Skip to forum
Cálculo de implicit...

Notifications
Clear all

Cálculo de implicitas

11 Posts
7 Users
0 Reactions
1,114 Views
Lunitis

Hoje estive a discutir com o colega aqui da strategy sobre odds implícitas e acabamos a tentar calcular as odds implícitas para um determinado spot. Acho que nunca vi essa conta feita em sítio nenhum, por isso é bastante provável que esteja errado em alguma parte. Mas cá vai:

Spot:
Hero 67 oop
Turn está K54T e o pote tem $3.
Vilão aposta $2.

Pergunta: quanto tem que sacar o hero no river quando acertar o st8 para tornar o call no turn pelo menos break even? (implícitas)

Depois de muito puxar pela cabeça e pela matemática foi a isto que cheguei:

Para o hero dar call exactamente dentro de odds e ser break even mesmo que não ganhe mais nada no river quando acertar o vilão teria de dar ao hero odds correspondentes à equidade do hero, ou seja 18% (equidade contra TP+).

Depois de moer um pouco a cabeça lá cheguei à equação para saber quanto o vilão tinha que apostar para me dar odds de 18%:

X/(2X+3)=0.18

X é o quanto o hero para a dividir pelo pote final depois do vilão apostar X (ou seja pote -> 3 + 2x que é o X do vilão + o X do hero).

O resultado é 0.84 cents.

A partir daqui é que não sei se inventei... :rolleyes:

O hero ao pagar uma aposta de 2 no turn está a pagar 1.16 (2-0.84) acima do que "podia" pagar para ser break even "automaticamente". Portanto o hero tem que compensar esses 1.16 por cada vez que deu call no turn e não acertou, quando acertar.
Como o hero acerta apenas 0.18 (18% das vezes) então ele terá que ganhar 1.16/0.18= 6.55.

Ou seja para compensar o call a uma aposta de 2/3 no turn o hero teria de sacar no river quase uma aposta do tamanho do pote no river quando acertar.

Alguém me confirma ou desmente estes cálculos ou onde encontrar como se faz isto?

Reply
10 replies
jonisgamble

ja vi calculos parecidos antes mas, nao posso confirmar agora, nao sei se tem o livro do bobofitos mas tenho ctz que foi la que ja vi, e sim a logica é essa mesma, porém tem muito tempo que eu li.

Reply
eSKavuS

Também gostaria de saber + sobre este assunto, alguém dê 1 ajudinha :f_biggrin:

Reply
sarvam

Boas.

Interessante tema, Lunitis :sdrink

Pelas minhas contas, os cálculos para calcular quanto o vilão tem de pagar no river não estão corretos.

Pelo que me parece, a equação a usar deve ser a seguinte

EV= EqWin*(pote+IO) + EqLose*lose

Pretendemos que EqWin*(pote+IO) seja igual a EqLose*lose, de modo que o EV seja igual a zero. Assim vem,

0.18*(5+IO) = 0.82*2 => IO=4.11

Como se pode ver, o vilão tem de nos pagar apenas cerca de metade do pote no river, para que o nosso call seja break even.
Isto não é muito, mas há que ter alguns fatores em consideração.

Fatores que aumentam as nossas implied odds:
:diamond: Draws mais prováveis de bater
:diamond: Maior stack efetiva
:diamond: Estarmos no Flop
:diamond: Estarmos em draw para o nuts
:diamond: Range do oponente forte
:diamond: Termos um draw "disfarçado"
:diamond: Pote multiway
:diamond: Estarmos em posição
:diamond: Termos showdown value
:diamond: Oponente ruim
:diamond: Oponente agressivo
:diamond: Termos uma imagem de bluffer

Fatores que diminuem as IO:
:diamond: Estarmos no turn
:diamond: Draws para uma mão mais fraca
:diamond: Empate no caso de acertarmos
:diamond: Range do oponente fraco
:diamond: Os nossos outs assustarem o oponente
:diamond: Um jogador está all-in
:diamond: Oponente bom
:diamond: Oponente conservador
:diamond: Termos uma imagem de nit

Este é o resumo das considerações que deveremos ter em conta quando jogamos por implied odds.

Off topic: graças a ti Lunitis, hoje consegui resolver esta equação x/(2x+3)=0.18, que já vinha tentando há algum tempo. Consegui consultando o meu mestre, o Google, foi só meter solve equations :facepalm: (Tão fácil!... e eu há dias a tentar)

Saude :f_thumbsup:

Reply
Lunitis

Nice Sarvan.
Faz todo o sentido esse cálculo. Nem me ocorreu que com a "simples" expressão do calculo de EV chegasse lá. Inventei pa c***** :D.

É simples até de resolver a equação: x/(2x+3)=0.18
A parte que está "em baixo" passa a multiplicar para o outro lado, 0.18 multiplica com os dois e depois é só jogar o vX de volta para o lado "esquerdo" e somar com o 1x, e depois mandar a dividir o número que estiver junto com o X de novo para a direita ficando o X sozinho :D.

Pelo menos do meu cálculo todo deu para tirar esta equação que até tem a sua utilidade para saber quando jogamos "dentro de odds".

Reply
sarvam

Original de Lunitis
Nice Sarvan.
Faz todo o sentido esse cálculo. Nem me ocorreu que com a "simples" expressão do calculo de EV chegasse lá. Inventei pa c***** :D.

É simples até de resolver a equação: x/(2x+3)=0.18
A parte que está "em baixo" passa a multiplicar para o outro lado, 0.18 multiplica com os dois e depois é só jogar o vX de volta para o lado "esquerdo" e somar com o 1x, e depois mandar a dividir o número que estiver junto com o X de novo para a direita ficando o X sozinho :D.

Pelo menos do meu cálculo todo deu para tirar esta equação que até tem a sua utilidade para saber quando jogamos "dentro de odds".

:facepalm:
Minha nossa! Andei a complicar tanto :rage:
Em tempos, conseguia resolver essa equação quase de olhos fechados. É mesmo falta de prática. Obrigado pela explicação.

Saude :f_thumbsup:

Reply
bookai

Não costumo efectuar cálculos tão complicados quando tento calcular as odds implícitas. Nesta situação pensaria da seguinte forma:

-A nossa equidade está próxima dos 18%, portanto a aposta do Vilão de $2 (sem odds implícitas) só mereceria o nosso call se o pote estivesse muito próximo de $11.

-Em posição (e só em posição) eu jogaria esta mão, pois no river teremos um pote de $7 e não será difícil fazê-lo chegar aos $11 dolares (partindo do princípio que o adversário tem top pair/melhor) que tornariam o nosso call correcto :)

-O oponente vai apostar muitas vezes mesmo que saia o 8 ou o 3, se tiver top pair, ou melhor! Se apostar meio pote já estamos muito perto de break even, e podemos sempre tentar extorquir mais alguma coisa para EV+ :)

Isto tudo para dizer que basta pensar que tamanho o pote deveria ter para que o nosso call fosse correcto, e pensar se conseguimos que no river atinja esse valor :)

Boa sorte nas mesas a todos!

Reply
xtremelexx

Original de bookai
Não costumo efectuar cálculos tão complicados quando tento calcular as odds implícitas. Nesta situação pensaria da seguinte forma:

-A nossa equidade está próxima dos 18%, portanto a aposta do Vilão de $2 (sem odds implícitas) só mereceria o nosso call se o pote estivesse muito próximo de $11.

-Em posição (e só em posição) eu jogaria esta mão, pois no river teremos um pote de $7 e não será difícil fazê-lo chegar aos $11 dolares (partindo do princípio que o adversário tem top pair/melhor) que tornariam o nosso call correcto :)

-O oponente vai apostar muitas vezes mesmo que saia o 8 ou o 3, se tiver top pair, ou melhor! Se apostar meio pote já estamos muito perto de break even, e podemos sempre tentar extorquir mais alguma coisa para EV+ :)

Isto tudo para dizer que basta pensar que tamanho o pote deveria ter para que o nosso call fosse correcto, e pensar se conseguimos que no river atinja esse valor :)

Isso mesmo!

Quando estou nas mesas e tenho de fazer este tipo de cálculos mentais em alguns segundos apenas, uso:
Odds
O que tenho de pagar / Pot final
2$/7$=28.6%
e comparo com a minha equidade. Neste caso, não posso pagar olhando só para as odds.

Odds Implícitas
Aqui uso o sistema "americano"
Minha equidade é 18%, isso equivale a 4.5:1
Se tenho de pagar $2, preciso então de conseguir extrair $9. $5 já la estão, só preciso de mais $4 no River. ($4.11 já que na verdade era 4.55:1)
Cálculo sem dores de cabeça! :f_biggrin:

Desta forma consigo calcular odds implícitas muito rapidamente e nem é preciso usar calculadora! :f_thumbsup:

Reply
bookai

Sim, também é uma boa forma de pensar, apesar de a mim me ser mais fácil pensar em percentagem e não em odds.

Só expliquei a minha forma também porque me pareceu que estar de calculadora na mão a jogar poker não é a melhor das situações, principalmente se não estivermos a falar de poker online.

Acho que no fim de contas, cabe a cada um encontrar a forma mais confortável de as calcular, desde que acertadamente.

Reply
Lunitis

Bem pensado.
Saber os cálculos é bom para se fazerem volta e meia e tentar ter uma ideia das implícitas necessárias em cada spot.

Reply
rgs78

Original de bookai

Esta é a forma mais simples e mais rápida de utilizar durante os poucos segndos disponíveis. É claro que ao analisar uma mão deveremos ir ao pormenor, mas simplificar cálculos é muito mais proveitoso durante a sessão. Afinal, nem todos somos máquinas de calcular.

Nice topic!

Reply