Saltar para o fórum
Escrevendo em PT-BR

Notificações
Limpar tudo

Escrevendo em PT-BR

77 Mensagens
31 Utilizadores
0 Reações
8,228 Visualizações

É realmente um tópico onde podemos aprender, pois apesar de todas as nossas semelhanças temos diferenças e na escrita não é o mais complicado. Eu nunca pensei que fosse tão difícil para alguém do Brasil perceber ou entender lool o sotaque do português de Portugal.

Como nós somos bombardeados com novelas (que eu adoro por sinal :f_biggrin: ) vocês não, ou seja, nós crescemos a ouvir o sotaque brasileiro o que facilita e muito as coisas :)

Responder
Citar (Quote)
LeoJose
Membro desde: 22.12.2010

Legal esse tópico. Sou brasileiro, não tenho dificuldade em compreender o pt-PT. Mas tem uma palavra que acho engraçado, "cadinho" pra falar que é um pouquinho, sempre que ouço eu "racho o bico" (dou muita risada).

Agora falando em termos técnicos, acho o português falado e escrito em Portugal mais correto e bonito, soa muito bem para os meus ouvidos, acho que os Tugas cometem menos erros de ortografia e usam menos girias que os Brazucas.

Também tenho inveja pela maioria de vocês falarem inglês, pelo que soube aprendem desde cedo na escola. Nesse sentido o Brasil ta atrasado e por isso to me matando pra aprender essa língua.

Antes de terminar o doutorado quero ir a Portugal, na Universidade Técnica de Lisboa, a área em que trabalho é muito forte, tratamento de resíduos. Então terei a oportunidade de aprender bem o sotaque de vcs.

Parabens Tugas e Brazucas por essa comunidade maravilhosa ;)

Responder
Citar (Quote)

Vou então dar a minha opinião, estou numa posição boa para esclarecer as diferenças entre o PTvsBR. Eu já vivi uns anos no Brasil , já vivi com brasileiras (algumas e alguns anos,hehe) no Brasil, e já vivi com brasileiras em Portugal algumas vezes.Enquanto estive no Brasil não tinha dificuldade nenhuma em entender os BR porque me esforçava por entender, ao contrário deles que não faziam esforço nenhum por me entenderem, nem achavam isso necessário eu se queria tinha que me" virar ".

É tão fácil perceber quando um brasileiro fala inglês, que não quer largar o sotaque, enquanto um português falando inglês vc não percebe que é português, simplesmente porque largamos o nosso sotaque.Os espanhóis a mesma coisa, a falarem inglês vc percebe que é espanhol porque também não largam o sotaque.Tudo se resume, na vontade de ser perfeito no que estamos a executar. Quando estive no Brasil, não tentei de maneira nenhuma, perder a minha fala PT simplesmente adoptei as expressões locais, estive nos 26 estados do Brasil, e em muitos me perguntaram se era de S.Paulo,sinal que estava a resultar o meu plano, porque me esforcei para isso.Tenho pessoas amigas BR que vivem em PT há muitos anos e não perdem de "jeito" nenhum o sotaque, porque não se esforçam para isso, desculpem os BR mas quando vou ao Brasil falo e escrevo português original, nem entendo o porquê do acordo ortográfico, os ingleses estão "nem aì" para como os americanos ou australianos,falam ou escrevem, porquê nós mudarmos ?

Não entenderam o que eu escrevi ? Agora se tivesse falado era diferente, teria que repetir algumas frases para entenderem, o problema não está na escrita está na maneira de falar.

Abração galera,na virada do ano estou aí, para tomar umas Brahmas de 600ml. :f_biggrin:

Responder
Citar (Quote)
riprlz
Membro desde: 06.11.2007

Eu não acho que um Brasileiro gostaria de ir pra portugal e 'pegar' o sotaque dos portugueses, desde a época da ditadura e por causa do esporte e etc a midia e o estado enfiam o mito do patriotismo guela abaixo da sociedade, e perder o sotaque brasileiro e ficar com sotaque portugues soaria como se a pessoa não quizesse ser mais brasileira.

IE. O Pepe do R.Madrid fala com sotaque de portugues nas coletivas pós jogo, e os jornalistas esportivos daqui criticam ele por causa disso.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009

Original de LeoJose
Legal esse tópico. Sou brasileiro, não tenho dificuldade em compreender o pt-PT. Mas tem uma palavra que acho engraçado, "cadinho" pra falar que é um pouquinho, sempre que ouço eu "racho o bico" (dou muita risada).

Agora falando em termos técnicos, acho o português falado e escrito em Portugal mais correto e bonito, soa muito bem para os meus ouvidos, acho que os Tugas cometem menos erros de ortografia e usam menos girias que os Brazucas.

Também tenho inveja pela maioria de vocês falarem inglês, pelo que soube aprendem desde cedo na escola. Nesse sentido o Brasil ta atrasado e por isso to me matando pra aprender essa língua.

Antes de terminar o doutorado quero ir a Portugal, na Universidade Técnica de Lisboa, a área em que trabalho é muito forte, tratamento de resíduos. Então terei a oportunidade de aprender bem o sotaque de vcs.

Sobre haver mais gírias no Brasil, é provável que um dos motivos seja a grande área do país (aqui também há gírias, mas não são tão acentuadas porque o país não é tão grande e não há tantas regiões).

Sobre a ortografia não ser tão correcta, é provável que isso se deva a um baixo índice de literacia na população geral (o índice global deve aumentar muitíssimo nos próximos anos porque houve um enorme progresso e a população jovem já é altamente alfabetizada, mas ainda demora um pouco até haver renovação de gerações).

Sobre falar inglês, em Portugal, há já muitos anos que se aprende a primeira língua estrangeira desde o 5º ano de escolaridade. A língua escolhida pode variar entre Francês, Espanhol, Alemão e outras (depende da oferta de cada escola) mas geralmente a opção recai no Inglês. Esta primeira opção, normalmente, é mantida até ao 11º ano. Há coisa de 3 ou 4 anos houve uma mudança e todas as escolas primárias começaram a ensinar Inglês desde o 2º ano (penso que não é possível optar por outra língua).

Resumindo, as línguas estrangeiras leccionadas *obrigatoriamente* ao longo dos anos (há casos em que é possível estudar ainda mais entre o 10º e o 12º):
2º até 4º ano - Inglês
5º até 9º ano - Escolha de LE 1 (como disse, é normal que seja inglês)
7º até 9º ano - Escolha de LE 2 (a maioria das escolas que conheço tem apenas Francês como alternativa mas também há Alemão, Espanhol e outras)
10º até 11º ano - Escolha de LE (é costume continuar com a escolha em LE 1 mas não é obrigatório)

Então, um miúdo que entre nestes tempos para a escola poderá ter até 10 anos de Inglês até completar a escolaridade obrigatória (12 anos). Eu acho isto muito bom.

Responder
Citar (Quote)
EdgarMarcelino
Membro desde: 10.03.2011

Eu sou fã do cinema brasileiro, por isso tenho bastante facilidade em compreender. Tenho mais dificuldade em entender um açoriano que um habitante do nordeste.

Pessoal vejam isto:

Sotaque Açoriano:

Responder
Citar (Quote)
LeoJose
Membro desde: 22.12.2010

Original de nuno21nt

Original de LeoJose

Sobre haver mais gírias no Brasil, é provável que um dos motivos seja a grande área do país (aqui também há gírias, mas não são tão acentuadas porque o país não é tão grande e não há tantas regiões).

Sobre a ortografia não ser tão correcta, é provável que isso se deva a um baixo índice de literacia na população geral (o índice global deve aumentar muitíssimo nos próximos anos porque houve um enorme progresso e a população jovem já é altamente alfabetizada, mas ainda demora um pouco até haver renovação de gerações).

Sobre falar inglês, em Portugal, há já muitos anos que se aprende a primeira língua estrangeira desde o 5º ano de escolaridade. A língua escolhida pode variar entre Francês, Espanhol, Alemão e outras (depende da oferta de cada escola) mas geralmente a opção recai no Inglês. Esta primeira opção, normalmente, é mantida até ao 11º ano. Há coisa de 3 ou 4 anos houve uma mudança e todas as escolas primárias começaram a ensinar Inglês desde o 2º ano (penso que não é possível optar por outra língua).

Resumindo, as línguas estrangeiras leccionadas *obrigatoriamente* ao longo dos anos (há casos em que é possível estudar ainda mais entre o 10º e o 12º):
2º até 4º ano - Inglês
5º até 9º ano - Escolha de LE 1 (como disse, é normal que seja inglês)
7º até 9º ano - Escolha de LE 2 (a maioria das escolas que conheço tem apenas Francês como alternativa mas também há Alemão, Espanhol e outras)
10º até 11º ano - Escolha de LE (é costume continuar com a escolha em LE 1 mas não é obrigatório)

Então, um miúdo que entre nestes tempos para a escola poderá ter até 10 anos de Inglês até completar a escolaridade obrigatória (12 anos). Eu acho isto muito bom.

Tudo explicado. Bem que podia ser assim aqui tbm, mas o Brasil é o país do futuro, e esse futuro demora pra chegar ein...

Responder
Citar (Quote)

Mais vale tarde que nunca LeoJose ;)

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
Membro desde: 20.03.2009

Original de isildurtwo

É tão fácil perceber quando um brasileiro fala inglês, que não quer largar o sotaque, enquanto um português falando inglês vc não percebe que é português, simplesmente porque largamos o nosso sotaque.

Curiosa essa parte. Eu penso exatamente o contrário. Muitos nativos de países de língua inglesa já me disseram que os brasileiros quando já com uma certa fluência no idioma falam sem deixar quase nenhum sotaque.

O mesmo acontece com a língua espanhola. Muitos espanhois me dizem que os brasileiros tem uma habilidade para falar espanhol quase da mesma maneira que um nativo. Contudo, quando um português fala espanhol fica claro que é um português.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009

IE. O Pepe do R.Madrid fala com sotaque de portugues nas coletivas pós jogo, e os jornalistas esportivos daqui criticam ele por causa disso.

Mas o Pepe é português :roto2:
Não sei bem como é com os brasileiros porque não tenho amostragem, mas os espanhois a falarem inglês é uma desgraça, carregam o sotaque todo :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
h00dstoker
Membro desde: 17.01.2012

É diferente mas facil de compreender PT-PT.
Infelizmente infrenta-se a variancia que há em cada região em relação a lingaguem informal.

Responder
Citar (Quote)
gremio2010

Original de Lunitis

Mas o Pepe é português :roto2:
Não sei bem como é com os brasileiros porque não tenho amostragem, mas os espanhois a falarem inglês é uma desgraça, carregam o sotaque todo :facepalm:

O Pepe é naturalizado Português. Deixar escapar o sotaque em algumas palavras é normal, isso acontece com quem vive muito tempo em determinada região, mas forçar o sotaque o tempo inteiro para mim é ridículo. O anderson nos tempos de porto dava algumas entrevistas forçando o sotaque português e era lamentável.

Quanto aos espanhois falando inglês é realmente lamentável. Portugueses falando espanhol também costuma ser bastante fácil de identificar.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009

Eu sei, só estava a trollar.
Ele veio para Portugal com 18 anos e passou cá uma meia dúzia, deve ter dado para apanhar um bocado da forma de falar de cá. Já tinha reparado que ele falava menos "abrasileirado" do que os outros brasileiros que vêm para cá jogar. Se isso se nota quando está a falar em espanhol deve ser porque já tem mesmo mentalizada essa forma de falar.

O anderson nos tempos de porto dava algumas entrevistas forçando o sotaque português e era lamentável.

Parece que vocês levam isso a peito mesmo. Quem vai daqui para aí só quer é falar como os brasileiros para ser "cool". O meu pai quando foi ao Brasil de férias quando voltou vinha cheio de manias a falar em "brasileiro" :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
leandroLP
Membro desde: 11.02.2011

Ótimo tópico, me mato de rir aqui com as diferenças....

Aprendi muito desde que entrei nesse site, tô achando muito bonito o jeito dos portugueses escreverem e falarem, pra nós a fala é complicada pra entender, mas se entende bem até.

Na escrita, imagino que não vai ter dúvidas.
O que observo é que os portugueses são mais "corretinhos" ao escrever. Usam poucas gírias, nós brasileiros somos informais demais e abusamos das gírias.

O nosso regionalismo é bem complicado, há milhares de palavras novas, claro, numa comunicação comum, todo mundo se entende, mas se um cearense falar do seu modo particular da região pra um gaúcho, vai ser muito, muito dificil o gaúcho entender, e, vice-versa.

O lugar do Brasil em que se fala o português mais próximo de Portugal é a ilha de São Luís, Maranhão.
Falar palavras como "boas, boa" não é incomum lá.

Eu aqui de Matogrosso, Brasil, nascido no Maranhão... Perdi muito do meu modo original de falar.
Aqui é um estado central, muita gente do país inteiro, perdemos muito nosso sotaque. O bom nisso é que não estranhamos os outros.

Já sobre falar inglês... Olha, nós falamos muito brando e com sons abertos, não é que um brasileiro não QUER falar inglês perfeito, é que é muito dificil mesmo pra nós.
Além do mais, temos um problema nacional chamado educação, nem vou comentar aqui, seria necessário um tópico pra isso...
Mas, muitos brasileiros só vão falar bem próximo do lugar onde estão indo, após passar um bom tempo nesse lugar....

Vi um português por aqui, chamei-o de "tuga", falei que, pelo que vi esrito aqui nos foruns, não parecia ofensa, ele disse que não é mesmo, daí começamos a falar de diferenças, ele falou que entende o português de qualquer lugar, mas os açorianos, esse ele não entende mesmo....
Achei interessante e passei a pesquisar os Açores.

No Brasil, os livros didáticos já vem com literaturas de todos os paísses com língua portuguesa, tipo Saramago e Mia Couto...
Um dia desses andei mostrando O Crime do Padre Amaro, na versão portuguesa pra mulecada da escola...
Sempre em minhas aulas eu ressalto essa necessidade de conhecer a "nossa" lingua e suas diversidades...

Quero que os tugas não se ofendam com as piadas de português que muitos humoristas e gente sem porranenhuma na cabeça divulgam...
Garanto que a maioria dos brasileiros não gostam dessas piadinhas infames.

:fdrink

Responder
Citar (Quote)
SPimenta
Membro desde: 10.03.2010

Deixo aqui a história que li sobre a origem da palavra "FIXE":

- Parece que a origem tem a ver com os incentivos que um político de nome dificil de prenunciar tinha dos seus apoiantes. F.I.X.E., segundo o artigo eram as iniciais do nome do tal Sr., que levantava os polegares em forma de agradecimento aos seus apoiantes.
Tal movimento e palavra ficou associada a algo positivo a é usado até aos dias de hoje.
Desconheço se é verdade ou não, mas recordo-me de ler isto há uns anos e achei muita graça a esta história.

Aproveito também para falar sobre a diferença enorme que existe na palavra "rapariga" de BR para PT. Em PT é um nome em nada ofensivo e em BR parece que dá direito a levar porrada se chamado a alguma senhora!

Responder
Citar (Quote)
vikcch Autor do tópico
vikcch
Membro desde: 15.10.2009

Original de LeoJose

Em portugal também não se faz dobragem ou "dublagem" de filmes nem series de TV, apenas se fazem de desenhos animados, o que certa maneira também vai ajudar na nossa melhor compreensão de inglês...

"versão brasileira herbert richards" também apanhamos cá algumas....

Original de SPimenta

Aproveito também para falar sobre a diferença enorme que existe na palavra "rapariga" de BR para PT. Em PT é um nome em nada ofensivo e em BR parece que dá direito a levar porrada se chamado a alguma senhora!

Penso que no norte de portugal também não é muito simpatico chamar rapariga a uma "cachopa"....

Responder
Citar (Quote)
gremio2010

Original de Lunitis

O anderson nos tempos de porto dava algumas entrevistas forçando o sotaque português e era lamentável.

Parece que vocês levam isso a peito mesmo. Quem vai daqui para aí só quer é falar como os brasileiros para ser "cool". O meu pai quando foi ao Brasil de férias quando voltou vinha cheio de manias a falar em "brasileiro" :facepalm:

Hahaha... Na verdade pouco me importa como fulano ou sicrano falam. Mas sigo pensando que não faz sentido forçar um sotaque na fala. Se algumas vezes sai ao natural, ok.

A segunda parte eu achei divertida. Eu por gostar do sotaque português muitas vezes o imito entre amigos e família. Quando vamos a Portugal também, mas claro que apenas para brincar.

Responder
Citar (Quote)