1. Where am I headed?
Este é o passo mais importante que tens que tomar para disparar a tua produtividade. Sem saberes o teu destino, nunca poderás alcançá-lo. Por favor, tira alguns minutos de tempo sem interrupções e completa as seguintes tarefas. Não ignores isto. Esta é provavelmente a parte mais difícil deste guia, nós frequentemente temos medo de pensar sobre o nosso futuro, porque temos medo de falhar. Depois disto, tudo o resto vai ser bem mais fácil.
1.1 Vision
ACTION STEP:
Tira um par de minutos de tempo sem interrupção. Agarra num pedaço de papel e numa caneta. Desliga o rádio, coloca o computador a dormir. Agora pensa nas seguintes perguntas e escreva as respostas no papel:
-O que mais valorizas nas outras pessoas?
-Quem és tu, no teu melhor? (Isto significa, como te vês a ti mesmo, na melhor maneira possível - quais são os teus melhores valores, por exemplo, se te vês como uma pessoa dedicada e leal que também é um bom ouvinte e sempre podem contar contigo ...)
-Por o quê, queres ser conhecido depois de morreres?
A sério, coloca o computador a dormir agora, precisas realmente de pensar sobre estas questões e respondê-las. Faz-lo agora, e não daqui a 10 minutos ou amanhã, porque vais acabar por não fazê-lo de outra forma. Só depois deves ir para o próxima passo.
Há outra boa técnica para a identificares os teus valores mais profundos( do livro “7 habits of highly effective people”):
Visualiza-te indo a um funeral com um amigo. Apanhas um táxi para o funeral. Quando chegas lá, encontras vários amigos, familiares e colegas de trabalho. Eles estão tristes, mas felizes porque tem varias memórias boas do homem que está no caixão. Aproximas-te do caixão, e percebes que és tu que estas lá. Estás no teu próprio funeral.
Há quatro oradores no funeral:
-A tua esposa / marido
-O teu melhor amigo
-Um dos colegas de trabalho
-Uma das pessoas que interagiram contigo em uma actividade social, como desporto ou igreja
Tenta imaginar os seus discursos sobre ti. Escreve-os. Provavelmente vais identificar ainda mais valores agora.
Depois de teres escrito as respostas a essas perguntas e os discursos, é provável que agora tenhas identificado os teus valores mais profundos. Agora torna os teus valores em uma vision statement. Abre um documento de texto ou numa nova folha de papel e escreve sobre a tua visão. Inclui detalhes. Olha para o futuro, onde te vês? Como te vês? O que queres ser? Como queres ser visto por as outras pessoas?
A sério, faz isso agora. Não vai levar mais de 10 minutos. Também deves adicionar / mudar / melhorar a vision statement, mais tarde, quando perceberes que queres mais alguma coisa. Pode levar um par de meses para aperfeiçoá-la, mas não te preocupes com isso. Desde que tenhas despendido estes poucos minutos do teu tempo, já estás no caminho certo. Já fizeste mais do que 99% das pessoas normais fazem para aumentar a sua produtividade. Deves te sentir bem contigo mesmo! Agora, para o passo seguinte.
Example of a good vision statement:
Eu sou um bom ouvinte e mostro compaixão e compreensão. Tento ver as coisas do ponto de vista das outras pessoas. Quando estou perto de outras pessoas, eu sou uma fonte de energia positiva que se espalha para as outras pessoas. Sempre ofereço ajuda quando vejo alguém a precisar dela, com uma atitude encorajadora.
Eu inicio vários projectos diferentes, mas dou prioridade a terminar projectos actuais. Escolho projectos difíceis, para aprender o máximo possível e ganhar a máxima satisfação após completar-los. Eu aprendo com os meus erros e assumo responsabilidade por eles. Eu tento ser coerente nas minhas acções e mostrar integridade ao cumprir com as minhas promessas. Eu respondo a tudo e tentar não fazer as pessoas esperarem muito tempo. Eu esforço-me para obter, diariamente, novos conhecimentos e compartilhar esse conhecimento com os outros, quando possível.
A minha missão é tornar a vida das pessoas mais fácil e melhor. Eu quero ajudar as pessoas a encontrar alegria, felicidade e diminuir seu stress. Uma parte do dinheiro que eu ganhei durante a minha carreira empresarial será dedicada a ajudar as pessoas que precisam de ajuda.
Vou certificar-me de que estou constantemente a melhorar a nível físico, mental, emocional e espiritual e a ter suficiente descanso nestas áreas. Isto fornece-me a energia, concentração, e permite-me manter a calma e tomar boas decisões, mesmo em situações de stress. Eu mantenho a minha vida e o ambiente organizado, e frequentemente escrevo coisas em papel e crio "lembretes" para que não me esqueça de algo e possa limpar a mente.
Quando envelhecer, eu quero ser conhecido como uma pessoa que afectou positivamente a vida de muitas pessoas.