Saltar para o fórum
[Passatempo] Desafi...

Notificações
Limpar tudo

[Passatempo] Desafios, charadas problemas de lógica...

1,069 Mensagens
129 Utilizadores
0 Reações
280.6 K Visualizações
DonGoiano
Membro desde: 08.11.2007
Oldschool Grinder

Original de brustefanix
Determine a quantidade de numeros inteiros positivos "A" menores ou iguais a 31! tais que 3ª+A é divisivel por 31.

(ahuauha essa eu fiz em uma prova ai q dps falo qualé)

Aqui vc tem que usar alguns pequenos teoremas da álgebra I (básica :D), como o pequeno teorema de fermat e o teorema chinês do resto. Assumindo que sabemos eles, vem:

3^30=1(mod31), sendo assim, 3^a(mod 31) é periódico, período do divisor = 30.
É fácil ver que a(mod31) é periódico tb, período 31. Dessa forma, 3^a+a(mod 31) tem período 30 * 31 = 930.

temos, pelo tcr, 3^ɸ(x,y) + ɸ(x,y) = 3^x+y(mod31); com 0<=x<=29 e y entre 0 e 30. Agora tu deve fixar uma e variar a outra. Fixa x e varia y, 3^x+y percorre todas as classes de mod31 (31 classes).

ou seja, 3^m+m (m entre 0 e 929 - tcr acima) passa 30 vezes por cada classe do mod31.

como 31 divide 930 (que é 31*30), 3^n+n=0(mod 31) para 31!/31 = 30! inteiros >0 e menores ou iguais a 31!:P

----------------

Agora, seja p um primo diferente de 2 e 5. Prove que ele divide infinitos termos da sequencia 1, 11, 111, 1111, 11111, 111111, ...

Responder
Citar (Quote)
riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

Eu to com um sensação mto mto grande de que eu não sei resolver direito o bagulho que eu propus lá atrás.

Se algum membro manjar de matemática e quizer me ajudar eu fico muito grato.

Responder
Citar (Quote)
delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

Original de riprlz
Eu to com um sensação mto mto grande de que eu não sei resolver direito o bagulho que eu propus lá atrás.

Se algum membro manjar de matemática e quizer me ajudar eu fico muito grato.

Então, na minha resposta eu tinha esquecido de descontar as community cards.... corrigindo, fica assim:

Mãos que o vilão beta turn: AdAh,AdAs,AhAs,KK,QcQd,QcQh,QdQh,JJ-TT,9c9h,9c9s,9h9s,AdKd,AhKh,AsKs,AdQd, AhQh,AsQs,AdJd,AhJh,AsJs,AdTd,AhTh,AsTs,KcQc,KdQd,KhQh,KJs,QcJc,QdJd,QhJh,JTs,Tc9c,Th9h,Ts9s,9c8c,9h8h,9s8s,76s, AdKc,AdKh,AdKs,AhKc,AhKd,AhKs,AsKc,AsKd,AsKh,AdQc,AdQh,AdQs,AhQc,AhQd, AhQs,AsQc,AsQd,AsQh,KQo (7% do total de mãos)

Mãos que o vilão folda pro seu raise turn:KK,JJ-TT,AdJd,AhJh,AsJs,ATs,KcQc,KdQd,KhQh,KJs, QcJc,QdJd,QhJh,JTs,Tc9c,Th9h,Ts9s,9c8c, 9h8h,9s8s,76s,KcQd,KcQh,KdQc,KdQh,KhQc,KhQd,KsQc,KsQd,KsQh (4.4% do total de mãos, 4.4/7 = 63% das mãos que ele beta e shova os 37% restantes)

EV = 63% * ($33 + $39) + 37% (-$99) = $45.36 - $36.63 = +$8.73

Responder
Citar (Quote)
riprlz
PokerStrategist

63% solta e 33% shova.

Então a cada 3 raises, 1 ele shova e outros dois ele folda.

Então hero beta $99, vilão folda +$72

Hero beta $99, vilão folda +$72

Hero beta $99, vilão shova -$99

então $72 + $72 - $99 = $45.

O que eu to fazendo de errado na minha conta ?

Responder
Citar (Quote)
delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

Original de riprlz
63% solta e 33% shova.

Então a cada 3 raises, 1 ele shova e outros dois ele folda.

Então hero beta $99, vilão folda +$72

Hero beta $99, vilão folda +$72

Hero beta $99, vilão shova -$99

então $72 + $72 - $99 = $45.

O que eu to fazendo de errado na minha conta ?

o EV da jogada tem q ser divido por 3 no caso q vc fez, pra tirar a média por jogada...

como vc errou as porcentagens (vc falou q 33% ele shova, mas eh 37%), o resultado vai dar errado... seguindo sua lógica com as porcentagens certas, o resultado da certo tbm:

Em 100 jogadas, ele shova 37 e folda 63.
No final de 100 tentativas vc ganha: 37 x (-$99) + 63 x ($72) = $873

Mas esse valor não é o EV ja jogada. o EV da jogada é a média. No caso $873/100 = $8.73, exatamente o resultado q deu na outra conta que eu fiz, tendeu?

Responder
Citar (Quote)
Bakano
Membro desde: 21.01.2006
BlackMember
Responder
Citar (Quote)
Filipe
Membro desde: 27.10.2009
Oldschool Grinder

Olá a todos,

Lembrei-me desta ontem..

O que aparece uma vez no dia, duas vezes na semana, e uma vez no ano? :f_biggrin:

Abraços!
:club:Filipe

Responder
Citar (Quote)
Odiputse
Membro desde: 07.02.2008
PokerStrategist

a letra A.

Responder
Citar (Quote)
Filipe
Oldschool Grinder

Original de Odiputse
a letra A.

Correcto! Não leste o primeiro post.. Quem responde é suposto deixar aqui a tua charada/desafio/problema! De qualquer forma, gosto deste e acho que ningém postou ainda:

-----------

Três advogados alugam um quarto de hotel para passar a noite. Quando chegam ao hotel, pagam $30, e sobem ao quarto.

5 minutos depois de se instalarem, o paquete leva-lhes $5 porque naquele fim de semana o hotel pratica um desconto especial para a convenção a que vão participar.

Cada um dos advogados decide ficar com $1 do desconto, e dão $2 ao paquete como gorjeta.

No final do dia, sentam-se à mesa para contabilizar as despesas do fim de semana, e não conseguiram explicar o seguinte:

Cada um deles pagou originalmente $10 (no total de $30) e cada um recebeu de volta $1, o que significa que pagaram 9 cada, e ainda deram $2 de gorjeta ao paquete. NO ENTANTO: (3 x $9) + $2 = $29

Os advogados não conseguiram determinar o que aconteceu ao dólar em falta, pois gastaram no total $30. Consegues tu? :f_rolleyes:

Abraço,

Responder
Citar (Quote)

eh so focar na ordem dos pagamentos.

30-5=25

25-2=23/3=7,666666666667.

Então cada um pagou no final 7,6666666666667.

7,666666666667x3+2=25

Responder
Citar (Quote)
Filipe
Oldschool Grinder

Original de rex99
eh so focar na ordem dos pagamentos.

30-5=25

25-2=23/3=7,666666666667.

Então cada um pagou no final 7,6666666666667.

7,666666666667x3+2=25

Errado... Então deduzes mais 2 aos 25? os 2 de gorjeta já estamam incluidos nos 5 que deduziste antes. :f_wink:

Responder
Citar (Quote)

Original de Filipe

Original de Odiputse
a letra A.

Correcto! Não leste o primeiro post.. Quem responde é suposto deixar aqui a tua charada/desafio/problema! De qualquer forma, gosto deste e acho que ningém postou ainda:

-----------

Três advogados alugam um quarto de hotel para passar a noite. Quando chegam ao hotel, pagam $30, e sobem ao quarto.

5 minutos depois de se instalarem, o paquete leva-lhes $5 porque naquele fim de semana o hotel pratica um desconto especial para a convenção a que vão participar.

Cada um dos advogados decide ficar com $1 do desconto, e dão $2 ao paquete como gorjeta.

No final do dia, sentam-se à mesa para contabilizar as despesas do fim de semana, e não conseguiram explicar o seguinte:

Cada um deles pagou originalmente $10 (no total de $30) e cada um recebeu de volta $1, o que significa que pagaram 9 cada, e ainda deram $2 de gorjeta ao paquete. NO ENTANTO: (3 x $9) + $2 = $29

Os advogados não conseguiram determinar o que aconteceu ao dólar em falta, pois gastaram no total $30. Consegues tu? :f_rolleyes:

Abraço,

Não há dólar nenhum em falta. Pagaram $30 no total, e não $10 cada um. O paquete devolveu $3, o que fez com que pagassem $27 no total. Tem que se ver isto no geral e não individualmente. Estou certo?

Passo a minha vez de colocar charada ao primeiro que o fizer a seguir à minha resposta.

:D

Responder
Citar (Quote)
Rodsra
Membro desde: 26.01.2009
PokerStrategist

Original de Filipe

Original de Odiputse
a letra A.

-----------

Abraço,

A conta do hotel ficou em $25, ou seja cada um pagou $8,33333 da conta..
somando a conta com a gorjeta, eles gastaram $27, pois cada um gastou $9..

(3 x $8,333333) + $2(gorjeta) = $27

Certo??

Responder
Citar (Quote)
riprlz
PokerStrategist

A gorjeta ta dentro dos $9 que eles gastaram.

Eles não gastaram 3 * $9 + gorjeta. Eles gastaram ( 3* $9 ) = gasto total - gorjeta = gasto com os quartos.

Responder
Citar (Quote)
Filipe
Oldschool Grinder

Olá a todos,

TiagoCS: Correcto.
riprlz: Correcto, mas não respondeu à pergunta.
Rodsra: Correcto e complicado! :f_smile:

Há várias formas de explicar/calcular, e tudo se resume ao facto de que a matemática dos advogados está incorrecta. Não gastaram (3 X $9) + $3, mas sim $25 pelo quarto + $2 pela gorjeta, tendo de volta $3 de troco.

Outra forma simples de pensar neste enigma é considerar apenas que o paquete devolveu $3 aos advogados.

Passo a responsabilidade de deixar algo interessante para pensar ao próximo. Alguem tem uma boa? :f_thumbsup:

Abraços,

Responder
Citar (Quote)

eu gostei da minha resposta.

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Membro desde: 26.10.2008
Oldschool Grinder

Esta é interessante!

Um dia, um bando de 101 terríveis piratas democráticos encontrou um tesouro de 100 dobrões de ouro, yarr! Tal tesouro, como todos os tesouros, tinha que ser dividido por entre os terríveis piratas, e como estes eram democráticos a divisão fazia-se por propostas sujeitas a voto. As regras são as seguintes:

1) A primeira proposta é feita pelo mais feroz dos terríveis piratas, sendo então votada por todo o bando (incluindo o proponente).

2) Quando uma proposta for aceite, o tesouro distribui-se de acordo com a proposta e assunto arrumado; sempre que uma proposta for recusada, no entanto, o pirata que a propôs é lançado borda fora e é feita nova proposta pelo mais feroz dos terríveis piratas que restam.

3) A decisão é determinada por maioria simples (mais de metade dos votos). Em caso de empate, o pirata mais feroz tem voto de ouro.

Além disso, todos os piratas têm também as seguintes prioridades, dispostas a seguir por ordem de primazia:

1) Não ser lançado borda fora

2) Arrecadar a maior porção possível do tesouro

3) Ver tanta gente quanto possível a ir borda fora

Tendo em conta que os terríveis piratas agem apenas, e exclusivamente com vista cumprir e maximizar tanto quanto possível as suas prioridades (tal como uma máquina, pronto), qual é a melhor proposta possível que o pirata mais feroz pode fazer?

(a resposta não é metafísica. Nada de propôr lançar os outros borda fora e assim. A resposta que se pretende é sob a forma: X para mim, Y para ti, Z para o outro, etc...)

Responder
Citar (Quote)

Original de Nhoca
Esta é interessante!

Um dia, um bando de 101 terríveis piratas democráticos encontrou um tesouro de 100 dobrões de ouro, yarr! Tal tesouro, como todos os tesouros, tinha que ser dividido por entre os terríveis piratas, e como estes eram democráticos a divisão fazia-se por propostas sujeitas a voto. As regras são as seguintes:

1) A primeira proposta é feita pelo mais feroz dos terríveis piratas, sendo então votada por todo o bando (incluindo o proponente).

2) Quando uma proposta for aceite, o tesouro distribui-se de acordo com a proposta e assunto arrumado; sempre que uma proposta for recusada, no entanto, o pirata que a propôs é lançado borda fora e é feita nova proposta pelo mais feroz dos terríveis piratas que restam.

3) A decisão é determinada por maioria simples (mais de metade dos votos). Em caso de empate, o pirata mais feroz tem voto de ouro.

Além disso, todos os piratas têm também as seguintes prioridades, dispostas a seguir por ordem de primazia:

1) Não ser lançado borda fora

2) Arrecadar a maior porção possível do tesouro

3) Ver tanta gente quanto possível a ir borda fora

Tendo em conta que os terríveis piratas agem apenas, e exclusivamente com vista cumprir e maximizar tanto quanto possível as suas prioridades (tal como uma máquina, pronto), qual é a melhor proposta possível que o pirata mais feroz pode fazer?

(a resposta não é metafísica. Nada de propôr lançar os outros borda fora e assim. A resposta que se pretende é sob a forma: X para mim, Y para ti, Z para o outro, etc...)

Acho que deve faltar aqui alguma informação para possibilitar uma resposta concreta...de certeza que o enigma é mesmo só assim?

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Membro desde: 26.10.2008
Oldschool Grinder

Estou bastante seguro que dei todos os dados necessários. Mas se quiseres ser mais concreto em relação ao que achas que poderá faltar, talvez isso me ajude a perceber algum lapso...

Talvez eu não tenha sido explícito o suficiente quanto à forma como os piratas pensam, no âmbito da resolução do problema: eles vão ter em conta aquelas prioridades, com o objectivo de as maximizar, e assumimos que todos têm em conta todos os cenários possíveis olhando para essas mesmas prioridades. Ou seja, serão tipo robots programados por aquelas directivas que aceitam ou rejeitam propostas tendo calculado sempre o que acontecerá sabendo que os outros também pensam como eles, computando isso tudo.

Responder
Citar (Quote)

A melhor proposta será 2 dobrões para ele, e 1 para cada um dos restantes 99 piratas? ?(

edit: acho que foi uma tentativa desesperada :D
edit 2: claro que isto está errado :f_confused:

Responder
Citar (Quote)