Eat or be eaten!
Intro
O meu nome é Joel e tenho 23 anos, e estou atualmente no mestrado de Engenharia e Gestão de Sistema de Informação.
Decidi criar este blog aqui na pokerstrategy com o intuito de evoluir o meu jogo, partilhar conhecimentos com a comunidade e arranjar motivação (que para já não falta) para continuar o grind.
Já pensei várias vezes em fazer um blog, mas acho que nunca ganhei "coragem". Talvez por falta de confiança, medo de errar, vontade sei lá... Não sou uma pessoa de partilhar muito a minha vida, gosto de ser reservado!
Bem falando agora um pouco sobre a minha história do poker. Acho que a minha história é muito parecida com os membros desta comunidade, sou estudante conheço o poker já à alguns anos. Comecei a jogar desde conheci a pokerstrategy, iniciei-me na variante SSS com os 50$ que ganhei aqui! Basicamente estourei 50$, ainda joguei algum tempo com eles mas fui perdendo ao longo do tempo, ganhava, perdia, ganhava perdia, o problema é que perdia mais do que ganhava ! Deixei de jogar durante algum tempo e voltei a jogar depois disso BSS FR, mas o que sempre me deu vontade era jogar SH mas naquela altura na sala onde jogava não havia mesas SH nos limites baixos. Então fui jogando com um carregamento de 20$ que fiz consegui chegar aos 100$ por volta disso, nesta altura já tinha mais disciplina e já tinha mais algum conhecimento sobre poker que me possibilitava ser ganhador de NL2. Mas mais uma vez por falta de motivação deixei de jogar. Voltando outra vez mais tarde quando decidi mudar para a pokerstars onde já haviam mesas de SH. Foi ai que comecei a ver os videos do treinador rafael augusto e aprendi bastante sobre sobre SH, achei a variante muito mais engraçada que FR, muito mais dinamico, agressivo, e isso fazia mais o meu estilo de jogo chegei a jogar NL5 e a ter quase banca para NL10. Mas mais uma vez voltei a desanimar e a abandonar o poker, mais por motivos pessoais principalmente porque estava no ultimo ano da licenciatura e não estava conseguir conciliar as duas coisas.
Agora voltei à mais ao menos 2 meses em força, e com vontade de aprender fiz um carregamento e comecei na NL2 para me habituar novamente ao jogo, no espaço de 2 meses consegui fazer o move up para NL10 pela primeira vez.
NL10
Bem quando cheguei a NL10 senti uma grande diferença no field! Achei muito mais agressivo, menos quantidades de fishes (embora ainda hajam muitos). Notei que estava a ser outplayed ao máximo! Mas ainda bem assim ganhei ainda mais vontade de estudar para conseguir bons resultados. Foi ai que a excelente série do treinador Double2 me ajudou (Do ABC ao XYZ), aprendi conceitos que nem fazia idea! E acredito que esta série foi uma parte crucial para a minha evolução e toda a gente que quer ser ganhadora na NL10 a deveria ver. Claro que também os videos e treinos (Principalmente o curso de BSS) do treinador Rafael Augusto e de outros treinadores me ajudaram muito.
Ao inicio estava break-even, estava me a acontecer o que o Rafael Augusto disse à uns dias no treino. Estava a patinar no limite, mas isso não me desmotivou, antes pelo contrário, deu me ainda mais motivação para estudar. Continuei a estudar até que como se fosse um click de um dia para o outro comecei a ver spots que não via antes, a explorar certas situações que não explorava e isso começou-se a notar nos resultados. Ainda não tenho grandes resultados, mas vi várias melhorias, agora falta saber se foi uma upswing.
Ainda tenho muito coisa para evoluir se quiser ser reg deste limite, mas sinto me muito entusiasmado com este limite, é bastante diferente da NL2 e NL5, já temos de pensar lol.
Tenho vários erros que quero corrigir:
Um deles é o tilt, eu não sou de tiltar muito, mas quando estou a runnar mal e estou muito tempo sem jogo sinto que fico meio impaciente e torno me mais agressivo, e isso geralmente resulta em 1 ou 2 BI perdidos. Mas geralmente quando me sinto assim paro. Mas tenho de tentar conseguir suportar isto para conseguir continuar a grindar. Isto já me resultou à uns tempos na perde de 5BI, mas agora decidi parar quando sinto que estou a começar a tiltar, ou quando perco 2 BI.
Um grande erro meu ! E acho que acontece a muita gente é pensar na força efetiva da nossa mão e não em ranges ! Algo que já estou a conseguir mudar, claro que isso requer muito estudo e prática, mas acho que se notou muito nos resultados. Neste aspeto o que me está a ajudar bastante é um exercício proposto por um treinador da comunidade estrangeira que é pegar em mãos com Shodown abrir o equilab e ir deferindo ranges para todas as streets encurtando-os até ao showdown termos um range muito estreito e a mão do adversário estar dentro desse range.
Objetivos / Rotinas
Defini algumas objetivos diários que vou alterando mensalmente:
Jogar pelo menos 1 hora por dia!
Estudar pelo menos 1 hora por dia!
Postar/Analisar pelo menos 5 mãos por dia!
Rever todos os potes grandes das sessões!
Fazer pelo menos 5 exercícios de ranges (aquele que falei mais acima)
Objetivos medio/longo prazo:
Subir para a NL25
Fazer um private coaching
Estar constantemente a evoluir o meu jogo
Outras rotinas:
A cada 5k de mãos faço uma revisão sobre aspetos que quero melhorar! Por exemplo 3bet Potes OOP, acho que é uma grande fraqueza minha. Situações que poderia ter dado 3bet, revisões deste género. (ainda falho algumas esta)
Por exemplo pego em alguma fraqueza minha e decido que o meu obj. mensal é melhor esse aspeto. Para já estou a dar prioridade a 3bet pots OOP.
Métodos de Estudo
Bem eu até gosto de ler, mas acho que a maneira que consigo apanhar mais conceitos é através de videos! Por exemplo o método de estudo é ponho me a ver um video e tiro várias notas, algumas até estupidas (basicamente transcrever o que o treinador diz) mas isso ajuda-me a memorizar e a interiorizar melhor os conceitos. Em videos de live session / session review eu vejo os videos e à medida que as mãos estão a decorrer penso nas ações como se fosse eu a jogar, e quando não certo vou já detetando erros meus e tento perceber o porquê das jogadas.
Prioridade de estudo:
Análise de Ranges durante as várias streets.
Evoluir 3bet pots OOP e quando dou 3bet por Bluff
Off Poker
Bem gosto de jogar futebol, jogo numa equipa amadora. Treino 2 vezes por semana e vou 2 a 3 vezes ao ginásio (neste momento deixei o ginásio, pois desloquei o ombro a uns tempos o que não me deixa treinar como deve ser.
Gosto de sair, passar o tempo com a minha namorada com os meus amigos. Aquelas tarde de FIFA ! :fdrink
Gosto de praia, piscina tudo que tenha água sol, calor lá estamos
TLDR
Sou o Joel, jogo na NL10 !
E criei este blog para evoluir o meu jogo, ganhar motivação e participar mais nesta magnifica comunidade.
E siga rebentar com isto tudo!
Desculpem lá o wall of text e o meu português. Às vezes parece primo do Jorge Jesus, mas acho que o importante é conseguir passar a ideia.

O que esperar deste blog?
Tentarei postar:
Mãos
Gráficos
Algumas notas dos videos
Resumos diários ou semanais. ainda estou a pensar nisso
Não tenho grande jeito para a escrita e algumas vezes não comento coisas por medo de dizer merd* LOL. Mas vou fazer um esforço para ir postando aqui e me tornar mais ativo na comunidade.