Original de xtremelexx
3-
x+y=50; x=1.2y
2.2y=50
y=22.73; x=27.27 obviamente não pode ser a resposta certa por ter decimais. Nunca há decimais em exercícios do 6o ano.
Também achei logo estranho quando me dei conta do resultado. Já encontrei alguns exercícios cujo resultado era uma dízima infinita periódica mas, geralmente, o objectivo era o de familiarizar a ligação entre essas dízimas e as correspondentes fracções (tipo, 1/3 e 1/6, essas mais simples).
Percebo que a resolução pretendida seja a que é apresentada nas soluções. O problema é que o exercício não está bem escrito. Não consigo saber como eu pensaria a solução para este problema quando tinha 11 ou 12 anos, mas o certo é que o rapaz ia começar a resolver o exercício duma forma que o ia levar aos 30/20.
Foi uma situação embaraçosa porque o que eu dizia não coincidia com as soluções, tive que lhe explicar que aquela podia ser a resposta inicial pretendida pelos autores do livro mas que não tinham escrito a questão duma forma correcta porque podia ser interpretado de duas maneiras diferentes. Na verdade, só disse aquilo para não o desmotivar, não acho que haja mais do que uma interpretação possível; acho que os autores simplesmente erraram ao construir o exercício.
Btw sobre os decimais: naquele mesmo livro havia um outro exercício (não me recordo a que matéria pertencia), em que era pedido que se escrevesse um número maior do que 0,4 e menor do que 0,(4). Primeiro tive que lhe explicar o que significava aquela notação, depois usei a recta real para lhe mostrar que havia muitos (infinitos, obv) números entre 0,4 e 0,(4). Dei-lhe o exemplo do 0,41 e pedi para ele escolher outro. Escolheu o 0,43 mas depois eu obriguei-o a escolher o 0,40001 
Eventualmente acabei por divagar e expliquei-lhe o aqui já tão debatido 0,(9) = 1.
Foi então que ele me perguntou: "Então 0,88888... é igual a 0,9?" - "Não, mas 0,899999... é igual a 0,9."
O puto tem futuro 
Original de jesusbft
Original de xtremelexx
3-
x+y=50; x=1.2y
2.2y=50
y=22.73; x=27.27 obviamente não pode ser a resposta certa por ter decimais. Nunca há decimais em exercícios do 6o ano.
Para mim esta é a resposta certa... Se for outra a pergunta está mal formulada...
Ana com 27.27 tem 20% a mais que Adriana com 22.73... não da para ter outra resposta...
Se fosse 30/20, Ana teria 50% a mais que Adriana, e não apenas 20%...
Isto.