Saltar para o fórum
[Passatempo] Desafi...

Notificações
Limpar tudo

[Passatempo] Desafios, charadas problemas de lógica...

1,069 Mensagens
129 Utilizadores
0 Reações
280.6 K Visualizações
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009
PokerStrategist

Original de vorr754
x+x+(x/5)= 50 (x é uma e x+x/5 é outra)

Esta também foi a minha interpretação e foi isso que comecei a explicar ao miúdo, mas quando vi que ele não se sentia muito confortável a manipular equações, fui ver as soluções:

Eu não concordo com esta interpretação. Acho que não é a solução certa para o que é perguntado no exercício.

Responder
Citar (Quote)
xtremelexx
Membro desde: 08.11.2009
PokerStrategist

Parece-me ser a resposta certa, sim. Tudo bate certo.

1-
30/20=1.2

2-
20% de 50=10
30-20=10

3-
x+y=50; x=1.2y
2.2y=50
y=22.73; x=27.27 obviamente não pode ser a resposta certa por ter decimais. Nunca há decimais em exercícios do 6o ano.

4-
50€ = $65
(30+20)x1.30 = 65

Responder
Citar (Quote)
jesusbft
Membro desde: 19.04.2012
PokerStrategist

Original de xtremelexx
3-
x+y=50; x=1.2y
2.2y=50
y=22.73; x=27.27 obviamente não pode ser a resposta certa por ter decimais. Nunca há decimais em exercícios do 6o ano.

Para mim esta é a resposta certa... Se for outra a pergunta está mal formulada...

Ana com 27.27 tem 20% a mais que Adriana com 22.73... não da para ter outra resposta...

Se fosse 30/20, Ana teria 50% a mais que Adriana, e não apenas 20%...

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
PokerStrategist

Original de xtremelexx
3-
x+y=50; x=1.2y
2.2y=50

Também achei logo estranho quando me dei conta do resultado. Já encontrei alguns exercícios cujo resultado era uma dízima infinita periódica mas, geralmente, o objectivo era o de familiarizar a ligação entre essas dízimas e as correspondentes fracções (tipo, 1/3 e 1/6, essas mais simples).

Percebo que a resolução pretendida seja a que é apresentada nas soluções. O problema é que o exercício não está bem escrito. Não consigo saber como eu pensaria a solução para este problema quando tinha 11 ou 12 anos, mas o certo é que o rapaz ia começar a resolver o exercício duma forma que o ia levar aos 30/20.

Foi uma situação embaraçosa porque o que eu dizia não coincidia com as soluções, tive que lhe explicar que aquela podia ser a resposta inicial pretendida pelos autores do livro mas que não tinham escrito a questão duma forma correcta porque podia ser interpretado de duas maneiras diferentes. Na verdade, só disse aquilo para não o desmotivar, não acho que haja mais do que uma interpretação possível; acho que os autores simplesmente erraram ao construir o exercício.

Btw sobre os decimais: naquele mesmo livro havia um outro exercício (não me recordo a que matéria pertencia), em que era pedido que se escrevesse um número maior do que 0,4 e menor do que 0,(4). Primeiro tive que lhe explicar o que significava aquela notação, depois usei a recta real para lhe mostrar que havia muitos (infinitos, obv) números entre 0,4 e 0,(4). Dei-lhe o exemplo do 0,41 e pedi para ele escolher outro. Escolheu o 0,43 mas depois eu obriguei-o a escolher o 0,40001

Eventualmente acabei por divagar e expliquei-lhe o aqui já tão debatido 0,(9) = 1.
Foi então que ele me perguntou: "Então 0,88888... é igual a 0,9?" - "Não, mas 0,899999... é igual a 0,9."

O puto tem futuro

Original de jesusbft

Original de xtremelexx
3-
x+y=50; x=1.2y
2.2y=50

Para mim esta é a resposta certa... Se for outra a pergunta está mal formulada...

Ana com 27.27 tem 20% a mais que Adriana com 22.73... não da para ter outra resposta...

Se fosse 30/20, Ana teria 50% a mais que Adriana, e não apenas 20%...

Isto.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
PokerStrategist

Ah, e tenho mais um exercício daquele livro para discutir aqui. Mais tarde posto.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
PokerStrategist

Espero que se consiga ler tudo (cliquem na imagem para aumentar). Que resposta dariam à ultima alínea?

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
Membro desde: 20.03.2009
PokerStrategist

Toni. Pois em 4 jogos conseguiu fazer mais pontos que o outro.

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Membro desde: 10.02.2011
Poker Player

Original de nuno21nt
Espero que se consiga ler tudo (cliquem na imagem para aumentar). Que resposta dariam à ultima alínea?

A resposta que o professor espera é "Joana", pois tem menor variabilidade!! Tem um jogo mais consistente :D

Mas não descarto a lógica da resposta do gremio2010!

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Vou passar uma que me fizeram há pouco e ainda não estou certo da resposta.

Um rei decide que quer aumentar a porcentagem de mulheres em seu reino. Para tal determinou que de agora em diante toda família que nascesse um menino não poderia mais ter outros filhos. O plano do rei funcionou? Justifique!

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Poker Player

Original de gremio2010
Vou passar uma que me fizeram há pouco e ainda não estou certo da resposta.

Um rei decide que quer aumentar a porcentagem de mulheres em seu reino. Para tal determinou que de agora em diante toda família que nascesse um menino não poderia mais ter outros filhos. O plano do rei funcionou? Justifique!

Não funcionou!! Ficou na mesma!
Pois a probabilidade de nascer menino ou menina é o mesmo!! Então na verdade a chance não se altera...
O correto seria matar os meninos para ter um percentual maior de mulheres :D

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Poker Player

Original de vorr754
um pai tem uma filha chama joana e outra chamada jana, ele da 5 reais pra mais nova e 10 reais pra mais velha.

pergunta: que horas são???

nao quebrem muito a cabeça pq é idiota kkkkkkkkkk

14h32 aqui no meu PC!

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Eu acho que não ficou na mesma. Na verdade aumentou a porcentagem de meninos. O tiro saiu pela culatra.

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Poker Player

Original de gremio2010
Eu acho que não ficou na mesma. Na verdade aumentou a porcentagem de meninos. O tiro saiu pela culatra.

gremio.. é o seguinte:
Vamos supor que temos um exemplo PERFEITO!!
Temos 100 famílias e todos terão filhos!!
Então ao nascer 100 crianças, espera-se que 50 sejam Homens e 50 Mulheres!!
Então 50 famílias serão proibidas de ter filhos!!
Resultado: 50H e 50M!!

Passado um tempo, as 50 que tiveram Mulheres e não foram proibidas terão 50 filhos: 25H e 25M.
Resultado: 75H e 75M!!

Então assim por diante!!

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Original de Nonakz

Original de gremio2010

gremio.. é o seguinte:

Passado um tempo, as 50 que tiveram Mulheres e não foram proibidas terão 50 filhos: 25H e 25M.

Então assim por diante!!

Captei! _thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Poker Player

Original de gremio2010

Original de Nonakz

Original de gremio2010

gremio.. é o seguinte:

Então assim por diante!!

Captei! _thumbsup:

Maravilha!! Isso aí!! :nh

mande mais charadas, pois eu gosto! uahuahuah

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
PokerStrategist

Não sei se já postaram essa, mas caso alguém saiba a resposta, por favor deixe para os que não a conheçam tentarem resolver.

3 prisioneiros no corredor da morte são colocados em fila de maneira que o último da fila enxerga o segundo e o primeiro, o segundo enxerga o primeiro e o primeiro não consegue ver nenhum.

O guarda responsável pela execução resolve dar uma oportunidade para que salvem suas vidas. O guarda então diz:

Eu tenho aqui 5 chapéus, 2 pretos e 3 brancos. Cada um de vocês colocará um chapéu sem saber qual a cor e sem poder olhar a cor do chapéu.

Se algum de vocês tiver certeza da cor do chapéu que está usando, pode levantar a mão, falar a cor, que desta maneira estará livre da execução e apenas os outros dois serão executados.

O fato curioso é que o prisioneiro que levantou a mão e afirmou saber a cor do chapéu e conseguiu se livrar da execução foi o primeiro da fila, logo o que não conseguia enxergar a cor do chapéu de nenhum dos outros prisioneiros. Lembrando que o último da fila conseguia ver os outros dois, e o segundo conseguia ver o primeiro.

A pergunta é:

Como isso aconteceu?

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Poker Player

Original de gremio2010
Não sei se já postaram essa, mas caso alguém saiba a resposta, por favor deixe para os que não a conheçam tentarem resolver.

3 prisioneiros no corredor da morte são colocados em fila de maneira que o último da fila enxerga o segundo e o primeiro, o segundo enxerga o primeiro e o primeiro não consegue ver nenhum.

O guarda responsável pela execução resolve dar uma oportunidade para que salvem suas vidas. O guarda então diz:

Eu tenho aqui 5 chapéus, 2 pretos e 3 brancos. Cada um de vocês colocará um chapéu sem saber qual a cor e sem poder olhar a cor do chapéu.

Se algum de vocês tiver certeza da cor do chapéu que está usando, pode levantar a mão, falar a cor, que desta maneira estará livre da execução e apenas os outros dois serão executados.

O fato curioso é que o prisioneiro que levantou a mão e afirmou saber a cor do chapéu e conseguiu se livrar da execução foi o primeiro da fila, logo o que não conseguia enxergar a cor do chapéu de nenhum dos outros prisioneiros. Lembrando que o último da fila conseguia ver os outros dois, e o segundo conseguia ver o primeiro.

A pergunta é:

Como isso aconteceu?

Achei bem complicado! Amanhã cedo tento responder!! :D

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Responder
Citar (Quote)
Nonakz
Poker Player

Resposta 1 é BRANCO!!

Situação 1:
Se o 1 é Preto e o 2 é Preto o 3º automaticamente saberia que o dele é BRANCO, mas não ocorreru.

Situação 2:
Se o 1 é Preto e o 3 não vai falar nada, automaticamente o 2 é BRANCO e se manifestaria, fato que não ocorreu.

Situação 3:
Se o 1 é BRANCO e 2 é preto, o 3º não sabe o que ele é. O 3º não sabendo, o 2º também não conseguirá se manifestar. Portanto automaticamente o 1º é BRANCO!!

Tá certo?

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Original de Nonakz
Portanto automaticamente o 1º é BRANCO!!

Como podes dizer isso "automaticamente"? :f_biggrin:

Acho que aqui não há certezas... só probabilidades. :facepalm:

Responder
Citar (Quote)