Olá Pedrinho,
Desculpa estar a cruzar conversas no teu blog, mas queria tentar ajudar o "toze78" nessa questão.
Olá toze78,
Eu também não alinho nessas teorias, mas nada como verificar matematicamente se estamos a ser prejudicados, ou se afinal de contas, estamos a ser enganados pela nossa memória. Tens o HM2? Se sim, abre o relatório das "corridinhas" e vê se as vezes que ganhaste batem certo com as vezes que devias ter ganho. O que tenho visto, do pessoal que consulta esse relatório, no caso da Pokerstars bate bastente certo, sendo certo, é claro, que são precisas muitas mãos para que os resultados se acertem com as probabilidades. É a tal coisa da necessidade do longo prazo para diluir o fator sorte.
Ocasionalmente, tenho períodos em que parece que não consigo ganhar nenhuma mão, seja AA, seja flush contra full house, flush contra flush maior, etc. Mas depois vou ver esse relatório das corridinhas e bate certo. Ou seja, estou a passar uma variância negativa nesse tipo de mãos, mas que está a diluir variâncias positivas passadas, tanto que o valor de vitórias está dentro do intervalo esperado. Mas na minha cabeça, parece que estou a ser bastante penalizado, e que sou escolhido para dar dinheiro aos outros. São fases. Faz parte da variância natural deste jogo. Se nos afastarmos dessas teorias de conspiração, podemos focar-nos em jogar correctamente e evoluir nesse sentido.
O facto de haver uma teoria em que o software alterna os vencedores para o dinheiro rodar, é como dizer que um bruxo vai fazer bruxaria para que em 2017 vá haver dias de chuva e dias de sol. Ou seja, é tão natural que isso aconteça, que vai acertar, mesmo não fazendo nada. Não há como dizer que errou. Olhando para as estatísticas com base nos relatórios do HM2, as coisas estão bater certo.
Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.