O principal motivo pelo qual eu coloquei esta mão é para chamar a atenção para o facto que "betar flop para cobrar de draw e 2º par" não serve e é uma opção péssima como vou tentar demonstrar.
Eu atribuiria ao vilão um range de call pre flop que será próximo do seguinte: 55-99, Axs, K7s+, Q8s+, J9s+, todos os broadways (à excepção de AK e AQ), A8o+, K9o, Q9o. É um range que claramente é tight demais mas provavelmente corresponde mais à realidade do que se eu colocasse o range que eu acho correcto. Isto totaliza 246 combos (18.55%).
Se analisarem como este range conecta com o board que veio (o Equilab faz isso) vemos que a distribuição é a seguinte:
- top pair 23.7%
- second pair 5.6%
- terceiro par 8.4%
- K high 24.2%
- nada (Q high ou pior) 31.6%
Em termos de draws podemos ver que vilão tem um flush draw 4.3% das vezes que vê este flop.
Acho que olhando para estes número toda a gente percebe que não é boa ideia nós cbetarmos. Basicamente isolamo-nos contra um range que nos vai esmagar. Aliás, podemos confirmar isso:
Como estamos contra o range se dermos cbh:
Board: A♣2♦8♣
Equity Win Tie
MP2 25.08% 23.05% 2.04% { 99-55, AJs-A2s, KJs-K7s, Q8s+, J9s+, AJo-A8o, KJo-K9o, Q9o+, JTo }
MP3 74.92% 72.88% 2.04% { Ah3d }
Como estamos contra o range se dermos cbet:
Board: A♣2♦8♣
Equity Win Tie
MP2 62.57% 56.42% 6.15% { 99, 8d8h, 8d8s, 8h8s, AdJd, AsJs, KcJc, QcJc, AdTd, AsTs, KcTc, QcTc, JcTc, Ad9d, As9s, Kc9c, Qc9c, Jc9c, Ad8d, As8s, Kd8d, Kh8h, Ks8s, Qd8d, Qh8h, Qs8s, Ad7d, As7s, Kc7c, Ad6d, As6s, Ad5d, As5s, Ad4d, As4s, As3s, As2s, AdJh, AdJs, AdJc, AsJd, AsJh, AsJc, AdTh, AdTs, AdTc, AsTd, AsTh, AsTc, Ad9h, Ad9s, Ad9c, As9d, As9h, As9c, Ad8h, Ad8s, As8d, As8h }
MP3 37.43% 31.29% 6.15% { Ah3d }
A diferença simplesmente é gigante.
O nosso plano certamente passará por dar cbh flop, call any turn e reavaliar river, mas contando que uma grande parte das vezes vilão irá dar check river e nós ganharemos o pot.
Aliás, se pensarmos bem a nossa mão está até um pouco longe do topo do nosso range que chega ao river portanto call turn e call river também não será certamente standard, ou seja, darmos call turn e foldarmos river será uma boa opção.
Contra um jogador recreativo o cbh continua a ser uma opção bem melhor do que uma cbet de 2/3. Provavelmente poderemos jogar de uma forma em tudo semelhante à como jogaríamos contra um reg.
Uma maneira alternativa de jogar contra recreativo (e que eu cada vez gosto mais) é betar cerca de 25% do pot do flop com o plano de dar call em raise. Desta forma estamos a tirar valor do range gigante do adversário que vê o flop e que se vai sentir muito tentado em bluffar mãos muito fracas, simplesmente porque nos vê a betar tão pequeno.