Saltar para o fórum
[Política] - Portug...

Notificações
Limpar tudo

[Política] - Portugal

239 Mensagens
22 Utilizadores
0 Reações
25 K Visualizações
Kony76
Membro desde: 29.10.2010
Oldschool Grinder

Original de jukitas
eu agora nao sei a composiçao do TC porque nao tenho ligado mto a isso do direito, mas tem la de 30 anos?

claro que sim, q tem varias int. é uma ciencia humana. :P

A mim pareceu-me isso na TV, mas posso estar enganado. Também não investiguei nada sobre a composição.

Mas neste ultimo post, falo de nos ju~izes em geral. Qualquer juíz, apra poder sê-lo deveria ter que ter uma carreira mínima de 10anos na advocacia. Só após essa fase é que poderia estudar e entrar para a carreira de juíz.

è a minha opinião, claro :)

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010
PokerStrategist

No geral penso que são bem preparados . Isso da advocacia é relativo , mais de 60% dos advogados devem ser bem fracos tecnicamente.

Há muitos advogados de negócios, que, com o passar dos anos, se esquecem das bases de teoria do direito, de penal, de constitucional, etc. . . e fazem outras coisas.

O CEJ não é para todos. Seja com 24 anos ou com 50. É preciso ter as bases e estudar.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira Autor do tópico
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Original de jukitas
eu agora nao sei a composiçao do TC porque nao tenho ligado mto a isso do direito, mas tem la de 30 anos?

Não! :P Mas enganei-me anteriormente: há uma juíza que nasceu em 1970.

Kony, por tua culpa até fui fazer contas. A média de idades do TC é de 55 anos! :P

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Oldschool Grinder

Original de JorgeTeixeira

Original de jukitas

Não! :P Mas enganei-me anteriormente: há uma juíza que nasceu em 1970.

Kony, por tua culpa até fui fazer contas. A média de idades do TC é de 55 anos! :P

hehe

e qual a mínima? 43?

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

Sim. Aqui seguem as idades:

Responder
Citar (Quote)
jukitas
PokerStrategist

como disse em cima, a idade pode pesar em ser mto, exageradamente, novo mas em experiência de vida, a nível de bases , não tem mto a ver. . .

aliás quanto mais novo e fresco de estudos mais preparada uma pessoa está. a idade exagerada é que é mau, porque as capacidades não são as mesmas.

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Oldschool Grinder

Original de JorgeTeixeira
Sim. Aqui seguem as idades:

Mesmo assim, acho que o limite mínimo deveria ser, tipo + de 50 anos e com uma carreira minima na magistratura de 15 anos ou coisa assim. E claor está, com louvorese e certezas de pessoa idónia, reta e transparente.

Responder
Citar (Quote)
jukitas
PokerStrategist

velhos quase a ter um avc eheh

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Oldschool Grinder

Sim. Há situações onde a juventude não é compatível com a experiência de vida.

Este é um deles.

São decisões demasiadamente importantes para tomar por novatos.

Responder
Citar (Quote)
jukitas
PokerStrategist

Fora algumas coisinhas que se fizeram e fazem (leis compradas e intervenções com segundos objectivos em legislação base), o nosso sistema jurídico é bem decente, humanista e equilibrado. Nada que ver com o estado económico e miserável do Pais.

Com o teu comentário do kony pretendias uma constituição mínima, o que, hoje em dia, (na minha opinião e até geral) corresponde a um retrocesso civilizacional.

O não haver capital é outra história. Mas as coisas são o que são. Isso teria que ver com a política e economia – a economia politica.

Serem novatos ou nao, pouco importa, as coisas sao o que sao, estao escritas , ha jurisprudencia, há um "status quo". Havendo um maior ou menor desvio, ou incompetencia, ou "cunhas" ou whatever, as coisas nao podem fugir muito do que é.

Nao penses que as coisas se fazem à sorte. Há uma comunidade jurídica, critica, e há um inicio, meio e fim.

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Oldschool Grinder
jukitas
PokerStrategist

se a perceberes funciona, pode ser melhorado, mas do que é percebivel, sim funciona. Outra coisa diferente é a tua concepçao do "que seria a justiça" e do mesmo teu proprio conceito de justiça.

Responder
Citar (Quote)
Kony76
Oldschool Grinder

Original de jukitas
se a perceberes funciona, pode ser melhorado, mas do que é percebivel, sim funciona. Outra coisa diferente é a tua concepçao do "que seria a justiça" e do mesmo teu proprio conceito de justiça.

Pois. Não consigo concordar contigo.
Acho que a justiça em Portugal não funciona, não é isenta, está apenas ao dispor do poder político e económico. Enquanto assim for, dificlmente nos levantaremos desta crise, pois um dos pilares fundamentais para qualquer economia é a justiça funcionar bem e ser isenta de qualque tipo de pressão.

Mas como te disse, é a minha opinião.

Responder
Citar (Quote)
jukitas
PokerStrategist

Entendo. Todo o cidadão de qualquer Pais do mundo, comunga dessa ideia, provavelmente. Todos temos ideias próprias do que é e devia ser "justiça", muito por valores morais, etc. . .

Se por acaso visses os vários sistemas e tal, vias que o Português não é "mau" , quando falo em sistema, não falo em varia legislação , que é do poder politico no espaço que tem.

O sistema , que é um legado, seja como for, está e fica para além das pessoas que andam por aqui agora.

Podes queixar-te dos políticos fracos, da corrupçao, da nao luta contra isso, da crise, da falta de capital, da população que não tem espirito critico e so curte futebol, do sistema acho que não.

Dia a dia as coisa sao feitas por pessoas, se o problema existe, é mesmo das pessoas que aplicam o direito dia a dia, diferente do que é o sistema juridico em si.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

A entrevista de Seguro à TVI24, realizada ontem à noite.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder
Kony76
Oldschool Grinder
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder
hariseldon76
Membro desde: 27.08.2009
Oldschool Grinder

Isto de falar de politica nunca é boa ideia.. mas isto de responsabilizar o aumento do iva na restauração por toda a crise no sector é uma treta.

- Primeiro, ainda agora os restaurantes fogem ao IVA, quando pedimos a factura na maior parte dos restaurantes, ainda nos olham com cara de criminosos..

- Segundo devido a crise, e alteração de hábitos, existe uma grande percentagem de pessoas que leva almoço de casa, e depois, infelizmente, existem os muitos que perderam o emprego.

Responder
Citar (Quote)