Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

Pokersnowie

10 Mensagens
2 Utilizadores
5 Reações
2,903 Visualizações
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009
Oldschool Grinder

Num dos próximos dias vou instalar o Pokersnowie. Quando testar o programa vou deixar aqui a minha opinião.
Pelo que li as pessoas têm opiniões bastante distintas, uns acham que o programa é uma aldrabice, outras que é o programa mais revolucionário que apareceu no mundo do poker desde os trackers (HM e PT). Qual é a vossa opinião?

Pelo que vi o programa classifica o nível dos jogadores. Era interessante o pessoal colocar o nível que lhe deu e a stake em que joga para ver se realmente quem joga mais alto está a cometer menos erros (erros segundo o programa).

Responder
Citar (Quote)
9 respostas
velsmakende
Membro desde: 01.01.2014
Oldschool Grinder

Vou dar a minha opinião baseada no que tenho lido e não por experiência própria.

Li num outro fórum que um jogador fez a experiência de jogar com o know how do PokerSnowie.

Segundo o software, ele jogava brutalmente bem (tinha uma das melhores classificações), cometia poucos erros (algo dado pelo software também, no entanto os resultados não eram os melhores. Segundo ele não apareciam porque este software assume que todos temos ranges totalmente balanceados. Em micro limites, ninguém tem ranges destes por exemplo, logo jogar NL10 com os pressupostos deste software é -EV. Em small stakes começam a aparecer estes ranges mais balanceados (PF totalmente balanceado e post flop algo balanceado) mas o problema continua a persistir quando por exemplo um jogador não faz um bluff contra um vilão que folda pouco river. Isto contraria o software, porque segundo ranges balanceados devíamos bluffar, no entanto, tomando a info que temos do vilão bluffar é ridículo.

Até me convencerem e até jogar níveis mais altos, vou aguardar e ficar atento. Para já não tenciono adquirir este software mas ficarei muito contente e terei todo o gosto em experimentar se vir aqui comentários positivos.

Só dou um conselho a jogadores de micro limites: não mudem o vosso jogo baseado no que o PokerSnowie "diz/aconselha". O resultado no longo prazo, vai ser -EV.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis Autor do tópico
Lunitis
Oldschool Grinder

Acabo de correr mais uma thread enorme sobre o assunto noutro site e zero conclusão.

Se o programa solucionou realmente o jogo do poker (joga GTO perfeito) é impossível ele perder dinheiro no longo termo porque não o podes explorar seja bluffando demais seja value betando demais, no pior dos casos ele seria break even (jogando contra outro jogador GTO). Nos micros um jogo GTO não ia ser -ev de maneira nenhuma. Mas é preciso ver uma coisa, só porque digo que não é -ev não quer dizer que seja o mais lucrativo, e é isso que quem tentar jogar GTO tem que ter noção seja em micros seja em que stake for, a estratégia ideal para cada spot não é GTO (a não ser que o vilão seja GTO), é uma estratégia que se adapte perfeitamente ao range do adversário, o problema é que nós não temos informação completa do jogo do vilão (impossível ter porque o jogo do vilões varia até com o humor..) por isso nem sempre vamos saber qual é a melhor jogada, e é nesses casos que pensar no GTO é a melhor opção, se não sabemos qual é a jogada +ev jogamos a que no pior dos casos é break even aka inexplorável (GTO).

Imo o ideal é ter uma abordagem mista. Se estamos seguros de que o vilão tem um range explorável (ou seja podemos value betar demais ou bluffar demais) então devemos explorar isso (acabando nós próprios por ficar com ranges exploráveis, mas isso o vilão lá terá que descobrir e contra-explorar), mas se não soubermos bem qual o range do vilão ou soubermos mas sem saber como construir o nosso range perante tal range então sim devemos tentar jogar balanceados (GTO) de forma a que no pior dos casos o spot seja break even (quando digo o spot não digo apenas a hand em si, mas todo o nosso range para aquele spot).
Se o pessoal fosse assim tão bom a explorar as tendências de vilões super desbalanceados (jogadores de micros) então sairiam bem depressa dos micros, o problema é que o pessoal acha que sabe e não sabe. Jogando balanceado não perderia dinheiro em spots onde acha que está a explorar quando na verdade está a spewzar (por exemplo quando fiz a database review do ganhamos o grande problema foi perder dinheiro em spewzadas).

De qualquer maneira concordo que antes de mais o que se deve aprender é jogar explorando os vilões, por um lado porque é mais fácil e por outro porque é onde está o dinheiro gordo (explorando os grandes donkeys), mas ter umas noções de GTO parece-me imprescindível para jogar os spots onde não temos certezas absolutas do que fazer/explorar e assim bater os limites onde começamos a enfrentar maioritariamente regs que não têm assim tantos leaks grandes.

Eu acho que a melhor maneira de usar o programa será tendo o HM ao lado com as stats dos vilões e ir ver se conseguimos justificar um erro apontado pelo pokersnowie vendos as stats/reads que temos do vilão. Claro que não podemos seguir cegamente o que o programa diz (ele acha que estamos a jogar contra GTOs, mas e virmos claramente que o vilão está muito longe de GTO naquele spot temos mais é que explorar e sair da considerada optimal play).

Deu-me para divagar :facepalm:

Responder
Citar (Quote)
Lunitis Autor do tópico
Lunitis
Oldschool Grinder

Então, ninguém testou o programa?
Eu instalei hoje e estive a brincar com ele. Importei todas as minhas hands com showdown do mês passado:

Ia a meio dos blunders pré-flop quando:

E eu a pensar que isto ia durar o mês todo. As outras coisas são úteis, mas aquilo era o mais prático. Também vos aconteceu ficar logo sem aquilo depressa?
O que vi do pré-flop ache interessante e parecia-me de facto fazer sentido pensando bem as coisas. A maior parte dos blunders pré-flop eram de 3bet/5bet pré-flop que ele achou muitas vezes que atolei light, ele gosta bastante de call na 4bet, coisa que eu praticamente nunca faço.
Para já goste, ajudou-me a treinar e a pensar em poker, colocar perguntas, simular situações, procurar respostas, o que em si já é muito bom.

Responder
Citar (Quote)
Lunitis Autor do tópico
Lunitis
Oldschool Grinder

Acabo de correr as minhas mãos todas de Fevereiro no PokerSnowie. 727 blunders com error rate de 8.80.
Deu para formar uma opinião um pouco melhor do programa.

O que é que me pareceu mal...
- Não coloco em causa que os ranges que eles colocam para cada vilão joguem realmente de forma "perfeita" uns contra os outros e que sejam em teoria os ideias, o problema é que muitas vezes os ranges parecem-me muito distantes do que acontece na realidade, logo ele vai-nos dar conselhos para jogar contra esses ranges que não podem ser aplicados à letra na realidade porque na realidade os ranges são bastante diferentes. O conselho pode ser ótimo contra o range que ele estipula para os vilões do programa, mas se na realidade o range tem o dobro das mãos o conselho vai ser muito errado. Exemplo: só dá um range +- 5% de call open do botão contra open do CO, quando na realidade praticamente todos os vilões vão ter um range muito maior, logo os conselhos que ele nos vai dar nesse spot imo não vão ser muito fiáveis para todo o pós-flop. O que vai acontecer é que ele depois joga de forma demasiado cautelosa as PFR OOP porque está a contar com ranges dos vilões muito fortes.

- Gosta muito (demasiado?!) de gut shots. EX: hero raises T9o na SB, BB calls, flop Q83 sem flush draws, hero cbets 3/4, BB raises 3x .... hero deve dar call! Really!?
Não ponho as minhas mãos no fogo, mas....

- Parece-me excessivamente tight em potes 3 way e 4 way (pode ser porque assime ranges muito tigh pré-flop).

- Parece-me uma grande falha ainda não terem sizes de 2/3 ou 3/4, só recomendam ou bets de 1/2 ou de pote ou de all-in. Deviam ter pelo menos 1/2 pote e 2/3 pote, de certeza que são as melhores opções me muitos spots. Suponho que adicionem mais sizes no futuro.

- Diz só o que fazer, mas não o porquê.

Conclusão.
-Acho que deve ser usado com sentido crítico, nomeadamente vendo se os ranges assumidos para o vilão no spot que estamos a ver se aproximam minimamente da realidade, se forem muito errados mais vale ignorar o conselho para a mão. Em muitas hands ele diz que jogamos mal, mas temos read que dizia que naquele spot tinha que ser mesmo assim.
- Não tem muito valor para quem joga limites baixinhos. Aí a ideia é aprender a explorar os grandes leaks dos donkeys, jogar de forma balanceada só é ideal contra jogadores que joguem também de forma balanceada (ou quando não sabemos o que fazer).
- De qualquer maneira parece-me uma ferramenta útil, nem que seja para colocar uma pessoa a pensar em ranges.
- Onde mais me ajudou foi como fazer pot control com mãos medias e a evitar overplays, também gosto da forma como defende vs 3bets e o jogo das blinds.
- Acho que é um bom programa para fazer aquecimento para a session (revendo os erros da session anterior) e para nos obrigar a pensar.
- Não recomendo para quem joga microstakes porque: é preciso ter um bom entendimento do jogo para perceber o porquê das coisas que ele recomenda, porque quem joga micros se deve focar mais em explorar do que jogar de forma inexplorável e também porque é muito caro para uma banca de micros.

Responder
Citar (Quote)
velsmakende
Oldschool Grinder

Boas Lunitis.

Tenho acompanhado alguns threads e ando tentado a investir no PokerSnowie afinal :P
Chegaste a comprar o software? Se sim, que plano compraste?

Responder
Citar (Quote)
Lunitis Autor do tópico
Lunitis
Oldschool Grinder

Comprei o mês passado e este mês o plano mensal completo.

Responder
Citar (Quote)
velsmakende
Oldschool Grinder

Original de Lunitis
Comprei o mês passado e este mês o plano mensal completo.

E que tal? Já consegues dizer se a compra foi +EV?

Responder
Citar (Quote)
Lunitis Autor do tópico
Lunitis
Oldschool Grinder

Acho que sim.
Mas tenho que ver se a melhoria dos resultados que tive no mês passado é consistente. Uma coisa é certa, tenho-me sentido mais confortável a jogar e tenho feito menos jogadas "só porque sim" porque sei que o programa me vai dar na cabeça, e a verdade é que as jogadas só porque sim muitas vezes são onde enterramos mais dinheiro (tipo c/r sem equidade porque o vilão folda bem, ou 3bets com mãos fracas).

Responder
Citar (Quote)
Lunitis Autor do tópico
Lunitis
Oldschool Grinder

Encontrei um spot escandaloso no programa:

Hero deveria foldar AKo vs open raise + 2 callers. :f_ugly:

Não dá para confiar no programa em spots com muitos jogadores, ele joga super scared.

Responder
Citar (Quote)