Bem, não sou europeu, mas acho que o problema é quererem unificar a Economia sem unificar a forma com que cada país conduz a sua: não tem como isso dar certo a longo prazo.
Sempre terá aqueles que se enfiam em dívidas enquanto outros ficam financiando.
Neste ponto a Alemanha me parece bem clara: cansou de jogar dinheiro a fundo perdido e as opções são essas: ou quem está endividado se compromete a por fim na gastança (com ou sem interventor) ou tchau!
Não posso culpar nem Alemanha nem Grécia.
E a culpa não é da população idem, mas tem de pensar que quem meteu o país naquela situação foram irresponsáveis eleitos por eles.
Nós brasileiros já sofremos com isso e não faz muito tempo, a única solução pra por fim a loucura foi essa: cortar gastos e se sujeitar ao FMI.
Pena que o atual governo voltou a gastar de forma tão irresponsável quanto os milicos que aqui governaram, a bomba, claro, vai estourar na mão do próximo trouxa.
PS: Eu não acho o Comunismo superior ao Capitalismo pelo simples motivo do primeiro toler das pessoas o direito de fazerem o que bem entender.
Se as pessoas fossem boas como o autor disse, então o Capitalismo bastaria, pois as pessoas seriam livres para compartilhar o que quiserem.