000 MCP/mês para fazer na Mansion até Abril ou Maio, para reclamar os 50.000 MCP do bónus de lealdade, com os quais já mandei vir uma caixa de fichas à borla e agora estou a considerar a hipótese de mandar vir um monitor para expandir o ambiente de trabalho do portátil.