logo agora q eu ja estava no pirata 89 hehehe (brincadeira). abs
Original de Bakano
Original de delphino
Original de gremio2010
hm ok. Mas acho que estou no caminho certo. o q eu digo com o "não almejam" é que nao depende deles a partilha das moedas, e sim dos menos ferozes. Então 1 moeda tá mais do q bom para eles hehe. vou pensar numa resposta mais elaborada. absaxo q tem q pensar com menos piratas e dps ir aumentando...
pensem: se tiver soh 2 piratas, o pirata + forte esta ferrado, pq n importa oq ele proponha, o pirata mais fraco vai rejeitar e ficar com tudo...
por mais que goste da proposta, tenho de intervir pois o pensamento inicial tá já errado.
O voto de ouro desempata a favor do mais feroz....
Não sei em quantos piratas já vais, mas é melhor recomeçares o pensamento![]()
![]()
Não há nada de errado no pensamento... com 2 piratas, o pirata mais forte faz a proposta, o pirata mais fraco rejeita... n tem voto de ouro pq n houve empate nenhum, 100% dos votantes (o pirata mais fraco) rejeitaram a proposta
Não há nada de errado no pensamento... com 2 piratas, o pirata mais forte faz a proposta, o pirata mais fraco rejeita... n tem voto de ouro pq n houve empate nenhum, 100% dos votantes (o pirata mais fraco) rejeitaram a proposta. -
Se, segundo o item 1) da regra.... o proponente também vota... então:
Espero todos os terríveis piratas proporem e serem rejeitados na votação, e vejo todos lançados ao mar.... pois os mais fracos sempre rejeitarão as propostas. Ficando só UM FORTE X UM MENOS FORTE.
Então fica o Gobbato Pirata Mais Terrível contra o Pirata Nhoca Menos Forte.
Proponho ficar com todos os 100 dobrões.
Pois eu fiz a proposta, sou mais forte, também voto, e tenho voto de ouro. Portanto meu voto vale mais que o do Menos Forte.
Certo, GOBBATO, isso seria o que acontece se só sobrassem 2 piratas, és mesmo digno do título de pirata terrrrrrível, rah! Mas ainda falta é descobrir como é que se faz a proposta perfeita quando ainda sobram todos!
Original de GOBBATO
Não há nada de errado no pensamento... com 2 piratas, o pirata mais forte faz a proposta, o pirata mais fraco rejeita... n tem voto de ouro pq n houve empate nenhum, 100% dos votantes (o pirata mais fraco) rejeitaram a proposta. -Se, segundo o item 1) da regra.... o proponente também vota... então:
Espero todos os terríveis piratas proporem e serem rejeitados na votação, e vejo todos lançados ao mar.... pois os mais fracos sempre rejeitarão as propostas. Ficando só UM FORTE X UM MENOS FORTE.
Então fica o Gobbato Pirata Mais Terrível contra o Pirata Nhoca Menos Forte.
Proponho ficar com todos os 100 dobrões.
Pois eu fiz a proposta, sou mais forte, também voto, e tenho voto de ouro. Portanto meu voto vale mais que o do Menos Forte.
tem razao, o pirata proponente tambem vota
mas a essencia do pensamento continua certa, qndu fica 2 piratas, um sempre se ferra, nao tem jeito... entaum qnd tem 3 piratas o pirata 3 da um agrado (1 moeda) pro pirata q se ferra qnd fica 2 piratas e pega o resto
"proponho que atiremos sempre o mais fraco ao mar até ficarmos satisfeitos ou arranjarmos outra solução"
Abraço,
:club:Filipe
Favor não dar a resposta da charada até que alguém descubra Nhoca.
Esou certo que deve existir alguém capaz aqui. (Eu)Rs.
Mesmo a tempo pirao, dado que a actividade de discussão estava a baixar, eu ia fazer isso mesmo agora.
Se os outros todos quiserem pôr problemas novos para que isto deixe de estar estagnado, digam que eu posso pôr a resposta com um grande aviso de SPOILER e letras de cor parecida com a cor de fundo.
Hmm, proponho dar 1 moeda aos 27 mais fracos (excepto os 1º e 3º mais fracos, ou seja dou 25 moedas aqui), e 1 moeda aos 25 mais fortes (excluindo-me a mim).
As restantes 50 moedas ficam para mim que sou ganancioso
Os mais fortes, votam a favor porque serão os próximos a propor uma solução, e como têm que agradar sempre metade das pessoas, não querem ser atirados borda fora.
Os mais fracos (excepto o 1º e 3º) votam a favor, porque sabem que se não chegarem a consenso até ao fim, aqueles 2 é que levam tudo.. e eles para além de não ganharem nada ficam vão borda fora.
Acho que aqui é essencial partir do principio que os 1º e 3º mais fracos vão votar sempre contra, mesmo que lhes demos moedas... porque se rejeitarem sempre... chegam os 2 ao fim, juntamente com o 2º mais fraco e aí tanto o 1º como o 3º votam a favor, porque sabem sabem que se não votarem.. o 2º mais fraco fica com todas.
Está relativamente perto? lol
Abraços
Nhoca diz uma coisa.
A resposta é efectivamente uma proposta do pírata mais feroz (mesmo que ele va para os peixinhos) ou a proposta (seja ela de qual for) onde é possível chegar a um consenso entre os piratas restantes...
Original de JoniGuerrero
Hmm, proponho dar 1 moeda aos 27 mais fracos (excepto os 1º e 3º mais fracos, ou seja dou 25 moedas aqui), e 1 moeda aos 25 mais fortes (excluindo-me a mim).
As restantes 50 moedas ficam para mim que sou ganancioso![]()
Os mais fortes, votam a favor porque serão os próximos a propor uma solução, e como têm que agradar sempre metade das pessoas, não querem ser atirados borda fora.
Os mais fracos (excepto o 1º e 3º) votam a favor, porque sabem que se não chegarem a consenso até ao fim, aqueles 2 é que levam tudo.. e eles para além de não ganharem nada ficam vão borda fora.
Acho que aqui é essencial partir do principio que os 1º e 3º mais fracos vão votar sempre contra, mesmo que lhes demos moedas... porque se rejeitarem sempre... chegam os 2 ao fim, juntamente com o 2º mais fraco e aí tanto o 1º como o 3º votam a favor, porque sabem sabem que se não votarem.. o 2º mais fraco fica com todas.
Abraços
Relativamente...
Mas volto a dizer, partir do princípio é proibido! Ou explicas porque é que o 1º e 3º mais fracos votam sempre contra, ou então essa justificação não pode ser aceite...
Por outro lado, os mais fortes votarem a favor para não serem atirados borda fora... Isso faria sentido, se eles não conseguissem fazer nenhuma boa proposta; mas quem diz que não conseguiriam?
Original de Lunitis
Nhoca diz uma coisa.
A resposta é efectivamente uma proposta do pírata mais feroz (mesmo que ele va para os peixinhos) ou a proposta (seja ela de qual for) onde é possível chegar a um consenso entre os piratas restantes...
A proposta é mesmo uma proposta do pirata mais feroz. Yarrr, camaradash! X dobrõesh para mim, Y par'ó Captão Gancho, Z par'ós alferesh, N p'ó cozinheiro, e o reshto qu'encontrem eles um tesouro p'á próxima, grarh!
No entanto, além disto, seria essencial uma explicação passo por passo acerca de como se chegou a essa resposta. Claro, redigir isso não é muito fácil, por isso quem descobrir pode só deixar a resposta e eu explico depois, se quiser.
Original de Nhoca
Original de JoniGuerrero
As restantes 50 moedas ficam para mim que sou ganancioso![]()
Abraços
Relativamente...
Mas volto a dizer, partir do princípio é proibido! Ou explicas porque é que o 1º e 3º mais fracos votam sempre contra, ou então essa justificação não pode ser aceite...
Quanto a isso.. secalhar não me expliquei bem. O 3º vota sempre contra, porque o objectivo dele é sempre ficarem 3 piratas no fim... porque é onde ele pode lucrar quase tudo. O 1º vota sempre contra, a não ser que receba uma proposta razoável (pelo menos 2 moedas).. visto que o 3º terá que lhe oferecer pelo menos 1 moeda se não quiser que ele rejeite e seja atirado borda fora.
Mas já estou aqui a pensar noutra coisa diferente e + global =).. só que agora tenho que desligar.
Mais logo volto aqui para acabar o pensamento
Hmmm.. secalhar ainda vem a tempo.
Aqui vai a minha proposta:
O 2º mais forte.. vai votar sempre não, porque quer ser ele a fazer a melhor proposta e ficar com mais moedas.
No entanto, o 3º mais forte sabe que é quase impossível que o 2º lhe dê alguma coisa quando for ele (2º) a fazer a proposta, pois sabe que o 3º quer é ser ele a escolher. Por isso contenta-se com 1 moeda
O 4º mais forte.. espera que seja o 2º a fazer a proposta, para ele ficar com uma moeda, por isso rejeita...
No entanto, o 5º mais forte, contenta-se já com uma moedinha, porque se for o 2º, e seguindo esta lógica, ele não ganha nada.
A minha proposta, e seguindo isto até ao fim, é dar 1 moeda apenas aos que têm número ímpar. Está correcto?
Não sei se me expliquei bem =D
Aye, lad! JoniGuerrero, és o pirata mais feroz! Os 50 dobrões são teus, e o resto vai para os participantes ímpares deste topico...
A resposta certa seria, de facto, 50 dobrões para mim, 0 para o 2º mais feroz, 1 para o 3º mais feroz, 0 para o 4º, 1 para o 5º, etc...
Eis o raciocínio que eu fiz para chegar a esta conclusão, começando do princípio para o fim; para clareza da explicação, o pirata MENOS feroz será o P1, o segundo menos feroz será P2, o terceiro P3, e por aí em diante até ao mais feroz, que vai fazer a proposta perfeita, P101.
1) P1 idealmente ficaria sozinho para ganhar as moedas todas, mas para chegar aqui primeiro teria que ficar sozinho contra P2.
2) Se P1 ficasse sozinho contra P2, P2 proporia ficar com tudo só para si próprio; P1 rejeitaria mas o voto de ouro garantiria a vitória de P2, logo, P1 ficaria sem nada. Para chegar aqui, no entanto, primeiro seria necessário rejeitar a proposta de P3.
3) Se P3 ficasse sozinho contra P1 e P2, poderia propor ficar com tudo só para si próprio. Se isto acontecesse, perderia a votação porque P2 votaria contra já que o cenário 2) era preferível, e P1 também votaria contra porque, não levando nada na mesma, prevaleceria a prioridade de mandar mais um borda fora. Se em vez de ficar com tudo para si próprio, P3 propusesse dar apenas um dobrão a P1 e ficar com o resto, então P1 já iria ser obrigado a aceitar, porque rejeitando não iria levar nada... Mas para chegar aqui primeiro seria necessário rejeitar a proposta de P4.
4) Se P4 ficasse sozinho contra P3, P2 e P1, a melhor proposta que podia fazer seria dar um dobrão a P2 e ficar com o resto só para si. Isto porque se P2 rejeitasse, iria acontecer o cenário 3) em que acabava por não levar nada, logo aceitando um dobrão ganha mais do que se rejeitar, pelo que tem que aceitar. Assim, com o voto positivo de P2 e o voto de ouro de P4, a votação está ganha e não é preciso dar nada aos outros... Mas para chegar aqui primeiro seria necessário rejeitar a proposta de P5.
A partir daqui pode aplicar-se esta lógica iterativa a cada um dos passos seguintes: P5 ficaria com tudo excepto um dobrão para P3 e outro para P1; mas antes disso acontecer P6 ficaria com tudo excepto um dobrão para P4 e outro para P2; mas antes disso acontecer, P7 ficaria com tudo excepto um dobrão para P5, P3 e P1; etc...
Dúvidas? ♠_wink:
Boa. Tava quase lá. Se tiver outro no msmo estilo coloca ae pro pessoal resolver nhoca.
Embora o post acima diga a resposta "oficial" a este problema, eu próprio pensei mais ainda sobre ele e surgiu-me uma dúvida: Consideremos o raciocínio acima exemplificado. Tendo este raciocínio em conta, P1 leva 1 dobrão caso aceite a proposta de P101, mas também leva 1 dobrão caso aceite a do P99, do P97, ou até mesmo do P3!
Ora, tendo em conta as prioridades que definem as acções dos piratas, P1 iria acabar por preferir mandar os outros borda fora, já que ganha o mesmo... Só tem que garantir que a votação nunca é aceite nas propostas dos piratas de número par! Agora, a questão é: como garantir isso?
Tal como P1, também P3, P5,..., P15, (por exemplo) pensam da mesma maneira, mas se forem rejeitando as propostas dos piratas mais ferozes, lixam-se quando chega a sua vez. Por exemplo, chega a P15 e ele já não quer mais ser rejeitado, mas a lógica dita que P1 e P3, a pensar assim, continuam a preferir mandá-lo borda fora. E isto continua sempre, até só sobrarem os últimos vivos! E agora? Como é que se sabe quais são esses "últimos"?
E se este cenário em que eu pensei se verificar, como é que o pirata mais feroz poderia corrigir a sua proposta para continuar a fazê-la perfeita?...
Gosto mesmo de complicar...
(dúvidas? :D)
Original de gremio2010
Boa. Tava quase lá. Se tiver outro no msmo estilo coloca ae pro pessoal resolver nhoca.![]()
Tinha outro também de muito boa categoria, com interruptores, prisioneiros, e a Lili Caneças em banhos de óleo a ferver (opcional), mas já não me lembro bem nem dos detalhes da pergunta nem de como se resolvia, por isso para já não posso trazê-lo. Mas com sorte ainda encontro quem o saiba entre os meus amigos da matemática, e depois logo vos digo.
Original de Nhoca
Aye, lad! JoniGuerrero, és o pirata mais feroz! Os 50 dobrões são teus, e o resto vai para os participantes ímpares deste topico...A resposta certa seria, de facto, 50 dobrões para mim, 0 para o 2º mais feroz, 1 para o 3º mais feroz, 0 para o 4º, 1 para o 5º, etc...
Eis o raciocínio que eu fiz para chegar a esta conclusão, começando do princípio para o fim; para clareza da explicação, o pirata MENOS feroz será o P1, o segundo menos feroz será P2, o terceiro P3, e por aí em diante até ao mais feroz, que vai fazer a proposta perfeita, P101.
1) P1 idealmente ficaria sozinho para ganhar as moedas todas, mas para chegar aqui primeiro teria que ficar sozinho contra P2.
2) Se P1 ficasse sozinho contra P2, P2 proporia ficar com tudo só para si próprio; P1 rejeitaria mas o voto de ouro garantiria a vitória de P2, logo, P1 ficaria sem nada. Para chegar aqui, no entanto, primeiro seria necessário rejeitar a proposta de P3.
3) Se P3 ficasse sozinho contra P1 e P2, poderia propor ficar com tudo só para si próprio. Se isto acontecesse, perderia a votação porque P2 votaria contra já que o cenário 2) era preferível, e P1 também votaria contra porque, não levando nada na mesma, prevaleceria a prioridade de mandar mais um borda fora. Se em vez de ficar com tudo para si próprio, P3 propusesse dar apenas um dobrão a P1 e ficar com o resto, então P1 já iria ser obrigado a aceitar, porque rejeitando não iria levar nada... Mas para chegar aqui primeiro seria necessário rejeitar a proposta de P4.
4) Se P4 ficasse sozinho contra P3, P2 e P1, a melhor proposta que podia fazer seria dar um dobrão a P2 e ficar com o resto só para si. Isto porque se P2 rejeitasse, iria acontecer o cenário 3) em que acabava por não levar nada, logo aceitando um dobrão ganha mais do que se rejeitar, pelo que tem que aceitar. Assim, com o voto positivo de P2 e o voto de ouro de P4, a votação está ganha e não é preciso dar nada aos outros... Mas para chegar aqui primeiro seria necessário rejeitar a proposta de P5.
A partir daqui pode aplicar-se esta lógica iterativa a cada um dos passos seguintes: P5 ficaria com tudo excepto um dobrão para P3 e outro para P1; mas antes disso acontecer P6 ficaria com tudo excepto um dobrão para P4 e outro para P2; mas antes disso acontecer, P7 ficaria com tudo excepto um dobrão para P5, P3 e P1; etc...
Dúvidas? ♠_wink:
♠_ugly: ♠_ugly: ♠_ugly: ♠_ugly: potente!
A resposta é 50 para o mais feroz e 1 para quaisquer 50 exceptuando o 2º pirata mais feroz.
Eis o porquê da coisa:
Como só o preponente pode ser lançado borda fora, as decisões de voto pelos outros piratas é tomada tendo em conta apenas as outras duas prioridades.
Aqueles que não receberem nada, claramente votam que não, então é preciso garantir que todos os outros votam que sim, daí o segundo ser excluido.
Suponhamos que o segundo é um daqueles que tem uma moeda. Porque votará ele que não?
Votando ele que não, a proposta é rejeitada e pode ele propor a seguir uma proposta. Se este propor 1 a toda a gente, a proposta é aceite pois ele poderia colocar 2 a 50 dos piratas e nenhum dos piratas têm a certeza em que grupo ficaria por isso, votaria que sim na perspectiva de ganhar pelo menos 1.
Deste modo o 2º ganha o mesmo e manda mais um pirata borda fora.
Agora não recebendo o 2º qualquer moeda, porque votam os que recebem 1 a favor?
Pelo mesmo motivo, se a votação for abaixo, o segundo pode propor 2 a cada um de 50 piratas e os piratas que tinham 1 moeda podem ser eles a ficar sem nenhuma.
Como existe esta possibilidade de ser aceite uma proposta em que os piratas que levam agora uma moeda não levarem nenhuma, este todos a aceitam.
Cumps