Ora bem, tendo em conta que jogo cash game e não SnG, arranjar exemplos para o exercício 1 é complicado para mim, nem sei bem como hei de fazer isso... Portanto, e pegando nas contas que fiz a semana passada, eis a minha resposta ao exercício 2 (em todos os cenários, hero é BB):
Mão 1 (sem blinds, que era como eu já tinha feito as contas...):
SB) 2.000 fichas
BB) 4.500 fichas
BU) 7.000 fichas
BU dá push, SB fold, BB a falar
Ora, como aqui não há blinds, as chip odds do BB são de 1:1. Ou seja, precisa de uma equity de 50% para ficar break-even em fichas. Pegando nas contas feitas anteriormente, podemos ver que precisa de aproximadamente 58,54% de equity para ficar break-even em dinheiro. Logo, tem um risk premium de 8,54%.
Mão 2 (novamente sem blinds...):
SB) 1999 fichas
BB) 4500 fichas
CO) 7000 fichas
BU) 1 ficha
CO dá push, BU fold, SB fold, BB a falar
Mais uma vez não temos blinds, pelo que as chip-odds do BB continuam a ser 1:1. Assim, precisa de uma equity de 50% para ficar break-even em fichas. Pegando nas contas feitas anteriormente, podemos ver que precisa de aproximadamente 80,09% de equity para ficar break-even em dinheiro. Logo, tem um risk premium de 30,09%!
Reflectindo sobre o exercício
Esta diferença enorme de risk premium justifica-se pelo factor bolha, em que na mão 2 se cairmos ficamos a arder. Para o jogador que está no BU, é quase inevitável ser o bubble boy pelo que só mesmo o fist-pump call é que será lucrativo ao BB, de outra forma arrisca um "morrer na praia" que não é nadinha +EV com um adversário tão short.
Parece-me que esta situação será quase análoga àquela em que somos o short na bolha e nos encontramos perante 2 jogadores all-in antes de nós. Aí também temos um risk premium enorme devido ao factor bolha, que será absolutamente maximizado num cenário tipo este:
BU) 600 fichas
SB) 600 fichas
BB) 300 fichas
BU shove, SB call, BB a falar
Neste cenário hipotético, a aversão ao risco será gigantesca mesmo já não estando na bolha, pois um dos oponentes irá sempre cair (para nosso proveito) excepto na rara situação de um empate!
Lanço o desafio a quem tenha software de ICM: neste cenário hipotético, qual é a melhor mão com a qual podemos dar um unexploitable fold?