Boa noite, eu li sobre isso e achei super interessante... Poker é habilidade irei provar para você com fatos:
1) Temos variáveis no poker que fazem com que o fator sorte influencie no resultado do CURTO PRAZO, vamos comparar com o futebol, em um campeonato de pontos corridos o melhor time irá vencer com certeza, porém nos vemos em campeonatos mais rápidos que possuem mata-mata que nem sempre o melhor time vence pois existe diversos fatores que influenciam além da técnica, num duelo entre Barcelona e Real Madrid por exemplo, o time que tiver "mais sorte" vai ganhar, isso porque os dois times são tão bons tecnicamente que as vezes uma bola espirrada pode se tornar a bola do jogo, no poker não é diferente, você joga cada mão de um torneio tentando fazer a melhor jogada e não necessariamente preocupado em ganhar ou perde pois a melhor jogada sempre irá vencer no longo prazo.
2) Investimento, vamos supor que eu te chame para um jogo de cara ou coroa, toda vez que você ganhar eu te dou 15 reais e toda vez que eu ganhar você me da 10 reais, beleza... fomos lá e jogamos e eu ganhei, isso significa que você fez uma jogada ruim? não, pois você está ciente de que existe 50% de chance de você ganhar e isso significa que no longo prazo essa aposta é a melhor para você, pois toda vez que você ganhar você vai ganhar mais do que você perde, no poker não é diferente! O famoso AA por exemplo, você tá jogando aquele cash game e vai All-In de 100 reais com seu AA e o cara paga com o JT, o pote total fica em 200 reais, de repente no turn bate aquele J e no river aparece o T, você ainda acha que foi uma jogada ruim? você tinha exatamente 82.74% de chance de ganhar, ou seja, você ganha 165.48 R$ toda vez que essa situação acontecer, você sabe que a matematica tem influência e sabe dos riscos, é um investimento ao longo prazo!
3) Se você estudar você pode se tornar um jogador melhor, isso é um fato inegável, vou usar eu mesmo como exemplo... sou um novo jogador na modalidade de Spin Go (Famoso bingo), exatamente no dia 22/05 eu comecei a jogar Spins de 0,25c com 10$, agora quase 3 meses e meio depois eu estou jogando nos Spins de 7$
Esse foi meu gráfico nos primeiros 1000 jogos nos Spins de 3usd, cujo eu não dei tanto valor pra estudo e só queria grindar

logo depois do resultado muito ruim e ter tido apenas 1 BI de lucro esperado (tive sorte de acertar grandes multiplicadores e ganhar)
eu consegui isso:

um gráfico sólido e com muito mais valor esperado, óbvio que foi com muito estudo e dedicação, a matemática é imutável e a única coisa que eu posso fazer é estudar para melhorar cada spot que vai aparecer e saber aonde eu devo blefar, dar raise e etc...
e esse tem sido meu gráfico total:

Repare a queda nos últimos 100 jogos... isso é pq eu acabei de subir para os 7usd e tive uma swing ruim e estou 115$ abaixo do EV (nada absurdo pois no primeiro gráfico eu estava 135$ acima do EV)
Eu não acredito que minha sorte tenha durado mais de 3000 jogos...
E eu ganho aproximadamente 38% dos Spins que eu jogo, agora se reparar no gráfico é normal ver que ele parece uma montanha russa, pois eu estou ciente de que eu jogo um formato Hyper-Turbo aonde existe uma grande variância, porém eu entendo o jogo e sei que swings são normais e que é um jogo muito técnico na parte matemática!
Eu demorei muito pra aprender a não olhar pro resultado das mãos, mas sim da maneira de que foi jogada! E te garanto que esse é o jeito correto de se jogar poker, analisar o VALOR ESPERADO de cada jogada e não o VALOR REAL, pois o valor real na situação do AA vs JT que citamos pode te render 200$ ou fazer você perde 100$, porém quando você calcula o valor ESPERADO você vai ver que ganhará 165.48$!
Poker é um esporte da mente aonde a habilidade está em leitura, capacidade de indução, blefes e extração de valor, as vezes por motivos de variância (existe MILHÕES de possibilidades no poker) você não consiga fazer jogadas +Ev em alguns torneios, pode ser por cold deck, não acertar flop ou até mesmo não conseguir extrair valor, porém variância FAZ PARTE do jogo de poker assim como o vento faz parte de um jogo de golfe, ou até mesmo uma pista molhada numa corrida...
Cada esporte tem seu diferencial e é por isso que as vezes vemos times pequenos ou atletas com nível técnico mais baixo ganhar algumas competições, no poker não é diferente... só que em contrapartida temos um longo prazo muito maior.... um jogador perdedor pode ser lucrativo em 200..300 até mesmo 500 jogos, mas eu dúvido que ele consiga ser lucrativo em uma amostragem de 3k, 5k, 10k de jogos... basta olhar alguns gráficos no Sharkscope!
Acredito que contra fatos não há argumentos e eu só trouxe fatos e melhor ainda, fatos sobre mim, um jogador à procura de evolução!
Abrçs