Não resisto a deixar a minha opinião.
Mas faço-o numa perspectiva pessoal. Não sou competente ao ponto de analisar atitudes comportamentais de um indivíduo. Isso requer estudo das características psicológicas do Humano na sua génese.
Assim, julgo que nunca poderemos dissociar a vertente social, familiar e educacional do indivíduo da sua capacidade de reacção a adversidades.
E aqui toco no ponto fundamental - não se consegue ser um jogador de poker ganhador se não se tiver toda essa estabilidade com pano de fundo.
Ou seja, dificilmente teremos sucesso no poker se não estivermos confortáveis de cada vez que iniciamos uma sessão ou um torneio live.
Por muito que digam que a nossa atitude muda quando nos concentramos no jogo em si, eu acredito piamente que levamos para a mesa aquilo que trazemos connosco nesse dia ou nessa hora.
Ou seja, trabalhar o psicológico de um jogador de poker deve começar muito antes desse jogador se sentar na mesa.
Se, de facto, pretendermos ajudar algum jogador, deveremos começar por saber o que não está bem na sua vida e anular esses problemas.
De outra forma, de cada vez que ele tiver uma bad beat ou uma downswing, esse caminho será sempre escorregadio e o destino será o chão, pela simples razão que se dará continuidade ao rol de problemas que esse jogador já tem.
Entrará numa espiral em que tudo se centrará nessas bads e nesses down em vez de se centrar numa atitude positiva e de resposta aos problemas.
Resumindo, se um jogador de poker não estiver com uma atitude positiva perante a vida e o jogo, então nem vale a pena se sentar à mesa.
Como disse o FSBEST, um estilo de vida saudável vai-se reflectir no poker.
Um vida de constantes desastres vai apenas fazer com que o poker seja mais um.
Como combater esse conjunto de problemas? Não sei.
Considero-me um pessoa estável social e profissionalmente, e tenho uma família maravilhosa!
Tenho a certeza que me seria muito mais difícil reagir às dificuldades do jogo sem essa estabilidade.
Desculpem se fugi um pouco ao tema. Mas acabei por aqui deixar um introspecção. Uma reflexão sobre o meu próprio ser. Como indivíduo e como jogador.