Ótimo tópico, me mato de rir aqui com as diferenças....
Aprendi muito desde que entrei nesse site, tô achando muito bonito o jeito dos portugueses escreverem e falarem, pra nós a fala é complicada pra entender, mas se entende bem até.
Na escrita, imagino que não vai ter dúvidas.
O que observo é que os portugueses são mais "corretinhos" ao escrever. Usam poucas gírias, nós brasileiros somos informais demais e abusamos das gírias.
O nosso regionalismo é bem complicado, há milhares de palavras novas, claro, numa comunicação comum, todo mundo se entende, mas se um cearense falar do seu modo particular da região pra um gaúcho, vai ser muito, muito dificil o gaúcho entender, e, vice-versa.
O lugar do Brasil em que se fala o português mais próximo de Portugal é a ilha de São Luís, Maranhão.
Falar palavras como "boas, boa" não é incomum lá.
Eu aqui de Matogrosso, Brasil, nascido no Maranhão... Perdi muito do meu modo original de falar.
Aqui é um estado central, muita gente do país inteiro, perdemos muito nosso sotaque. O bom nisso é que não estranhamos os outros.
Já sobre falar inglês... Olha, nós falamos muito brando e com sons abertos, não é que um brasileiro não QUER falar inglês perfeito, é que é muito dificil mesmo pra nós.
Além do mais, temos um problema nacional chamado educação, nem vou comentar aqui, seria necessário um tópico pra isso...
Mas, muitos brasileiros só vão falar bem próximo do lugar onde estão indo, após passar um bom tempo nesse lugar....
Vi um português por aqui, chamei-o de "tuga", falei que, pelo que vi esrito aqui nos foruns, não parecia ofensa, ele disse que não é mesmo, daí começamos a falar de diferenças, ele falou que entende o português de qualquer lugar, mas os açorianos, esse ele não entende mesmo....
Achei interessante e passei a pesquisar os Açores.
No Brasil, os livros didáticos já vem com literaturas de todos os paísses com língua portuguesa, tipo Saramago e Mia Couto...
Um dia desses andei mostrando O Crime do Padre Amaro, na versão portuguesa pra mulecada da escola...
Sempre em minhas aulas eu ressalto essa necessidade de conhecer a "nossa" lingua e suas diversidades...
Quero que os tugas não se ofendam com as piadas de português que muitos humoristas e gente sem porranenhuma na cabeça divulgam...
Garanto que a maioria dos brasileiros não gostam dessas piadinhas infames.
:fdrink