Original de x3ndeDx
só pode mover 2 palitos, vc moveu 4.
Só movi 2.

Acertou o xtremelexx, Parabéns! Essa é a solução que conheço. Não sei se há outras maneiras de solucinar este desafio.
A solução proposta pelo grandexxi não me parece válida por ter executado mais de 2 movimentos.
Original de xtremelexx
Então?
Estamos à espera da tua explicação detalhada, nuno21nt.
Então nuno... explica ai como é que isso acontece... ja perdi mt tempo a olhar pra isto!
Original de mmoreira7
Original de xtremelexx
Então?
![]()
![]()
Então nuno... explica ai como é que isso acontece... ja perdi mt tempo a olhar pra isto!
![]()
Porque é que os matemáticos confundem sempre o dia de Natal com o de Halloween?
Porque dec 25 = oct 31.
Original de nuno21nt
Original de mmoreira7
Original de xtremelexx
Então?
![]()
![]()
![]()
Aos exatos 2:38 temos a explicação... com o polegar direito (lado esquerdo de quem ve pela tela) ele solta um pequeno quadrado que compõe o tabuleiro para debaixo da tela... Acompanhando os movimentos após perceber este detalhe, fica fácil, toda vez que ele vai ate próximo ao corpo, acrescenta ou deixa um quadrado por lah... Olhem novamente!!!
Btw estava a brincar. Sei, sim, como acontece aquilo. Há dois cortes no vídeo (circa 0:35 e 2:20) em que umas das peças é trocada por outra muito parecida (os âgulos e a largura são iguais) mas ligeiramente mais comprida (na segunda vez a comprida é trocada pela curta), o que justifica a possibilidade de serem retiradas 3 peças e o conjunto manter a mesma área, ou seja, continuar a caber na caixa.
Basicamente, esta peça aqui:

Não é a mesma que esta peça aqui:

O princípio é o mesmo que é demonstrado neste vídeo:
Estava com dúvidas em que lugar postar isto, mas aqui vai.
Já me tinham feito isto, embora com umas questões iniciais algo diferentes, mas fiquei 8o 8o 8o

Já conheciam?
Lembro-me da primeira vez em que encontrei um exercício deste género e, realmente, a minha resposta foi a esperada. Foi há já muitos anos, muitos mesmo!, mas agora já não funciona porque sei o que vai acontecer no final ♠_biggrin: Vamos lá ver se também acontece com outras pessoas.
Verdade. Quando vi que este era o mesmo exercício comecei a pensar para mim "Qual era a ferramenta mesmo? Não, não! Tu não vais dizer martelo!".
Original de xtremelexx
Variação interessante desse problema.Há 8 portas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8). São divididas em 2 grupos de 4 portas. (1 até 4) + (5 até 8). Atrás de 1 das portas há 1 prémio. Atrás das outras 7 não há nada.
Pedem-me para escolher uma porta. Escolho a porta nº1 que faz parte do 1º grupo.
Aí revelam-me 2 portas do MESMO grupo que não têm nada (porta 2 e 4).
Perguntam-me se quero:
1- manter a minha escolha (porta 1)
2- mudar e escolher a porta 3
3- mudar e escolher DUAS portas do grupo 2PERGUNTA: Vale a pena mudar ou fica tudo na mesma?
Este problema é uma variação do problema de Monty Hall!!
Uma vez um professor contou a seguinte estória.
Temos três portas onde apenas uma delas contém o prêmio.
Ao escolher uma das portas, o apresentador abre uma das outras duas que não tem o prêmio. Ele então pergunta: Quer mudar?
Sendo assim o professor me perguntou: "Se ele muda com probabilidade p, qual o p que maximiza a chance de ganhar?"
haha!! Muito bom né? Viajei legal e quase não durmi! Mas no outro dia levei a solução!! Solução escrita algebricamente é claro!!
Ontem estava a ajudar um miúdo que tinha hoje exame de nacional de Matemática para o 6° ano. Isto apareceu num livro de exercícios. Opiniões?

P.S.: lol para o URL da foto.
um pai tem uma filha chama joana e outra chamada jana, ele da 5 reais pra mais nova e 10 reais pra mais velha.
pergunta: que horas são???
nao quebrem muito a cabeça pq é idiota kkkkkkkkkk