Saltar para o fórum
[ BSS 6max ] myndz ...

Notificações
Limpar tudo

[ BSS 6max ] myndz - Eat or be eaten

15 Mensagens
5 Utilizadores
0 Reações
1,193 Visualizações
myndz
Membro desde: 01.04.2011
PokerStrategist

Eat or be eaten!

Intro

O meu nome é Joel e tenho 23 anos, e estou atualmente no mestrado de Engenharia e Gestão de Sistema de Informação.
Decidi criar este blog aqui na pokerstrategy com o intuito de evoluir o meu jogo, partilhar conhecimentos com a comunidade e arranjar motivação (que para já não falta) para continuar o grind.
Já pensei várias vezes em fazer um blog, mas acho que nunca ganhei "coragem". Talvez por falta de confiança, medo de errar, vontade sei lá... Não sou uma pessoa de partilhar muito a minha vida, gosto de ser reservado!

Bem falando agora um pouco sobre a minha história do poker. Acho que a minha história é muito parecida com os membros desta comunidade, sou estudante conheço o poker já à alguns anos. Comecei a jogar desde conheci a pokerstrategy, iniciei-me na variante SSS com os 50$ que ganhei aqui! Basicamente estourei 50$, ainda joguei algum tempo com eles mas fui perdendo ao longo do tempo, ganhava, perdia, ganhava perdia, o problema é que perdia mais do que ganhava ! Deixei de jogar durante algum tempo e voltei a jogar depois disso BSS FR, mas o que sempre me deu vontade era jogar SH mas naquela altura na sala onde jogava não havia mesas SH nos limites baixos. Então fui jogando com um carregamento de 20$ que fiz consegui chegar aos 100$ por volta disso, nesta altura já tinha mais disciplina e já tinha mais algum conhecimento sobre poker que me possibilitava ser ganhador de NL2. Mas mais uma vez por falta de motivação deixei de jogar. Voltando outra vez mais tarde quando decidi mudar para a pokerstars onde já haviam mesas de SH. Foi ai que comecei a ver os videos do treinador rafael augusto e aprendi bastante sobre sobre SH, achei a variante muito mais engraçada que FR, muito mais dinamico, agressivo, e isso fazia mais o meu estilo de jogo chegei a jogar NL5 e a ter quase banca para NL10. Mas mais uma vez voltei a desanimar e a abandonar o poker, mais por motivos pessoais principalmente porque estava no ultimo ano da licenciatura e não estava conseguir conciliar as duas coisas.
Agora voltei à mais ao menos 2 meses em força, e com vontade de aprender fiz um carregamento e comecei na NL2 para me habituar novamente ao jogo, no espaço de 2 meses consegui fazer o move up para NL10 pela primeira vez.

NL10

Bem quando cheguei a NL10 senti uma grande diferença no field! Achei muito mais agressivo, menos quantidades de fishes (embora ainda hajam muitos). Notei que estava a ser outplayed ao máximo! Mas ainda bem assim ganhei ainda mais vontade de estudar para conseguir bons resultados. Foi ai que a excelente série do treinador Double2 me ajudou (Do ABC ao XYZ), aprendi conceitos que nem fazia idea! E acredito que esta série foi uma parte crucial para a minha evolução e toda a gente que quer ser ganhadora na NL10 a deveria ver. Claro que também os videos e treinos (Principalmente o curso de BSS) do treinador Rafael Augusto e de outros treinadores me ajudaram muito.
Ao inicio estava break-even, estava me a acontecer o que o Rafael Augusto disse à uns dias no treino. Estava a patinar no limite, mas isso não me desmotivou, antes pelo contrário, deu me ainda mais motivação para estudar. Continuei a estudar até que como se fosse um click de um dia para o outro comecei a ver spots que não via antes, a explorar certas situações que não explorava e isso começou-se a notar nos resultados. Ainda não tenho grandes resultados, mas vi várias melhorias, agora falta saber se foi uma upswing. :roto2:

Ainda tenho muito coisa para evoluir se quiser ser reg deste limite, mas sinto me muito entusiasmado com este limite, é bastante diferente da NL2 e NL5, já temos de pensar lol.

Tenho vários erros que quero corrigir:

Um deles é o tilt, eu não sou de tiltar muito, mas quando estou a runnar mal e estou muito tempo sem jogo sinto que fico meio impaciente e torno me mais agressivo, e isso geralmente resulta em 1 ou 2 BI perdidos. Mas geralmente quando me sinto assim paro. Mas tenho de tentar conseguir suportar isto para conseguir continuar a grindar. Isto já me resultou à uns tempos na perde de 5BI, mas agora decidi parar quando sinto que estou a começar a tiltar, ou quando perco 2 BI.

Um grande erro meu ! E acho que acontece a muita gente é pensar na força efetiva da nossa mão e não em ranges ! Algo que já estou a conseguir mudar, claro que isso requer muito estudo e prática, mas acho que se notou muito nos resultados. Neste aspeto o que me está a ajudar bastante é um exercício proposto por um treinador da comunidade estrangeira que é pegar em mãos com Shodown abrir o equilab e ir deferindo ranges para todas as streets encurtando-os até ao showdown termos um range muito estreito e a mão do adversário estar dentro desse range.

Objetivos / Rotinas

Defini algumas objetivos diários que vou alterando mensalmente:

:spade: Jogar pelo menos 1 hora por dia!
:spade: Estudar pelo menos 1 hora por dia!
:spade: Postar/Analisar pelo menos 5 mãos por dia!
:spade: Rever todos os potes grandes das sessões!
:spade: Fazer pelo menos 5 exercícios de ranges (aquele que falei mais acima)

Objetivos medio/longo prazo:

:spade: Subir para a NL25
:spade: Fazer um private coaching
:spade: Estar constantemente a evoluir o meu jogo

Outras rotinas:

:spade: A cada 5k de mãos faço uma revisão sobre aspetos que quero melhorar! Por exemplo 3bet Potes OOP, acho que é uma grande fraqueza minha. Situações que poderia ter dado 3bet, revisões deste género. (ainda falho algumas esta)
:spade: Por exemplo pego em alguma fraqueza minha e decido que o meu obj. mensal é melhor esse aspeto. Para já estou a dar prioridade a 3bet pots OOP.

Métodos de Estudo

Bem eu até gosto de ler, mas acho que a maneira que consigo apanhar mais conceitos é através de videos! Por exemplo o método de estudo é ponho me a ver um video e tiro várias notas, algumas até estupidas (basicamente transcrever o que o treinador diz) mas isso ajuda-me a memorizar e a interiorizar melhor os conceitos. Em videos de live session / session review eu vejo os videos e à medida que as mãos estão a decorrer penso nas ações como se fosse eu a jogar, e quando não certo vou já detetando erros meus e tento perceber o porquê das jogadas.

Prioridade de estudo:

:spade: Análise de Ranges durante as várias streets.
:spade: Evoluir 3bet pots OOP e quando dou 3bet por Bluff

Off Poker

Bem gosto de jogar futebol, jogo numa equipa amadora. Treino 2 vezes por semana e vou 2 a 3 vezes ao ginásio (neste momento deixei o ginásio, pois desloquei o ombro a uns tempos o que não me deixa treinar como deve ser.
Gosto de sair, passar o tempo com a minha namorada com os meus amigos. Aquelas tarde de FIFA ! :fdrink
Gosto de praia, piscina tudo que tenha água sol, calor lá estamos :D

TLDR

Sou o Joel, jogo na NL10 !
E criei este blog para evoluir o meu jogo, ganhar motivação e participar mais nesta magnifica comunidade.
E siga rebentar com isto tudo! :coolface:

Desculpem lá o wall of text e o meu português. Às vezes parece primo do Jorge Jesus, mas acho que o importante é conseguir passar a ideia.

O que esperar deste blog?

Tentarei postar:

:spade: Mãos
:spade: Gráficos
:spade: Algumas notas dos videos
:spade: Resumos diários ou semanais. ainda estou a pensar nisso :D

Não tenho grande jeito para a escrita e algumas vezes não comento coisas por medo de dizer merd* LOL. Mas vou fazer um esforço para ir postando aqui e me tornar mais ativo na comunidade.

Responder
Citar (Quote)
14 respostas
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

reservado

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Bem hoje não tive muito tempo para jogar, tive uma entrega de um trabalho para a universidade e no fim do dia tive treino de futebol.

No fim do treino estava um pouco cansado, mas ainda vi o video "No Limit - Treino com Rafael Augusto no dia 10/4/2014" e fiz uma sessão de 1hora com 4 mesas. Tenho estado a runnar mal e sinto que me está a tirar confiança nas mesas. Ainda estive -1BI mas acabei quase breakeven.

Objetivos Diários:

:spade: Jogar pelo menos 1 hora por dia! [+]
:spade: Estudar pelo menos 1 hora por dia! [+]
:spade: Postar/Analisar pelo menos 5 mãos por dia! [+-]
:spade: Rever todos os potes grandes das sessões! [+]
:spade: Fazer pelo menos 5 exercícios de ranges (aquele que falei mais acima) [+]

Algumas mãos de hoje:

1ª mão da noite

Poker Stars, $0.05/$0.10 No Limit Hold'em Cash, 5 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

CO: $39.54 (395.4 bb)
BTN: $20.35 (203.5 bb)
SB: $17.04 (170.4 bb)
Hero (BB): $10 (100 bb)
MP: $10 (100 bb)

Preflop: Hero is BB with 9 9
2 folds, BTN raises to $0.30, SB folds, Hero calls $0.20

Flop: ($0.65) 2 6 9 (2 players)
Hero checks, BTN checks

Turn: ($0.65) T (2 players)
Hero bets $0.37, BTN calls $0.37

River: ($1.39) 7 (2 players)
Hero bets $1, BTN raises to $2, Hero calls $1

Results:

Spoiler

$5.39 pot ($0.24 rake)
Final Board: 2 6 9 T 7
BTN showed K 8 and won $5.15 ($2.48 net)
Hero mucked 9 9 and lost (-$2.67 net)

-----

Poker Stars, $0.05/$0.10 No Limit Hold'em Cash, 5 Players

BB: $23.90 (239 bb)
Hero (MP): $11.44 (114.4 bb)
CO: $4 (40 bb)
BTN: $8.45 (84.5 bb)
SB: $9.55 (95.5 bb)

Preflop: Hero is MP with J J
Hero raises to $0.30, CO folds, BTN calls $0.30, 2 folds

Flop: ($0.75) 2 J T (2 players)
Hero bets $0.54, BTN calls $0.54

Turn: ($1.83) Q (2 players)
Hero bets $1.31, BTN calls $1.31

River: ($4.45) 3 (2 players)
Hero checks, BTN bets $3, Hero calls $3

Results:

Spoiler

$10.45 pot ($0.47 rake)
Final Board: 2 J T Q 3
Hero mucked J J and lost (-$5.15 net)
BTN showed K A and won $9.98 ($4.83 net)

-----------------

Vilão muito agressivo estava sempre dar sqz, decidi ir de 4bet/fold

Poker Stars, $0.05/$0.10 No Limit Hold'em Cash, 6 Players

SB: $19.31 (193.1 bb)
BB: $10.15 (101.5 bb)
Hero (UTG): $10.07 (100.7 bb)
MP: $2.55 (25.5 bb)
CO: $5.32 (53.2 bb)
BTN: $12.88 (128.8 bb)

Preflop: Hero is UTG with A Q
Hero raises to $0.30, MP calls $0.30, CO folds, BTN raises to $1.20, 2 folds, Hero raises to $2.50, MP raises to $2.55 and is all-in, BTN calls $1.35, Hero calls $0.05

Flop: ($7.80) K 3 7 (3 players, 1 is all-in)
Hero checks, BTN checks

Turn: ($7.80) A (3 players, 1 is all-in)
Hero checks, BTN checks

River: ($7.80) 8 (3 players, 1 is all-in)
Hero bets $3, BTN calls $3

Results:

Spoiler

$13.80 pot ($0.62 rake)
Final Board: K 3 7 A 8
Hero showed A Q and won $13.18 ($7.63 net)
MP mucked 3 2 and lost (-$2.55 net)
BTN mucked Q K and lost (-$5.55 net)

----

Melhores dias virão! :fdrink

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Eish! Acho que foi um belo início de blog! :P

Espero que mantenhas essa dedicação e organização! Claro... e que os resultados nas mesas também apareçam! :) GL! :sdrink :sdrink

Responder
Citar (Quote)
bakuncho
Membro desde: 27.03.2011
PokerStrategist

tudo que é topico de cash ando por lá :D

mão 1, acho ok o call pf mas tens que mandar mais forte no turn e easy fold river.

mão 2, uns pozinhos a mais nas apostas mas no river nao vou de check call. ali quase que so ganhas a bluffs.

mão 3, se o BU gosta muito de squezze e atencao que ele esta a fazer isso contra o range de UTG e MP, ir de 4b fold nao faz sentido se pensas que tem muito lixo. isso é 4b shove. Como jogado check flop, bet turn e river. mas gosto do check turn e apostar river. Vê se ele squezza com todos broadways.

Responder
Citar (Quote)

Mão do 99, podes/deves apostar bem mais no turn. Sei que parece que ele não tem nada, mas: 1) o turn pode ter dado a ele muita equidade (FD/str8 draw, par com Tx), 2) pode haver mãos com as quais ele não quis dar cbet mas vai pagar turn para bluffctach (6x por exemplo). Apostar pequeno ali não faz muito sentido, imo.

River acho close e depende do vilão. Nada impede que ele faça o mesmo com 77, 76, mãos assim, talvez até um 22 se for donkey. Não é nenhuma maravilha e dependendo do vilão dá para foldar, mas eu daria call também. Se ele mostrar qualquer coisa que não um 8 aí ainda que lá de vez em quando já está valendo a pena.

Responder
Citar (Quote)
leao93
Membro desde: 08.09.2011
Oldschool Grinder

Mão 1

Std até o flop. Bet turn acho $0.5 ok.
River bet acho ok, tem muito Tx e 2pair que o vilão vai dar call. Quando tomamos o raise vai depender muito da info do vilão, mas normalmente vou de call também.

Mão 2
Até o turn ok. Nesse turn eu beto um pouco mais forte($1,5 acho nice), aqui abre-se uma variedade de draws e imo só estamos atrás de T9.(partindo do princípio que AK e QQ ele daria 3bet PF)
River ck acho bom, muitos draws perdidos que ele não daria call no 3o barril, mas poderia tentar um bluff.

Mão 3
Depende muito das stats aqui, temos que verificar o fold to 4bet dele.
As played achei nh.

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Original de JorgeTeixeira
Eish! Acho que foi um belo início de blog! :P

Espero que mantenhas essa dedicação e organização! Claro... e que os resultados nas mesas também apareçam! :) GL! :sdrink :sdrink

Obrigado, vou tentar :fdrink

Original de bakuncho
tudo que é topico de cash ando por lá :D

mão 1, acho ok o call pf mas tens que mandar mais forte no turn e easy fold river.

mão 2, uns pozinhos a mais nas apostas mas no river nao vou de check call. ali quase que so ganhas a bluffs.

mão 3, se o BU gosta muito de squezze e atencao que ele esta a fazer isso contra o range de UTG e MP, ir de 4b fold nao faz sentido se pensas que tem muito lixo. isso é 4b shove. Como jogado check flop, bet turn e river. mas gosto do check turn e apostar river. Vê se ele squezza com todos broadways.

Bem vindo e obrigado pela resposta.

Quanto à mão 1 foi um crying call mesmo, porque com as odds que temos não temos de estar a ganhar muitas vezes, se fosse 1 raise maior foldava. Não sei se o call é lucrativo mas pelo menos break even deve ser :roto2:

Na mão 3 não acho que o 4bet/shove ia ser muito lucrativo, visto que não estou a ver o vilão a ir all in com mãos piores, depois decidi dar c/c no turn, visto que assim o vilão poderia apostar Ax piores e se eu apostasse e leva-se raise não ia ficar numa posição muito confortável.

Original de luizsilveira
Mão do 99, podes/deves apostar bem mais no turn. Sei que parece que ele não tem nada, mas: 1) o turn pode ter dado a ele muita equidade (FD/str8 draw, par com Tx), 2) pode haver mãos com as quais ele não quis dar cbet mas vai pagar turn para bluffctach (6x por exemplo). Apostar pequeno ali não faz muito sentido, imo.

River acho close e depende do vilão. Nada impede que ele faça o mesmo com 77, 76, mãos assim, talvez até um 22 se for donkey. Não é nenhuma maravilha e dependendo do vilão dá para foldar, mas eu daria call também. Se ele mostrar qualquer coisa que não um 8 aí ainda que lá de vez em quando já está valendo a pena.

sim eu apostei pouco porque pensei que ele não deveria ter nada e ainda queria levar call de overcads, etc.

Mas concordo deveria ter apostado mais.

Original de leao93
Mão 1

Std até o flop. Bet turn acho $0.5 ok.
River bet acho ok, tem muito Tx e 2pair que o vilão vai dar call. Quando tomamos o raise vai depender muito da info do vilão, mas normalmente vou de call também.

Mão 2
Até o turn ok. Nesse turn eu beto um pouco mais forte($1,5 acho nice), aqui abre-se uma variedade de draws e imo só estamos atrás de T9.(partindo do princípio que AK e QQ ele daria 3bet PF)
River ck acho bom, muitos draws perdidos que ele não daria call no 3o barril, mas poderia tentar um bluff.

Mão 3
Depende muito das stats aqui, temos que verificar o fold to 4bet dele.
As played achei nh.

Quanto à mão 3 eu não tinha grande número de mãos só histórico de mesa, mas eu geralmente não dou call em 3bet OOP, e então uso o topo do meu range que irei foldar para fazer 4bet/fold. Acho que nesta situação como ele estava a sqzar com alguma frequência acho que ele irá foldar muitas vezes nesta situação.

Obrigado a todos por passarem por aqui. :fdrink

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Hoje já tive mais tempo para dedicar ao poker, foi um dia bastante produtivo, quer a nivel de grind quer a nivel de estudos. Consegui jogar por volta de 2h30 que resultou em +4BI. Vi uma gravação do treino do Double2 e do Lunitis ("Treino Especial de Avaliação de Mãos").
Assisti ainda ao treino em direto do RafaelAugusto sobre metas.

Achei o vídeo do Double2 e Lunitis muito interessante, têm uma didática excelente, a maneira como eles debatem as mãos e explicam as várias opções que poderíamos tomar em cada é mão é simplesmente sensacional. Este falou sobre spots em que não somos os agressores PF, achei muito bom.

Objetivos Diários:

:spade: Postar/Analisar pelo menos 5 mãos por dia! [+]
:spade: Rever todos os potes grandes das sessões! [+]
:spade: Fazer pelo menos 5 exercícios de ranges (aquele que falei mais acima) [+]

Algumas mãos de hoje:

UTG: $10 (100 bb)
MP: $8.13 (81.3 bb)
Hero (CO): $12.49 (124.9 bb)
BTN: $3.18 (31.8 bb)
SB: $10.75 (107.5 bb)
BB: $10.55 (105.5 bb)

Preflop: Hero is CO with K K
UTG raises to $0.40, MP folds, Hero raises to $1.20, 3 folds, UTG calls $0.80

Flop: ($2.55) 9 6 9 (2 players)
UTG checks, Hero bets $1.46, UTG calls $1.46

Turn: ($5.47) T (2 players)
UTG checks, Hero bets $3.13, UTG raises to $7.34 and is all-in, Hero calls $4.21

River: ($20.15) 5 (2 players, 1 is all-in)

Results:

Spoiler

$20.15 pot ($0.91 rake)
Final Board: 9 6 9 T 5
UTG showed Q Q and lost (-$10 net)
Hero showed K K and won $19.24 ($9.24 net)

----------

Hero (UTG): $14.78 (147.8 bb)
MP: $12.94 (129.4 bb)
CO: $10 (100 bb)
BTN: $10.24 (102.4 bb)
SB: $10.73 (107.3 bb)
BB: $10.54 (105.4 bb)

Preflop: Hero is UTG with A K
Hero raises to $0.30, MP raises to $1.10, 4 folds, Hero raises to $2.40, MP raises to $12.94 and is all-in, Hero folds

Results: $4.95 pot
MP mucked and won $4.95 ($2.55 net)

18/15/4 260 mãos (VPIP/PFR/3bet)

vocês davam flat call na 3bet nesta mão?

Responder
Citar (Quote)

Original de myndz
[...]
vocês davam flat call na 3bet nesta mão?

Eu, não. No início achei tua 4bet pequena, mas a 3bet dele é que foi grande. Podes fazer 1bb a mais (logo vais começar a levar call aí), mas ok também. Consideraria flat apenas com AKs, mas mesmo assim tendo a achar a 4bet melhor. É chato, mas parece-me que dado o range do nit não vais fazer muito $ pós flop de toda forma, pois vais largar algumas vezes em que ele também tiver AK, e vais ser stackeado no igual quando ele tiver AA/KK e vier A ou K. E acho que depois da 4bet, para 130bb não podes dar call no shove mesmo (e ele não atola light aqui nunca). nh.

Tens que pensar é, se deixaste de perder dinheiro em um spot no qual ele ou quaisquer outros jogador perderiam bastante, significa que ganhaste dinheiro em relação ao resto do field.

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Pois eu também achei isso, dai o fold.

Obrigado por passar por cá novamente. :fdrink

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Ontem não tive tempo para jogar cheguei muito tarde a casa e estava-me a sentir cansado, por isso, achei por bem não grindar.
Mas ainda li um pouco do livro Applications of NLHE, estou a achar muito interessante e assisti ainda a um pouco do treino do rafaelaugusto.

Objetivos Diários:

:spade: Jogar pelo menos 1 hora por dia! [-]
:spade: Rever todos os potes grandes das sessões! [-]
:spade: Fazer pelo menos 5 exercícios de ranges (aquele que falei mais acima) [-]

Decidi partilhar algumas notas que tirei, sei que são básicas mas à medida quer for lendo mais irei partilhar aqui mais notas que ache interessante.

Notas: Comparando Equity com EV

:spade: O EV (expected value) e Equity é muitas vezes confundida por vários jogadores, eles são relacionados mas ao mesmo tempo diferentes.

:spade: O EV de uma mão diz nos quanto esperamos ganhar em média e considera todo o dinheiro já investido no pote como dinheiro morto.
Portanto foldar tem um EV = 0 .

:spade: O EV não é pegar na equidade e multiplicar pelo pote, a não ser que todos os jogadores estivessem AI.

Por exemplo: Flopamos um set num pote de 8bbs e temos 90% de equity vs o range do nosso adversário, mas isso não quer
dizer que iremos ganhar 7.2bb (0.9*8). EV será mais alto do que 7.2bb pois nós normalmente iremos apostar e o vilão irá por mais dinheiro no pote.

:spade: Embora não conseguimos converter equidade em EV, há uma grande correlação entre eles. E nós iremos-nos guiar pela equity da nossa mão para saber se devemos dar call, value raises, bluff raises e folds visto que não conseguimos saber qual o EV esperado para o resto da jogada.

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Hoje decidi experimentar zoom, fiquei -2BI, levei alguns coolers e outras situações joguei mal. Mas faz me um pouco de impressão a pouco info que temos dos jogadores.

Objetivos Diários:

:spade: Estudar pelo menos 1 hora por dia! [-]
:spade: Postar/Analisar pelo menos 5 mãos por dia! [-]
:spade: Fazer pelo menos 5 exercícios de ranges (aquele que falei mais acima) [-]

Responder
Citar (Quote)
myndz Autor do tópico
myndz
PokerStrategist

Bem, de volta as mesas normais, ontem foi um dia bem positivo, fiquei +4,6BI.
No que diz respeito ao estudo, vi mais um video dos treinos do double2 que falou em situações em que damos call das blinds com mãos marginais.
Como foi domingo não tive muito mais tempo, então não consegui completar todos os meus objetivos diários.

Objetivos Diários:

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Nice post! Keep going! :sdrink :sdrink

Responder
Citar (Quote)