Skip to forum
Escrevendo em PT-BR

Notifications
Clear all

Escrevendo em PT-BR

77 Posts
31 Users
0 Reactions
8,207 Views
vikcch

É... sou só eu, ou vocês também dão por vocês a escrever em PT-BR sendo portugueses, penso que seja porque já alguns de nós passou pela situação de escrever PT-PT e alguns brasileiros não entenderem (não só neste forum da PS).

Mas o contrário percebe-se bem, acho que é pelo facto de nós (portugueses) em pequenos termos de gramar com as novelas brasileiras...

Dêem-me tudo menos legendas PT-BR para eu ver meus filmes!!!

Digam o que acham, tantos portugueses como brasileiros...

Reply
76 replies
Tudazul

Sempre tem uma expressão ou outra que fico em dúvida mas nada que atrapalhe na compreensão de toda frase. Qualquer coisa é só ir no Google para descobrir.

Eu já acostumei. :)

Original de nuno21nt

Reply
MobileTBT

Eu algumas vezes tenho que perguntar o que estão a falar. Algumas girias que aqui não existem.

Mas penso que compreendo bem, pois na minha faculdade, tem muitos estudantes portugueses, e então já me habituei com o modo de falar de dos portugueses.

Mas isso não se limite a portugueses, as vezes existem girias do norte/nordeste que eu também não entendo, mesmo sendo PT-BR. Então acho que é tudo uma questão de bom censo e um pouco de boa vontade de ambas as partes.

Abraços!

Reply
Hancopo

Comigo é ao contrário. As vezes me pego falando em PT-PT sendo brasileiro. Falando nisso fica aqui a pergunta. Como vcs (portugueses) vêem o sotaque brasileiro? Na escrita PT-PT eu entendo bem, mas é só ouvir um áudio em PT-PT que eu não consigo entender nem 50% :roto2:

Reply

Original de Hancopo
Comigo é ao contrário. As vezes me pego falando em PT-PT sendo brasileiro. Falando nisso fica aqui a pergunta. Como vcs (portugueses) vêem o sotaque brasileiro? Na escrita PT-PT eu entendo bem, mas é só ouvir um áudio em PT-PT que eu não consigo entender nem 50% :roto2:

Nos primeiros treinos que ouvi também estranhei um pouco, mas depois se acostuma, a explicação que encontrei para isso é:

O falar PT-PT é mais nasal enquanto o PT-BR é mais aberto, experimentem pra ver. :nh

Reply
RAimi

Eu tenho inúmeros Portugueses no Skype, em conversas escritas é de fácil compreensão. A unica dificuldade é entender as girias, pelo fato de ser algo particular de alguma região ou forma de falar de um grupo, acabo não compreendendo, nada que atrapalhe uma conversa compreensível.

Agora em conversas por audio o sotaque português complica um pouco, tanto quanto acredito que para eles (portugueses seja difícil nos compreender). Também neste caso nada tão alarmante que não possa ser entendido.

Reply

Original de RAimi
Eu tenho inúmeros Portugueses no Skype, em conversas escritas é de fácil compreensão. A unica dificuldade é entender as girias, pelo fato de ser algo particular de alguma região ou forma de falar de um grupo, acabo não compreendendo, nada que atrapalhe uma conversa compreensível.

Agora em conversas por audio o sotaque português complica um pouco, tanto quanto acredito que para eles (portugueses seja difícil nos compreender). Também neste caso nada tão alarmante que não possa ser entendido.

Nah, a maioria dos portugueses percebe o sotaque brasileiro a 100%. Não sei se por uma questão de adaptação da língua (sotaque) ou por nós termos muito mais acesso ao conteúdo brasileiro (telenovelas, etc..) do que vocês de Portugal.

Concordo sobre as legendas, as legendas brasileiras são totalmente diferentes das falas, parece que o filme segue um contexto diferente do original.

Reply
Hancopo

Acho que portugueses entendem melhor o sotaque brasileiro por ser mais lento. Vocês portugueses que falam muito corrido. ?(

Nem sabia que passava novela brasileira por aí :facepalm:
É popular por aí? Eu até assistia quando era mais novo, mas é sempre a mesma coisa e tem uns 10 anos que eu não assisto nenhuma

Reply
Tudazul

Lembrei de um tópico que não tinha assistido todos os vídeos...

Muito Giro

Reply
KBss4

É questão de costume, mas sotaque é diferente de giria.

as vezes eu não entendo o pessoal do sul e do nordeste:

“Nisto, um aspa-torta, gaúcho mui andado no mundo e mitrado, puxou-me pela manga da japona...”

Rebolar no mato = jogar o lixo.

Reply

Original de KBss4
É questão de costume, mas sotaque é diferente de giria.

as vezes eu não entendo o pessoal do sul e do nordeste:

“Nisto, um aspa-torta, gaúcho mui andado no mundo e mitrado, puxou-me pela manga da japona...”

omg, meu dicionário tá desatualizado

Reply
delphino

Original de KBss4

Quando meu amigo cearense falou isso, também custei a acreditar.

Mais do que ler, acho bem complicado entender um português falando, mas nada que alguns minutos de conversa para me adaptar não resolva.

O melhor são as gírias, fixe, urso...

Reply
Tiago232

Original de vikcch
É... sou só eu, ou vocês também dão por vocês a escrever em PT-BR sendo portugueses

e pensava que era só eu mesmo..

:D

Reply
Brunodelic

Ao criador do tópico, vice-versa!
Porém no meu caso, é na fala! Quando me dou conta, estou conversando com minha namorada com um sotaque semi-português, de tanto ver videos por aqui...

Aliás, uma coisa que me prendeu nesse fórum foi essa "conexão" Brasil-Portugual, que eu achei fodástica!...

Sobre entender o que ux purtguêzix flam, mutx vezix tenho que repetir tal parte do video pra poder entender o que o TUFATIFA fala, às vezes tenho que repetir algumas vezes a mesma parte :D...
Mas o purtguêx d purtgal é uma língua/sotaque que admiro muito, e acho muito bonito mulheres falando! :fdrink

Sou de SC, e passando por floripa/itajaí temos o "manezês", que é derivado do português de portugal, mas é tremendamente horrível de entender!!
"Ahn ahn, táx tolo, mofáxca pomba na balaia"

Reply
okiedokkie

o mais esquisito é o gostava. passei mais de um ano achando que estavam escrevendo errado.

Reply

Original de okiedokkie
o mais esquisito é o gostava. passei mais de um ano achando que estavam escrevendo errado.

Não percebi :facepalm:

Reply

Nem eu..

Reply
Tudazul

?(

Reply
gremio2010

Alguém ae me explica essa então! Não se usa gerundio em PT-PT? Se sim, Quando?

Reply
okiedokkie

eles não costumam a falar

'eu gostava de saber (...)' ?

pelo menos para mim isso soa estranho, embora eu não tenha certeza se é uma contra-regra ou não do pt-br haha. o mais comum para mim, pelo menos é 'eu gostaria de saber (...)

Reply