ICM is a tricky subject. Parece mesmo que aquilo é um easy call, ou por vezes o contrário...e depois não é nada daquilo!
Carrega nessas revisões que isso vai ao sítio!
É isso, investir mais no estudo. Nos torneios de 3.5$ estou super tranquilo, é garantido o lucro, está difícil é em dar o salto. E de vez em quando ponho-me a dar uns tiros em MTTs e 180man... ando a estudar um pouco de 180man. No geral os jogadores são fracos, o problema é que são muitos hehehehe...
Boa sessão para começar o mês...

Durante a sessão fiquei com dúvidas nesta mão, segundo o ICMizer se ele fizer o push com 50% do range é um cal mesmo no limite, parecia-me um bom jogador mas não tinha muita informação dele, mas já tinha feito o push várias vezes... nestas situações prefiro foldar, sei que estou na frente do range dele mas é a bolha, o que acham?
Poker Stars, $3.16 Buy-in (200/400 blinds, 25 ante) No Limit Hold'em Tournament, 5 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.
SB: 4,242 (10.6 bb)
Hero (BB): 4,778 (11.9 bb)
MP: 5,923 (14.8 bb)
CO: 4,098 (10.2 bb)
BTN: 7,959 (19.9 bb)
Preflop: Hero is BB with A
T![]()
3 folds, SB raises to 4,217 and is all-in, Hero folds
Results:
Spoiler
925 pot
SB mucked and won 925 (500 net)
Uma coisa importante de se pensar e que o ICMizer não contempla, é como vai aumentar as suas chances de cravar/pegar top 2 quando você ganha este all in, visto que você vai virar chip leader caso vença a mão.
ATo está muito, mas muito à frente do range do vilão, e se ele tem alguma noção que você está foldando este tipo de mão, até mesmo any2 é lucrativo pra ele shovar aí. Acredito que é uma situação bem tranqüila pra dar call, não acho nem close.
ICM é muito importante em vários aspectos, mas mais importante é lembrar que o que dá mais dinheiro é sempre top 2 ou no máximo top 3, e se ficar foldando até perder totalmente o take down, só vai conseguir sair disso dobrando, e pra voltar ao mesmo patamar anterior. Outra coisa ainda mais importante que ICM é não deixar os regs te explorarem.
---
Inclusive, se o vilão for reg, é importante dar este tipo de call também pra tomar note de quais os ranges que o vilão anda fazendo isso. Se você pegar um QJo da vida, não quer dizer nada, mas se pegar por exemplo um T3o, você já pode criar nota que vilão tá shovando any2 aí.
Obrigado pela opinião Kronien, e concordo com o que disseste... talvez seja por isso que tenha menos 1os lugares do que 2os por exemplo, de foldar este tipo de mãos na bolha.
Original de Kronien
Uma coisa importante de se pensar e que o ICMizer não contempla, é como vai aumentar as suas chances de cravar/pegar top 2 quando você ganha este all in, visto que você vai virar chip leader caso vença a mão.ATo está muito, mas muito à frente do range do vilão, e se ele tem alguma noção que você está foldando este tipo de mão, até mesmo any2 é lucrativo pra ele shovar aí. Acredito que é uma situação bem tranqüila pra dar call, não acho nem close.
ICM é muito importante em vários aspectos, mas mais importante é lembrar que o que dá mais dinheiro é sempre top 2 ou no máximo top 3, e se ficar foldando até perder totalmente o take down, só vai conseguir sair disso dobrando, e pra voltar ao mesmo patamar anterior. Outra coisa ainda mais importante que ICM é não deixar os regs te explorarem.
---
Inclusive, se o vilão for reg, é importante dar este tipo de call também pra tomar note de quais os ranges que o vilão anda fazendo isso. Se você pegar um QJo da vida, não quer dizer nada, mas se pegar por exemplo um T3o, você já pode criar nota que vilão tá shovando any2 aí.
Hmmm...primeira coisa em parte sim, em parte não. Porque o ICM é um cálculo matemático, ele não pode saber como é que vais usar a stack e a chip lead, mas ele contabiliza o aumento da equidade da tua stack em relação ao prizepool.
ATo está muito à frente, óbvio, mas o ICM tem em conta as vezes que vamos ganhar/perder contra o range adversário, como ficamos depois e o efeito referido na relação stack/equidade.
Não deixar os regs explorarem concordo, obviamente, a 300%
Esta última de dar call para tirar notes...numa situação para ficar com 1BB não sei se o faria. Eu iria perder para o J9s do vilão, que seria um bom shove (portanto ficava sem nota) e iria pensar que o CO estava um pouquinho mais curto que eu, prestes a levar com as blinds e em ICM era provavelmente uma má decisão
Mas isso sou eu que sou results oriented e break even em 1400 jogos...talvez por foldar isto
De qualquer forma isso dá-me +$EV contra 43% de range - 22+,A2+,K2+,Q3s+,Q8o+,J8s+,J9o+,T8s+. Tens inserido a estrutura de prizepool correcta? Abraço e tudo a correr bem!
Sim bookai, quando copio a mão aparece logo 18 man, com 4 premiados.
Claro, depois da boa sessão de ontem já estava à espera disto
mas tranquilo... bola para a frente!

hum é 1 spot meio manhoso! O ICM matematico por si so ja e dificil, porque nunca se sabe o range dos viloes...muitas vezes abrem any 2 outra vezes nao, as vezes esperam por 1 raise/call em trap, outras vezes fazem isso com any 2, e muito dificil ter amostras decentes sobre os ranges dos viloes a 100% pq precisarias de muitissimas maos....posto iso, a % de ICM que deves meter no teu jogo depende de varias coisas, MAS a tua stack e uma delas, SE ESTAS NA BOLHA e estas em ultimo a importancia do icm e menor pq o 4to lugar nao vale merda nenhuma, mas por outro lado se estas deep, para dar call a outro jogador deep, estilo primeiro vs segundo o ICM E VITAL, por exemplo as vezes a regs que estando deep, fazem xip de 15 ou 20 bbs para cima de o outro chip leader, e ai sinseramente so vejo call de JJ+, poruqe continuas com grandes possibilidades de ganhar o torneio ou fazer segundo....( nao sei se me fasso entender e complexo a escrever )
posto isto vamos a mao...
ATo neste spot, axo que o call e tranquilo mas E BOTOM da range, dependendo do vilao poderia dar call de A7s A8o, se abrisse any 2 daria call de 66+ KQ e talvez KJs com QJs odeio dar call nas bolhas pq estas dominado por muitas coisa....
bem... vamos imaginar que ele esta a abrir 50%, nao e a questao de estar muito ou frente ou nao, pq isso e chip ev, e aqui un 55 /45 nao e bom para ti....
isto pq mesmo estando em 3 nao estas short, esta e uma classica bolha em que com 2 3 roubos ficas super confortavel, por isso para pagar 1 all in que signifique poderes ficar em 5to tem de ser bem pensado e vantajoso... nao gosto de equidade abaixo dos 60% e estou a falar meio por alto sem fazer grandes contas....
posto isto o meu range de call seria mais ou menos contra 50% do range +- (A9s ATo 77+ KQs) ! (A8s 55 66 KQo kJo e maos assim nao seria mao, mas ja axo que seja muito a arranhar) seria por exemplo bom range de call BVB com 7 bbs ....
meio dificil assim por escrito, tas a precisar de mais uma semaninha a jogar cmigo para te fazeres homem outra vez.XD
abraço ze
Obrigado zzjose pela análise
pois nesta situação em que estamos todos muito idênticos, e não existe um short stack destacado, acho que compensa pagar com o range que disseste, até porque acredito que vou ganhar mais vezes do que perder, e passo logo para uma situação de lutar pelo 1º lugar. Nos turbos deixar passar estas oportunidades fazem muita importância... não tarda a BB sobe, o pessoal começa a arriscar mais e bla bla bla... já se sabe.
É verdade uma semaninha a jogarmos juntos era TOP!
Futsal
Já algum tempo que não falava aqui do Futsal, continuamos numa posição má, apesar de termos vencido o ultimo jogo por 5-2.
Estamos a 1 ponto do 5º lugar e temos um jogo a menos que algumas equipas, ainda temos hipóteses de subir umas posições mas será muito difícil, pois temos um calendário complicado, faltam 4 jogos para a acabar o campeonato e 3 dos jogos são contra os 3 primeiros classificados.
Vamos defrontar o Sintra já este domingo, um jogo que será muito complicado mas vamos dar tudo para surpreender...

Estamos a meio do mês de Março e as coisas no Poker estão a correr bem, podiam estar melhor se não me metesse a jogar 180man de 3.5 rebuy, é um torneio que gosto mas com uma estratégia muito diferente dos 18man e tenho que me dedicar ao estudo se quero ser lucrativo nesses torneios.
Para já vou continuar nos 18man turbo e jogar o máximo de torneios possível, fiz 355 torneios e espero atingir os 800 no final do mês. Fica aqui o gráfico...

A PokerStars decidiu alterar os níveis de blinds dos Sit ang Go e os 18man turbo, que é o que jogo mais, tem agora uma estrutura diferente...

Antes passava das blinds 25/50 para 50/100, depois para 75/150, depois para 100/200 sem ante e depois para 100/200 com ante.
Não sei se esta mudança é melhor ou pior, é apenas uma questão de me adaptar, acredito que agora sempre com antes o jogo vai ser mais agressivo, com mais roubos do que antes...
Alguém tem alguma opinião sobre isto ou conselhos?
18man também já? Tenho visto alguns treinos do Moshman por curiosidade. Diz ele que no geral temos de disputar mais potes
Sempre quis ser um LAG, é agora que vou aprender
Ou não
Hum... pois faz sentido o que diz Moshman, eu pelo menos tenho a tendência de querer roubar mais, nas blinds 40/80, 60/120 com antes, já são belos potes para roubar. E eu vou ter que começar a fazer mais reroubos (principalmente contra regs) que acho ser um dos meus pontos fracos...
Original de Scooby1233
Hum... pois faz sentido o que diz Moshman, eu pelo menos tenho a tendência de querer roubar mais, nas blinds 40/80, 60/120 com antes, já são belos potes para roubar. E eu vou ter que começar a fazer mais reroubos (principalmente contra regs) que acho ser um dos meus pontos fracos...
Ele deu um exemplo que considero ser um pequeno exagero, mas era isto:
Antes desta nova estrutura, no limite 10/20 se eu tivesse 83s na BB e o botão desse mini-raise eu foldava, agora vou dar call.
Eu também era fraco no re-steal, já alarguei mas acho que ainda não está no ponto. E acho que ainda há uma ínfima parte de situações em que devia dar call nos re-steals mas fraquejo :/ Eu não sou muito bom naquela coisa de mandar virar as 5 cartas
Outra é que vou tentar trabalhar muito o pós-flop, vi dois ou três vídeos ultimamente e sou alto donk
Quem sabe ainda dê uma passagem no cash...
Mês de Março
Este mês joguei mais torneios de 3.5 18man turbo e como podem ver as coisas correram bem, mas como tenho a mania de dar uns tiros em MTTs o lucro foi um pouco inferior do que poderia ter sido mas tranquilo, foi um mês positivo e isso é o mais importante.

Como se pode ver passei os últimos 300 torneios break even, talvez tenha sido devido à mudança da estrutura de blinds, ainda estou a adaptar-me pois é preciso mudar um pouco a maneira de jogar...
No próximo mês vou voltar a tentar subir para os torneios de 7$, durante uma semana espero fazer 200 torneios 7$ 18 man turbo e ver como correm as coisas, depois digo aqui como correu essa semana.
Coloquei esta mão no ICMizer e não consigo perceber este range de cal, como é que ATs é melhor do que AQo? alguém percebe isto???

Aqui dei o cal e o vilão fazia mesmo push any two, pois ele tinha 92o
Isso é simples. Você colocou um range any2 no SB. Contra any2, ATs tem mais equidade do que AQo, por causa dos nut flushes:
Equity Vencer Empate
MP2 35.57% 34.64% 0.92% { Aleatório }
MP3 64.43% 63.51% 0.92% { AcQs }
Equity Vencer Empate
MP2 35.40% 34.28% 1.11% { Aleatório }
MP3 64.60% 63.49% 1.11% { AcTc }
Diferença bem pequena, mas que traduz a diferença também mínima do EV de ambos aí.
Se você remover o any2, e colocar um range mais honesto, daí, o AQo vai ganhar mais tranqüilo, porque dominará muitos Ax e Qx.
Obrigado Kronien pela explicação, não tinha mesmo ideia que ATs vs any two tem uma equidade melhor que AQo. Estamos sempre a aprender
Até agora este mês não tem corrido muito bem, tenho jogado pouco e tenho andado com pouca cabeça para o poker porque tenho a tese de mestrado para fazer e o prazo começa a aproximar-se... Vou continuar a jogar pouco mas vou tentar estar mais concentrado. Em relação ao projeto de subir para os 7$ vai ter que esperar um pouco.
Fica aqui o gráfico até agora, espero que as coisas melhorem...