Saltar para o fórum
A caverna dos sucko...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] A caverna dos suckouts - Blog do mkapt

16 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
711 Visualizações
mkapt
Membro desde: 31.03.2010

É isso aí, galera. Tomei coragem e resolvi começar um blog.

Ando meio decepcionado porque cheguei ao fundo do poço na NL10, voltei a ter 30 BI (cheguei a quase 40) e definitivamente perdi confiança no meu jogo, por mais que eu acredite estar jogando adequadamente para o limite.

O nome do blog, aliás, é uma referência aos inúmeros suckouts que tenho tomado pós-flop, situações de 80/20; 75/25; 90/10 no flop se transformam em tragédias no turn e river. Eu me sinto certamente numa caverna cheia de suckouts. Isso, claro, além dos óbvios leaks e da minha nada pequena tendência ao tilt, certamente potencializada por causa dessa minha frustração.

Bom, mas chega desse clima de velório. No próximo post, falo um pouco sobre mim.

15 respostas
mkapt Autor do tópico
mkapt

Mkapt é um nick inglório, tanto para ser mais facilmente reconhecivel quanto para os pobres colegas de jogo digitarem quando querem se referenciar a mim. Não posso negar que não fui muito feliz na escolha do nick quando do registro aqui na Pokerstrategy :f_biggrin:

Até por isso, faço questão de, de cara, dizer meu nome: Michel, muito prazer.

Tenho 33 anos, moro em São Paulo, Brasil, e jogo pôker há questão de 1 ano, sendo uns 9 dedicados ao cash game short handed. Nem sei bem por que comecei a jogar pôker. Se bem me lembro, vi na TV uma propaganda da Pokerstars e, à época, eu estava parando de jogar World of Warcraft (WoW), jogo ao qual me dediquei bastante, varando madrugadas no fim de semana, para, certo dia, me dar conta de que era um jogo inútil e que me tomava um tempo precioso para me dar zero de retorno.

Aliás, esse é um grande "problema" meu: quando resolvo fazer algo relativo a competição com outras pessoas, eu não me conformo em ser casual, sentar ali, fazer e o que vier é lucro. Não. Eu não consigo ser casual. Eu realmente preciso ser o melhor naquilo, pelo menos o melhor que eu posso ser. Tem um lado egocêntrico nisso, admito, afinal, quem não gosta de ser reconhecido? Mas, também conta muito o fato de eu ser simplesmente competitivo.

Assim, quando comecei a jogar WoW (e, antes disso, Counter-strike, lá pelos idos de 2002), eu li MUITO a respeito sobre como tornar meu personagem do jogo (um mago, no caso) poderoso e destruidor. Gastei incontáveis horas em fóruns brasileiros e gringos (sim, o WoW, pra um cara que não quer ser casual, é incrivelmente complexo). Gastei grana também, para comprar equipamentos para ele. E, no fim, após uma noite frustrante com o pessoal da guilda (uma espécie de time), ter sido convidado a me retirar, pensei: putz, tanto tempo e dedicação para isso? No dia seguinte pela manhã, literalmente, eu desinstalei o jogo e nunca mais vi nada relacionado ao jogo.

Mas, esse é um blog de pôker, Michel, se liga. Bem capaz que os 2 ou 3 gatos pingados lendo isso já tenham debandado.

Pois é, voltando... no próximo post. Porque ninguém merece posts gigantes.

aafrancis
Membro desde: 10.01.2011

Coragem e começa aí entao a postar os resultados e os limites que estás jogando!!!

mkapt Autor do tópico
mkapt

Se é para jogar pôker, vamos fazer isso direito.

Meu primeiro passo foi procurar um fórum de discussão (putz, como eu adoro um fórum, é impressionante. Seja de futebol, informática, games, mulher pelada... ops, Camila, não leia isso, por favor). Digitei "fórum de pôker" no Google e acabei encontrando um lugar bastante acolhedor chamado Poker Dicas. É uma comunidade pequena quando comparada ao Pokerstrategy, por exemplo, mas muito legal para iniciantes.

Meu segundo passo foi comprar um dos livros do Léo Bello: Aprendendo a jogar pôker. Atire o primeiro ás de ouros quem nunca passou sequer perto desse livro.

Foi no Everest Poker que eu criei minha primeira conta. Fiz isso porque li que eles tinham mesas de sit'n go sem buy-in, FL, que premiavam os três primeiros com prêmios exorbitantes: 5 centavos, 3 centavos e 2 centavos. Tratava-se das lendárias mesas Shasta.

Comecei com 1 mesa, subi para 2, 4, cheguei a umas 8. Consegui, de centavo em centavo, chegar a um incrível bankroll de 5 dólares. Primeiro bankroll, primeiro busto: fui tentar jogar cash NL2 e, óbvio, bustei. Sim, bustei, mas foi jogando Shasta que comecei a ver que aquele joguinho podia ser lucrativo. Mas, sem bankoll, sem lenço, sem documento, o que fazer?

Foi aí que surgiu no horizonte a Pokerstrategy, ó pá!

mkapt Autor do tópico
mkapt

Decidido a jogar cash game pelo simples fato de eu não ter tempo para me dedicar a MTTs, fiz o teste da Pokerstrategy, recebi o capital e parti para a luta, quer dizer, para o grind, na NL2 do Pokerstars.

Joguei apenas o suficiente para liberar o bônus (umas 15k hands) e ganhar uns trocados a mais, juntei uns poucos dólares que tinha em outra sala (Betngo) e, com pouco mais de 130 dólares, fui para a NL5. Bati o limite confortavelmente em umas 30k hands. E então cheguei à NL10, onde estou hoje.

Eu consumo conhecimento de pôker de forma voraz. Alguns meses atrás, comprei outro livro: Harrington on Online Cash Games: 6-max edition, do Dan Harrington. É um livro fundamental para qualquer jogador iniciante com fluência na língua inglesa: fala desde range de mãos, passa por table selection e discussão de stats, e chega a dicas de como bater small stakes.

Além disso, assinei por 1 mês o site Deucescracked.com, baixei a maior quantidade de vídeos de micro/small stakes que eu pude (devo ter uns 10 GB de vídeos). E li também outros livros excelentes de cash game, de autores como Tri Nguyen (The Poker Blueprint), Bill Vosti (How to Beat No-Limit Hold 'Em 6-max Cash Games), Balugawhale (Easy Game). Isso, claro, sem contar os artigos bronze e prata, além dos vídeos do Rafael Augusto e de participar de maneira ativa do fórum de mãos.

É como falei: se é para fazer, eu tento ser o melhor possível naquilo que faço. E é justamente por isso que me sinto tão frustrado com a fase atual do meu jogo, sem saber bem o que está acontecendo: má fase, leaks assombrosos ou falta de jeito para a coisa.

mkapt Autor do tópico
mkapt

Por fim, deixo minhas stats e meu gráfico na NL10. Tenho esperança de que, daqui a alguns meses, eu dê risada dele, porque está ridículo. :facepalm:

mkapt Autor do tópico
mkapt

Original de aafrancis
Coragem e começa aí entao a postar os resultados e os limites que estás jogando!!!

Obrigado, amigo. Boa sorte a vocêr também. :f_thumbsup:

Ola mkapt.
Eu também tive um downswing de cerca de 20K hands na NL10 já depois de ter uma banca confortável. Alguns leaks no meu jogo e suckouts também mas no fundo acho que foi bom porque me tornou melhor jogador e me incentivou a estudar mais . Neste momento já recuperei bem e estou com cerca de 43bi em NL10, cheguei a ter cerca de 25bi :x .
Certamente vais recuperar denovo e subir logo para NL25 ;)

Anapolis
Membro desde: 27.07.2009

acompanhando!

kikopego93
Membro desde: 06.03.2011

Que dedicação que tens ao estudo do jogo, muito bom. Continua que em breve sobes de nivel.

double2
Membro desde: 04.11.2008

Li os posts todos e gostei. Vou acompanhar o blog, tens jeito para escrever.

De facto tens muita dedicação, e acho que isso vai dar muitos frutos em breve. 30k hands não é nem de longe suficiente para dizer que tas a jogar com muitos leaks ou que nao consegues bater NL10.

De qualquer forma parece-me que leste "demasiada" informação para um jogador de NL10. Não terás dispersado um pouco o conhecimento, visto que as diversas fontes de informação que tiveste certamente disseram muitas coisas diferentes ou até contraditórias?

Na minha opiniao, ver os videos bronze e prata do Rafael Augusto com atenção, principalmente os session review, são mais do que suficientes para adquirires competência para rebentar NL10.

Outro ponto que mencionas é o "tilt". É muito possível que isso seja o principal factor de ainda não estares a ganhar, trabalha esse aspecto, tens de te mentalizar que o teu trabalho é tomar a melhor decisão possível, o resto virá por acréscimo. Já que gostas tanto de ler, aconselho-te a ler algum artigo ou livro sobre tilt (não te sei recomendar nenhum em específico).

Muito boa sorte nas mesas!

mkapt Autor do tópico
mkapt

Original de LockONNN
Ola mkapt.
Eu também tive um downswing de cerca de 20K hands na NL10 já depois de ter uma banca confortável. Alguns leaks no meu jogo e suckouts também mas no fundo acho que foi bom porque me tornou melhor jogador e me incentivou a estudar mais . Neste momento já recuperei bem e estou com cerca de 43bi em NL10, cheguei a ter cerca de 25bi :x .

Olá, Lock, companheiro do fórum de mãos. Anda meio sumido de lá, não? Sinto falta dos seus ótimos posts. Espero realmente dar a volta por cima. Certamente tenho leaks, mas não creio que sejam fundamentais para que eu não bata o limite.

Obrigado pela visita!

Original de Anapolis
acompanhando!

Obrigado, Anapolis. Sempre bom ter um ouro acompanhando. :)

Original de kikopego93
Que dedicação que tens ao estudo do jogo, muito bom. Continua que em breve sobes de nivel.

Valeu pelo elogio, Kiko, e obrigado pela torcida. Como eu disse, não consigo simplesmente sentar e jogar, as coisas precisam fazer algum sentido para que eu as faça. Fazer por fazer não é comigo.

Original de double2
Li os posts todos e gostei. Vou acompanhar o blog, tens jeito para escrever.

De facto tens muita dedicação, e acho que isso vai dar muitos frutos em breve. 30k hands não é nem de longe suficiente para dizer que tas a jogar com muitos leaks ou que nao consegues bater NL10.

De qualquer forma parece-me que leste "demasiada" informação para um jogador de NL10. Não terás dispersado um pouco o conhecimento, visto que as diversas fontes de informação que tiveste certamente disseram muitas coisas diferentes ou até contraditórias?

Na minha opiniao, ver os videos bronze e prata do Rafael Augusto com atenção, principalmente os session review, são mais do que suficientes para adquirires competência para rebentar NL10.

Outro ponto que mencionas é o "tilt". É muito possível que isso seja o principal factor de ainda não estares a ganhar, trabalha esse aspecto, tens de te mentalizar que o teu trabalho é tomar a melhor decisão possível, o resto virá por acréscimo. Já que gostas tanto de ler, aconselho-te a ler algum artigo ou livro sobre tilt (não te sei recomendar nenhum em específico).

Muito boa sorte nas mesas!

Muito obrigado pelo valioso post, double2.

Pensando rapidamente após tê-lo lido, não tenho dúvidas de que ambas as coisas que você apontou podem, de fato, estar influenciando meu jogo: a tendência ao tilt e o excesso de informação.

Com relação ao primeiro, preciso realmente ler algo e vou procurar com certeza. Sou naturalmente uma pessoa ansiosa e um tanto impaciente; o pôker seria uma excelente ferramenta para combater, mas devo confessar que esses suckouts só fizeram essas minhas características pouco elogiáveis reaparecerem com força.

E quanto ao segundo, realmente, ler muito pode nos confundir. Tanto é verdade que, sabedor disto, estou procurando adaptar o que leio ao field em que jogo e guardar para stakes maiores certos moves que certamente não funcionam em micro-stakes (3rd barrel com draw perdido, c/r, bet, shove em cima de c-bet de reg em bordos baixos etc.).

O grande problema é a questão do overthinking: muitas vezes, acabo atribuindo ao vilão um nível de pensamento que ele certamente não tem e isso acaba me prejudicando. Já estou trabalhando nisso, no entanto.

Obrigado pela visita e será um prazer tê-lo como leitor desse tagfish que vos fala. ;)

mkapt Autor do tópico
mkapt

Acabo de jogar umas 900 mãos e saí 5 dólares up que, somados à recompensa de VPPs, perfazem 15 dólares. O bankroll cruzou novamente a barreira dos 30 BIs.

A sessão foi interessante porque, analisando rapidamente os maiores potes que perdi, contabilizei uns 12 dólares que eu poderia ter economizado se não tivesse deixado o tilt/impaciência tomarem conta. Não vou nem postar as mãos para não passar vergonha. No entanto, como resolvi que irei tirar algo positivo de cada sessão, desta eu levarei comigo que, sem dúvida, eu preciso retrabalhar minha ansiedade/paciência.

O mais engraçado (ou triste, depende do prisma que se olhe) é que esses sentimentos são disparados por situações específicas, como quando um donkey ganha mãos como esta:

No-Limit Hold'em, $0.10 BB (6 handed) - Hold'em Manager Converter Tool from FlopTurnRiver.com

CO ($12.69)
Button ($11.16)
SB ($12.98)
BB ($14.04)
Hero (UTG) ($10.30)
MP ($9.31)

Preflop: Hero is UTG with K, A
Hero bets $0.40, 4 folds, BB calls $0.30

Flop: ($0.85) 7, 8, J (2 players)
BB bets $0.30, Hero raises $1, BB calls $0.70

Turn: ($2.85) 5 (2 players)
BB checks, Hero checks

River: ($2.85) 2 (2 players)
BB checks, Hero checks

Total pot: $2.85

Results:
BB had Q, 2 (one pair, twos).
Hero had K, A (high card, Ace).
Outcome: BB won $2.71

É a mão típica que dispara o gatilho do tilt e que vai me fazer ser spew numa próxima jogada (possivelmente contra um reg): O donkey acertar esse 2 no river e levar um pote não tão pequeno com algo tão lixo e desprezível quanto um Q2s.

A filosofia do pôker diz que a gente tem que sorrir perante essas mãos, porque o donkey coloca dinheiro com pouca equidade, mas eu não consigo sorrir. Pelo menos, ainda não. Quem sabe daqui para a frente eu não esboce ao menos um sorriso amarelo.

O fato é que, devo admitir, esse "emputecimento" tem sido, talvez, o vilão mais habilidoso que eu tenho enfrentando na NL10 até agora. Tal qual um rastilho de pólvora, vai queimando, queimando, até chegar ao barril e explodir:

No-Limit Hold'em, $0.10 BB (6 handed) - Hold'em Manager Converter Tool from FlopTurnRiver.com

MP ($3.03)
CO ($4.26)
Button ($15.51)
SB ($6.02)
BB ($7.41)
Hero (UTG) ($11.44)

Preflop: Hero is UTG with 5, 5
Hero bets $0.40, 1 fold, CO calls $0.40, 2 folds, BB calls $0.30

Flop: ($1.25) 2, 4, J (3 players)
BB checks, Hero checks, CO bets $0.10, BB calls $0.10, Hero calls $0.10

Turn: ($1.55) 3 (3 players)
BB checks, Hero checks, CO bets $1.10, 1 fold, Hero raises $4.90, CO calls $2.66 (All-In)

River: ($9.07) Q (2 players, 1 all-in)

Total pot: $9.07

Results:
Hero had 5, 5 (one pair, fives).
CO had J, J (three of a kind, Jacks).
Outcome: CO won $8.62

Sério. Que catzo de raise lixo foi esse que eu dei no turn? É óbvio que eu não o coloquei com JJ, mas também é óbvio que eu tenho 0 fold equity quando ele beta quase o pote.

Não, não costumo fazer esse tipo de bizarrice, ainda bem. Mas é para exemplificar como eu fico afetado psicologicamente de uma maneira que é totalmente desaconselhável para um jogador de pôker.

Pronto, desabafei. Estou melhor. Tão melhor que deixarei para vocês um clipe com uma música que gosto muito. Enjoy!

mkapt Autor do tópico
mkapt
double2
Membro desde: 04.11.2008

Pois, tens mesmo que trabalhar isso. Quantas mesas jogas? Aqui há uns tempos cheguei à conclusão que tilto mais facilmente a jogar poucas mesas porque tenho mais tempo para pensar na bad beat...

Original de mkapt

Original de LockONNN
Ola mkapt.

Olá, Lock, companheiro do fórum de mãos. Anda meio sumido de lá, não? Sinto falta dos seus ótimos posts. Espero realmente dar a volta por cima. Certamente tenho leaks, mas não creio que sejam fundamentais para que eu não bata o limite.

Obrigado pela visita!

Sim, tive um mês e pouco sem jogar , voltei à algumas semanas . Voltei agora a frequentar o fórum ;)
Se achares necessário da um stop de uns dias no poker para limpar um pouco a cabeça, por vezes quando as coisas corriam mal e mesmo quando estudava acabava por ser essa a solução . Tem cuidado com uma coisa, secalhar estás a usar conceitos demasiado elaborados do jogo para jogar na NL10 , um pouco de overthinking talvez , tenta jogar mais focado no valor . Quando subirmos para NL25, NL50 vamos ter muito tempo para jogadas mais requintadas :)