Saltar para o fórum
Agressividade selet...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Agressividade seletiva e Fator M em MTT

33 Mensagens
20 Utilizadores
0 Reações
7,487 Visualizações

Queria saber a definição de MTT. É uma espécie de SNG mas com mais gente,tipo EPT ?

ATs973 Autor do tópico
ATs973
Membro desde: 09.05.2007
Oldschool Grinder

Original de OCondestavel
Queria saber a definição de MTT. É uma espécie de SNG mas com mais gente,tipo EPT ?

Ah ok. MTT seria um Multi Table Torneio. Um torneio com mais de uma mesa. Na verdade ele difere em parte dos SNG pela estrutura de premiação, pela velocidade dos blinds e pela stack dos jogadores. O EPT(europe poker tur) é um MTT ao vivo(live).

henfen
Membro desde: 01.10.2008
Oldschool Grinder

Esse fator semelhante a esse M não deveria ser utilizado em SnG também?
Pois por exemplo o jogo tem que mudar bastante quando se tem 9 pessoas na mesa com 1500 fichas com blind 100/200 do que quando se tem 4 pessoas na mesa com a mesma stack e com os mesmos blinds.
Os blinds machucam bem mais, nesse segundo caso, eu utilizo a seguinte conta, só não sei os fatores e as tabelas mas a conta eh a seguinte, (BB+SB+(ante x numero de jogadores na mesa)) / numero de jogadores na mesa = o quanto vc paga por cada mão, acho que esse modelo é mais fiel do que 13 bb, 13 bb com 9 pessoas na mesa deve ser jogado muito mais tight do que 13 com 4, inclusive no botão, por exemplo:
num 100/200 com 25 de ante 9 sentados, se paga 58,333333 por mão, ou seja com 1 stack de 2k vc tem direto a 34 mãos.
enquanto com a mesma stack nos mesmos blinds mas com 4 sitters vc está pagando 100 por Mão tendo direito a 20 mãos só, e não existem mais posições tão ruins.

Como devo adaptar meu jogo a quantidade de pessoas na mesa?
e como devo calcular a equity necessaria ao equilator?

E com as mudanças de mesa como se deve jogar ? Ficar tight para conhecer os novos jogadores ou jogar mediante a nossa stack ?

Uma pergunta: o que é isso dos K ? Tipo 2k,3k ?

ATs973 Autor do tópico
ATs973
Oldschool Grinder

Em sng o mais correto é usar o ICM.

Lá você tem jogadas importantes a serem feitas, que levam em consideração não só stack/blind e sim stack efetivo dos vilões, stack dos adversários a falar depois de você, range de mãos, e não lembro se tem mais coisas importantes. Consulte os tópicos da estratégia de SNG para obter mais informação sobre isso.

ATs973 Autor do tópico
ATs973
Oldschool Grinder

Original de OCondestavel
E com as mudanças de mesa como se deve jogar ? Ficar tight para conhecer os novos jogadores ou jogar mediante a nossa stack ?

Uma pergunta: o que é isso dos K ? Tipo 2k,3k ?

As vezes não da tempo para buscar informação dos demais jogadores e outros fatores devem sem levados mais em consideração, como tamanho dos stacks, média de fichas da mesa, média de fichas do torneio, relação stack/blind, relação AVG(média de fichas dos torneios)/ blind e por ai.

Esse história de K é que o K(KILO-QUILO) é multiplicador universal de unidade básica. Ou seja, a inidade básica de peso é o grama, ao invés de dizermos um mil gramas a gente fala um kilograma. Ao invés de falarmos duas mil fichas a gente fala 2K de fichas...Não esquece que M é mega e vale 1,000,000. Se alguém falar num stack de 1M, é por que ele está se referindo a um milhão de fichas.

Dizes então que devemos jogar Tight nos primeiros níveis. Mas segundo a PokerStrategy,podemos jogar mãos especulativas nas posições finais quando as blinds são pequenos. E não será mais correcto assim ? Se ficarmos a espera só de mãos grandes,bem que somos comidos pelas blinds e depois os maníacos vão crescendo e dando raises para cima de nós com cartas ridículas.

ATs973 Autor do tópico
ATs973
Oldschool Grinder

Original de OCondestavel
Dizes então que devemos jogar Tight nos primeiros níveis. Mas segundo a PokerStrategy,podemos jogar mãos especulativas nas posições finais quando as blinds são pequenos. E não será mais correcto assim ? Se ficarmos a espera só de mãos grandes,bem que somos comidos pelas blinds e depois os maníacos vão crescendo e dando raises para cima de nós com cartas ridículas.

Claro que mãos especulativas e com odds suficiente em posição devem ser jogadas.

O que eu quero dizer é que no começo do torneio com 44 no CO devemos apenas tender a ver um flop barato, enquanto que com 44 em níveis intermediários em diante devemos dar raise da mesma posição, visto que o puro roubo dos blinds ja é um acréssimo significativo para nosso stack.

brunogalvao81
Membro desde: 30.11.2008
Oldschool Grinder

Para ser muito franco, eu não tenho me debruçado muito sobre alguns dos conceitos de SnG - principalmente o ICM. Eu tenho estudado mais o cash game - em particular a SSS.

No entanto, estou lendo o Harrington on Hold'em, onde o autor descreve a problemática diante das nossas fases em um campeonato e achei as considerações do Alive muito interessantes. Os jogadores de SnG são regrados pelas "zonas" assim como acontece num MTT, sendo plenamente possível adequar o conceito de "zonas" do universo do MTT para os SnG.

Acho que dessa forma fazemos o jogo evoluir: não podemos tratar cada conceito de forma separada. Seria interessante adaptar ou mesmo transferir conceitos idéias de um formato para o outro, para que possamos mudar nossa forma de lidar com as situações adversas ou mesmo repensar o jogo de uma maneira geral.

ATs, eu acho o livro do Leo Bello uma porcaria. Ele mistura tudo, confunde os principiantes e ainda tem partes autobiográficas totalmente desnecessárias. Quem começa jogando por ali - como eu comecei - se dá mal.

E vamos jogar! :D

filipetheman
Membro desde: 10.05.2009
PokerStrategist

interessante o conteudo.

numa fase inicial realmente super tight é right, blinds minusculas que nao compensam ganhar e os grandes erros dos viloes aqui é jogarem maos marginais em situaçoes marginais de forma agressiva, ve se muita gente acabar all in nas primeiras orbitas com AJ etc, entao o nosso foco nestas fases será realmente procurar double ups com monstros.

numa fase intermédia em que as blinds ja sao significativas abrir o nosso range é excelente e deve-se começar a fazer steals e re steals. qnd entram antes em jogo eu ate começo a evitar os re steals porq posso sobreviver so roubando blinds e antes se tiver uma boa stack e vou subindo gradualmente atacando as stacks médias. nunca os chip leaders porq nao conseguimos exercer tanta pressao e nunca os short stacks porq esses estao desesperados. até a bolha rebentar nao preciso de ver um unico flop fico muito contente se roubar blinds 2 ou mais vezes por orbita.

o meu grande problema é sempre qnd a bolha rebenta (eu costumo jogar uns MTT deeps de 1 dollar da FTP de 90 pessoas) somos cerca de 18 qnd a bolha rebenta , nesta altura parece um frenezim de raises e all ins, torna-se muito mais importante acumular fichas, agora toda gente aumenta a sua agressividade para ter uma stack pa competir pelos lugares melhor pagos e acabo foldando muito para tri bets será melhor voltar a adoptar uma strategia mais tight nestas fases????

smkaos
Membro desde: 28.04.2009
PokerStrategist

Original de engjulio
Então...deixa ver se eu entendi..
Meu stack (20000)
BB (800)
SM (400)
A (25*10) = 250
M = (20000)/(800+400+2500)= 13,8
é isso?

Exato..
Muito bom o post.. acabou saindo com esse pequeno erro.. bem reparado pelo clinicas...

Achei excelentes os teus textos, porém, acho essas teorias perfeitamente aplicáveis a Sng's.
Tenho jogado assim e conseguido 30 por cento de primeiros lugares, nos Sng's de 3 dólares. Raramente fico fora da premiação, jogando muito tight no início e seguindo à risca e sem medo o ICM, nos finais. O SAGE também tem ajudado demais no heads up final.
Enfim, parabéns pelo artigo, mais uma vez.

XOPMASTERBR
Membro desde: 08.07.2009
PokerStrategist

Salve,

Muito bom o texto, pediria se possível apenas um exemplo de cada mão do que jogar e do que largar, apenas para ilustrar melhor cada zona.

Muito Obrigado e um grande abraço.