Saltar para o fórum
Under EV - nosso pi...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Under EV - nosso pior inimigo somos nós mesmos!

81 Mensagens
19 Utilizadores
0 Reações
4,294 Visualizações
pinhero
Membro desde: 01.11.2009
Oldschool Grinder

Um blog sobre todos os aspectos que influenciam na vida de um jogador de poker. Pretendo gerar discussões sobre aspectos psicológicos, teorias, linhas de pensamento e esssa ou aquela jogada.

Farei notes constantes sobre cada limite, a fim de ajudar todos os jogadores que ainda se encontram nesse determinado limite.

Postarei mãos interessantes: bons moves, boas reads, jogadas ABC, bluffs e mãos difíceis que causem boas discussões.

Falarei sobre o tilt, sobre a variância, sobre dedicação, disciplina e todas as outras coisas boas (e ruins) que nos influenciam quando estamos jogando.

Para começar, só queria deixar aqui um desabafo sobre minha tentativa de subida para NL50 hoje:

(Só pra constar, a 1a grande queda foi AA vs AK - all in flop - e a última foi KK vs AA PF.)

Outra coisa importante:
Se quiserem perguntar qualquer coisa sobre mim ou poker, postar mãos suas ou postar stats (com o intuito de ajudar ou ser ajudado), sintam-se à vontade :D

PS.: Bem lembrado! É, inicialmente, um blog para No Limit Hold'em 6-max, mas espero que também comece a jogar a variante HU o quanto antes (:

80 respostas
delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

Boa proposta. Acompanhando.

legal, to sentindo q vem ai um otimo blog, joga SH ou FR??

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Só pra completar o que tenho por agora, gráficos de:
NL10 (1.4k hands)

e NL20 (13k hands):

Visto isso, tenho também alguns objetivos e metas:
- Jogar entre 50k e 80k mãos por mês
- Bater NL20 e NL50 com algo em torno de 8-12bb/100
- Acabar com todos meus leaks mais "exploráveis"
- Melhorar consideravelmente meu b-game

'Sonhos' a curto prazo:
- Reg de NL100 até o fim do ano

'Sonhos' a longo prazo:
- Girah perceber todo meu potencial e dedicação e querer virar meu personal coach por livre e espontânea vontade (hahahah)
- Jogar nos Highstakes :D
- Aprender a ser tão piadista quanto o Negreanu

MrCorreia
Membro desde: 05.10.2010
Oldschool Grinder

Nice blog :D... Objectivos semelhantes aos meus :)

Bem, ja deu para ver que em poucas mãos consegues ganhar muitas BBs, o que é optimo ;)... Quanto a queda em NL50, é pena, não sei se te desmotivou mas a mim pessoalmente afecta-me sempre um bom bocado...

PS: Esqueceste-te de contar a tua história, como e quando conheceste o poker, etc :P

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Hoje é aniversário da minha vó e ontem estava muito tarde, então acabei não contando minha história nem entrando em detalhes sobre nada, mas em breve farei isso (:

Só estabeleci outra meta:
- Só dar fazer move up pra NL50 com 25 BI.
Não sei o que acontece, mas, por enquanto, tudo que faço na NL50 é ficar abaixo do EV e tomar outs no river:

Por ora, vou ficar na NL20, corrigir os prováveis leaks (porque não é possível que ficar tanto abaixo do EV é culpa apenas da variância. Devo estar me colocando em situações complicadas por demais) e recuperar um pouco da minha confiança, hehe!

Hoje é dia de rever sessões, malhar e encontrar com a namorada. Com certeza mais à noite voltarei ao meu a-game e, se possível, sem tanta variância.

Aproveito também para falar um pouco sobre aspectos internos e externos ao poker que afetam muito a nossa maneira de pensar quando estamos jogando:

- Badbeats, porradas, suckouts, coolers:
chamem como quiser, mas esses são os principais motivos para fazer um jogador cometer erros.
Assim que você dá slowplay no seu AK two pairs e paga o river all in do aggro donk para ver um set feito no river, tudo que faz é ficar puto! Hahaha, normal. Não vamos dizer aqui quem jogou certo ou errado: se foi o donk agressivo oop que foi bem recompensado pela sua agressividade ou se foi você, dando slowplay porque tinha notes que o donk podia ir all in com any flopped ace.

O fato é que, na maioria das vezes, depois de uma jogada dessas, você passa a jogar errado e deixa de ganhar dinheiro na maioria das vezes. Ou você começa a ficar muito loose e tenta "pegar de volta" "SEU" dinheiro, começa a ficar passivo e achar que todo all in significa um set+, ou, O PRINCIPAL DELES, deixa de apostar quando deve.

Sim, apostar quando deve, quando deve cobrar de draws e pares mais baixos ou qualquer mão pior. Muitos jogadores de NL2 a NL50 fazem isso. "Pra que apostar se vai bater o flush dele aqui na próxima street e eu vou ter que foldar?" "Pra que apostar aqui com meu TPTK num board seco, se ele vai dar sorte em mais um river? Acho que vou controlar o pot..."

NÃO!

Pare com isso. Se você se identifica com alguma dessas situações acima, é melhor consertar esse leak o quanto antes, pois você está perdendo MUITO dinheiro, tanto a curto quanto a longo prazo.

Alguns conselhos que dou sobre isso são:
- estabeleça stop losses: 2 a 4 BI são o suficiente para que você não entre em tilt nem saia da sessão tendo edge sobre a mesa ou o donk
- jogue concentrado/focado: se você mantem sua cabeça no lugar, você vai perceber que essas situações vão se repetir inúmeras vezes, seja 10 vezes em 100 mãos ou uma vez em 10k hands. Como dizem, "that's poker" e se você não se habituar e começar a fazer jogadas erradas, já pode desistir de qualquer futuro em relação a isso.
- dê uma pausa: se você sabe que não consegue se controlar, NO MÍNIMO, CONTROLE-SE A PONTO DE PARAR e voltar a jogar quando estiver mais calmo.

E o que eu acho mais importante
- Matenha contato com as coisas que gosta: vá assistir televisão, vá jogar DotA, vá jogar futebol, vá ler um livro, vá conversar com amigos, encontrar a namorada ( :f_love: ), etc..
Energias positivas atraem energias positivas e, se você não acreditar nisso, te dou certeza que pelo menos você ficará mais confiante e isso afetará bem positivamente seu jogo ;)

Então...
Estou de volta a NL20 :f_thumbsup:

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Como ninguém se interessou muito pelo blog do jeito que está, pensei numa maneira de dar uma animada por aqui.

Além de continuar com o que já havia proposto no primeiro post (gráficos, mãos, variância, aspectos psicológicos, notes e tudo mais que possa ajudar os seguidores), proponho a mim mesmo um...
DESAFIO
Bankroll Inicial: 400.90USD
Bankroll Final: 2kUSD
Prazo: 01/Ago

BRM:
Main limit: 20BI
Shots no limite superior: a cada 4BI up
Stoploss: 2BI down (de qualquer limite)
"Stopwin": sessões de no máximo 2h consecutivas, deixar a mesa com ~250bb ou quando não houver mais fishes -- excessão: continuar quando perceber grande edge sobre a mesa

To Do:
- Postar ao menos uma mão/dia no fórum de Análise de Mãos
- Rever TODAS as sessões
- Reler todos os artigos de SH recomendados pelo rafaelaugustop
- Ver pelo menos um vídeo/dia dos recomendados pelo rafaelaugustop
- Fazer um post/dia que contribua para jogadores SH microlimits

Espero que gostem, me ajudem e que sirva de motivação ou aprendizagem para a comunidade da pokerstrategy. Começarei hoje mais tarde, assim que acordar.
Boa noite!

PS.: Para dar mais veracidade ao desafio, segue um anexo.

Eae pinhero, legal seu blog D:
boa sorte no desafio...

O que tem achado do field da NL20 da Ipoker??

Quem você acha os melhores regs?

avanhandava
Membro desde: 28.09.2010
PokerStrategist

Boa sorte cara.

e a primeira pergunta minha sobre poker.

Além do material da Pstrategy que eu estudo, qual outro bom pra cash(nl5-nl10)?

Original de avanhandava
Boa sorte cara.

e a primeira pergunta minha sobre poker.

Além do material da Pstrategy que eu estudo, qual outro bom pra cash(nl5-nl10)?

Acho que o que tem aqui é mais do que suficiente pra bater NL5 e NL10

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

@VovoLoka
Eu acho o field de NL20 da Ipoker bem fácil de ser batido. Sempre você encontra um fish na mesa e os regs não são lá muito bons, a grande parte deles joga BSS como se fosse SSS, muito previsível.

Dos limites que já joguei na Ipoker, acho que o mais difícil foi a NL10, sinceramente. Para bater:
NL2-5 - Muitos fishes e muitos nits. Apostar por valor é MAIS do que suficiente e não o aconselho a tentar representar nada (eles não vêm além das suas próprias duas cartas).
NL10 - Boa quantidade de fishes, callingstations a rodo e nits passivos. Nenhum dos seus moves funcionará vezes suficientes e é difícil fazer algum nit ir all in quando você acertar seu set (as únicas duas mãos não melhoradas que eles pagam all in no flop são AA e KK). Apostar por valor é a única coisa que funciona.
NL20 - Muitos fishes, muitos loose-passivos, muitos maniacs e alguns regs de melhor qualidade (basta evitá-los). Se você se focar em tirar dinheiro desses 3 tipos de jogadores, não encontrará nenhum problema, é só não se deixar levar pelas badbeats contra algum destes.
NL50 - MUITOS fishes e maniacs e, agora sim, alguns bons regs. Para mim, esse é o field mais spewy que enfrentei até agora, pena que runnar 5BI abaixo do EV nas minhas primeiras sessões não me ajudou em nada. Os fishes continuam como na NL20 sempre, só um pouco mais agressivos, mas regs aqui fazem moves interessantes, não é NADA aconselhável jogar sem posição contra eles na mesa.

Mas infelizmente não me lembro muito bem dos regs, VovoLoka. Agora quando eu voltar pra NL20, tentarei prestar mais atenção neles se te passo alguma informação. Mas eu, particularmente, evito entrar em situações complicadas com os regs. Me sinto mais confortável e considero muito mais "profitable" sentar a esquerda do donk e, contra os regs, esperar para jogar alguma mão especulativa em posição.

@avanhandava

Como disse o VovoLoka, para NL5-NL10, o material da Strategy é de ótimo tamanho. Para além disso, eu te aconselharia a dar uma olhada em algumas discussões e mãos BSS SH na 2p2.
Aprender a usar o HM agora também é um ótimo diferencial!
Se quiser que eu dê alguma olhada nos seus stats ou algo do tipo, cá estou \o

PS.: Posso falar da 2p2 aqui? Se não puder, me avisem que eu edito (:

Muito bom blog Pinheiro !!

Li apenas alguns topicos e tenho algumas perguntas para te fazer, também jogo 6max :P , vou formular algumas questões e depois post aqui.

_thumbsup: _thumbsup:

666spy
Membro desde: 20.10.2008
PokerStrategist

ótimo blog!

pena eu ser jogador de FR, mas vou acompanhar.

MrCorreia
Membro desde: 05.10.2010
Oldschool Grinder

Quantas mesas costumas jogar ao mesmo tempo?

Não costumas ter problemas em arranjar boas mesas na williamhill? Acho que a maioria das mesas tem %players/flop muito baixos e as que tem mais elevados têm listas de espera de 10 pessoas... Já agora, qual é o minimo de %players/flop para que selecciones essa mesa? Basicamente a pergunta geral é: Como fazes a tua table selection? :D

Não gosto muito da ipoker por isso mesmo, parece ser uma rede com demasiados regs...

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

@MrCorreia
Jogo 9 mesas ao mesmo tempo.

Não tenho muito problema em arranjar boas mesas não, é só ter paciência. Durante todo o dia, temos muitas mesas disponíveis, se caso você se sentar numa mesa com fishes mas que tenha um reg logo a sua esquerda, cuidado: só compensa se o fish estiver logo a sua direita.
Claro, se for um reg bom. E, lembrando, reg é reg, nit é nit. Se for um nit, aproveite, também são bons para tirar dinheiro (:

Costumo ordenar as mesas de acordo com o pote médio, que eu, particularmente, acho um melhor indicador do que players/flop. Pois um grande pote médio, indica que os jogadores daquela mesa costumam colocar maior quantidade de dinheiro nas mesas com boas mãos, então é mais fácil de stackeá-los -- e esse é o nosso objetivo jogando BSS SH, né? Já players/flop só indica uma mesa loose, que também pode ser fácil de ganhar dinheiro, é claro. Mas você pode se encontrar em situações complicadas nessas mesas se não achar um bom lugar para se sentar.

O ideal seria um valor alto tanto para p/f quanto para pote médio. Mas deve-se atentar sempre para o lugar onde você vai se sentar: prefira nits e TAGs (melhor ainda é não tê-los à mesa) a esquerda e LAGs e maus jogadores (aggro donks, qualquer jogador muito passivo e rocks) à direita..

Vale também fazer notes em todos os jogadores que enfrenta e, quando perceber que algum possui leaks facilmente exploráveis, adicione-o como amigo (:

PS.: Diferente do que já li em algum lugar aqui da Strategy, rocks são ótimos players para se jogar contra, em posição ou fora de posição. Quando batermos mãos especulativas, vamos stackear esses jogadores na grande maioria das vezes, pois não largam TPTK nem overpairs QQ+, bem como conseguiremos ir a showdown com mãos com certo showdown value quando esses vilões não acertarem o board.

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Dia 01
NL20, 1953 hands
Profit: -108.86USD :rage:
Status do desafio: 0%

Vídeos assistidos: 0/41
Artigos lidos: 0/26
Mãos postadas: 0/31

Para amanhã:
NL10, assistir 1 vídeo, ler até 3 artigos, postar 2 mãos.

Ótimo jeito de começar um desafio! :f_ugly:

jandsonpower
Membro desde: 08.04.2009
Oldschool Grinder

Olá Pinhero,

Parabéns pelo seu blog, gostei bastante do que li por aqui, sem dúvidas muitos outros membros irão se interessar por ele, continue postando com essa qualidade que os seguidores irão aparecer.

Abraços.

Original de pinhero
@VovoLoka
Eu acho o field de NL20 da Ipoker bem fácil de ser batido. Sempre você encontra um fish na mesa e os regs não são lá muito bons, a grande parte deles joga BSS como se fosse SSS, muito previsível.

Dos limites que já joguei na Ipoker, acho que o mais difícil foi a NL10, sinceramente. Para bater:
NL2-5 - Muitos fishes e muitos nits. Apostar por valor é MAIS do que suficiente e não o aconselho a tentar representar nada (eles não vêm além das suas próprias duas cartas).
NL10 - Boa quantidade de fishes, callingstations a rodo e nits passivos. Nenhum dos seus moves funcionará vezes suficientes e é difícil fazer algum nit ir all in quando você acertar seu set (as únicas duas mãos não melhoradas que eles pagam all in no flop são AA e KK). Apostar por valor é a única coisa que funciona.
NL20 - Muitos fishes, muitos loose-passivos, muitos maniacs e alguns regs de melhor qualidade (basta evitá-los). Se você se focar em tirar dinheiro desses 3 tipos de jogadores, não encontrará nenhum problema, é só não se deixar levar pelas badbeats contra algum destes.
NL50 - MUITOS fishes e maniacs e, agora sim, alguns bons regs. Para mim, esse é o field mais spewy que enfrentei até agora, pena que runnar 5BI abaixo do EV nas minhas primeiras sessões não me ajudou em nada. Os fishes continuam como na NL20 sempre, só um pouco mais agressivos, mas regs aqui fazem moves interessantes, não é NADA aconselhável jogar sem posição contra eles na mesa.

Mas infelizmente não me lembro muito bem dos regs, VovoLoka. Agora quando eu voltar pra NL20, tentarei prestar mais atenção neles se te passo alguma informação. Mas eu, particularmente, evito entrar em situações complicadas com os regs. Me sinto mais confortável e considero muito mais "profitable" sentar a esquerda do donk e, contra os regs, esperar para jogar alguma mão especulativa em posição.

@avanhandava

Como disse o VovoLoka, para NL5-NL10, o material da Strategy é de ótimo tamanho. Para além disso, eu te aconselharia a dar uma olhada em algumas discussões e mãos BSS SH na 2p2.
Aprender a usar o HM agora também é um ótimo diferencial!
Se quiser que eu dê alguma olhada nos seus stats ou algo do tipo, cá estou \o

PS.: Posso falar da 2p2 aqui? Se não puder, me avisem que eu edito (:

PO brother, muito legal sua resposta.
Eu joguei na ipoker da NL2 até a NL20, achei o field até a NL10 bem fácil, na nl20 é fácil também, mas a relação reg/fishes diminui muito. tem tipo 5 regs pra 1 fish kkk...

anyway, acho que o reg que tu vai mais se cruzar na nl20 é o Kavaka, parece que o cara é bot. ta shipando hard ele la.

pinhero Autor do tópico
pinhero
Oldschool Grinder

Galera que começou a acompanhar aqui, cancelem o desafio \:
Por algum tempo não vou poder jogar como eu queria, o que eu acho que seria o suficiente para conseguir cumprir o desafio dentro de uns 25 dias. Lamento \:
Assim que puder, voltarei para reativar o desafio!

Por enquanto, usarei o blog para postar sobre o outro desafio que pretendo participar (mais por incentivo a outros do que para realmente ganhar - mas é claro que eu gostaria, hehe): "U$50 ate U$2k"!

É isso.
Desculpem pela má notícia, mas isso se deve, além do fato de que não terei todo o tempo disponível atualmente, também a uma opção minha por acabar com todos leaks que eu tiver. É uma coisa que aprendi praticando esportes por toda minha vida e com o poker não deve ser diferente:
Por mais que tenha talento, um atleta só pode atingir seu melhor potencial através de dedicação e trabalho duro.
Mesmo que consiga evoluir bastante, fica cada vez mais difícil dele se livrar de certos vícios que incorporou à prática.

E, no poker, isso pode custar muito caro. Quando você perde 20 cents, deixa de roubar um blind ou paga para ver um set no river sabendo que estava atrás, parece não ser muito dinheiro ou que aquelas (FAKE) "implied odds" compensaram. Mas não, a longo prazo, depois de 100k hands, 5k blinds que você deixou de roubar, acrescentariam 7.5kbb a sua banca... o que pode significar 150USD (NL2), 300USD (NL4), 750USD (NL10), 1500USD (NL20), 3750 (NL50) e por aí vai..

Pense nisso.
Para os iniciantes, pare de jogar por rake ou por hourly rate. Comece a melhorar o seu jogo o quanto antes, eliminar quantos leaks sejam possíveis.

Analise cada jogada sua, cada mão, não só aquelas que valeram mais BBs.
Faça notes sobre o que precisa melhorar e o que tem de mais grave/urgente para melhorar.
Faça notes para longo prazo, sobre o que melhorar nas suas stats.
Se compare com jogadores melhores e se pergunte porque ele jogou de uma maneira e você de outra.

E uma coisa que você sempre deve fazer:
Se perguntar sobre cada aposta, sobre cada decisão sua, se vai conseguir o que objetiva: está apostando para fazer uma mão melhor foldar ou para uma mão pior dar call?

Nichols
Membro desde: 08.07.2008
Oldschool Grinder

Show de bola o blog estarei acompanhando. _thumbsup: