Saltar para o fórum
[Passatempo] Desafi...

Notificações
Limpar tudo

[Passatempo] Desafios, charadas problemas de lógica...

1,069 Mensagens
129 Utilizadores
0 Reações
280.6 K Visualizações
Filipe
Membro desde: 27.10.2009
Oldschool Grinder

Original de tiagoCS
A melhor proposta será 2 dobrões para ele, e 1 para cada um dos restantes 99 piratas? ?(

São 101 Piratas e 100 dobrões.

Penso que a proposta mais lucrativa seria:

"Bem, dispenso a minha parte, se vocês se contentarem com 1 dobrão cada. No caso de discussão, venha o próximo apresentar a sua proposta."

1. Proposta Aprovada
2. Nova Discussão, como bons piratas que são (Pirataria)
3. 99 homens ao Mar por não apresentarem uma proposta considerável
4. 2 no final - o mais fraco, e o mais feroz, que apresentou a proposta e foi aceite.
5. Uma vez que ficam o mais feroz e o mais fraco no fim, nova discussão e Pirataria, mais fraco ao mar, apartamento nas Bahamas, fim de história!

Não acredito ser a solução certa, mas parece-me viável.. :f_wink:

Abraço,
:club:Filipe

Responder
Citar (Quote)

Original de Filipe

Original de tiagoCS
A melhor proposta será 2 dobrões para ele, e 1 para cada um dos restantes 99 piratas? ?(

São 101 Piratas e 100 dobrões.

Penso que a proposta mais lucrativa seria:

"Bem, dispenso a minha parte, se vocês se contentarem com 1 dobrão cada. No caso de discussão, venha o próximo apresentar a sua proposta."

1. Proposta Aprovada
2. Nova Discussão, como bons piratas que são (Pirataria)
3. 99 homens ao Mar por não apresentarem uma proposta considerável
4. 2 no final - o mais fraco, e o mais feroz, que apresentou a proposta e foi aceite.
5. Uma vez que ficam o mais feroz e o mais fraco no fim, nova discussão e Pirataria, mais fraco ao mar, apartamento nas Bahamas, fim de história!

Não acredito ser a solução certa, mas parece-me viável.. :f_wink:

Abraço,
:club:Filipe

Nah isso aí quebra já pelo menos a regra que diz que quem faz uma proposta que é recusada é atirado borda fora...

Responder
Citar (Quote)
LRush
Membro desde: 23.03.2008
PokerStrategist

Original de Nhoca
Esta é interessante!

Um dia, um bando de 101 terríveis piratas democráticos encontrou um tesouro de 100 dobrões de ouro, yarr! Tal tesouro, como todos os tesouros, tinha que ser dividido por entre os terríveis piratas, e como estes eram democráticos a divisão fazia-se por propostas sujeitas a voto. As regras são as seguintes:

1) A primeira proposta é feita pelo mais feroz dos terríveis piratas, sendo então votada por todo o bando (incluindo o proponente).

2) Quando uma proposta for aceite, o tesouro distribui-se de acordo com a proposta e assunto arrumado; sempre que uma proposta for recusada, no entanto, o pirata que a propôs é lançado borda fora e é feita nova proposta pelo mais feroz dos terríveis piratas que restam.

3) A decisão é determinada por maioria simples (mais de metade dos votos). Em caso de empate, o pirata mais feroz tem voto de ouro.

Além disso, todos os piratas têm também as seguintes prioridades, dispostas a seguir por ordem de primazia:

1) Não ser lançado borda fora

2) Arrecadar a maior porção possível do tesouro

3) Ver tanta gente quanto possível a ir borda fora

Tendo em conta que os terríveis piratas agem apenas, e exclusivamente com vista cumprir e maximizar tanto quanto possível as suas prioridades (tal como uma máquina, pronto), qual é a melhor proposta possível que o pirata mais feroz pode fazer?

(a resposta não é metafísica. Nada de propôr lançar os outros borda fora e assim. A resposta que se pretende é sob a forma: X para mim, Y para ti, Z para o outro, etc...)

acho k a resposta certa é dar 2 moedas a 50 dos piratas e ele ficar com uma,
o k da 51 votos e leva a proposta a ser aprovada, o k nao se sabe do teu problema é se os piratas aceitariam uma proposta em k ganhassem so uma moeda de ouro, realmente parece um bocado imcompleto...

Responder
Citar (Quote)
delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

Original de LRush
realmente parece um bocado imcompleto...

essa charada eh mto boa...
e garanto pra vcs q nao esta incompleta

Responder
Citar (Quote)
Pirao78
Membro desde: 17.10.2007
PokerStrategist

Estou pensando nela a dois dias, e o que me parece é que tem de dividi-la em partes, pois se pensar como o contexto fica dificil chegar a algo.

Então pensei como seria se fosse 1 pirata, 2,3,4 e assim por diante.

Mas ainda estou com dúvidas para finalizar, se ninguém postar antes acho que acabo por descobrir. Mas acho que o pessoal está muito longe dos reais valores.

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Membro desde: 26.10.2008
Oldschool Grinder

Gostei da proposta do Filipe, tem uma boa perspectiva piratesca realmente, se não fosse uma charada e fosse mesmo realidade, era bem capaz de ser assim! _biggrin:

Mas ainda ninguém se aproximou da resposta certa. Correndo o risco de ser muito difícil, vou dar uma pista: Pensem ao contrário, ponham-se primeiro no lugar do pirata menos feroz de todos. O que gostariam que acontecesse? Como é que seria possível chegar a tal cenário? E que conclusões tiram daí?...

Forty swords in a dead man's chest. Yo, ho, ho, and a bottle of rum!

Responder
Citar (Quote)
Rodsra
Membro desde: 26.01.2009
PokerStrategist

Dar o tesouro para o pirata menos feroz???

?(

Responder
Citar (Quote)
Odiputse
Membro desde: 07.02.2008
PokerStrategist

Original de Rodsra
Dar o tesouro para o pirata menos feroz???

?(

Nããã... só esse é q votava na proposta...

Responder
Citar (Quote)
Pironeski
Membro desde: 19.11.2008
Oldschool Grinder

Do ponto de vista dos piratas menos ferozes, é interessante rejeitar praticamente qualquer proposta, pois isso reduziria o número de piratas e aumentaria a chance de ganhar uma parte maior do tesouro. Então o pirata mais feroz terá que fazer alguma proposta que seja muito favorável aos piratas menos ferozes. Ainda estou trabalhando aqui para pensar nessa proposta, mas acho que estou perto.

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
Membro desde: 20.03.2009
PokerStrategist

Po, pra mim é dar 51 moedas para os 51 piratas menos ferozes e ficaria com as outras 49. proposta aceita por maioria de votos. _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Na verdade acho que é ao contrario. daria 51 moedas para os 51 mais ferozes e eu ficaria com as outras 49. A proposta será aceita. Caso oferecesse 1 moeda para os menos ferozes eles nao aceitariam para ter 1 pirata a menos na disputa. Acho que os ferozes aceitariam pois eles n tem mta perspectiva de ganharem algo msmo, pois sempre dependerão dos menos ferozes.

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Oldschool Grinder

Gremio, o que te leva a acreditar que os 51 piratas mais ferozes aceitariam levar apenas uma moeda cada um, e tu ficares com 49 todas só para ti? Parece um negócio muito pouco equilibrado!

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

é simples. Quem manda na verdade são os menos ferozes. eles sempre vao rejeitar as propostas dos mais ferozes pois é interesse do menos feroz q todos sejam eliminados até restar apenas um. Então uma moeda para os mais ferozes é mto bom, pois eles não almejam ganhar mais do q isto, pois sempre dependerão dos menos ferozes. abs

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Oldschool Grinder

"eles não almejam mais do que isto". Gar, como não almejam mais? São piratas, aye?

A resposta está errada (não só a justificação, como a proposta das 49/51 moedas), mas estou a gostar do esforço. Convém é organizar um pouco mais o pensamento, dar respostas mesmo objectivas, que demonstrem mesmo o ponto de vista - tal como a resolução de um problema de lógica - em vez de assumir que "isto chega para eles" ;)

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

hm ok. Mas acho que estou no caminho certo. o q eu digo com o "não almejam" é que nao depende deles a partilha das moedas, e sim dos menos ferozes. Então 1 moeda tá mais do q bom para eles hehe. vou pensar numa resposta mais elaborada. abs

Responder
Citar (Quote)
delphino
PokerStrategist

Original de gremio2010
hm ok. Mas acho que estou no caminho certo. o q eu digo com o "não almejam" é que nao depende deles a partilha das moedas, e sim dos menos ferozes. Então 1 moeda tá mais do q bom para eles hehe. vou pensar numa resposta mais elaborada. abs

axo q tem q pensar com menos piratas e dps ir aumentando...

pensem: se tiver soh 2 piratas, o pirata + forte esta ferrado, pq n importa oq ele proponha, o pirata mais fraco vai rejeitar e ficar com tudo...

agora imagina com 3 piratas... o pirata do meio vai aceitar qqr proposta do pirata + forte pq como eu disse antes, se ficar soh 2 piratas, o pirata do meio ta ferrado... entaum a melhor proposta do pirata mais forte com 3 piratas eh pegar tudo pra ele msm... o numero 2 vai aceitar e portanto a proposta vai ganhar

se tiver 4 piratas, todo mundo sabe q se a proposta dele nao for aceita, o pirata 3 leva tudo... entaum ele da uma moeda pro pirata 1 ou pirata 2 e pega o resto

agora tem q estender isso pra 101 piratas :f_p:

Responder
Citar (Quote)
Nhoca
Oldschool Grinder

O delphino deu a dica essencial! (era o que eu ia dizer a seguir, mas ia deixar-vos pensar um pouco ainda...). Não se esqueçam é que existe o voto de ouro em caso de empate!

OFFTOPIC: delphino, esse nickname tem alguma coisa a ver com "delfos"? É que foi a malta do projecto delfos que me ensinou esta, e outras tantas do mesmo calibre! _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
delphino
PokerStrategist

Original de Nhoca
O delphino deu a dica essencial! (era o que eu ia dizer a seguir, mas ia deixar-vos pensar um pouco ainda...). Não se esqueçam é que existe o voto de ouro em caso de empate!

OFFTOPIC: delphino, esse nickname tem alguma coisa a ver com "delfos"? É que foi a malta do projecto delfos que me ensinou esta, e outras tantas do mesmo calibre! _thumbsup:

nah, meu sobrenome msm :f_biggrin:

Responder
Citar (Quote)
Bakano
Membro desde: 21.01.2006
BlackMember

Original de delphino

Original de gremio2010

pensem: se tiver soh 2 piratas, o pirata + forte esta ferrado, pq n importa oq ele proponha, o pirata mais fraco vai rejeitar e ficar com tudo...

por mais que goste da proposta, tenho de intervir pois o pensamento inicial tá já errado.
O voto de ouro desempata a favor do mais feroz....
Não sei em quantos piratas já vais, mas é melhor recomeçares o pensamento :P :D

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Original de Bakano

Original de delphino

Original de gremio2010

por mais que goste da proposta, tenho de intervir pois o pensamento inicial tá já errado.
O voto de ouro desempata a favor do mais feroz....
Não sei em quantos piratas já vais, mas é melhor recomeçares o pensamento :P :D

n entendi teu raciocinio bakano. Tb acho q pensar com menos piratas deve ser correto. abs

Responder
Citar (Quote)