Sei que bastante gente leu sobre isso. Eu não.
O que vocês acham? É real ou pseudo-ciência para vender livros?
Eu não só já li muito material, como utilizo sempre, é uma ferramente para você usar toda a vida em várias situações.
Para começar procure o livro: O corpo fala, é a biblia da linguagem corporal.
Você vai ver que não existe segredo, todos nossos movimentos são reflexos do nosso cérebro.

Li algumas coisas - muito menos do que gostava de ter lido, na verdade - sobre tells corporais e também sobre expressões faciais. Tenho até alguns programas para tentar descobrir as emoções que determinadas expressões faciais representam, bem ao estilo de Lie to Me, mas ainda não tive muito tempo para explorar. Se bem me recordo, foi o sarvam quem me arranjou esse material.
Bem, algumas das coisas que li já consegui detectar enquanto convivo com as pessoas. Ainda assim, posso estar a sofrer do enviesamento de confirmação, porque também já houve algumas situações em nada batia certo.
Você pode começar pelo básico.
Por exemplo, os pés da pessoa ficam virados para a direção que ele deseja sair, exemplificando, em uma sala de aula os alunos que estiverem com vontade de sair logo da sala virarão seus pés para o lado da porta.
Outro, A pessoa quando mente evita olhar nos olhos e constantemente passa uma das mãos no nariz.
Mais, Mulheres quando ajeitam o cabelo em lugar público geralmente é porque viram um homem que as atraiu.
segue passeio, Quando uma pessoa diante de outra fica brincando com as mãos com algum objeto, tipo chave, uma caneta ou algo parecido, demonstra ansiedade.
E por ai vai....
Bem interessante, é que em estudos de expressões faciais, veio-se a concluir que elas podem exprimir o que se está a sentir (emoções) no nosso cérebro.
Simplificando, para cada emoção há uma expressão facial atribuída.
E mais espantoso ainda, foi que concluí-se também que forçar uma expressão facial tem alterações no cérebro.
Exemplo: quando uma pessoa se sente triste (cantos dos lábios voltados para baixo), se essa pessoa forçar uma sorriso (cantos dos lábios voltados para cima), por exemplo colocando um lápis na boca longitudinalmente, os seus sentimentos de tristeza são alterados.
Original de sarvam
Bem interessante, é que em estudos de expressões faciais, veio-se a concluir que elas podem exprimir o que se está a sentir (emoções) no nosso cérebro.
Simplificando, para cada emoção há uma expressão facial atribuída.
E mais espantoso ainda, foi que concluí-se também que forçar uma expressão facial tem alterações no cérebro.Exemplo: quando uma pessoa se sente triste (cantos dos lábios voltados para baixo), se essa pessoa forçar uma sorriso (cantos dos lábios voltados para cima), por exemplo colocando um lápis na boca longitudinalmente, os seus sentimentos de tristeza são alterados.
verdade?!
Claro que é real, mas nas séries e filmes acho que exageram nos "reads".
Outros tells que já ouvi falar sobre mulheres é o molhar os lábios e puxar o cabelo para o lado mostrando o pescoço como sinal de interesse.
Abanar/tremer as pernas quando se está sentado também é sinal de ansiedade, tal como o clássico roer as unhas.
Tenho bastante curiosidade sobre o assunto, gostava de saber mais.
Uma busca rápida no youtube encontrei umas coisas interessantes:
No meu curso, nós temos uma cadeira que se chama Meios de Comunicação Não Oral. Nessa unidade curricular são abordados variados assuntos, incluindo então a capacidade corporal de exprimir (consciente e inconscientemente) sentimentos e /ou emoções! Não é uma pseudo-ciência, embora, na minha opinião, eu considere uma ciência subjectiva (se é que tal pode existir lol)
Muito interessante! E gostei muito dos conhecimentos adquiridos, pois já sendo de natureza uma pessoa bastante observadora, pude pô-los em prática, no dia-a-dia. Não deixa de ser uma mais valia de conhecimentos no confronto directo com o outro!