opa galera, fiquei ausente durante um tempo!
isso eh pq eu estava estudando bastante aqui, provas e talz, facul.
o que vejo ate agora, eh que todos estao analisando a probabilidade de maos serem vencedoras, e etc.
e quem mais chegou perto do que eu queria, foi o daniel (acho, se alguem chegou mais perto, me avisa! eu li na correria aqui hehe!)
minha opiniao:
sorte influencia E MUITO!!!!
nao digo em relação a bad beats, pois no longo prazo vocês vão perceber que realmente você nao vai fugir muito da probabilidade tipo, 80x20 de um AA x QQ. no longo prazo, vai ser algo bem proximo disso, com um erro de no max uns 5-7%, coisa q nao vai te matar.
o ponto que eu gostaria de focar MESMO, era uma coisa que o daniel destacou:
"Quantas vezes já não caímos na reta final de um MTT tomando aquela bad beat?"
isso eh realmente onde eu queria chegar!
para conseguir ser um mtt poker player voce precisa, querendo ou nao, ter a sorte de "nao tomar bad beat quando nao pode". e eh dai que surgem as downswings. downswing nao acontece simplesmente pelo fato de voce tomar muita bad beat, mas sim tomar bad beat na hora errada!!!
claro que voce vai ao maximo evitar situacoes marginais contra players ruins! mas nao tem como escapar de uma bad run.
entendam que no fim de um torneio, suas fichas valem infinitamente mais do que no comeco dele. por isso, um move tem que ser muito bem feito, um all in tem que ter todos os motivos do mundo para ser dado.
e o que eu quero dizer, nao eh pra vc ficar nit e ir all in com AA+ nao. isso tambem inclui vc saber pressionar o oponente, pois eles tambem sentem esse "medo".
galera, eu fui um poker player de mais de 5k mtts jogados, com roi acima de 40%, jogando micro~mid stakes (1.1 ~ 55 e 1.1r~11r). vou dar um conselho para todos voces:
voces podem ser bons, podem ser infinitamente melhores que o field onde estao jogando. podem fazer perfect reading toda hora. mas NUNCA, NUNCA DESRESPEITEM UM BOM BANKROLL MANAGEMENT!!!!!
eu sempre tive, sem brincadeira, 200 Buy ins do meu avg buy in. e vou dizer que ja quebrei duas vezes. na verdade, ja tive 2 downswings tensos na minha vida.
1: foi um downswing de 150BI, mas como eu estava relativamente em boa fase, nao me afetou.
2: foi um downswing de qse 200BI, que me tirou do poker. nao, nao me tirou do poker porque acabou meu bank. (eu que saquei o $$ mesmo =P, eu tinha aprox 300BI). me tirou do poker porque simplesmente nao aguentei a variancia. simplesmente cansei.
mas esse post aqui nao eh para desanimar voces, nem nada.... longe disso, eh pra ALERTAR a todos, que, se em algum momento, voce nao souber direito o que esta errado no seu jogo, simplesmente nao entender pq nao eh winner, parar e pensar. Como anda a minha sorte?
as vezes nao eh somente habilidade (OW, NAO TO FALANDO PRA VOCES QUE TODO MUNDO EH PRO, E Q SOH EXISTE SORTE!!!!!!! vcs tem que estudar bastante tbm!!!! eh importante hahaha!) que vai afetar seu game, tambem tem outros fatores!
bom, desabafos a parte, agora parei de jogar. vou jogar esporadicamente, e vou manter meu projeto de coaching ano que vem.
ao meu ver, gostei bastante das respostas, principalmente da do danielpperes, que ganhou meu HH review.
daniel, converso com vc via MP, e peço que, se possivel, compartilhe o hand history review que vou fazer para voce, com os outros colegas =).
ainda temos que marcar, mas eu realmente estou sem tempo, e vou viajar ATEEEEEE fevereiro.
entao, quando eu voltar, me cobra que vou fazer seu HH review! eqt isso vai selecionando o torneio, que dps a gente se fala por skype =).
abs
boorahara
Original de danielpperes
Ok. Vou tentar a sorte!
Como escreveu Mallarmé, "um lance de dados jamais abolirá o azar". A habilidade, por maior que seja, nunca conseguirá evitar os momentos em que tudo o que foi construído seja desfeito naquele 1%.
Por melhor que se jogo sempre chega aquele momento em que a sorte assume a dianteira.
Quantas vezes já não caímos na reta final de um MTT tomando aquela bad beat?
Dois exemplos:
Main Event WSOP 2010. O Jogador Matt Affleck fez um jogo estável e matemático até o fatídico momento em que recebeu AA e perdeu para o runner runner straight de Jonathan Duhamel, que segurava JJ. Matt Affleck terminou o torneio em 15º, Duhamel ganhou o bracelete.
Main Event WSOP 2011. O Jogador Shaun Deeb, considerado talvez um dos melhores jogadores online de MTT fez uma deep run no torneio, sendo fatiado quando segurava AA versus o A6o de Max Heinzelmann, o jogador alemão fez trips 6. A vantagem de Deep era de 9:1 pré flop, ou seja, era 92% favorito.
Poker é um jogo de decisões estratégicas. Maximizando as boas decisões evita-se a maioria das situações marginais. Habilidade, diferentemente da sorte, depende de uma soma de fatores: estudo do jogo, observação de padrões, análise de oponentes e spots, criação de situações favoráveis, dentre outros. Como qualquer estratégia, nossa atitude diante do jogo precisa se adaptar de acordo com os diversos fatores e sua dinâmica flutuante.
Como em tudo na vida, não há como ter 100% de controle sobre nada. O duro é que algumas vezes teremos que arristar todas as nossas fichas e, mesmo com a melhor mão, aquela porcentagem do azar irá sempre nos assombrar...