Gostei mto também... a idéia pro pessoal microlimit (digo...eu! huauhahu) é excelente!
I'm back
Depois de um tempo ausente, algumas loucuras feitas, mãos mal jogadas e runnando ~100USD under EV na NL10 e ~100USD under na NL50, resolvi rever totalmente meu jogo e tentar (sonhando alto) dar uma de verneer aqui: algo do tipo "passando pelos micro-limits".
Já li muitos artigos, revi várias sessões, baixei o ebook do verneer, assisti vídeos do rafaelaugustop e por aí vai.. sinto-me confiante o suficiente para relatar aqui o que aprendi e o que aprenderei enquanto estiver passando pelos microstakes.
Relembrando, mais uma vez, que esse é um blog mais voltado para discussão e "pensamentos" do que apenas sequências de gráficos.
Nesses primeiros dias de retorno não colocarei muito volume, mas espero atualizar sempre com textos interessantes sobre poker e sobre os micro-limits.
Esse final de semana ganhei um torneiozinho live entre os amigos, quase não joguei online, mas numa sessão de agora há pouco consegui duas mãos interessantes para postar aqui.
Hoje só vou postar a primeira, para que quem quiser possa expor o que pensa sobre como joguei e como jogariam a mão:
Info:
O vilão é 28/20 em 2.1k hands, loose-passivo, gosta de blefar bastante no river, adora dar call às minhas 3bets quando está ip e frequentemente manda 2 barrels nesses spots.
Essa é minha primeira mão na mesa, então não tenho nenhuma imagem desenvolvida ainda.
Grabbed by Holdem Manager
NL Holdem $0.10(BB) Replayer
SB ($16.44)
Hero ($10)
UTG ($19.72)
CO ($3.87)
BTN ($29.27)
Dealt to Hero K♥ A♥
UTG raises to $0.30, fold, BTN calls $0.30, SB calls $0.25, Hero raises to $1.50, fold, BTN calls $1.20, fold
FLOP ($3.60) 5♥ Q♣ A♠
Hero checks, BTN checks
TURN ($3.60) 5♥ Q♣ A♠ 8♥
Spoiler
Hero checks, BTN checks
RIVER ($3.60) 5♥ Q♣ A♠ 8♥ 7♥
Hero checks, BTN bets $3.60, Hero raises to $8.50 (AI), BTN calls $4.90
BTN shows T♥ 9♥
(Pre 36%, Flop 4.2%, Turn 6.8%)
Hero shows K♥ A♥
(Pre 64%, Flop 95.8%, Turn 93.2%)
Hero wins $19.23
Na minha opinião, é uma mão onde dá pra analisarmos bastante coisa, mesmo parecendo bastante simples à primeira vista.
Como eu já disse, sintam-se à vontade para fazerem qualquer crítica (:
acho q vale a pena cbetar na ultima mao sim, como ele e spewy contra 3-bets o range dele eh largo, e vai ter muitos As mais fraco q o seu, no minimo bet turn pra extrair de draws, nao pcisa de proteçao, mas extrair valor e fundamental
Esqueci de falar, redihu2. Quando ele bate toppair, sempre procura atolar nesses spots. Quando vem board menor que T, ele dá até 3barrel air e quando alguém dá check até o river, ele costuma apostar o pot ou atolar (meio difícil de explicar as linhas que ele segue, mas é mais ou menos o que eu falei agora).
Penso também que talvez eu poderia ter extraído já no turn, mas raramente eu precisaria extrair de um AJ/AT, já que ele mesmo apostaria muito aí em duas streets pelo menos.
Mas depois, quando tivermos mais comentários, eu "auto-analiso" a mão usando alguns conceitos que eu (acho que realmente) aprendi há pouco tempo e que são muito importantes (:
eu daria cbet tranquilamente ja que ele eh "LAG"
se ele adora dar call nas suas 3bets.. na sua cbet vai ser automatico.. e pode botar 57 barrels que ele vai atras do flush dele
Original de redkillaa
eu daria cbet tranquilamente ja que ele eh "LAG"
mas ele num é loose-passivo?
Original de pinhero
O vilão é 28/20 em 2.1k hands, loose-passivo
Estou novamente tentando iniciar em BSS SH (tenho apenas 7k de nl2 ate o momento ♠_ugly: ) e daria cbet no flop sim... talvez quem sabe check flop e cbet turn.
quero sabe o tens a comentar sobre a mão!
Mês passado foi marcado pela minha volta à NL10 e pela minha semi-volta ao poker. Estudei um pouco, assisti alguns bons vídeos do rafaelaugustop (e bastante shows de tv -- como o Big Game) e revi quase todas as sessões. Aparentemente meu jogo não evoluiu.
Má notícia? Sim, má notícia. Mas a boa notícia é que eu sei ao que se deve grande parte dessa "nãoevolução": tilt.
Há alguns meses eu praticamente tinha conseguido evitar ao máximo o tilt, mas nesse mês foi impossível e, assim, a variância tomou conta do meu jogo. Durante todo o mês não fiquei praticamente nenhum dia acima do EV nem perto a ponto de não ficar frustrado.
Pior ainda do que perder all ins fullstack flop com >85% de equidade, é perder incessantemente para 2-3 outs no river ou gutshots ridiculamente jogados OOP pelo vilão -- (in)felizmente essas estatísicas não contam na EV line.
Pois bem, o que eu deveria fazer além de reclamar? (Porque, a meu ver, todos os jogadores têm direito de reclamar e isso, inclusive, ajuda a esquecer das badbeats e suckouts e acalmar os ânimos.) Estudar, rever sessões, postar mãos, analisar stats, estudar, estudar e estudar. E se divertir.
Segui às minhas próprias instruções e fiz minha primeira sessão do mês hoje. 40USD abaixo do EV. Não tem problema. Sim, é de ficar nervoso, mas é a vida. "That's poker!" E pelo menos sei que estou jogando bem, fazendo as reads corretas e entrando em situações +EV a grande maioria das vezes.
Esse post não é... não é NADA didático. Os que virão neste mês que está por vir serão, eu garanto. Mas eu queria deixar registrado aqui um mês totalmente down e que eu considerei de uma variância brutal (tudo que citei anteriormente aliado a jogadas erradas devido a um B-game praticamente constante).
Anotei todas as coisas que estou fazendo errado, todas as coisas que preciso melhorar e as coisas que estão bem mas ainda podem ser melhores.
Deixo aqui, para que vocês me cobrem (hehe) do que preciso melhorar:
1º TILT
2º Call a 3bet uns 10% a mais do que deveria ser: dou muito call light IP com bons suited connectors e pockets)
3º Estou um pouco mais loose do que deveria do UTG e do MP
4º Não dou crédito suficiente aos raises dos donks nas minhas cbets: não que eu tenha uma mão ruim quando dou esses calls, é que eu não acredito que eles realmente tenham batido um set o turn, um GS no river ou 2 pairs pagando bets desde o flop com second/bottom pair.
Espero que acompanhem e prometo que esse mês será muito mais proveitoso para todos nós
PS.: Próximos dois posts:
- meu comentário da mão com AKs que postei;
- expectativas e "to do" de agosto; e
- um post abordando algum dos assuntos que vocês escolherem: tilt, importância de ver vídeos/tv shows, o porquê de não ser um jogador ganhador ou qualquer outra sugestão.
Não sei o que tá acontecendo, mas já tem mais de um mês que eu só fico down. Pra cada sessão up, fico umas 4-5 down.. E, sem exageros, a grande maioria é por estar abaixo do EV.
Todos os shorts dão all in em mim com AA ou KK. Não consegui NENHUMA stack deles com AJs+, TT+.
Alguns rivers chegam a ser obscenos (tanto nos AI pré, quanto nas jogadas pós), onde divido o pote tendo mais de 80% de equidade ou, algumas vezes, até perco pra runner runner str8. Todos meus draws monstro perdem pra full house ou set que segura até o river.
Estou desanimado..
Já não adianta table selection, jogar sempre em posição, cobrar de draws.. sou dominado pelas mãos dominadas, pelos jogadores dominados. Não ganho um flip. E já faz mais de 1 mês.
Até a internet, agora, nesse exato momento, resolveu cair quando eu completei um full de A sobre 8 no river e deixei 1/2 BI na mesa por sit out.
Se alguém estiver a fim de fazer um acordo, fazer alguma session review minha, analisar stats ou qualquer coisa do tipo, estou totalmente disposto.
Qualquer sugestão será bem vinda,
Obrigado (:
Hoje durante uma sessão vi uma coisa muito... "curiosa" (vide mesa 1), eu diria:

Fiquei triste por não estar apenas em 10º na lista de espera
Tenho a dizer que minhas últimas sessões ainda estão abaixo do EV, que dos últimos 8 flips eu não ganhei nenhum e que de 5 KK que fui all in pré-flop, encontrei 1 QQ (essa eu ganhei) e 4 AA (perdi todos). (Fora que de uns 12 AI PF contra shortstack, encontrei uns 5 AA, 3 KK e de resto perdi coinflip de 88+ vs Ax.)
Mas, como dizem, "that's poker" e é só seguir a gestão de banca que vamo que vamo
PS.: Muito ansioso pelo curso BSS do rafaelaugustop mês que vem :3
Espero que aprendas bastante no curso e que finalmente esse downswing se vá embora!
Vamos lá que a William Hill está cheia de peixinhos!
Valeu, pixinas!
Na verdade, o downsing até que já foi embora. Mesmo com isso acontecendo, voltei a ser lucrativo. Só que é muito sick terminar sessões com 1~1.5 BI up, sendo que podiam muito bem ser uns 3~4 BI \:
Bom mesmo deve ser o ficar igual o cara da mesa 1 ali: 15 BI na mesma mesa -- todos vindos do mesmo fish.
Excelente blog, vou estar acompanhando e aprendendo algumas coisas com vc.
Eu comecei em NL2 Com 16 usd, subi para NL5, e depois NL10 cheguei a estar com 280 de banca, mas o downsing junto com uma série de jogadas erradas fez com que eu perdesse uns 8BI.
Poker stars judiando comigo de todas as formas, resolvi entao tirar parte da banca e jogar na party poker.
Gl na sua empreitada e vou estar acompanhando
Vou fazer um comentário rápido sobre aquela mão que havia postado há uns tempos. Ao meu ver a jogada engloba vários aspectos importantes, mas não vou analisá-los com profundidade, pois não tenho o arcabouço teórico necessário pra fazer algo do tipo daquele primeiro vídeo do Girah (
).
NL Holdem $0.10(BB) Replayer
SB ($16.44)
Hero ($10)
UTG ($19.72)
CO ($3.87)
BTN ($29.27)
Dealt to Hero K♥ A♥
UTG raises to $0.30, fold, BTN calls $0.30, SB calls $0.25, Hero raises to $1.50, fold, BTN calls $1.20, fold
O sqz: não uso um tamanho padrão (e até gostaria de saber qual é o standart), mas geralmente faço 4x o raise inicial + 1bb pra cada caller e acho que rolava até de acrescentar +1 por estar fora de posição, pois não vamos querer dar uma 3bet pequena demais e jogar um pote oop contra 3 jogadores.
FLOP ($3.60) 5♥ Q♣ A♠
Hero checks, BTN checks
Aqui eu tenho uma ótima mão: TPTK e backdoor flush contra um loose passivo que sei que dá call a 3bets com qualquer suited connector.
Como eu tinha um histórico com o vilão, eu sabia que ele gostava de pressionar quando eu não dava cbet num 3bet pot. Às vezes ele fazia isso no flop, às vezes no turn, tudo dependia do draw que ele carregava.
Analisando a situação, é claro que eu poderia extrair de A's mais fracos, mas sei que por ele ter dado só call do BU, dificilmente teria AT-AQ no seu range (e se tivesse, ele faria cbet IP).
Nesse caso, dou a liderança pra ele e vou de c/c flop para deixá-lo apostar com todo seu range e dar chances pra bluff.
TURN ($3.60) 5♥ Q♣ A♠ 8♥
Hero checks, BTN checks
Esse 8h dá um flush, str8 e gutshot para o possível range de suited connectors + pockets em que coloquei ele.
Aqui, sim, eu poderia cobrar de draws e, hoje em dia, até acho jogaria diferente.
Uma aposta de 1/2 pot seria ótima pra induzir blefes. Mas eu sabia que o Agg alto dele era no river, então mais uma vez eu iria de c/c com TPTK + flushdraw para deixá-lo com todo o range e pra fazê-lo blefar.
RIVER ($3.60) 5♥ Q♣ A♠ 8♥ 7♥
Hero checks, BTN bets $3.60, Hero raises to $8.50 (AI), BTN calls $4.90
Já no river eu contei um pouco com a sorte, pois ele também completou um flush. Mas pelo meu histórico, eu sei que quando a aposta dele river era blefe, ele ia all in direto: logo, pela bet size, percebi que o vilão conseguiu uma boa mão, então eu poderia assumir o papel de bluffer ou "tiltado com meu TPTK".
Mais uma vez, atualmente, eu jogaria diferente. Acho que bet de 1/2 pra induzir blefe em vilão com agg alto no river é uma boa linha ou uma bet 2/3 por valor mesmo, por ele ser loose passivo, faria ele dar call com TPWK, 2nd pair GK ou até 2 pares.
BTN shows T♥ 9♥
(Pre 36%, Flop 4.2%, Turn 6.8%)
Hero shows K♥ A♥
(Pre 64%, Flop 95.8%, Turn 93.2%)
Hero wins $19.23
Os aspectos que eu acho mais importantes, e que mostrarei em outros exemplos depois, são:
- deixar o vilão apostar com todo o seu range;
- conhecer o vilão; e
- nunca podemos esquecer que um dos objetivos do poker é extrair o máximo de valor com mãos boas e perder o mínimo com as ruins, lógico que vamos tentar extrair sempre de mãos piores, mas extrair é diferente de expulsar o vilão da mão. Fazer mãos piores darem call e mãos melhores foldarem, isso sim.
Então, por exemplo, no turn, pra que eu faria c/r e expulsaria mãos piores?
Um bom exemplo é aquela mão do Girah QQ (set oop) vs river flush (vilão agressivo).
Com o passar do tempo a gente vai discutindo aqui e... é isso aí (:
Sorry pelo post gigante.
PS.: Hoje em dia eu jogaria essa mão diferente, mas mesmo assim ainda acho que não foi de todo mal jogada e, sim, bem adaptada ao vilão.
Eae pinhero, encontrei uma mão que joguei aqui contra você...
NL Holdem $0.20(BB) Replayer
SB ($13.38)
BB ($22.28)
Hero ($20)
UTG+1 ($5.80)
CO ($22.26)
BTN ($22.25)
Dealt to Hero K♣ A♠
Hero raises to $0.70, fold, fold, BTN calls $0.70, SB calls $0.60, BB raises to $3.50, Hero raises to $11.90, fold, fold, BB raises to $22.28 (AI), Hero calls $8.10 (AI)
FLOP ($41.40) Q♠ K♦ 4♠
TURN ($41.40) Q♠ K♦ 4♠ J♣
RIVER ($41.40) Q♠ K♦ 4♠ J♣ T♠
Hero shows K♣ A♠
(Pre 44%, Flop 92.0%, Turn 95.5%)
BB shows 9♣ 9♦
(Pre 56%, Flop 8.0%, Turn 4.5%)
Hero wins $39.33
Não acha esse teu squeeze vs UTG ruim não?
Prefiro dar call e jogar por set mining, vao ter 4 na mão e quando você acertar vai dar pra extrair bastante.
ps: tamanho da 4bet foi miss click, tava 12 tabling e so deu tempo de clicar em pot.
Me add no msn e skype!!!
msn: cdavino_9@hotmail.com
Na verdade, eu nem me lembrava dessa mão. Provavelmente eu tava tiltado por causa de alguma merda que aconteceu.. tem muito tempo isso? Deve ter sido mês passado, né?
Mas não acho de todo ruim o sqz com 99 contra UTG não, pois já vi muitos jogadores darem raise do UTG com Axs, KTo, J9s+, etc. na nl20 da iPoker. No caso, eu concordo que não foi bom, pois eu tinha odds pro call e nas poucas mãos que joguei com você, percebi que és um jogador tight que joga bem straightfoward.
Mão mal jogada, 1BI down no flip -- por sorte, já que encontrei a pior mão do seu range de shove pf contra meu 99.
Vou add \o
Tô pensando num próximo post aqui sobre variância ou introdução/erros básicos de quem tá começando ou quer começar a jogar NL SH (: