Saltar para o fórum
Homem vs. Máquina -...

Notificações
Limpar tudo

Limit Hold'em quem ganha este duelo a longo prazo? A sondagem é criada em Jul 27, 2007

[Fechado] Homem vs. Máquina - quem ganhará?

24 Mensagens
8 Utilizadores
0 Reações
3,410 Visualizações
Bakano
Membro desde: 21.01.2006
BlackMember

O tema é o desta notícia.

Dêm a vossa opinião sobre o tema!

Eu por mim acho que nunca será possível a máquina vencer a longo prazo! Será mesmo possível ensinar a uma máquina o termo "bluff" e quando empregá-lo? Ou então o raise para free showdown... Certas jogadas dependem tanto do adversário e da acção até ao momento, que será impossível ensinar ao computador tudo perfeitamente.

Que o computador tome sempre as decisões matemáticamente perfeitas não duvido, mas será que isso chega?

23 respostas

depende do que estamos falando...
no poker por exemplo seria realmente muito dificil a maquina vencer um phill ivey, negreanu entre outros a longo prazo, principalmente porque eles teriam uma leitura perfeita sobre a maquina e saberiam o que a maquina teria.
Mas no xadrez por exemplo, o homem já não faz mais frente a maquina, de época em época o atual campeão pega uma máquina com a melhor tecnologia disponivel, antes o homem vencia facilmente, mas hoje em dia já não da mais para nós, humanos.
quem sabe daqui algumas décadas o computador aprenderá a blefar, dai sim teremos um duelo interessante.

Acho que por agora o Humano vai ganhar, porque um computador nunca vai conseguir fazer um bluff perfeito, e quando jogar vai se basear nos dados que lhe forma introduzidos e tudo isso vai acabar por dar áquelas tabelas que nós temos dos outs e dos odds, muitos jogaodres profissionais de poker quase já sabem essa tabela de cór de trás para a frente e ainda tem a vantagem de ter a inteligencia :D

tiagosilva
Membro desde: 10.05.2007
PokerStrategist

Fui o 1º a votar computador.

As minhas razoes.. é LIMIT holdem, mais matematica, menos bluffs.
E a inteligencia artificial deu longos passos, e continua a da-los, coisas que pareciam impossiveis, estao a ser feitas no campo da inteligencia artificial, nao m surpreenderia nada.

bloked
Membro desde: 07.04.2007
Elite Grinder

a maquina se limita o humano não...

em pouco tempo o humano ia analizar a maquina =) e a maquina demoraria para analizar o humano(que por sua vez iria mudar o seu estilo de jogo) =)

minha humilde opnião =P

bloked...
no xadrez acontecia isso, mas hoje em dia a maquina chegou a tal ponto que o humano já não tem mais escapatória, a maquina saberá qual peça ele irá mover e já tem uma defesa para isso, no poker, um dia quem sabe, a maquina irá perceber o estilo do jogador e jogar com um estilo também, se o humano mudar, a maquina também muda.

No xadrez não é tão presente o factor psicologico que é o que falta desenvolver num bot de poker.

Tu podes programar um bot de xadrez para "pensar" todas as jogadas possiveis e imaginarias em todas as peças do adversario em pouco tempo mas o poker é um jogo diferente.

Acredito que daqui a poucos anos aparecerão bots com capacidades próximas de um jogador de poker: maneira de pensar, criatividade juntando à ja implementada matemática na decisão das jogadas.

Mas se meterem em Heads Up um profissional e um bot penso que o profissional terá sempre "edge" sobre o bot.

Know
Membro desde: 27.05.2007
Oldschool Grinder

Um máquina devidamente programa com os valores estátisticos corretos ficaria quase que impossivel de ser vencida. Mesmo o poker tendo com fator importante o psicologico. Este so conta quando nos referimos a seres humanos. Como a longo prazo todos temos a mesma sorte e o mesmo azar em breve uma maquina devidamente programada com dados de jogos reiais cometendo o minimo de erros possivel seria imbativel.

Bakano Autor do tópico
Bakano
Membro desde: 21.01.2006
BlackMember

um computador realmente terá dificuldades no que toca a psicologia.

mas a minha pergunta é: para quem é que isso é uma vantagem? não será o factor psicológico uma desvantagem para o ser humano?

Amigos, estamos esquecendo outro fator importantissimo no poker, SORTE!
um grande profissional de poker de um lado, uma maquina "perfeita" do outro, ambos sabem jogar perfeitamente, como é Limit hold'em, não temos como aprofundar o fator psicologico, pois não tem muito o que fazer.
talvez quem estiver com mais sorte no dia, a maquina ou o profissional, levará tudo. TALVEZ.

bakano...
sim e não!
o fator psicológico ajuda e atrapalha ao mesmo tempo, quantos campeonatos nós perdemos por tomar uma fatiada em uma mão e ficar tiltado, depois dar all-in com J4off...
mas também quantas mãos ganhamos por ter o filin de estarmos com o melhor jogo mesmo com uma mão pessima...

tiagosilva
PokerStrategist

Nao se pode falar em sorte quando se fala de LONGO PRAZO, e é esse o titulo do post... hj e amanha a sorte pode influenciar mas no total tens tantas vezes sorte como azar, nao acho que a sorte influencie no debate da questao como ela foi posta.

a sorte influencia a longo prazo tambem, um dia para um, um dia para outro, é aonde eu quero chegar.
veja, o xadrez não tem o fator sorte, logo a maquina é superior hoje em dia pois calcula um numero impressionante de jogar por segundo, é só ela fazer o que tem nos dados que ganha, não tem escapatória.
mas no poker é diferente, chegará um dia que a máquina terá o melhor poker do mundo, mas de nada vai adiantar, pois ela pegará o melhor humano do mundo, mas isso não tem o menor valor, pois no dia quem tiver mais sorte levará, no outro dia quem tiver sorte levará e etc...
a longo prazo a sorte também decidirá, pois os dois oponentes serão os melhores.

tiagosilva
PokerStrategist

Desculpa mas nao concordo de todo. Tas a maximizar o factor sorte no poker, se fosse assim a pokerstrategy nao existia, quem tivesse mais sorte levava naquele dia, nao pensei que alguem, pelo menos aki dentro axasse que o poker eh um jogo de sorte ou azar. Ela existe.. mas a longo prazo desaparece, e é importante entender este conceito.

Sorte é tirar 10 vezes coroa seguidas num lançamento de uma moeda... mas se lançares 50.000 vezes vais ter um numero de coroas MT proximo do de caras, mt proximo dos 25.000 pra cada lado.

O que queres dizer é que o poker nao pode ser resolvido matemáticamente de forma a alguem sempre ganhar! Como as Damas por ex foram resolvidas matematicamente e é possivel no minimo forçar SEMPRE o EMPATE, ou entao um exemplo mlhr o jogo do galo (jogo da velha no brasil) onde se pode forçar smp no minimo o empate.

Poker nao tem uma abordatem igual, mas é no facto que ha certos acontecimentos no poker mais provavel que outros que assenta toda a estrategia do poker... por isso nao é como dizes.. (a nao ser que a decisao do jogo seja uma unica mao).

A longo prazo a sorte sera como o efeito de uma mosca pousada num balança.. ela pesa alguma coisa.. mas é desprezivel!

sim, eu sei que o fator sorte não influencia no poker, mas só quando um jogador é melhor que o outro.
tentarei explicar melhor.
algum dia, distante, teremos a maquina e homem do mesmo nivel, jogarão o mesmo nivel de poker, o homem manipulando o jogo com suas taticas, ou as tentando mudar, e a maquina percebendo isso mudando seu estilo de jogo tambem.
os dois estarão com 50% de chance de ganhar, o normal seria isso quando dois oponentes se enfrentam, mas não quando um profissional por exemplo enfrenta um fish.
digamos, os dois do mesmo nivel, o normal seria empate, coisa que acontece muito no xadrez..no ultimo duelo da maquina x homem, numa melhor de 7 acho que foram 4 empates e 3 vitorias da maquina, algo assim.
como no poker não existe empate, o fator sorte ira dicidir, o minimo detalhe do duelo será a sorte, e o jogo sera dicidido no minimo detalhe.

tiagosilva
PokerStrategist

Por acaso nos jogos homem makina existe empate, se a vitoria nao for superior a 25BB é dado empate tecnico por falta de significância estatística.

Resumindo, acho que o que quers dizer é que a longo prazo o empate era o que se daria.... bakano poe mais uma opçao na poll :D

isso!
como não tinha empate na enquete tive que jogar na sorte o fator decisivo.
pois a vitoria de um sobre o outro não seria assim tão grande, a sorte dará apenas uma pequena vantagem para alguem, havendo empate acho que daria empate mesmo.

Se os dois tiverem o mesmo e exacto conhecimento de poker a sorte também não influenciará a longo prazo, da mesma forma que mandar uma moeda 50.000 ao ar dá 25.000 para cada lado se entre dois jogadores com o mesmo nivel jogarem 1.000.000 mãos ficarão perto do break even.

Mas entre máquina e homem é quase impossível haver o mesmo nível de poker, o homem tem vantagem em factores "humanos" ou psicologicos .. a máquina em factores matemáticos por isso é pesar esses factores e calcular qual deles tem maior peso e aí se conseguirá ver quem tem edge sobre o outro.

Se bem que em FL é bem mais necessário o conhecimento matemático por isso nessa variante a máquina é capaz de ter vantagem (se fôr programada perfeitamente).

cada um tem suas vantagens e desvantagens, por isso o equilibrio, e é limit, não é tão variável e complexo o jogo assim.