Saltar para o fórum
POKER É SORTE DUVID...

Notificações
Limpar tudo

POKER É SORTE DUVIDO ALGUEM DISCORDAR

90 Mensagens
35 Utilizadores
20 Reações
24.8 K Visualizações
jonisgamble
Membro desde: 13.05.2008
PokerStrategist

Original de kikobet
ja joguei todos os dias varios jogos e tenho uma amostragem grande
a variancia-que a mesma coisa que sorte-de fato é grande em todos os jogos jogos comprovando a minha tese que de poker e mais sorte que habilidade

Queremos as ibagens, ibagens please.

Responder
Citar (Quote)
kikobet Autor do tópico
kikobet
Membro desde: 05.06.2017
Legacy Member

Original de GMateus
Loteria da caixa e poker não é a mesma coisa.
No poker existem sim diferenças de probabilidade, mas não uma diferença tão grande quanto nas loterias.
A menos difícil de acertar, que é a lotofacil, a probabilidade é de 1 para 3.2 milhões se não me engano. No poker não há nada pré-flop meramente próximo disso.
GL aí amigo!

não sei qual é a probabilidade exata de se ganhar no poker porem acredito que seja muito alta-se alguem souber de algum professor de matematica que fez o calculo mostre ai pois ate hoje não vi

Responder
Citar (Quote)
jasperoto
Membro desde: 12.01.2011
Legacy Member

Tem uma forma bem facil de resumir tudo, é só pedir para todos defensores da habilidade mostrar seus graficos no hsarkscope, tenho certeza que a maioria que que defende o jogo de longo prazo está negativo, estão perdendo dinheiro, e os que estão up, só estão por conta de um ou dois torneios que ganharam, e só ganharam porque tiveram muita sorte, porque digo sorte? tenho certeza que qualquer um que ganha um torneio, só ganha depois de passar boa parte do torneio flipando feito loco, e se, a sorte bater, bingooo! niguem ganha torneio sem flipar e flipar é roleta 50/50, certo? tirando o joão Mathias, que é o melhor jogador de poker, o resto tudo conta com a sorte de um único resultado para ficar up, enquanto não ganham ficam com esta história de longo prazo. E tenho certeza que a maioria aqui vai passar anos, defendendo esta tese, sem nunca ganharem nada!!

Responder
Citar (Quote)
jonisgamble
Membro desde: 13.05.2008
PokerStrategist

Mimimimimi

Responder
Citar (Quote)
jasperoto
Legacy Member

Não adianta vir aqui falar de eventos matemáticos, quando de fato, a maiorias dos defensores destes (Tais eventos) são perdedores nos limites que jogam, estão sempre a esperar a variancia passar, enquanto isso se agarram as teorias para justificar porque sempre perdem.
Outro dia perdi um tempo analisando sharkscope, dos grandes ganhadores do ano, muitos deles eram grandes perdedores até ganharem um jack pote spingo, ou grande torneio, e quando ganham um evento desses, sem duvida contaram com muita sorte. Só que a sorte não é para todos, é uma minoria que consegue sobreviver a tantos flips para ganhar um grande torneio.
Quando comecei a jogar tinham muitos treinadores aqui, que tem videos e materiais até hoje, ensinando teorias, de fato eram muito bons na teoria, porém vários eram perdedores e largaram tudo, nem vou falar nos que fizeram cavalada e deram golpe, por que deram golpe? porque se a teoria do longo prazo fosse vencedora estariam jogando até hoje.

Responder
Citar (Quote)

Vendo o vídeo faz sentido. Ele diz que um torneio é sorte,logo muita gente ganha um valor alto e depois fica perdendo e diz que é variância. Um torneio é sorte mas uma quantidade grande não. Ora não faz sentido, se um é sorte, independente de quantos jogar, sempre o que vencer o fator sorte terá sido fundamental.
Talvez o cash seja a maneira de poker que mais da para "fugir" da sorte, já que sempre tem um número determinado de pessoas e não tem os blinds te engolindo, ai sim, o jogador mais habilidoso prevalecera sobre os outros.

Responder
Citar (Quote)
Moderador
aedigao
Membro desde: 28.09.2011
PokerStrategist

Concordo com os colegas, o melhor jeito de saber se poker é sorte ou habilidade, e que no longo prazo sairás lucrativo, é ver os gráficos de quem joga o fino do jogo, por uma quantidade considerável. E pra ficar mais claro ainda, vamos pegar os gráficos de um membro da nossa comunidade, que joga sério, para que possam confirmar as dúvidas.

Gráfico do Orochimaro em 2016:

Spoiler

2017 (e olha que o ano nem terminou hein!):

Spoiler

link para o blog dele

3.000 torneios em 2016, mais 6530 em 2017, no total 9530 torneios, com media de buy in de $3,00, lucro estimado de $ 7.858,37 , ....em reais hoje fica em torno de R$ 24.753,87.....uma pessoa com sorte consegue atingir um gráfico assim jogando quase 10k de torneios nessa condições?

Quem argumenta que a sorte está nas guinadas do gráfico, na verdade isso é a faixa de premiação que aumenta exponencialmente, não tem a ver com mais sorte ou menos sorte. Você pode ter sorte de ganhar vários potes, e não entrar nas premiações maiores fazendo jogadas ruins.

Existe o fator sorte no poker? com certeza! no médio e longo o sortudo consegue ser lucrativo? Com certeza NÃO! Se fosse assim os sortudos jogariam roletas e loterias, e não mais precisariam trabalhar.

Responder
Citar (Quote)
jasperoto
Legacy Member

Ok, se o jogo se explica com o gráfico, beleza! Pois quando um jogador é ganhador em 1 ano ou 2 com 10 ou 15 mil torneios ele é mostro, habilidoso super jogador, o contrário tambem deve valer certo? então todos que estão em donwsuing mais do que um ano é mau jogador certo? Então podemos dizer que pessagno e akkari que todos defendem não são mais bons jogadores, pois os grafico online deles estão em queda, correto? e Yvei no online com prejuiso de 4 milhoes nos cashs, e ai, agora é variancia?

Responder
Citar (Quote)
romanista06
Membro desde: 03.10.2014
Poker Player

Original de jasperoto
Ok, se o jogo se explica com o gráfico, beleza! Pois quando um jogador é ganhador em 1 ano ou 2 com 10 ou 15 mil torneios ele é mostro, habilidoso super jogador, o contrário tambem deve valer certo? então todos que estão em donwsuing mais do que um ano é mau jogador certo? Então podemos dizer que pessagno e akkari que todos defendem não são mais bons jogadores, pois os grafico online deles estão em queda, correto? e Yvei no online com prejuiso de 4 milhoes nos cashs, e ai, agora é variancia?

Não dá para saber o porque graficos do akkari (não consegui encontrar, no sharkscope é bloqueado) e outros profissionais sem saber como eles vem participando.
Eu acompanho o instagram do Akkari, e vi ele jogando o wcoop durante o BSOP em um tablet, não tenho o nível dele, porém, imagino que para jogar os torneios tem que estar bem focado, sem contar o hud que em reta final ajuda e em um tablet não teria. Em compensação, o João Simão que está focando somente no Powerfest, em sua casa, sem estar jogando um live ao mesmo tempo, está forrando pesado.
Tem que analisar qual é o foco do jogador, caras como o Akkari, Foster, entre outros são focados no live, olha a quantidade de ITMs que eles entrão, e muitas vezes jogam o online por obrigação da patrocinadora. O Akkari ganhou no PSC Barcelona a pequena quantia de 320 mil euros, entrou em todos os ITMs dos torneios do BSOP Foz que participou.
Enfim, foi questionado que não existem jogadores vencedores e foi mostrado o gráfico do Orochimaro que provou o contrário. Peço que mostrem provas que o poker é sorte.

Responder
Citar (Quote)
Vherrero
Membro desde: 11.03.2015
Legacy Member

Boa noite, eu li sobre isso e achei super interessante... Poker é habilidade irei provar para você com fatos:

1) Temos variáveis no poker que fazem com que o fator sorte influencie no resultado do CURTO PRAZO, vamos comparar com o futebol, em um campeonato de pontos corridos o melhor time irá vencer com certeza, porém nos vemos em campeonatos mais rápidos que possuem mata-mata que nem sempre o melhor time vence pois existe diversos fatores que influenciam além da técnica, num duelo entre Barcelona e Real Madrid por exemplo, o time que tiver "mais sorte" vai ganhar, isso porque os dois times são tão bons tecnicamente que as vezes uma bola espirrada pode se tornar a bola do jogo, no poker não é diferente, você joga cada mão de um torneio tentando fazer a melhor jogada e não necessariamente preocupado em ganhar ou perde pois a melhor jogada sempre irá vencer no longo prazo.

2) Investimento, vamos supor que eu te chame para um jogo de cara ou coroa, toda vez que você ganhar eu te dou 15 reais e toda vez que eu ganhar você me da 10 reais, beleza... fomos lá e jogamos e eu ganhei, isso significa que você fez uma jogada ruim? não, pois você está ciente de que existe 50% de chance de você ganhar e isso significa que no longo prazo essa aposta é a melhor para você, pois toda vez que você ganhar você vai ganhar mais do que você perde, no poker não é diferente! O famoso AA por exemplo, você tá jogando aquele cash game e vai All-In de 100 reais com seu AA e o cara paga com o JT, o pote total fica em 200 reais, de repente no turn bate aquele J e no river aparece o T, você ainda acha que foi uma jogada ruim? você tinha exatamente 82.74% de chance de ganhar, ou seja, você ganha 165.48 R$ toda vez que essa situação acontecer, você sabe que a matematica tem influência e sabe dos riscos, é um investimento ao longo prazo!

3) Se você estudar você pode se tornar um jogador melhor, isso é um fato inegável, vou usar eu mesmo como exemplo... sou um novo jogador na modalidade de Spin Go (Famoso bingo), exatamente no dia 22/05 eu comecei a jogar Spins de 0,25c com 10$, agora quase 3 meses e meio depois eu estou jogando nos Spins de 7$

Esse foi meu gráfico nos primeiros 1000 jogos nos Spins de 3usd, cujo eu não dei tanto valor pra estudo e só queria grindar

logo depois do resultado muito ruim e ter tido apenas 1 BI de lucro esperado (tive sorte de acertar grandes multiplicadores e ganhar)

eu consegui isso:

um gráfico sólido e com muito mais valor esperado, óbvio que foi com muito estudo e dedicação, a matemática é imutável e a única coisa que eu posso fazer é estudar para melhorar cada spot que vai aparecer e saber aonde eu devo blefar, dar raise e etc...

e esse tem sido meu gráfico total:

Repare a queda nos últimos 100 jogos... isso é pq eu acabei de subir para os 7usd e tive uma swing ruim e estou 115$ abaixo do EV (nada absurdo pois no primeiro gráfico eu estava 135$ acima do EV)

Eu não acredito que minha sorte tenha durado mais de 3000 jogos...
E eu ganho aproximadamente 38% dos Spins que eu jogo, agora se reparar no gráfico é normal ver que ele parece uma montanha russa, pois eu estou ciente de que eu jogo um formato Hyper-Turbo aonde existe uma grande variância, porém eu entendo o jogo e sei que swings são normais e que é um jogo muito técnico na parte matemática!

Eu demorei muito pra aprender a não olhar pro resultado das mãos, mas sim da maneira de que foi jogada! E te garanto que esse é o jeito correto de se jogar poker, analisar o VALOR ESPERADO de cada jogada e não o VALOR REAL, pois o valor real na situação do AA vs JT que citamos pode te render 200$ ou fazer você perde 100$, porém quando você calcula o valor ESPERADO você vai ver que ganhará 165.48$! :)

Poker é um esporte da mente aonde a habilidade está em leitura, capacidade de indução, blefes e extração de valor, as vezes por motivos de variância (existe MILHÕES de possibilidades no poker) você não consiga fazer jogadas +Ev em alguns torneios, pode ser por cold deck, não acertar flop ou até mesmo não conseguir extrair valor, porém variância FAZ PARTE do jogo de poker assim como o vento faz parte de um jogo de golfe, ou até mesmo uma pista molhada numa corrida...

Cada esporte tem seu diferencial e é por isso que as vezes vemos times pequenos ou atletas com nível técnico mais baixo ganhar algumas competições, no poker não é diferente... só que em contrapartida temos um longo prazo muito maior.... um jogador perdedor pode ser lucrativo em 200..300 até mesmo 500 jogos, mas eu dúvido que ele consiga ser lucrativo em uma amostragem de 3k, 5k, 10k de jogos... basta olhar alguns gráficos no Sharkscope!

Acredito que contra fatos não há argumentos e eu só trouxe fatos e melhor ainda, fatos sobre mim, um jogador à procura de evolução!

Abrçs

Responder
Citar (Quote)
bookai
Membro desde: 13.02.2012
PokerStrategist

Gráficos com nome? Agora é que a porca torce o rabo...aí vem mais um argumento falacioso qualquer!! :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
Moderador
aedigao
PokerStrategist

Afinal estar vivo é questão de sorte também :roto2:

Responder
Citar (Quote)
Moderador
aedigao
PokerStrategist

Original de jasperoto
então todos que estão em donwsuing mais do que um ano é mau jogador certo?

ERRADO!!

deve ser medido em número de torneios e media de buy in, e não em tempo.

Então podemos dizer que pessagno e akkari que todos defendem não são mais bons jogadores, pois os grafico online deles estão em queda, correto? e Yvei no online com prejuiso de 4 milhoes nos cashs, e ai, agora é variancia?

coloca o print do gráfico deles, pra gente poder acompanhar teu raciocínio....não sei onde você viu o do Akkari, pelo que sei ele bloqueou nos principais sites de pesquisa de jogos. E cash game o Yvei teria que meter o grafico de um HM ou PT pra gente ver, olhar somente no dinheiro não é um parâmetro válido.

Responder
Citar (Quote)
DalvaBR
Membro desde: 19.09.2017
Legacy Member

É realmente porém a longo prazo sempre acredito estar ganhando mesmo tomando bads, o que parei de fazer é pagar all in com qk mesmo sabendo q o oponente pode ter um 4-9 para não tomar bad

Responder
Citar (Quote)
bookai
PokerStrategist

Original de DalvaBR
É realmente porém a longo prazo sempre acredito estar ganhando mesmo tomando bads, o que parei de fazer é pagar all in com qk mesmo sabendo q o oponente pode ter um 4-9 para não tomar bad

Esse fold é correcto por vezes, outras nem tanto. Custará muito $$ foldar isso contra alguns "4-9" :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
DalvaBR
Membro desde: 19.09.2017
Legacy Member

claro, dependendo da imagem do vilao até da pra ir, mas se for pra meter tudo suas fichas acho que não compensa, mas se for por exemplo 1/3 do stack meu pensamento já é de call, dependendo do comportamento do vilao

Responder
Citar (Quote)
bookai
PokerStrategist

Depende da fase do torneio, há fases em que ou perdemos tudo mesmo ou não e há fases em que se calhar devemos conservar 1/3 da nossa stack. Demasiadas variáveis. A bad vai aparecer independentemente de quando damos esse call...podemos dar o call nas circunstâncias correctas e perder ou dar o call errado e ganhar. Só temos de saber distinguir umas das outras.

Responder
Citar (Quote)
willpeter
Legacy Member

Esse foi um post muito elucidativo.
Bom para aqueles que não entendem o motivo pelo qual se faz necessário iniciar com uma Bank Roll de 100x o valor da inscrição do jogo que deseja jogar.

Simplesmente para que os resultados do longo-prazo aconteçam, dado que o fator sorte (ou azar) prevalece no curto-prazo.
Ter a verdadeira sorte é questão de muito trabalho e consciência.

Um grande abraço a todos. :f_drink:

Responder
Citar (Quote)
willpeter
Legacy Member

Bom para aqueles que não entendem o motivo pelo qual se faz necessário iniciar com uma Bank Roll de 100x o valor da inscrição do jogo que deseja jogar.

Simplesmente para que os resultados do longo-prazo aconteçam, dado que o fator sorte (ou azar) prevalece no curto-prazo.
Ter a verdadeira sorte é questão de muito trabalho e consciência.

Um grande abraço a todos. :f_drink:

Responder
Citar (Quote)
brunogalvao81
Membro desde: 30.11.2008
Oldschool Grinder

Original de willpeter

:f_drink:

Responder
Citar (Quote)