Saltar para o fórum
Sempre a mesma hist...

Notificações
Limpar tudo
Resultados da sondagem: 1 pior nota, 5 melhor nota
Eleitor(es): 15
Sondagem encerrada Abr 26, 2008
1  -  votos: 0 / 0%
0
0%
2  -  votos: 2 / 13.3%
2
13.3%
3  -  votos: 8 / 53.3%
8
53.3%
4  -  votos: 7 / 46.7%
7
46.7%
5  -  votos: 18 / 100%
18
100%

[Fechado] Sempre a mesma história: ou é raise ou fold - ATs973

14 Mensagens
13 Utilizadores
0 Reações
4,274 Visualizações
Bakano
Membro desde: 21.01.2006

Alguns critérios para ser o primeiro a ingressar numa mão num torneio MTT.

Neste artigo temos a intenção de traçar alguns parâmetros para entrar em jogo em torneios MTT.

1 – Sempre jogue de forma inversa ao seu montante e ao montante dos blinds: Com isso quero dizer que deve sempre ser mais agressivo quando estiver com uma relação de blinds abaixo do aceitável. Digamos que a partir de 30 big blinds você esteja numa zona confortável. Para maiores esclarecimentos pode consultar este artigo:
https://forums.pokerstrategy.com/pt/forum/thread.php?threadid=3200

2 – Sempre que tiver chance prefira ficar ITM: com certeza a vontade de todo jogador de MTT é acertar uma boa posição e ela nunca está antes da mesa final. Sempre jogue agressivamente suas mãos boas, mas procure não deixar escapar a possibilidade de ficar ITM. Isso afetará muito sei ROI(retorno de investimento). Uma sugestão seria: sempre que tiver muita ficha tire proveito da bolha; sempre que estiver com pilha mediana espere a bolha; sendo short aproveite sempre uma boa oportunidade de roubar blinds e fazer pressão sobre jogadores mais fracos que você(nesse caso volte ao link acima para usar como estratégia estando short(com M<10)).

3 – Aqui vai o conselho mais importante do artigo: nunca seja o primeiro caller em uma mão em um torneio de no limit. Quando sua mão não possui força suficiente para um raise, jogue-a fora. Como motivo principais podemos dizer que dando apenas call você vai estar oferecendo mais odds , preço barato e POSIÇÃO para um adversário entrar na mão. Agora vamos falar detalhadamente sobre cada um desses pontos:

3.1- Ao entrar apenas com call em uma mão você acaba aumentando a pilha de dinheiro morto na mesa, aumentando assim os odds dos jogadores que entrarão no pot mais tarde. A conta é simples: se tinha 1,5 big blind(bb) no pot, a partir do seu call passa a ter 2,5bb tornando mais atrativo a presença de mais jogadores. Posso dizer que o buton, pode dar call com quaisquer cartas tendo por exemplo 6 callers na sua frente e sendo sua atidude muito correta, pois ele tem odss(nesse exemplo) de 7,5:1. Esse é o tipo de mão que não queremos nos envolver pois somos um dos primeiros a agir e só ocorreu essa reação em cadeia pelo seu primeiro call.

3.2 – Se tivermos certeza que em determinada mão que o preço para se ver o flop seria apenas de uma big blind em muitos casos deveríamos entrar de call no pot. Podemos dizer que com conectores, Axs, pares abaixo de 7 sem posição (essas são mão que podem desenvolver no pós flop) seria interessante vermos um flop barato para tentar acertar algo grande e lucrar muito com isso. Dessa forma, quando entramos de call desencorajamos alguns raises em posição mais tardia (raise apenas por posição) mas criamos pots com número de participantes elevado. E como já sabemos quanto mais participantes menor nossa equity(parte do pot que nos cabe, ou ainda, probabilidade que temos em ser vencedores na mão). Então porque não entrar de limp com uma mão mediana? Porque após jogarmos podemos ter aumento de algum jogador e podemos acabar não tendo mais essa possibilidade de ver flop a um preço baixo. Se fizermos algumas vezes isso poderemos acabar diminuindo nossa pilha de fichas de forma muito rápida e nos encontrarmos em apuros num momento ainda muito cedo no torneio.

3.3 – Todos dizem que a coisa mais importante que se tem no poker, principalmente na modalidade no limit é a posição. Já li que Daniel Negreanu comparou algo ruim como sempre ter TT no UTG. Vejam só...ele acha ruim TT de UTG( que irônico). Mas concordo com ele pois já vi jogadores simplesmente foldarem essa mão nessa posição num nível avançado de torneio e com stack em torno de 15BB( concordo mas não consigo foldar ....). Se você colocar dois jogadores com a mesma experiência na mesma mão com as mesmas cartas, o que estiver em melhor posição sempre vai estar em vantagem. Todo profissional diz que prefere posição as cartas.
Baseado nisso qual a importância em dar raise quando ser o primeiro a entrar na mão??? Impedir que algum jogador entre na mão após termos entrado(com exceção dos blinds). Ou seja, quero, com um raise, que a minha posição seja a última a se manifestar(melhor) na mão. Claro que não podemos prever que isso sempre vá acontecer, por que não vai, mas reduzimos drasticamente o número de vezes que passamos a jogar fora de posição. Então, além de fazer pressão sobre os blinds, também fazemos pressão nos jogadores a falar depois de nós a entrar na mão.

Resumindo: a importância de não sermos o primeiro call a entrar em uma mão é para não propiciarmos a entrada de um número grande de jogadores, tentarmos ficar com a melhor posição no pós flop e ao final de tudo aumentar nossa probabilidade(equity) de levar o pot.

Como última dica gostaria de falar sobre o tamanho do raise. Lendo um artigo no Full Tilt de Cris Fergunson, chego a seguinte sugestão. De um raise inversamente proporcional a sua posição(não estou aqui questionando o range de mãos para abrir raise e sim o tamanho do mesmo). Ele sugere que nas primeira posições você de um raise entre 2 e 2,5bb, no meio da mesa entre 2,5 e 3,5bb e no final da mesa entre 3 e 4 vezes o bb. O motivo mais claro seria que quanto mais tarde dermos o raise, mais os blinds terão a impressão que queremos roubar as fichas mortas do pot e acabam sendo encorajados de nos encaram com um range de mãos maiores. Dando um raise maior estaremos aplicando um fator matemático para compensar um fator psicológico. Já nas primeiras posições, corremos o risco que nos depararmos com um monstro pela frente, então porque dispender 4BB se podemos gastar apenas 2BB. Saiba que esse “miniraise leva praticamente o mesmo número de blinds que um raise de 3 ou 4BB. Agora nunca esqueça que o tamanho do seu raise nunca deve fugir a seu padrão costumeiro. Se você tem como padrão abrir raise com 2,5 a 3BB sempre, não de miniraise no BTN com AA pois um jogador bom vai achar estranho e pior ainda 4BB UTG.

13 respostas

excente artigo!

Adorei o artigo ATs.

Meus parabéns!

leogotinha
Membro desde: 04.05.2007

O melhor até intão!

Gibao
Membro desde: 15.02.2008

de todos o melhor q li ate agora, com bons exemplos e bem explicado.

Muito bom o artigo sobre MTT, didático e prático.

Bom artigo só tenho uma dúvida ao dar o raise em ep de 2 a 2,5 bbs não estamos a dar boas odds pa receber o call pelo menos da big com um leque muito alargado de mãos, ou seja não estamos a defender o valor da nossa mão.

ATs973
Membro desde: 09.05.2007

Segundo Cris Ferguson, vou fazer isso muito mais com mãos medianas(JTs,ATs, KJs, etc) do que com TT+, AK entendeu???
Só que também faço isso com AA para não mudar meu estilo.
Num MTT o roubo de blinds a partir de deteminada fase é indispensável e temos que jogar mais mãos. Só que não precisamos envolver um número de fichas enorme para levarmos os blinds.

Jogue um MTT BIG STACK que você vai ver poucos adversários dando call ou raise com mãos marginais a partir dos níveis 5/6...

E por último casiraghi, o conceito de odds no pré flop de um Mtt é relativo. Existem outros fatores mais importantes, como posição, identificação de tilts do adversário e leitura de bordo que atuam no pós flop de forma mais intensa.

kenwood884
Membro desde: 18.07.2008

muito bom artigo!!!

otima resposta... vlw ATs!!!

OTIMO ARTIGO!! BOA SORTE A TODOS!! E PRINCIPALMENTE A MIM !!

duarteriezas
Membro desde: 02.11.2007

gostei muito do artigo mas nao sei se concordo com os raises de 2bb nas primeiras posiçoes principalmente em fases iniciais nao estamos ao fazer isso a dar pot odds aos nossos adversarios com uma mao solida e sao essas as unicas maos que jogamos nas primeiras posiçoes nao queremos muitos callers entao nao sera melhor dar o raise standart de 3 ou 4bb para termos o minimo de adversarios na mao ate porque a big blind apos esse raise vai dar call com muitas maos, nas fases em que as blinds ja estao pesadas ai ja comprendo esse raise. se levarmos 3bet com jj ou aq por exemplo ai depoois temos uma decisao em que o fold e muitas vezes valido

ATs973
Membro desde: 09.05.2007

Duarte, a sugestão de raise aqui é específica para roubo de blinds a partir de um momento do torneio onde muitos stacks ja estão comprometidos(M<15). Nos primeiros níveis roubar blinds é -EV.

Hersir
Membro desde: 03.12.2007

Bom, uma coisa. Em MTTs, quando estamos bem no começo e eu pego mãos tipo Axs, Kxs, ou suited connectors (ex: 8d9d) , mãos que tem possibilidade de virar um monstro no flop, ou draw pra um monstro, eu dou call, inclusive, sou o primeiro a fazê-lo, vou explicar porque :
Se eu tenho uma mão que pode virar um monstro, eu quero mais pessoas no pote, então se eu dou boas odds pra elas é negócio pra mim!
Eu quero que tenha mais gente no pote pra aumentar as chances de haver alguem que vá pagar quando meu monstro virar.
Claro que muitos flops duvidosos vão acabar vindo, e acaba sendo melhor ficar no check/fold para proteger seu stack e nao gastar com mãos duvidosas.

Outra coisa, quanto aos torneios, o que guia meu range de mãos é é a relação entre as blinds e antes com o meu stack, mas assim, meu estlito de jogo natural e que mais se adapta a minhas características é o jogo tight, entao, quando chego por volta de 20 big blinds, fico mais agressivo até o momento que eu atingir 20 big blinds do próximo nível, quando eu atinjo meu objetivo eu volto a ficar tight. Quando as blinds subirem, eu vou ter 20 big blinds novamente, entao volto a ser agressivo até atingir as 20 big blinds do nivel seguinte.

Bom, qual a sua opnião quanto a minha estratégia?
Claro que ela é mto mais complexa, mas nesses 2 fatores, funciona +- assim.